Diversos

UFRN realiza discussões sobre retomada do período 2020.1

Foto: Anastácia Vaz

Seguindo com o planejamento acadêmico para o período da pandemia da covid-19, os centros, institutos e unidades acadêmicas especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, nos últimos dias, diversas ações para discutir a retomada das atividades do período letivo 2020.1. A ampla discussão tem como pilares a segurança da comunidade universitária e a diversidade dos cursos, que exigem a construção coletiva de propostas baseadas na inclusão e na flexibilidade.

A Reitoria da UFRN suspendeu, de forma emergencial, as atividades presenciais em 17 de março, devido à crise de saúde ocasionada pelo novo coronavírus. Desde então, a discussão descentralizada foi iniciada, com o intuito de ouvir todos os segmentos da comunidade (técnicos, alunos e docentes), em suas respectivas unidades. Como medida de curto prazo, foi aprovado o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que encerrará no final deste mês de julho.

Dando continuidade ao planejamento acadêmico, a Reitoria vem se reunindo com representações de classe e com as direções dos centros e unidades acadêmicas especializadas, as quais realizaram diversas ações para discutir as propostas de retomada do calendário 2020.1:

– Centro de Tecnologia (CT)

De acordo com diretor do CT, Luiz Alessandro Câmara de Queiroz, a unidade realizou na manhã dessa segunda-feira, 13 de julho, uma videoconferência com a participação de professores, técnico-administrativos e alunos, totalizando o debate com 77 pessoas. “Facultamos a palavra a todos os participantes, que tiraram dúvidas e elogiaram a proposta de retomada do semestre letivo por meio remoto”, informou. Aconteceram ainda outros encontros para discutir a retomada das atividades, como reuniões de gestores, com os Centros Acadêmicos e a do Conselho de Centro (Consec). Foi criada uma comissão que já concluiu os trabalhos e apresentou propostas para questões pedagógicas e de infraestrutura, que devem ser adotadas a curto, médio e longo prazo, no caso de volta às aulas.

– Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)

Conforme a diretora do CCET, Jeanete Moreira, foram formadas comissões, com a participação dos coordenadores de graduação e de pós-graduação, com representação de técnico e de estudante. Além disso, a professora contou que foram criados grupos de Whatsapp, para que o diálogo ocorresse de forma mais frequente e direta entre a direção do CCET e os chefes de departamento, os coordenadores da graduação e da pós-graduação, e os estudantes dos 14 cursos da unidade.

– Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres)

A diretora do Ceres, Sandra Kelly de Araújo, contou que foram realizadas diversas reuniões com os chefes de departamentos, coordenadores de cursos, docentes, discentes e técnicos. Nessa segunda-feira, 13, ocorreu um momento de diálogo, por videoconferência. Para a professora “a avaliação é positiva. Há alguns temas que transmitiremos à Reitoria e demais unidades, tendo em vista contribuir com a elaboração final da proposta que será submetida ao Consepe”, contou.

– Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Segundo o diretor do CCS, Antônio de Lisboa Lopes Costa, as discussões vêm acontecendo no Centro e ocorreu um encontro virtual nessa segunda-feira, 13, com todos os segmentos (docentes, discentes e técnicos). Na avaliação do professor, o tema gerou muitos questionamento, mas a discussão foi positiva e houve uma participação maior dos professores e estudantes.

– Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

O CCHLA realizou reuniões com chefes de departamentos e constituiu uma Comissão de Planejamento. De acordo com a diretora do CCHLA, Maria das Graças Rodrigues, além do Consec, houve a coleta de informações por formulário eletrônico enviado a estudantes de graduação e da pós-graduação. “Isso evidencia que, através dos representantes, os três segmentos que compõe a comunidade interna do CCHLA estavam representados e construímos juntos os entendimentos e discussões para somar ao planejamento institucional da UFRN, de forma que possa ser construído um plano de ações que atenda às necessidades da comunidade acadêmica de forma universal e segura”, afirmou.

– Centro de Biociências (CB)

O diretor do CB, Jeferson Cavalcante, disse que houve reunião com os chefes de departamento, os coordenadores de curso e os estudantes. Além disso, nessa segunda-feira, 13 de julho, ocorreu Conselho de Centro, que foi transmitido pelo YouTube, visando ampliar a participação de toda comunidade do CB.

– Centro de Educação (CE)

A vice-diretora do CE, Cynara Ribeiro, contou que as discussões ocorreram, por videoconferência, no Fórum de Gestores Ampliado, nas Plenárias Departamentais, na Comissão para ações de ensino no contexto da pandemia, em reuniões administrativas e no Consec, envolvendo docentes, técnicos e estudantes. Para a professora, “a reunião foi positiva, especialmente após a percepção de que as sugestões/preocupações da comunidade acadêmica do CE foram, em sua maioria, contempladas na minuta que será submetida ao Consepe”, avalia.

– Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

De acordo com a diretora do CCSA, Maria Lussieu da Silva, o planejamento integrado no Centro teve início em 13 de maio, com a realização de diversas reuniões do Consec, para discutir o PLSE para graduação e, em seguida, a análise sobre o retorno das aulas em um outro período suplementar ou com a retomada do 2020.1. Os cursos também realizaram reuniões e lives com os estudantes e, nessa segunda-feira, 13, o Consec discutiu a minuta construída a partir da consolidação das propostas apresentadas pelos diretores. “Todas essas reuniões de Consec, que nós fizemos, ouvimos e acolhemos as preocupações e as demandas de cada curso e das categorias”.

– Instituto Metrópole Digital (IMD)

Nessa segunda-feira, 13, às 9h, o IMD fez uma reunião com seus professores e técnicos pelo Google Meet, para discutir o retorno do semestre 2020.1, por meio do ensino remoto. No período da noite, a discussão aconteceu às 18h, junto aos órgão de representação estudantil do IMD, em uma reunião virtual, para também apresentar a mesma pauta aos alunos.

– Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa)

Para a diretora da Facisa, Joana Marques, o planejamento do retorno das atividades de ensino está permitindo a participação de representantes de toda a comunidade e sendo pautado na segurança à saúde, inclusão e flexibilidade. Nessa perspectiva, foi aplicado um questionário de consulta à comunidade acadêmica e houve reuniões dos Colegiados de Cursos, da Comissão Interna de Retorno das Atividades de Ensino, do Conselho da Facisa (Confasis), entre outros encontros.

– Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ)

O diretor adjunto da EAJ, Márcio Dias, informou que a unidade realizou reuniões por videoconferência com todos os professores. Com os estudantes, o contato permanente segue pelas redes sociais e foram realizadas duas lives, ao longo desse período, para discutir as sugestões e os anseios dos alunos. Na opinião do gestor, todos os segmentos da comunidade foram envolvidos na discussão de retorno do período letivo 2020.1. “Inclusive, todos os setores administrativos também estão preparando planos para essa retomada. A discussão foi muito boa. A construção da minuta foi feita de forma muito colegiada, considerando as sugestões e solicitações dos centros e unidades, inclusive da EAJ, de modo que a comunidade se viu bem representada na proposta de resolução construída”, acrescenta.

– Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)

Na ECT, foram feitas várias reuniões em grupos separados de professores e técnicos, além de encontros com o Diretório Acadêmico. As atividades foram realizadas por videoconferência e uma live, na qual foi registrada mais de 2 mil visualizações. Houve ainda a realização de enquetes e a divulgação nas redes sociais. Nessa segunda-feira, 13, aconteceram também duas reuniões gerais. Segundo o diretor da ECT, Douglas Silva, o tema tem tido boa aceitação, com todas as preocupações sanitárias e de inclusão, prejuízo de alguns alunos, técnicos e professores que podem ter dificuldade de assistir às aulas ou realizar seu trabalho.

– Instituto Ágora de Línguas, Literatura e Culturas estrangeiras Modernas (Ágora)

O Instituto Ágora realizou reunião de colegiado no dia 10, por meio de videoconferência. Segundo o diretor Marcelo Amorim, todos os segmentos foram representados, pois o colegiado tem representantes de todas as categorias. “Decidimos que vamos retomar o semestre remotamente, mas ainda não sabemos exatamente quando porque faremos ainda uma pesquisa on-line para saber se nosso público aceita trocar as aulas presenciais por remotas para o período letivo 2020.1.

– Escola de Saúde (ESUFRN)

A ESUFRN realizou uma live na última quinta-feira, 9, com os alunos e a coordenação de Gestão Hospitalar (GH), única graduação da Escola. Na segunda-feira, 13, a diretora Mércia Maria de Santi reuniu o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do GH para fazer uma contextualização sobre a construção da resolução que trata do tema. “Estamos agora olhando para o planejamento e tentando acomodar as 16 semanas do período. Ainda teremos outras reuniões com o colegiado para fechar a questão desse planejamento, mesmo porque, algumas questões operacionais ainda virão a posteriori, após a aprovação da resolução”, reforçou a diretora.

– Instituto Humanitas (IH)

No IH, o diretor Alipio De Sousa Filho confirmou que foi realizada uma reunião com os professores no dia 1º de julho, por videoconferência, mas nenhuma apresentação ou orientação foi feita, pois ainda não tinham a proposta de resolução que só ficou pronta na sexta, 10. “Fizemos uma discussão em torno da ideia do retorno remoto do 2020.1, possibilidades de algumas práticas, como fizemos também para a realização do período especial que está em andamento. No IH, há concordância de todos no sentido da necessidade de retomarmos o semestre interrompido pela pandemia. Não enxergamos outra maneira que não seja uma retomada pela via remota”, complementa.

– Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM)

A EMCM formou uma comissão composta por membros da direção, da coordenação acadêmica, além de representações de professores, técnicos e estudantes, para formulação de propostas. Nesse momento, elas estão sendo apresentando em uma reunião ampliada. A maior dificuldade, segundo ela, diz respeito às atividades práticas, tanto no treinamento de habilidades quanto na inserção dos alunos nos serviços de saúde que acontecem desde o primeiro semestre do nosso curso. “Mas há o esforço e envolvimento da comunidade acadêmica para o levantamento de soluções”, finalizou a professora Ádala Mata, membro da comissão.

– Escola de Música (EMUFRN)

Conforme o diretor da EMUFRN, Jean Joubert Mendes, ocorreram encontros com os coordenadores dos cursos e dos principais projetos da unidade, além de uma reunião geral com a comunidade. O contato com os estudantes tem se dado por meio dos professores. Para o gestor, “a avaliação tem sido positiva”, levando em consideração preocupações sobre as normas de biossegurança e sobre o acesso à internet ou a equipamentos para os alunos, que são pontos discutidos com afinco pela instituição.

– Institutos Internacional de Física (IIF), Medicina Tropical (IMT), Cérebro (ICe) e Química (IQ)

Informaram que acompanham as discussões que ocorrem nos centros acadêmicos sobre as atividades diretamente ligadas à graduação. Além disso, as unidades seguem com planejamento para pós-graduação e pesquisa.

UFRN

Opinião dos leitores

  1. A democracia é linda, mas já passou da hora de alguém tomar uma decisão. Fóruns, comissões, debates e ainda não decidiram o que fazer? Uma discussão que começou em 17 de março e hoje 4 meses depois ainda continua a indecisão?
    Compre um chip pra cada aluno que comprove ser carente e libere uma área pra eles fazerem as provas. Espaço não falta.

    1. Exatamente. Debates e "Rodas de conversa" com dinheiro público não faltam. A solução é relativamente simples: dar suporte a uma minoria de estudantes que não possuem internet em casa. Várias universidades privadas já adotaram o ensino à distância, mas a UFRN não. Espero que os servidores não estejam se acostumando com a boa vida de receber para nao trabalhar, pois a maioria dos professores "optou" por não aderir ao semestre à distância.

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Geral

Chambaril com pirão e moqueca de camarão com caju. Dois pratos de sustança pra você no Papo de Fogão


A cozinha todo Papo de Fogão tá pegando fogo — e é do jeito bom!

Recebemos a chef Van Regia, de Fortaleza, trazendo um chambaril com pirão que abraça a alma.
E ainda tem a chef Adriana Lucena com uma moqueca de camarão com caju que vai lhe conquistar no primeiro cheirinho.

Assista e se delicie!

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

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Geral

VÍDEO: Ministro da Educação diz que ENEM não será cancelado e chama de ‘ruído’ possível vazamento de questões

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (21) que o Enem 2025 não será anulado, apesar das suspeitas de vazamento de questões. Ele disse que o Inep anulou três itens apenas por “prevenção e isonomia”, após a live do estudante de medicina Edcley Teixeira, que divulgou questões muito semelhantes às da prova antes do segundo dia do exame.

Camilo reforçou que a Polícia Federal abriu investigação na quarta-feira (19) para apurar a divulgação indevida das questões e já adotou medidas de preservação de conteúdo e registros técnicos.

Nas redes sociais, estudantes organizam protestos entre os dias 21 e 22 pedindo a anulação total do Enem. Eles argumentam que a exclusão de apenas três questões é insuficiente, pois quem teve acesso prévio às perguntas pode ter ganhado vantagem. Também afirmam que a retirada dos itens afeta a TRI, podendo alterar notas de todos os candidatos.

O movimento “Anula Enem” coordena atos pelo WhatsApp e Telegram. Em Brasília, cerca de 30 estudantes e familiares protestaram em frente ao Inep.

LEIA TAMBÉM: Estudantes protestam em frente ao INEP e exigem anulação do ENEM após suposto vazamento

Com informações de Folhapress

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Geral

VÍDEO: Praia de Ponta Negra às escuras

Imagens: Blog do Bagada

A praia de Ponta Negra tem enfrentado constantes oscilações de energia elétrica na noite desta sexta-feira (21).

Segundo moradores, turistas e empresários da região, foram pelo menos três ocorrências de falta de luz.

Opinião dos leitores

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Geral

VÍDEO: Corpo de Bombeiros atua em três grandes incêndios em vegetação nesta sexta (21)

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado, na tarde desta sexta-feira (21), para atender três grandes incêndios em vegetação registrados na Região Metropolitana de Natal. As ocorrências mobilizaram diversas equipes e reforçam o alerta para os riscos provocados pelo fogo em áreas secas nesta época do ano.

A primeira ocorrência aconteceu na região do bairro de Emaús, em Parnamirim, às margens da BR. O incêndio atingiu uma área de vegetação seca próxima a edificações e a uma empresa instalada no local. As equipes atuaram rapidamente para conter a propagação das chamas e impedir que o fogo alcançasse as estruturas próximas.

Já a segunda intervenção ocorreu no bairro de Passagem de Areia, também em Parnamirim, onde o fogo se alastrou dentro do Horto Municipal. Uma guarnição do CBMRN conseguiu combater e controlar todo o incêndio, evitando danos maiores ao espaço ambiental.

A terceira ocorrência foi registrada na cidade de Ceará-Mirim, onde quatro equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de brigadistas de uma usina de cana-de-açúcar, combateram um incêndio que avançou rapidamente por um canavial. As chamas chegaram a ameaçar tanques de armazenamento de etanol, o que exigiu uma operação rigorosa e estratégica para garantir a segurança da área.

Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida e nenhuma edificação foi atingida nas três ocorrências.

O CBMRN reforça que é crime ambiental provocar queimadas, bem como atear fogo em lixo ou utilizar fogo para limpeza de terrenos. Além de colocar vidas em risco, incêndios em vegetação podem causar danos ao meio ambiente, à infraestrutura e à saúde da população.

A corporação orienta que qualquer foco de incêndio ou suspeita de atividade criminosa deve ser imediatamente denunciado pelo 193 ou pelos canais oficiais de segurança pública.

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Geral

Estudantes protestam em frente ao INEP e exigem anulação do ENEM após suposto vazamento

Foto: reprodução

Estudantes se reuniram em frente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, nesta sexta-feira (21), cobrando o cancelamento do Enem 2025 diante de suspeitas de vazamento de questões. Há expectativa de que outros protestos ocorram em diferentes estados do país.

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) anulou três questões do exame e acionou a Polícia Federal para investigar uma possível fraude. Na última terça-feira (18), o G1 divulgou em reportagem que, às vésperas da prova, um universitário expôs questões muito semelhantes às que foram aplicadas, enquanto oferecia cursos na internet.

Cinco dias antes do Enem, Edcley Teixeira, o suspeito, mostrou em uma live pelo menos cinco questões parecidas com as da prova.

Canal Paulo Mathias

Opinião dos leitores

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Geral

Estrutura que pegou fogo na COP30 custou pelo menos R$ 211 milhões

Foto: Douglas Pingituro/Reuters

A construção das estruturas temporárias para a COP30, em Belém (PA), custou pelo menos R$ 211 milhões. Nesta quinta-feira (20/11), parte dessas estruturas — pavilhões da chamada Blue Zone, onde ocorrem as negociações — pegou fogo.

Segundo o Ministério da Saúde, 21 pessoas receberam atendimento médico após o incêndio. Dezenove casos estão relacionados à inalação de fumaça, e duas pessoas tiveram crise de ansiedade, mas não há relatos de feridos ou queimados.

A empresa responsável pelas estruturas temporárias é o Grupo DMDL, de Barueri (SP). Em março deste ano, a DMDL foi declarada vencedora de uma licitação realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), entidade internacional incumbida pelo governo brasileiro de organizar a COP30.

Imagem: reprodução

Além dos pavilhões, o Grupo DMDL também construiu o Hotel Vila COP, um complexo erguido para hospedar as delegações estrangeiras.

A licitação da OEI para a COP30 foi dividida em dois lotes. O maior deles foi o chamado Lote Azul, que diz respeito às estruturas temporárias, como os pavilhões da Blue Zone. O valor inicial deste lote era de R$ 423,5 milhões, mas a DMDL ganhou o certame oferecendo um desconto de 50% em relação ao preço inicial.

Em abril, a OEI confirmou a vitória da DMDL no certame, por R$ 211 milhões. A coluna Andreza Matais procurou a DMDL para comentários, mas ainda não há resposta. O espaço segue aberto.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. ➡️Organização que ofereceu cargo a Janja fecha acordo para COP-30, diz jornal
    Em 2023, a OEI deu início a uma movimentação com o governo de Luis Inácio Lula da Silva para a criação de um cargo que seria ocupado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja

    ➡️OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) firmou contratos sem licitação, sendo o mais notável um acordo de cooperação de R$ 478,3 milhões com o governo federal para a organização da COP30. A contratação foi feita por dispensa de licitação, justificada pela natureza internacional do acordo e pela expertise da OEI. No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o contrato por falhas, como a falta de estudos que comprovem a vantajosidade da contratação.

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Geral

Trump diz que quinta-feira é ‘prazo final’ para Ucrânia aceitar plano de paz

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia tem até a próxima quinta-feira (27) para aceitar o plano de paz proposto por Washington para encerrar a guerra. Em entrevista à Fox News Radio, Trump declarou que a data “é o prazo final”, embora admita já ter “estabelecido muitos prazos” no passado.

“Se as coisas estão funcionando bem, você tende a estendê-los”, afirmou o republicano, mas reiterou que considera a data um limite firme. Segundo ele, a próxima quinta-feira é um momento “apropriado” para que Kiev aceite o acordo. Trump também garantiu que não pretende retirar as sanções impostas à Rússia.

Questionado sobre o risco de Moscou atacar países bálticos, disse que “eles serão impedidos” e avaliou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “não está procurando mais guerra”. “Ele sofreu punição. Era para ser uma guerra de um dia que acabou entrando no quarto ano agora”, declarou.

O presidente ainda comentou sua próxima reunião com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, classificando o encontro como potencialmente “muito civilizado”. “Acho que vamos nos dar bem”, disse. Segundo a agenda oficial de Trump, o encontro deve ocorrer no fim da tarde desta sexta (21).

Trump também reagiu ao discurso de vitória de Mamdani, no qual o prefeito eleito fez críticas a ele. O presidente admitiu que o “atingiu um pouco forte” durante a campanha e disse não ter entendido a provocação para “aumentar o volume”. “Não sei exatamente o que ele quer dizer com ‘aumente o volume’ ele precisa ter cuidado quando diz isso para mim”, declarou.

Jovem Pan

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Deputado do PSol quer mudar lema da bandeira do Brasil: “Amor, Ordem e Progresso”

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O deputado Chico Alencar (PSol) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que altera a legislação sobre os símbolos nacionais para modificar o lema inscrito na Bandeira do Brasil. A proposta substitui a expressão “Ordem e Progresso” por “Amor, Ordem e Progresso”.

Na justificativa, o deputado afirma que o lema adotado desde a Proclamação da República resumiu de forma parcial a frase positivista “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.

O parlamentar sustenta que a inclusão da palavra “Amor” busca restabelecer a formulação completa descrita por Teixeira Mendes, filósofo positivista que propôs o lema “Ordem e Progresso” na bandeira nacional.

O texto também determina a atualização do dispositivo legal que regulamenta detalhes gráficos da bandeira.

Segundo o projeto, a alteração recupera a formulação original do lema positivista, concebida por Teixeira Mendes no fim do século XIX.

A proposta aguarda tramitação na Câmara dos Deputados, após registro eletrônico de apresentação em 18 de novembro de 2025.

Opinião dos leitores

  1. Adicionar a palavra amor ofende todos os Bolsonaristas. Agora propõe assim “Bolsonaro acima de tudo, Jair acima de todos” aí vão aceitar kkkkk

  2. Lamentável como nossos representantes pensa no povo. Cadê os projetos para fomentar emprego, renda, moradia, estradas, hospitais, escolas, praças, segurança? Cadê? Os invés disso, o que vemos? Projetos para mudar nome de ruas, projeto para mudar nome de bandeiras. Projeto para aumentar a quantidade de deputados. Discussões intermináveis de esquerda// direita… Homem, pelo amor de Deus! Coloquem pautas de avanços econômicos, educação…

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Geral

Motociclista morre decapitado após colisão frontal na RN-118, em Jucurutu

Foto: PM/Cedida

Um motociclista morreu em um grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (21) na RN-118, em Jucurutu, região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a vítima sofreu decapitação após colidir de frente com um carro. O homem foi identificado como João Cícero de Morais, de 73 anos.

O acidente

Segundo relato do motorista do carro aos policiais, a motocicleta trafegava em alta velocidade e realizava manobras em zigue-zague na pista, no trecho entre Caicó e Jucurutu, quando teria invadido a contramão.

A batida aconteceu em uma curva, a cerca de 1 km da comunidade Aroeira. O condutor do carro não sofreu ferimentos e permaneceu no local até a chegada da polícia para prestar esclarecimentos. O teste do bafômetro realizado nele deu negativo.

Equipes da Polícia Científica foram acionadas para realizar perícia. Os peritos recolheram amostras de sangue da vítima para verificar possível presença de álcool. A investigação ficará a cargo da Polícia Civil.

Com informações de g1-RN

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Geral

VÍDEO: Após visita, Nikolas diz que, se Bolsonaro for preso, pode não sobreviver

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, nesta sexta-feira (21/11), que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, ele pode não conseguir ficar vivo no presídio. O parlamentar encontrou Bolsonaro após ter a visita autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), três meses depois de fazer o pedido.

Bolsonaro cumpre atualmente prisão domiciliar no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, há 109 dias.

Segundo o deputado, não se sabe o que pode acontecer com o ex-presidente. Bolsonaro “pode ir para a cadeia amanhã e, depois, morrer; ninguém sabe o que pode acontecer”, afirmou.

“Está com uma crise forte de soluço. Inclusive, nesta noite praticamente não dormiu — bastante soluço. […] A situação está muito difícil. Tudo isso é decorrente de uma facada”, explicou Nikolas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Mencionem ai um mísero CNPJ que ganhou dinheiro de forma nebulosa por influência direta de Bolsonaro. Alguam empreiteira… Do outro lado, tem gente com confissão em juízo sendo aliviada. Esta é a big picture. Quem saber ver as coisas no atacado, não se perde discuitindo questão de varejo.

  2. É muito interessante que os leitores do blog do BG dê uma olhadinha no portal metrópoles de uma foto do ex.Presidente Bolsonaro sorrindo com uma cara ótima recebendo na porta de sua o deputado Nicolas Ferreira, daí é muito estranho essa situação de sua saúde está muito grave.

  3. Kkkkkk ouça só o que esse menino fala: ele praticamente não dormiu. É ele “dormiu no chão junto com o carlos” kkkkk afinal ele dormiu ou não dormiu kkkkk vá entender esse povo.

  4. pronto… preso e condenado, agora atiçou o galinheiro e atuando na peça de teatro para não ser preso ou morrer… para ficar imorrível, toma a Ivermectina que receitou para o povo brasileiro… e leva os teus junto…

    1. Esquerdiota é incapaz de sentir empatia pelo outro, zero surpresa.

  5. Esse é o fim para quem se opor ao sistema
    Prisão perpétua para um homem que deu um golpe que nunca existiu

  6. Esse psicopata que esta no tribunal precisa ser contido, mas o outro monstro que está no congresso é cumplice da maldade , da destruição, queima e negócios das leis brasileira, logo mais quando o vento virá de posição , um tribunal de justiça justa julgará esses criminosos , corruptos e satãnicos que estão no serviço público brasileiro , que vestidos de autoridade cometem crimes diuturnamente

  7. O chefe da quadrilha, Lula da Silva, cometeu centenas de crimes, é um ladrão contumaz e, pasmem vocês, tá solto por aí roubando e mentindo.

  8. Caso seja concretizada a prisão o Mito Jair Messias Bolsonaro vai evoluir de herói da pátria para “Martir”, consequências de tanta perseguição.
    Quem viver, verá!!!

  9. ir para a cadeia e poder morrer é uma realidade. Todo doente sabe que pode morrer na cadeia. Para não ir para cadeia, basta não cometer crimes.

    1. Qual crime Bolsonaro cometeu, sua besta quadrada? Tá preso por perseguição política, era a pedra no sapato do sistema. Você sabe disso, como todo bom esquerdista és desonesto intelectual, mas pelos seus comentários aqui, parece ser jumento mesmo. Aquele outro tipo de petista, só existem 02.

    2. Qual crime ele cometeu ? Deixa de defecar pela boca , crime cometeu o larápio do seu presidente e está aí soltinho acabando com país , vocês me dão nojo , sou justo pelo justo mas achar crime cometido por Bolsonaro só vocês mesmo ah para vcs roubar não é crime nem ser traficante tbm não .

    3. Quais crimes bolsonaro cometeu? Ele foi condenado com o devido processo legal. Nenhum orgão internacional dos direitos humanos questionou a pena dele ou o processo dele. Bolsonaro é um criminoso, só não enxergar os apaixonados por ele, que estão em negação. Amigo, vc está defendendo um CRIMINOSO. Você gosta de um CRIMINOSO.

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