Judiciário

TRT-RN vai pagar R$ 23 milhões em processos de ex-empregados da Brasinox

Foto: Ilustrativa

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) agendou para o dia 20 de setembro uma audiência coletiva de cooperação judicial, com a Justiça Federal, para solucionar o pagamento de dívidas trabalhistas de 178 processos e previdenciária, no valor total de R$ 23 milhões.

Os recursos que serão utilizados para quitação das ações trabalhistas, que tramitam desde 1992, e previdenciárias foram levantados com a venda direta de uma área de 94.380 m², onde funcionou o complexo industrial da Brasil Inoxidáveis S/A (Brasinox), no Distrito Industrial de Parnamirim. O portal Justiça Potiguar detalha aqui.

Opinião dos leitores

  1. Não se trata de créditos devidos desde 1992. O processo é dessa época, mas os créditos não. Houve um trabalho árduo para a penhora do imóvel e a sua venda direta. Agora os ex-empregados receberão seus créditos, além da União.

  2. Acreditamos que as devidas revisões que já transitam em julgados da BRX S.A. seram quitadas todas ainda no mês de Setembro.e ainda mais estas dúvidas trabalhistas são dos últimos 05 anos , pois todas anteriores foram devidamente pagas há mais de dez anos atrás e o que realmente ficaram pendentes foram Previdência e outros tributos pois até o FGTS foram pagos juntos as recisoes no TRT na época.

  3. Meu Deus do céu, 27 anos depois e ainda será marcado um audiência coletiva de cooperação judicial, coitados desses funcionários.

    Isso é se tem algum vivo ainda.

    Acaba logo Justiça do Trabalho.

    1. Tens razão, Totinha!
      A justiça brasileira está muito próxima de copiar a religião. Ou seja: o sujeito recebe a recompensa depois de morto e somente se for pro céu.
      Mas, parece que esta regra só vai valer para os pobres, trabalhadores e honestos.
      Pelo menos a regra ficará clara.

  4. Felizes os ex funcionários da Brasinox que vão receber. Se fosse servidor do estado, estaria esperando numa fila interminável que não anda e sem perspectiva de receber. O interessante nisso tudo é que o TRT manda bloquear as contas dos empresários e seus CPF, mas não consegue 01 bloqueio nas contas do estado para pagamento de precatórios e processos na fila de execução. Na justiça do trabalho o que "vale para chico, não conta a Francisco"…..

    1. Sinval, a Justiça do Trabalho não pode bloquear recursos do Estado. A competência para tal é do TJ.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Após PM pedir mudança na data da partida contra o Santa Cruz, América diz que antecipação do jogo do acesso geraria prejuízos financeiros e desportivos

Foto: Gabriel Leite /América FC

O América se manifestou sobre o pedido da Polícia Militar do RN para antecipar a partida de volta das quartas de final da Série D, contra o Santa Cruz, do dia 7 de setembro (domingo) para o dia 6 (sábado).

A SAF alvirrubra informou em comunicado publicado nas redes sociais do clube que aguarda posicionamentos da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), mas fez questão de salientar que eventual mudança acarretaria prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.

O pedido feito pela PM ocorreu em razão das comemorações do Dia da Independência, data em que todas as polícias militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento, considerando ainda o fluxo elevado de turistas e manifestações sociais previstas para o feriado.

No sábado, dia 6 de setembro, está agendado na Arena das Dunas, o Festival Forrozar, um show com várias bandas de Forró. O evento está marcado para as 19h.

Leia nota do América SAF na íntegra:

O América Futebol Clube SAF informa que tomou conhecimento da solicitação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para a antecipação da partida contra o Santa Cruz-PE, do domingo (07/09) para o sábado (06/09). O pedido foi feito pela corporação baseado em questões operacionais, em virtude do Dia da Independência.

O América informa, ainda, que aguarda posicionamentos da FNF e CBF e esclarece que a mudança acarretará prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN participa do McDia Feliz e leva alegria a crianças e adolescentes em três cidades do Estado


Iniciativa solidária reforça o compromisso da cooperativa com as comunidades e estimula a cultura do voluntariado

No último sábado (23), a Sicredi RN mobilizou seus colaboradores para participar do McDia Feliz, uma das maiores campanhas solidárias do país em apoio a instituições que atuam na saúde e na educação de crianças e adolescentes.

A ação beneficiou crianças e jovens de Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim por meio de vouchers adquiridos junto à Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva. Com isso, além de contribuir diretamente com a manutenção da Casa, a iniciativa manteve a corrente do bem, destinando os sanduíches — adquiridos pela cooperativa e também por colaboradores engajados — a instituições sociais do interior do Estado que acolhem crianças e adolescentes.

Para muitos, foi a primeira experiência em saborear um lanche do McDonald’s, gesto simples que proporcionou momentos de alegria, inclusão e afeto. Mais do que a doação em si, a iniciativa valorizou a presença, o cuidado e a solidariedade, aproximando ainda mais a cooperativa das comunidades onde está presente.

“O Sicredi reafirma sua missão de promover impacto positivo e duradouro, estimulando o voluntariado e fortalecendo os laços de cooperação que sustentam nossa atuação no Rio Grande do Norte”, destaca Damião Monteiro, presidente da instituição financeira cooperativa.

Sobre a Sicredi RN

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com mais de 28 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto Toca Brasil celebra sucesso em Natal com show esgotado de Humberto Gessinger

O público potiguar confirmou sua paixão pelos clássicos dos Engenheiros do Hawaii. Os ingressos para o show “Acústicos Engenheiros do Hawaii”, que será apresentado por Humberto Gessinger no dia 12 de setembro, às 21h, no Teatro Riachuelo, estão oficialmente esgotados. A lotação completa foi alcançada quase um mês antes da data da show, consolidando o artista como um dos grandes nomes da música nacional com forte conexão com os fãs em Natal.

Com produção da Stallos Produções e FF Entretenimento, aceleração cultural da Viva Promoções e patrocínio via leis de incentivo à cultura, o espetáculo é viabilizado pela Prefeitura do Natal (Lei Djalma Maranhão, com incentivo da Unimed Natal, Villa Park Hotel e Espacial Autopeças) e pelo Governo do Estado do RN (Lei Câmara Cascudo, via Secult-RN e Fundação José Augusto, com incentivo do Supermercado Nordestão e CDA Distribuidora).

No palco, Gessinger revisita em formato intimista os consagrados álbuns Acústico MTV e Acústico Novos Horizontes, celebrando os 40 anos de carreira com um repertório repleto de sucessos que marcaram gerações, como “O Papa é Pop”, “Toda Forma de Poder”, “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, “Refrão de Bolero” e “Piano Bar”.

A noite contará ainda com a participação do potiguar André Rangell, responsável pela abertura com seu trabalho autoral. O espetáculo integra o Projeto Toca Brasil, iniciativa que valoriza a diversidade da música brasileira e promove encontros entre artistas locais e grandes nomes da cena nacional.

SERVIÇO
Humberto Gessinger – Acústicos Engenheiros do Hawaii
Local: Teatro Riachuelo – Natal/RN
Data: 12 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: esgotados
Classificação: 16 anos (menores acompanhados dos pais ou responsável legal)
Acelerador Cultural: @vivapromocoes
Realização: @stallosproducoes | @ffentretenimento
Vendas: @uhuuoficial e bilheteria do teatro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juiz que liberou preso em flagrante com 200 kg de cocaína por considerar ‘pouca quantidade’ cita ‘equívoco’ e diz que usou ‘texto-modelo’; homem continua solto

Ao todo, 224 quilos de cocaína foram encontrados no veículo do homem — Foto: Divulgação

O juiz Marcelo Nalesso Salmaso citou nos autos do processo que houve um “equívoco” na decisão que liberou um homem preso em flagrante com 200 quilos de cocaína em Itu (SP), no dia 20 de agosto.

O magistrado alegou que o termo “pouca quantidade” (usado para se referir à droga apreendida) estava em um “texto-modelo”, que é utilizado para concessão de liberdade provisória em situações de tráfico.

Na nova movimentação do processo, publicada na segunda-feira (25), o juiz afirma que o “texto-modelo”, que continha o termo “pouca quantidade”, foi utilizado de forma equivocada e que, segundo ele mesmo reconheceu depois, não refletia a fundamentação dada verbalmente em audiência.

Apesar disso, a liberdade provisória do homem foi mantida. 

Salmaso reconhece a legalidade do flagrante, mas reforça, na nova decisão, que a prisão preventiva só pode ser decretada em caráter excepcional, quando presentes os requisitos dos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, o que não se verificava no caso. Por isso, o homem deve responder às acusações em liberdade, mas com medidas cautelares.

Como justificativa da decisão de liberar o suspeito, o magistrado destacou princípios constitucionais, como a presunção de inocência, e considerou que, embora a quantidade apreendida seja elevada, não havia elementos que indicassem que o suspeito integrava organização criminosa.

Mesmo com a correção, a liberdade provisória do suspeito foi mantida, mas algumas medidas cautelares foram adicionadas. Entre elas, a obrigação de comparecer a todos os atos processuais e a proibição de deixar a cidade sem autorização judicial, sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ibovespa bate recorde com Tarcísio à frente de Lula em pesquisa

Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), operava em forte alta no início do pregão desta quinta-feira (28/8), impulsionado pela divulgação de uma pesquisa eleitoral que mostrou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno em eventual disputa pelo Palácio do Planalto.

De acordo com um levantamento divulgado pela AtlasIntel, Tarcísio – apontado como o nome preferido por grande parte do mercado financeiro para as eleições de 2026 – teria 48,4% das intenções de voto em uma suposta disputa contra Lula, que ficaria com 46,6%.

A pesquisa também mostrou que a aprovação de Lula voltou a cair após um período de recuperação, indo de 50,2% para 47,9%. A desaprovação é de 51%, ante 49,7% do levantamento anterior.

Às 13h06, o Ibovespa disparava 1,68%, aos 141,5 mil pontos.

Na pontuação máxima do pregão até aqui, o indicador bateu 142.138,27 pontos, o novo recorde intradiário (durante o pregão).

Até então, a máxima histórica intradiária havia sido alcançada no dia 4 de julho deste ano, com 141.264 pontos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: Tarcísio tem 48,4% e Lula, 46,6%, em segundo turno em 2026

Fotos: Fernando Nascimento/Governo de SP e Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, 28, aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições de 2026. O governador tem 48,4% das intenções de voto contra 46,6% do presidente, resultado que configura empate técnico no limite da margem de erro do instituto, de um ponto porcentual.

Lula x Bolsonaro

O levantamento indica ainda que Lula empata numericamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 48,3%. O instituto ainda questionou em quem os entrevistados votariam se as eleições de 2022 fossem hoje e nesse caso, Bolsonaro estaria numericamente à frente do presidente: 45,4% a 44,6%. Já em relação a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), o petista aparece levemente à frente, com 48,8% contra 47,9%.

Nos demais cenários de segundo turno, Lula venceria com margem confortável. Contra o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria 46,9% das intenções de voto ante 41,1%. No embate com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registraria 47,1% contra 40,9%.

O presidente também superaria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por 46,7% a 40,3%. Já contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), abriria a maior vantagem: 47,2% a 24,9%.

Já em uma disputa em que a principal adversária é Michelle, Lula mantém a dianteira com 44,2%, seguido pela ex-primeira-dama, que registra 29,7%. Na sequência, estão Zema (7,1%), Ratinho Jr. (5,2%) e Ciro (4,5%).

Foram entrevistadas 6.238 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 20 e 25 de agosto, de forma aleatória e online. A margem de erro é de um ponto porcentual, com nível de confiança de 95%.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rio Grande do Norte tem 3,4 milhões de habitantes, aponta IBGE; veja as cidades mais populosas

Foto: Canindé Soares

O Rio Grande do Norte tem 3.455.236 habitantes, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população do RN cresceu 1,6% em relação a 2024.

O número leva em conta a população residente nos estados e municípios em 1º de julho de 2025. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Natal é o município mais populoso do estado, com 784.249 moradores, o que representa quase um quarto de toda a população potiguar. Em seguida aparecem Mossoró (278.587) e Parnamirim (271.713). Os três municípios somados concentram mais de 1,3 milhão de habitantes.

Na sequência, aparecem São Gonçalo do Amarante (124.495) e Macaíba (87.056), que integram a Grande Natal e reforçam a concentração populacional da região metropolitana.

Entre os municípios médios, o destaque é para Ceará-Mirim (83.543) e Extremoz (68.584), ambos próximos da capital e que vêm mantendo crescimento populacional nos últimos anos. No interior, Caicó (63.338) é o mais populoso do Seridó.

Na outra ponta, Viçosa é o município menos populoso do estado, com 1.900 moradores. Outros com menos de 3 mil habitantes são Ipueira (2.090), João Dias (2.073) e Galinhos (2.159).

Os cinco mais populosos do RN

  • Natal – 784.249 habitantes
  • Mossoró – 278.587 habitantes
  • Parnamirim – 271.713 habitantes
  • São Gonçalo do Amarante – 124.495 habitantes
  • Macaíba – 87.056 habitantes

Os cinco menos populosos do RN

  • Viçosa – 1.900 habitantes
  • João Dias – 2.073 habitantes
  • Ipueira – 2.090 habitantes
  • Monte das Gameleiras – 2.345 habitantes
  • Bodó – 2.360 habitantes

O levantamento faz parte da atualização anual do IBGE, que detalha o número de habitantes em todos os estados e municípios do país. Os dados são usados como base para políticas públicas, distribuição de recursos e planejamento de serviços como saúde e educação.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Combustíveis de postos alvos da megaoperação tinham até 90% de metanol; ANP permite só 0,5%

Foto: Fabio Tito/g1

Os combustíveis utilizados por alguns postos alvos da megaoperação realizada nesta quinta-feira (28) tinham até 90% de metanol, mas a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) só permite até 0,5% dessa substância na gasolina e etanol. O Metanol é um solvente, é tóxico, corrosivo e pode causar danos ao motor logo no primeiro tanque cheio.

Investigação realizada pelo Ministério Público de São Paulo identificou que o grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC) agia na importação irregular de produtos químicos para adulterar os combustíveis vendidos para consumidores. O setor estima impacto em cerca de 30% dos postos de combustíveis em todo o estado, em torno de 2.500 estabelecimentos.

Produto altamente inflamável e tóxico, o metanol era direcionado a postos e distribuidoras, nos quais acabava sendo utilizado para adulterar combustíveis, gerando lucros bilionários à organização criminosa.

“O metanol tem restrição na ANP para conter 0,5% em combustíveis, por exemplo, na gasolina e etanol. Não obstante, fiscalizações do estado de São Paulo apontam alguns postos com até 90% de metanol, o que é extremamente arriscado para as pessoas, veículos e meio ambiente”, disse o promotor Yuri Fisberg, do Ministério Público de São Paulo, durante coletiva de imprensa.

Segundo os investigadores, um dos principais eixos da fraude passa pela importação irregular de metanol. O produto, que chega ao país pelo Porto de Paranaguá (PR), não era entregue aos destinatários indicados nas notas fiscais.

Metanol era importado clandestinamente

O MP identificou que, em vez disso, o metanol era desviado e transportado clandestinamente, com documentação fraudulenta e em desacordo com normas de segurança, o que coloca em risco motoristas, pedestres e o meio ambiente.

“O metanol é importado por Paranaguá em especial, e de Paranaguá deveria ir ou é formalmente destinado a químicas – por isso as buscas em outros estados. Em geral, são empresas químicas que são de fachada ou tem uma atuação paralela bastante significativa de desvio desse metanol que jamais chegou em Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso, aportando nos nossos postos para adulteração de combustível”, disse o promotor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO TIPHON: Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra grupo ligado à facção em José da Penha que usava menores para tráfico de drogas

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 77ª Delegacia de Polícia de Luís Gomes, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/08), a Operação “TIPHON”, com o objetivo de desarticular uma associação supostamente ligada a uma facção atuante no estado e voltada para o tráfico de drogas na cidade de José da Penha, localizada no Alto Oeste potiguar.

As investigações apontaram que o grupo exercia o controle do tráfico de drogas na região, mantinha a distribuição de entorpecentes e buscava aliciar novos integrantes, especialmente jovens, para fortalecer a atividade ilícita. Há ainda indícios de que a organização atuava sob orientação de integrantes de facção, expandindo sua influência na região.

Menores utilizados no tráfico de drogas

Durante a ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão domiciliar. Um adolescente também foi apreendido em posse de 18 pedras de crack e três porções de cocaína, o que reforça a suspeita de que menores de idade vinham sendo utilizados na comercialização dos entorpecentes.

A operação contou com o apoio das equipes da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Alexandria, 7ª DRP de Patu, 4ª DRP de Pau dos Ferros, além das Delegacias de Caraúbas, Apodi e Portalegre, demonstrando a integração das unidades da Polícia Civil na repressão ao crime organizado no interior do estado.

Nome da operação

O nome da operação faz referência a “Tiphon”, criatura da mitologia grega inimiga de Zeus, que derrotava seus adversários tornando-os incapazes de qualquer reação física. O paralelo simboliza o efeito devastador das drogas, que fragilizam o psicológico dos usuários e os tornam vulneráveis, evidenciando a necessidade do combate firme a quem financia e promove o comércio ilícito de entorpecentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casa Vermelha também é ponto de vendas de produtos do MST

A Casa Vermelha, local recebeu emenda parlamentar da vereadora Brisa Bracchi (PT) para realização do evento Rolé Vermelho – Bolsonaro na Cadeia, também é ponto fixo de vendas de produtos do MST. O prédio está situado na Rua Princesa Isabel, 749, na Cidade Alta

Uma publicação do próprio MST nas redes sociais demonstra isso, citando o endereço da Casa Vermelha. O local também possui um CNPJ vinculado ao PSTU, conforme mostrou reportagem do jornalista Dinarte Assunção, no Blog do Dina.

Opinião dos leitores

  1. Por isso que Natália está tão calada, nem defesa de Brisa ela fez, que o MP procure que vai achar o rabo de Natália e Isolda nesse escândalo, se não achar também o de Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *