UERN: 85% dos estudantes são do Rio Grande do Norte

Por interino

A adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção, permitiu a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) potencializar a oferta de suas vagas para candidatos de todo país. Ainda assim, a maioria das vagas da Universidade é preenchida por estudantes norte-rio-grandense.

Hoje, 85% dos estudantes que ingressam no curso de graduação da Uern são oriundos de cidades do Rio Grande do Norte. E 70% dos graduandos são provenientes de escolas públicas. “Na última edição do Sisu, 40 mil estudantes de todo o país se inscreveram para concorrer às vagas oferecidas pela Uern. Isso demonstra que nossos cursos de graduação são atrativos, tanto para os estudantes do RN quanto para os outros estados”, avalia o reitor Pedro Fernandes.

Outro dado interessante é que a adesão ao Sisu/Enem credencia a Uern a receber R$ 2 milhões por ano pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest). “Desde 2014, temos o convênio assinado, estamos dentro da portaria e estamos aguardando a liberação, em torno de R$ 6 milhões. Estivemos com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e entregamos um ofício solicitando atenção para este caso”, diz Pedro Fernandes.

Os recursos do Pnaest são voltados exclusivamente para assistência estudantil, como alimentação, moradia, creche, atividades de saúde, esporte e cultura.