Segurança

Um cabaré chamado Alcaçuz

Um cabaré chamado Alcaçuz, assim pode ser definido o Presídio Estadual de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta . Com todo respeito aos estabelecimentos de prostituição, em alguns casos bem mais “limpinhos” e parecem mais honestos, diga-se de passagem.

O trocadilho malicioso não tem intenção de faltar com respeito àquilo que deve ser tratado como assunto sério, a começar por aqueles que são delegados a lidarem com tais instâncias, e, principalmente, conduzí-las de maneira eficiente. A motivação dele é a tamanha indignação que só cresce cada vez que uma nova fuga neste presídio é divulgada. O motivo é não conseguir entender a razão de os gestores não saberem lidar com problemas antigos. Em sociedade, costumamos brincar dizendo que errar é humano, mas repetir o erro é burrice. Seguindo tal ditado popular, estariam sobrando “burros”, incopetentes, para todos os lados? Fica o questionamento sadio.

Passam os anos, mas o enredo é o mesmo. Parece um eterno “Vale a Pena Ver de Novo” de ingerências. A cada inspeção, drogas, armas, celulares, carregadores e uma infinidade de objetos são achados “malocados” em celas. No mundo em que vivemos nenhum desses itens possui pernas próprias. Eles entram com ajuda de alguém e atravessam portas ou muros. Onde estariam os olhos dos agentes penitenciários  e policiais militares, responsáveis pela guarda externa lá?

E se existe (aí destaco o “se” porque não provo envolvimento de ninguém) a colaboração, a facilitação por parte dos servidores citados, onde estão os diretores da instituição prisional para inibir tal prática?  E na brincadeira do “se”, caso tais gestores soubessem  de algum esquema e, porventura também fossem levados a fazer o macaquinho – que nada vê, ouve ou fala-, onde fica a autoridade do secretário de Justiça e Cidadania, que dentre muitas obrigações tem em suas mãos um verdadeiro abacaxi chamado sistema penitenciário potiguar. E o Governo do Estado onde entra nessa engrenagem que a cada dia se mostra menos “azeitada”.

As responsabilidades são múltiplas, bem como as falhas que também são compartilhadas e devem ser sanadas por todos, cada um no seu “quadrado”.

Alcaçuz em números

Setenta e três fugitivos. Quatro secretários. Três diretores. Estes são os números relacionados a Alcaçuz nos últimos oito meses. E trazendo para ponta do lápis, o pior é não se chegar a nenhuma certeza de como e quando algo será feito no Presídio Estadual de Alcaçuz – identificado por inúmeros gestores ao longo dos anos como presídio de segurança máxima-, para que cessem as fugas e se quebre o canal de irrigação do tão alardeado esquema de corrupção que as facilitaria.

Os mais recentes titulares da pasta de Justiça e Cidadania (Thiago Cortez, Aldair da Rocha, Fábio Holanda e Kércio Pinto) apresentam reiteradamente planos de reestruturação, ou pelo menos vontade de transformar  o sistema peniteniciário potiguar, o Governo afirma avançar no investimento para construção de novos estabelecimentos prisionais, os agentes penitenciários reclamam das más condições de trabalho e insuficiência do efetivo ( são cerca de 915 profissionais para atender a uma demanda aproximada de 7.215 presos).

Quem paga a conta?

Mas é o povo, o cidadão comum quem mais sofre. Sofre com a insegurança, sofre com a possibilidade de ser vítima da violência urbana, cujo autor pode ter passado “temporada” em algum presídio, os índices de reincidência estão aí para confirmar tal perigo. Mas talvez a pior pressão sofrida por nós seja a dúvida de se algo realmente tem sido feito e mais, no final, quem vai pagar a conta.

A máxima de que “quem está preso quer fugir” já é conhecida de todos nós do lado de cá. E do lado de lá, do lado das autoridades competentes para administrar o sistema, o que tornaria tão dificil se assimilar tal premissa e chegar a uma solução para essa equação? Qualificação profissional? Falta de dinheiro para investir? Má vontade? Corrupção latente? As possibilidades são muitas e, na verdade, até o momento ninguém respondeu satisfatoriamente isso.

A intenção aqui não é puramente direcionar o canhão de luz para este ou aquele gestor, mas mostrar a indignação de um cidadão consciente de que tudo que acontece entre aqueles quatro muros em Nísia Floresta produzem reflexos no cotidiano, para o bem e para o mal.

O apagão ocorrido em Alcaçuz na noite de ontem – intencional ou não, ainda não se foi comprovado – , parece aludir a situação dos que lidam diariamente com o problema, seja encerrado em gabinetes ou no trabalho de campo. A impressão é que não sabem de onde vieram, tampouco para onde vão. E nesse caso não podemos nem brincar dizendo que o último a sair apague a luz porque em época de apagão pode sobrar bandido para todo lado.

Alguém já parou para pensar em privatizar essa vergonha que se chama alcaçuz? Vai todo mundo continuar assistindo sem encontrar culpados ou o verdadeiro motivo para tantas fugas? Será que a Governadora vai decretar calamidade também no sistema prisional do RN?

Se um governo não consegue que um Hospital e um Presídio funcionem direito o que podemos esperar dele?

Alcaçuz é um cabaré de quinta ou não é?

Opinião dos leitores

  1. Caro blogueiro, sou agente penitenciário há pelo menos dez
    anos e posso afirmar com toda propriedade que o problema do sistema não é
    apenas estrutural, ou falta de profissionais qualificados a uma boa gestão
    prisional. O problema passa também por questões ligadas a modelo de sistema
    existente hoje. O sistema prisional mudou e não acompanhamos tais mudanças. O
    sistema prisional moderno e eficaz só pode existir se for tratado como
    instituição seria com uma secretaria própria, recursos próprios, regimento interno
    reformulado, sobretudo, agentes penitenciários bem qualificados para não acontecer
    o que ocorre hoje, onde muitos acham que a qualificação passa apenas por cursos
    de defesa pessoal e tiro. Desse modo com tanto despreparo assim é impossível mudar
    alguma coisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Abraão Lincoln declara apoio a Allyson Bezerra: “Inspira uma nova geração”

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln, anunciou apoio político ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em publicação nas redes sociais. Ex-candidato a deputado federal, Abraão havia retirado o nome da disputa após ser citado na CPMI do INSS e agora volta ao debate público ao se posicionar ao lado do gestor mossoroense.

Na postagem, ele destacou o que chamou de renovação política no Rio Grande do Norte e elogiou o perfil administrativo de Allyson, apontando que o prefeito representa uma nova fase na política para o governo do RN. O movimento também foi interpretado nos bastidores como um gesto de alinhamento antecipado pensando nas articulações futuras no estado.

“O Rio Grande do Norte está virando a página.
No RN do futuro, ao lado de Allyson Bezerra um nome que representa a renovação política de verdade: veio de origem simples, governa ouvindo as pessoas, entrega resultados e hoje inspira uma nova geração em todo o estado.

Nesse momento importante, meus filhos Allan e Victor estiveram presentes, acompanhando de perto esse novo tempo que começa a se desenhar.”

A declaração repercutiu entre aliados e observadores do cenário político potiguar, já que Allyson Bezerra vem sendo citado como uma das principais lideranças em ascensão no estado, enquanto Abraão Lincoln busca retomar protagonismo após o período de desgaste provocado pelas investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Damares denuncia Freixo por patrocínio da Embratur à escola de samba que homenageará Lula na Sapucaí

Fotos: Agência Senado e Câmara dos Deputados

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou denúncia à Comissão de Ética da Presidência da República contra o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, por patrocinar o desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval deste ano.

Na representação, Damares acusa Freixo de uso político de recursos públicos, ao autorizar o repasse de R$ 12 milhões da Embratur à Liga das Escolas de Samba (Liesa) — R$ 1 milhão para cada uma das 12 escolas do Grupo Especial. A senadora também cita a participação de Freixo em ensaio técnico vestindo camisa com o rosto de Lula, o que, segundo ela, configuraria favorecimento político e quebra de deveres éticos.

Em resposta, Freixo defendeu o patrocínio em vídeo nas redes sociais, afirmando que o investimento visa promover o Carnaval brasileiro no exterior, atrair turistas e movimentar a economia. Ele destacou ainda que o valor é o mesmo destinado em 2024 e que o evento também recebe recursos do governo estadual e da prefeitura do Rio.

O patrocínio tem gerado críticas e ações da oposição. Além da denúncia de Damares, o partido Novo acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão do repasse, pedido que foi negado pelo ministro Aroldo Cedraz. Para ele, os recursos fazem parte de um acordo de cooperação para ampliar a visibilidade internacional do Brasil por meio do Carnaval.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Padre da Igreja de Sant’ana em Capim Macio esclarece denúncia que rejeitou batizar filho de casal homossexual

Imagem: reprodução/Arquidiocese de Natal

O padre Marcelo Araújo, pároco da Igreja de Sant’ana em Capim Macio, entrou em contato com o BG para explicar a situação que gerou a denúncia do casal de mulheres homossexuais de que ele não teria batizado o filho delas.

Padre Marcelo disse ao blog que é padre há 15 anos, e que nunca havia se deparado com um pedido como esse. Em razão disso, pediu para o secretário da paróquia encaminhar o caso para a Cúria, em busca de uma orientação sobre como deveria ser o procedimento de batizar uma criança filha de um casal homossexual.

“Seguirei o que a Cúria da nossa Arquidiocese me orientar” finalizou Padre Marcelo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Anvisa registra 6 mortes suspeitas de pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de notificações de suspeita de pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras vem crescendo no Brasil desde 2020, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No período, seis registros tiveram desfecho suspeito de morte.

Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2025, a Anvisa recebeu 145 notificações relacionadas a medicamentos como semaglutida, liraglutida, dulaglutida e tirzepatida. Considerando também dados de estudos clínicos, o total chega a 225 registros. As informações fazem parte do sistema VigiMed, usado para monitorar eventos adversos de medicamentos.

A série histórica aponta aumento contínuo: houve apenas uma notificação em 2020, número que subiu para 21 em 2021, 23 em 2022, 27 em 2023 e 28 em 2024. Em 2025, os registros saltaram para 45 casos, alta de 60,7% em relação ao ano anterior.

A Anvisa destaca que os dados se referem a suspeitas, não a casos confirmados. O risco de pancreatite já consta nas bulas desses medicamentos, aprovadas pela agência no Brasil.

O crescimento do uso dessas canetas — inclusive fora das indicações originais e por meio do mercado ilegal — reforça, segundo a Anvisa, a necessidade de prescrição responsável e acompanhamento médico.

Nesta semana, a agência reguladora do Reino Unido também emitiu alerta sobre o risco de pancreatite aguda grave em usuários de medicamentos para obesidade e diabetes, como Wegovy e Mounjaro, ressaltando que, embora raros, alguns casos têm sido severos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casal homossexual denuncia padre da Igreja de Sant’ana em Capim Macio por não querer batizar o filho delas

Um casal homossexual formado por duas mulheres que vivem juntas há 9 anos procurou o BLOGDOBG para denunciar o padre Marcelo Araújo, da Igreja de Sant’Ana, em Capim Macio, na Zona Sul de Natal, por não querer batizar o filho delas.

O casal enviou o print com a transcrição da resposta negativa sobre o batismo da criança, enviada por um secretário da Paróquia.

No print, a transcrição do áudio informa que o padre Marcelo pediu que elas procurassem a Cúria da Arquidiocese (estrutura administrativa e judicial da Igreja Católica) para encontrar uma solução.

Opinião dos leitores

  1. Denunciar oq, omi? Tem dois quase mil anos de regras e hierarquias, o pessoal acha que é freestyle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BOMBA: Henrique Alves pede desfiliação do PSB e deixa entender que está voltando para o MDB

Foto: José Aldenir / Agora RN

Uma fonte do BLOGDOBG entrou em contado comigo na tarde deste sábado (7) para soltar uma bomba.

Segundo esta fonte, o ex-deputado Henrique Alves entrou em contato com o diretório municipal do PSB para pedir a desfiliação, informando que vai registrar o pedido, dizendo em alto e bom som que está voltando para onde nunca deveria ter saído.

Segundo a nossa fonte, Henrique ainda teria disparado: “voltarei por cima”.

Opinião dos leitores

  1. Nessa frase de Henrique volto por cima aí como minha avó dizia neste angu tem caroço é vem lá do ninho dos bacurau lá de Brasília.bacurauzinho do RN cuidado c/ as asas pode ser cortada destriche se for capaz .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Agreste Potiguar registra chuvas acima de 140 mm em um único dia

Foto: reprodução

Chuvas intensas marcaram a madrugada e a manhã deste sábado (7) no Rio Grande do Norte, com destaque para o Agreste Potiguar, onde os acumulados ultrapassaram 140 milímetros em apenas um dia. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).

Os maiores volumes foram registrados em Bom Jesus (142,4 mm) e Santo Antônio (142,1 mm). Outros municípios do Agreste também tiveram índices elevados, como Lagoa de Pedras (96 mm), Boa Saúde (89 mm), Santa Maria (86,4 mm) e Monte Alegre (70 mm).

No Leste Potiguar, Ceará-Mirim apareceu entre os maiores acumulados do estado, com 128,2 mm. Macaíba registrou 75,6 mm, enquanto Natal teve volume bem menor, com 22,6 mm.

Em contraste, as chuvas foram irregulares em outras regiões. No Seridó, Currais Novos acumulou apenas 0,3 mm e Acari não registrou precipitação no período.

As informações fazem parte do relatório diário da EMPARN, elaborado com base em dados de estações pluviométricas distribuídas pelo estado e utilizadas para monitoramento climático e planejamento agropecuário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarcísio de Freitas está em Natal

Foto: reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está em Natal.

Ele foi visto neste sábado (7), almoçando no Sal e Brasa, na capital potiguar.

A esposa de Tarcísio, Cristiane Freitas, é potiguar e com certa frequência, visitam Natal.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher é presa ao tentar viajar para Fortaleza com 43 celulares furtados no show de Natanzinho Lima, na Redinha em Natal

Uma mulher foi presa pela Polícia Militar na rodoviária de Natal após tentar embarcar com 43 celulares furtados durante o show do cantor Natanzinho Lima, realizado na Redinha, em Natal.

A polícia foi acionada por uma das vítimas que rastreava o aparelho furtado. Os policiais localizaram a criminosa com o celular de uma das vítimas carregando. Ela foi abordada pelos policiais que de imediato já localizaram 30 aparelhos em uma mochila. Em seguida, foi encontrada uma caixa com outros 13 aparelhos.

A criminosa disse aos policiais que veio de Fortaleza para Natal somente para roubar celulares. Ainda segundo a mulher presa informou à polícia, ela faz parte de um grupo que já estava a caminho de Fortaleza com outros aparelhos também furtados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veículo capota após manobras na praia de Genipabu

Um veículo capotou após realizar manobras na praia de Genipabu neste sábado (7).

Imagens divulgadas pelo Via Certa Natal mostram o carro com as quatro rodas para cima e fumaçando, logo após o acidente, enquanto pessoas tentavam desvirar o carro.

Pelos relatos feitos durante a gravação do vídeo, o carro por pouco não atingiu banhistas.

Opinião dos leitores

  1. O retrato da Esculhanbacão.
    Com certeza tem o apoio do presidente Luizinho nove dedos.
    Virou uma coisa banal.
    É imoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *