Diversos

UFRN realiza discussões sobre retomada do período 2020.1

Foto: Anastácia Vaz

Seguindo com o planejamento acadêmico para o período da pandemia da covid-19, os centros, institutos e unidades acadêmicas especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, nos últimos dias, diversas ações para discutir a retomada das atividades do período letivo 2020.1. A ampla discussão tem como pilares a segurança da comunidade universitária e a diversidade dos cursos, que exigem a construção coletiva de propostas baseadas na inclusão e na flexibilidade.

A Reitoria da UFRN suspendeu, de forma emergencial, as atividades presenciais em 17 de março, devido à crise de saúde ocasionada pelo novo coronavírus. Desde então, a discussão descentralizada foi iniciada, com o intuito de ouvir todos os segmentos da comunidade (técnicos, alunos e docentes), em suas respectivas unidades. Como medida de curto prazo, foi aprovado o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que encerrará no final deste mês de julho.

Dando continuidade ao planejamento acadêmico, a Reitoria vem se reunindo com representações de classe e com as direções dos centros e unidades acadêmicas especializadas, as quais realizaram diversas ações para discutir as propostas de retomada do calendário 2020.1:

– Centro de Tecnologia (CT)

De acordo com diretor do CT, Luiz Alessandro Câmara de Queiroz, a unidade realizou na manhã dessa segunda-feira, 13 de julho, uma videoconferência com a participação de professores, técnico-administrativos e alunos, totalizando o debate com 77 pessoas. “Facultamos a palavra a todos os participantes, que tiraram dúvidas e elogiaram a proposta de retomada do semestre letivo por meio remoto”, informou. Aconteceram ainda outros encontros para discutir a retomada das atividades, como reuniões de gestores, com os Centros Acadêmicos e a do Conselho de Centro (Consec). Foi criada uma comissão que já concluiu os trabalhos e apresentou propostas para questões pedagógicas e de infraestrutura, que devem ser adotadas a curto, médio e longo prazo, no caso de volta às aulas.

– Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)

Conforme a diretora do CCET, Jeanete Moreira, foram formadas comissões, com a participação dos coordenadores de graduação e de pós-graduação, com representação de técnico e de estudante. Além disso, a professora contou que foram criados grupos de Whatsapp, para que o diálogo ocorresse de forma mais frequente e direta entre a direção do CCET e os chefes de departamento, os coordenadores da graduação e da pós-graduação, e os estudantes dos 14 cursos da unidade.

– Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres)

A diretora do Ceres, Sandra Kelly de Araújo, contou que foram realizadas diversas reuniões com os chefes de departamentos, coordenadores de cursos, docentes, discentes e técnicos. Nessa segunda-feira, 13, ocorreu um momento de diálogo, por videoconferência. Para a professora “a avaliação é positiva. Há alguns temas que transmitiremos à Reitoria e demais unidades, tendo em vista contribuir com a elaboração final da proposta que será submetida ao Consepe”, contou.

– Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Segundo o diretor do CCS, Antônio de Lisboa Lopes Costa, as discussões vêm acontecendo no Centro e ocorreu um encontro virtual nessa segunda-feira, 13, com todos os segmentos (docentes, discentes e técnicos). Na avaliação do professor, o tema gerou muitos questionamento, mas a discussão foi positiva e houve uma participação maior dos professores e estudantes.

– Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

O CCHLA realizou reuniões com chefes de departamentos e constituiu uma Comissão de Planejamento. De acordo com a diretora do CCHLA, Maria das Graças Rodrigues, além do Consec, houve a coleta de informações por formulário eletrônico enviado a estudantes de graduação e da pós-graduação. “Isso evidencia que, através dos representantes, os três segmentos que compõe a comunidade interna do CCHLA estavam representados e construímos juntos os entendimentos e discussões para somar ao planejamento institucional da UFRN, de forma que possa ser construído um plano de ações que atenda às necessidades da comunidade acadêmica de forma universal e segura”, afirmou.

– Centro de Biociências (CB)

O diretor do CB, Jeferson Cavalcante, disse que houve reunião com os chefes de departamento, os coordenadores de curso e os estudantes. Além disso, nessa segunda-feira, 13 de julho, ocorreu Conselho de Centro, que foi transmitido pelo YouTube, visando ampliar a participação de toda comunidade do CB.

– Centro de Educação (CE)

A vice-diretora do CE, Cynara Ribeiro, contou que as discussões ocorreram, por videoconferência, no Fórum de Gestores Ampliado, nas Plenárias Departamentais, na Comissão para ações de ensino no contexto da pandemia, em reuniões administrativas e no Consec, envolvendo docentes, técnicos e estudantes. Para a professora, “a reunião foi positiva, especialmente após a percepção de que as sugestões/preocupações da comunidade acadêmica do CE foram, em sua maioria, contempladas na minuta que será submetida ao Consepe”, avalia.

– Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

De acordo com a diretora do CCSA, Maria Lussieu da Silva, o planejamento integrado no Centro teve início em 13 de maio, com a realização de diversas reuniões do Consec, para discutir o PLSE para graduação e, em seguida, a análise sobre o retorno das aulas em um outro período suplementar ou com a retomada do 2020.1. Os cursos também realizaram reuniões e lives com os estudantes e, nessa segunda-feira, 13, o Consec discutiu a minuta construída a partir da consolidação das propostas apresentadas pelos diretores. “Todas essas reuniões de Consec, que nós fizemos, ouvimos e acolhemos as preocupações e as demandas de cada curso e das categorias”.

– Instituto Metrópole Digital (IMD)

Nessa segunda-feira, 13, às 9h, o IMD fez uma reunião com seus professores e técnicos pelo Google Meet, para discutir o retorno do semestre 2020.1, por meio do ensino remoto. No período da noite, a discussão aconteceu às 18h, junto aos órgão de representação estudantil do IMD, em uma reunião virtual, para também apresentar a mesma pauta aos alunos.

– Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa)

Para a diretora da Facisa, Joana Marques, o planejamento do retorno das atividades de ensino está permitindo a participação de representantes de toda a comunidade e sendo pautado na segurança à saúde, inclusão e flexibilidade. Nessa perspectiva, foi aplicado um questionário de consulta à comunidade acadêmica e houve reuniões dos Colegiados de Cursos, da Comissão Interna de Retorno das Atividades de Ensino, do Conselho da Facisa (Confasis), entre outros encontros.

– Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ)

O diretor adjunto da EAJ, Márcio Dias, informou que a unidade realizou reuniões por videoconferência com todos os professores. Com os estudantes, o contato permanente segue pelas redes sociais e foram realizadas duas lives, ao longo desse período, para discutir as sugestões e os anseios dos alunos. Na opinião do gestor, todos os segmentos da comunidade foram envolvidos na discussão de retorno do período letivo 2020.1. “Inclusive, todos os setores administrativos também estão preparando planos para essa retomada. A discussão foi muito boa. A construção da minuta foi feita de forma muito colegiada, considerando as sugestões e solicitações dos centros e unidades, inclusive da EAJ, de modo que a comunidade se viu bem representada na proposta de resolução construída”, acrescenta.

– Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)

Na ECT, foram feitas várias reuniões em grupos separados de professores e técnicos, além de encontros com o Diretório Acadêmico. As atividades foram realizadas por videoconferência e uma live, na qual foi registrada mais de 2 mil visualizações. Houve ainda a realização de enquetes e a divulgação nas redes sociais. Nessa segunda-feira, 13, aconteceram também duas reuniões gerais. Segundo o diretor da ECT, Douglas Silva, o tema tem tido boa aceitação, com todas as preocupações sanitárias e de inclusão, prejuízo de alguns alunos, técnicos e professores que podem ter dificuldade de assistir às aulas ou realizar seu trabalho.

– Instituto Ágora de Línguas, Literatura e Culturas estrangeiras Modernas (Ágora)

O Instituto Ágora realizou reunião de colegiado no dia 10, por meio de videoconferência. Segundo o diretor Marcelo Amorim, todos os segmentos foram representados, pois o colegiado tem representantes de todas as categorias. “Decidimos que vamos retomar o semestre remotamente, mas ainda não sabemos exatamente quando porque faremos ainda uma pesquisa on-line para saber se nosso público aceita trocar as aulas presenciais por remotas para o período letivo 2020.1.

– Escola de Saúde (ESUFRN)

A ESUFRN realizou uma live na última quinta-feira, 9, com os alunos e a coordenação de Gestão Hospitalar (GH), única graduação da Escola. Na segunda-feira, 13, a diretora Mércia Maria de Santi reuniu o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do GH para fazer uma contextualização sobre a construção da resolução que trata do tema. “Estamos agora olhando para o planejamento e tentando acomodar as 16 semanas do período. Ainda teremos outras reuniões com o colegiado para fechar a questão desse planejamento, mesmo porque, algumas questões operacionais ainda virão a posteriori, após a aprovação da resolução”, reforçou a diretora.

– Instituto Humanitas (IH)

No IH, o diretor Alipio De Sousa Filho confirmou que foi realizada uma reunião com os professores no dia 1º de julho, por videoconferência, mas nenhuma apresentação ou orientação foi feita, pois ainda não tinham a proposta de resolução que só ficou pronta na sexta, 10. “Fizemos uma discussão em torno da ideia do retorno remoto do 2020.1, possibilidades de algumas práticas, como fizemos também para a realização do período especial que está em andamento. No IH, há concordância de todos no sentido da necessidade de retomarmos o semestre interrompido pela pandemia. Não enxergamos outra maneira que não seja uma retomada pela via remota”, complementa.

– Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM)

A EMCM formou uma comissão composta por membros da direção, da coordenação acadêmica, além de representações de professores, técnicos e estudantes, para formulação de propostas. Nesse momento, elas estão sendo apresentando em uma reunião ampliada. A maior dificuldade, segundo ela, diz respeito às atividades práticas, tanto no treinamento de habilidades quanto na inserção dos alunos nos serviços de saúde que acontecem desde o primeiro semestre do nosso curso. “Mas há o esforço e envolvimento da comunidade acadêmica para o levantamento de soluções”, finalizou a professora Ádala Mata, membro da comissão.

– Escola de Música (EMUFRN)

Conforme o diretor da EMUFRN, Jean Joubert Mendes, ocorreram encontros com os coordenadores dos cursos e dos principais projetos da unidade, além de uma reunião geral com a comunidade. O contato com os estudantes tem se dado por meio dos professores. Para o gestor, “a avaliação tem sido positiva”, levando em consideração preocupações sobre as normas de biossegurança e sobre o acesso à internet ou a equipamentos para os alunos, que são pontos discutidos com afinco pela instituição.

– Institutos Internacional de Física (IIF), Medicina Tropical (IMT), Cérebro (ICe) e Química (IQ)

Informaram que acompanham as discussões que ocorrem nos centros acadêmicos sobre as atividades diretamente ligadas à graduação. Além disso, as unidades seguem com planejamento para pós-graduação e pesquisa.

UFRN

Opinião dos leitores

  1. A democracia é linda, mas já passou da hora de alguém tomar uma decisão. Fóruns, comissões, debates e ainda não decidiram o que fazer? Uma discussão que começou em 17 de março e hoje 4 meses depois ainda continua a indecisão?
    Compre um chip pra cada aluno que comprove ser carente e libere uma área pra eles fazerem as provas. Espaço não falta.

    1. Exatamente. Debates e "Rodas de conversa" com dinheiro público não faltam. A solução é relativamente simples: dar suporte a uma minoria de estudantes que não possuem internet em casa. Várias universidades privadas já adotaram o ensino à distância, mas a UFRN não. Espero que os servidores não estejam se acostumando com a boa vida de receber para nao trabalhar, pois a maioria dos professores "optou" por não aderir ao semestre à distância.

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Geral

Ídolo do ABC, Danilo Menezes sofre infarto e é internado em hospital de Natal

Foto: Jocaff Souza

Ídolo do ABC na década de 70 e ex-jogador da Seleção Uruguaia, Danilo Menezes sofreu um infarto na noite desta segunda-feira (22), e foi internado em um hospital particular na zona Leste de Natal. O quadro dele é estável, segundo informou a esposa do ex-jogador à reportagem da Tribuna do Norte.

O ex-meia procurou atendimento médico após se queixar de dores no ombro esquerdo na noite desta segunda-feira, quando estava em casa. Danilo irá passar por exames na tarde desta terça-feira (23), para saber se haverá necessidade de ser submetido a um procedimento de cateterismo.

Danilo Menezes defendeu o ABC entre os anos de 1972 e 1980. Conhecido como “Maestro” pela torcida abecedista, o uruguaio é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube, com 410 jogos. Durante as nove temporadas que atuou pelo alvinegro, foram cinco títulos conquistados: Campeonato Potiguar (1973, 1976 e 1978) e a Taça Cidade de Natal (1976 e 1978).

O meia ganhou destaque inicialmente com a camisa do Nacional, do Uruguai, onde conquistou o Campeonato Uruguaio e foi vice-campeão da Copa Libertadores. Danilo chegou ao Brasil em 1965 para defender o Vasco da Gama, onde permaneceu até 1971. Ele também teve breve passagem por Olaria e Bangu, ambos do Rio de Janeiro, e defendeu a Seleção Uruguaia.

Tribuna do Norte

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Geral

Com mais de 1.400 formandos, Jovem do Futuro garante oportunidades e se consolida como o maior programa de qualificação jovem do RN

Foto: Célio Duarte

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, formou nesta segunda-feira (22), mais uma turma com 1.435 alunos do Jovem do Futuro, maior programa de qualificação da juventude do Rio Grande do Norte. A formatura aconteceu no Thermas Hall e contou com a presença de familiares dos estudantes.

‘’São mais jovens qualificados no mercado de trabalho. A Prefeitura está formando jovens que passaram por cursos de cidadania, cursos profissionalizantes e agora estão preparados para o mercado de trabalho, isso é oportunidade para a nossa juventude’’, destacou o gestor.

Essa é a terceira turma de jovens formada pelo Programa Jovem do Futuro. No próximo sábado, acontecerá a aula inaugural da nova turma do Jovem do Futuro com mais 1.700 alunos.

Cada estudante recebe uma bolsa de R$ 350 durante os quatro meses de formação, além de material didático e fardamento. O jovem passa por curso de formação cidadã e também curso profissionalizante.

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Geral

Sicredi está entre as 100 maiores instituições financeiras do Brasil

Instituição financeira cooperativa conquistou posição de destaque em oito categorias do anuário Valor 1000, incluindo o 7º lugar entre os maiores bancos do país

O Sicredi figura entre as principais instituições financeiras do Brasil, segundo a 25ª edição do anuário Valor 1000, publicado pelo jornal Valor Econômico, referência nacional em economia e negócios. A instituição alcançou o 7º lugar na categoria “100 Maiores Bancos do País” e obteve destaque em outras sete categorias, entre elas operações de crédito, depósitos totais e patrimônio líquido.

O resultado reforça a solidez e o crescimento do Sicredi, construídos ao longo de mais de 120 anos de história pautada pela confiança, credibilidade e segurança. “Esse reconhecimento valoriza nossa reputação e consolida a confiança no Sicredi. É fruto de um atendimento próximo e consultivo, que busca oferecer soluções financeiras personalizadas e impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirma o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.

Elaborado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Serasa Experian, o anuário Valor 1000 é considerado a mais completa radiografia corporativa do país. A publicação analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, relaciona as 1000 maiores empresas do Brasil, as 50 maiores por região e apresenta a classificação das 100 maiores instituições financeiras.

Sobre a Sicredi RN

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com cerca de 30 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.

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Geral

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Geral

VÍDEO: Trump combina encontro com Lula e diz que tiveram “química excelente”


Vídeo: Metrópoles | Tradução: Samuel Pancher

O presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante discurso na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que ele e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, tiveram uma “química excelente”.

“Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo, 20 segundos, ,as conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto.”, afirmou Trump.

“Tivemos ali uma química excelente e isso foi um bom sinal”, acrescentou.

Trump discursou logo após o mandatário brasileiro, que mandou recados ao governo o americano após anunciarem sanções contra exportações e autoridades brasileiras, incluindo familiares de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O mandatário dos EUA destacou ainda que abraçou o presidente Lula nos bastidores da ONU e que eles devem se encontrar na próxima semana.

Defesa à soberania

Trump destacou ainda que “no passado”, o Brasil impôs tarifas “injustas à nação” e, por causa disso, os EUA aplicaram o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.

“Estamos revidando, e revidando com muita força”, disse Donald Trump.

O republicano também saiu em defesa da soberania dos Estados Unidos, assim como Lula, em seu discurso, que afirmou que “a democracia e a soberania brasileira são inegociáveis”.

“Como presidente, sempre defenderei nossa soberania nacional e os direitos dos cidadãos americanos. Portanto, lamento muito dizer que o Brasil está indo mal e continuará indo mal. Eles só conseguem se sair bem quando trabalham conosco; sem nós, eles fracassarão, assim como outros fracassaram”, finalizou Trump.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

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Política

VÍDEO: Lula sai em defesa de Cuba e Venezuela na ONU

 

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Vídeo: Reprodução

O presidente Lula usou na Assembleia Geral das Nações Unidas para criticar à política externa dos Estados Unidos ao afirmar que “é inadmissível que Cuba seja listada como o país que patrocina o terrorismo”. Ainda na América Latina, defendeu que “a Venezuela não deve estar fechada” ao diálogo e afirmou que “o Haiti tem direito a um futuro livre de violência”.
A fala ocorre em meio ao agravamento da crise diplomática com os Estados Unidos, que aplicaram novas sanções contra o Brasil na véspera do evento.“Os ideais que inspiraram os fundadores da ONU estão ameaçados como nunca em toda sua história. O multilateralismo está diante de nova encruzilhada. Atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando regra”, afirmou Lula.O presidente também direcionou críticas a grupos políticos que, segundo ele, atuam dentro e fora do país para fragilizar instituições democráticas. “Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema-direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias. Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, afirmou.

Lula vinculou a ascensão de forças antidemocráticas no mundo ao enfraquecimento do multilateralismo.

“O autoritarismo se fortalece quando nos omitimos frente à arbitrariedade. Forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições, cultuam a violência, atuam como milícias físicas e digitais e cerceiam a imprensa”, completou.

Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Esse Lula é trabalhado na
    maracutaia. Esse é experiente nas enganações. Porém Trump não é criança pra cair nessa lábia.
    Magnitsky semana para todos!

  2. Lula é o cara!
    Chorem, bozolóides…
    Deixem aqui abaixo suas lágrimas 😭
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. Lula deu aula de democracia, soberania e lição aos imperialistas que querem mandar no mundo…

    1. Se manda é ferir a constituição?cria mais imposto, violência crescendo. Virando um estado narcotráfico.

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Brasil

Governo cria bolsa de R$ 700 para estudantes de medicina de baixa renda

Foto: Divulgação

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda-feira (22) a criação do programa Bolsa Permanência, voltada a alunos de medicina de baixa renda, matriculados em cursos de universidades federais e de instituições de ensino superior privadas que participam do Mais Médicos.

Serão 1.500 bolsas mensais de R$ 700, destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). A medida busca reduzir a evasão e garantir a conclusão do curso por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo o MEC, o investimento anual será de R$ 12,6 milhões e será pago pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os pagamentos começam em 2026. O edital com todas as regras e cronograma do programa está previsto para outubro, quando também deve ocorrer a inscrição dos alunos.

Regras de acesso
A portaria nº 655/2025, publicada no Diário Oficial da União, define que podem concorrer às bolsas estudantes de medicina matriculados em universidades federais e em instituições privadas que participem do programa Mais Médicos.

Além dos critérios de renda e inscrição no CadÚnico, é exigido que o aluno esteja regularmente matriculado e não tenha concluído outro curso superior. Não será permitido o acúmulo com outras modalidades da Bolsa Permanência, hoje voltada principalmente a indígenas e quilombolas.

Inclusão
O MEC afirma que a iniciativa é parte de uma estratégia de inclusão para enfrentar desigualdades no acesso ao diploma de medicina. Estudantes de baixa renda são maioria em várias regiões, mas enfrentam custos elevados de material, transporte e dedicação integral ao curso. “O objetivo é minimizar desigualdades sociais e contribuir para a permanência e diplomação dos alunos em situação de vulnerabilidade”, disse a pasta.

O governo também vê na medida um passo para ampliar a diversidade entre médicos formados no país, o que, segundo o ministério, fortalece a representatividade social e tem impacto direto no direito à saúde da população.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Sendo coerente agora, tem mesmo que defender Cuba, Venezula, coreia do norte, china, russia entre outras ditaduras, ta mais do que certo, esse é o povo dele!!!!

  2. É só o que esse governo sabe fazer, criar “bolsa esmola”. Um governo sem criatividade, corrupto e ineficiente, um bom governante cria programas para geração de emprego e renda.

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Acidente

Idosa morre após bater moto em carro a caminho do trabalho em Mossoró

Foto: Flávio Soares

Uma mulher de 60 anos morreu após um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (23) na BR-304, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. O caso ocorreu por volta das 7h35, no km 43,7 da rodovia, nas proximidades da Barragem de Genésio, no bairro Bom Jesus.

A vítima foi identificada como Maria Rita de Almeida Lopes, moradora do bairro Cidade Oeste, em Mossoró. Segundo familiares, ela seguia para o trabalho no momento do acidente. Maria Rita morreu ainda no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ela pilotava uma motocicleta pelo acostamento e tentou atravessar a pista para realizar o retorno, quando houve uma colisão transversal com um carro prata, modelo Renault Logan.

O motorista do carro, de 28 anos, permaneceu na rodovia após a colisão, acionou a PRF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e realizou o teste do bafômetro, que não indicou consumo de álcool.

O trecho da BR-304 ficou parcialmente interditado até a conclusão da perícia feita pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

G1RN

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Polêmica

FOTO: Natalense tenta vender patinete no Facebook por R$ 2.500

Foto: Reprodução

O Via Certa Natal flagrou uma pessoa tentando vender o patinete através do Facebook por R$ 2.500. De acordo com a publicação, o veículo é ‘novo’. Em pouco mais de 48h que o serviço começou na capital potiguar, já acumula diversas polêmicas.

Já no primeiro dia, imagens que circulam nas redes sociais mostram dois patinetes dentro da sala de casa de um morador. Em outro registro, um homem aparece conduzindo um dos veículos na areia da praia, e um patinete já foi flagrado até em um motel.

Nesta manhã de terça-feira, outro homem filmou um patinete em cima de uma parada de ônibus. Ao todo, são 600 equipamentos que estão disponíveis em diversos pontos da cidade como Midway Mall, esquina da Salgado Filho com a Antônio Basílio; avenida Praia de Ponta Negra; esquina da Avenida São José com Alexandrino de Alencar; e avenida Régulo Tinôco.

 

Opinião dos leitores

  1. BG hoje as 05:40 da manhã tinha um patinete largado aqui no campus da UFRN esse negócio de patinete vai dar muito problema.

  2. O problema do Brasil são alguns brasileiros. Desse jeito nunca seremos um país evoluído.

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Brasil

Oposição prepara recurso contra impedimento de Eduardo Bolsonaro

Foto: Zeca Ribeiro

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse à CNN que recorrerá da decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que proíbe o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de exercer a liderança da minoria à distância.

Hugo comunicou Sóstenes da decisão, nesta segunda-feira (22), após o deputado ter sido denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por coação à Justiça. O líder do PL afirma que a indicação de Eduardo havia sido acertada com o presidente da Casa.

A oposição prepara, agora, um recurso para enviar à Mesa Diretora da Câmara para que ela reavalie, em conjunto, a situação de Eduardo.

“Para nomear Eduardo, alinhei com presidente Hugo Motta. Ele [Hugo] disse que era direito meu e, depois, sofreu pressão externa corporis. Ontem me ligou para dizer que não poderia cumprir com Eduardo. Não vou abrir mão e vou recorrer à Mesa”, disse.

Nesta terça-feira (23), Hugo negou a indicação de Eduardo, com o argumento de que a falta de comunicação prévia de afastamento por parte do parlamentar constitui “violação ao dever funcional do parlamentar”, além de apontar que a atuação de liderança demanda “presença física do parlamentar”.

Ainda de acordo com o documento, “um afastamento não comunicado à Presidência da Câmara não pode, sob nenhuma ótica, ser considerado uma missão autorizada, pois lhe faltam os elementos essenciais de autorização, formalidade e ciência oficial”.

Em uma manobra para tentar salvar o mandato de Eduardo, a oposição decidiu designá-lo como líder da minoria na Câmara na semana passada. A ideia era que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumisse o lugar da deputada Caroline De Toni (PL-SC).

Denúncia
A PGR apresentou denúncia nesta segunda-feira (22) ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador Paulo Figueiredo, por coação, em razão da atuação nos Estados Unidos.

Segundo a denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os dois denunciados articularam sucessivas ações voltadas a intervir nos processos judiciais para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o influenciador Paulo Figueiredo.

A denúncia foi apresentada no âmbito do inquérito em que também o ex-presidente foi indicado pela PF (Polícia Federal). No entanto, Gonet não apresentou denúncia contra Bolsonaro, que já foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Motinha rabo preso, pede pra sair.
    É muito cargo pra pouca liderança, o cara é atropelado todos os dias, sai daí motinha, isso não é pra vc.
    Renuncie homi!!

  2. Os leitores esperam um posicionamento do Blog sobre as atitudes do falso Deputado, nos EUA. A manchete correta não seria: Motta abre caminho para cassar Eduardo Bolsonaro?

  3. Rapaz nessa vida eu pensei que já tinha visto de tudo, agora um deputado federal igualmente a esse Sóstene Cavalcante eu confesso que ainda não tinha visto, pense num macho babão sem futuro.

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