
Por Reinaldo Azevedo
Se estiverem certos os peritos que asseveram à Folha que o áudio que registra a conversa entre Joesley Batista e Michel Temer sofreu mais de 50 cortes, estamos falando de dois crimes. Nesse caso, o sr. procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem de ser alvo de um processo de impeachment no Senado. E aproveito para pedir também o de Edson Fachin, ministro do Supremo. Sim, explicarei as duas coisas. Até porque há uma diferença entre mim e “eles”: nunca me descuido da lei.
Fachin declarou que a gravação de Joesley é legal porque, afinal, seu conteúdo foi “ratificado e elucidado” em depoimento. É mesmo? Belo conceito de direito, que legitima a tortura caso se confirme, depois, que a realidade é compatível com a confissão do seviciado. O sol nas bancas de revista enchia Caetano de alegria e preguiça. Fachin só me enche de preguiça.
Insisto: um ministro do Supremo aceitou em juízo um elemento que ele sabe fatalmente ilegal: ou é ilegal porque gravações clandestinas não são aceitas em juízo (a não ser em circunstâncias que não estão dadas) ou é ilegal porque parte de um flagrante forjado.
Aí, algum recalcitrante do MST, amigo de Fachin, poderia dizer: “Ah, mas ele não decidiu com base na gravação, só na delação…”.
É mesmo? Então decidiu que o presidente tem de ser investigado por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça apenas em decorrência de depoimentos que listaram a bagatela de 1.890 políticos? E, pior, o faz asseverando a legalidade de um material que, sem edição, já seria ilegal?
E Janot?
Bem, dizer o quê? A fita foi editada pela Procuradoria-Geral da República ou já chegou cheia de cortes às mãos do Ministério Público Federal?
É aceitável que o chefe do Ministério Público Federal peça a investigação de um presidente sem nem se ocupar em saber se existe ou não fraude no material que a justifica?
“Ah, mas o pedido foi feito com base em depoimentos também…” É? Porque será que Temer merece tanta celeridade quando se compara o caso com o de outros famosos? Com tal rapidez, a Lava Jato estaria bem mais adiantada.
Crimes
Caso se confirme a adulteração, estamos diante de dois crimes — e aí será preciso saber quem os cometeu: a. Falsidade material, prevista nos Artigos 297 e 298 do Código Penal:
Art. 297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro:
Pena – reclusão, de dois a seis anos, e multa.
Artigo 298 – Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.
b. obstrução da Justiça: eis aí! Esta, sim, é verdadeira caso se confirme a edição do material. Afinal, a coisa foi alterada. Quem o fez pretendia o quê? A resposta é óbvia: derrubar o presidente.
Já seria grave se o presidente tivesse sido alvo só de “entrapment”, de uma cilada armada, de um flagrante forjado? Mas, e isto é espantoso, tudo indica que se trata de algo ainda mais grave.
Afirmei nesta quinta que seria necessário investigar a investigação. Confirmados os cortes, é a hora de um duplo impeachment no Senado: de Janot e de Fachin. As consequências de seus respectivos atos, ignorando o devido processo legal, são muito graves.
Ei petistas não é isso não
A delação do ladroes da foi boi foi em abril e a gravação foi no começo de
Março então é uma gravação ilegal deveria prender quem gravou vc Petistas queriam processar o Juiz Sergio Mouro por uma gravação de uma hora após a término da escuta e essaque nem autorizada foi
E o mais importante foi o PT que colocou esse Fachini no STF
Vcs tem a palavra
Pelas seguidas postagens, podemos ver claramente que o amigo BG está seguindo a tendência de alguns veículos da imprensa e tenta desqualificar o conteúdo do áudio que envolve Temer! Não bastasse o absurdo, ainda vem falar em impeachment para Janot e de Fachin!
BG, TEMER É O SEU BANDIDO DE ESTIMAÇÃO? SE OS PETISTAS ADOTAM O LULA, VC CLARAMENTE JÁ DEFINIU O SEU: BG &TEMER, A GENTE VÊ POR AQUI!
Caro Reinaldo, eu concordo que neste caso foi uma formação de quadrilha composta do MP/PF e de uma organização criminosa JBS formada ( Joesley Batista, Caixa Econômica Federal e BNDS), veja que quadro. As instituições do Governo financia a organização criminosa, que rouba, obstrui a justiça, compra 1.800+ políticos, por 10 anos compra os Presidentes Lula e Dilma, avacalha com o sistema financeiro, lucra com tudo isto, e sai como heróis . Uma ação premeditada para destruir um presidente e um pais., mais que isso, usando de Entrapment comandado por órgãos federais, um verdadeiro horror. Minha pergunta é….que mais os militares precisam para intervir e colocar esta casa em ordem. Temos um legislativo comandado por bandidos e ladroes. Um executivo comandado por bandidos e ladroes e o Judiciário corrompido por Magistrados ligados mais a politica do que nos cidadãos brasileiros. Porque o Ministro Edson Fachin acelerou este processo sem o devido cuidado de um Ministro do Supremo, porque ajuda a Lula e ao PT ater uma chance de eleição > Se o presidente cair, seria a oportunidade de LULA. São as famosas dividas…vocês me colocaram aqui, eu ti ajudo. Veja a 2 turma corrupta. É tudo muito claro. E agora que está sendo comprovado que o Entrapment saiu pela culatra, quem deve ser responsabilizado e preso ( os irmãos Batista, o Procurador da Republica, Fachin, o chefe da Policia Federal por participar da armação) enfim, somente os militares ( isto é ) se tiver algum general de coragem, porque os que estão ai são covardes e por sua falta de agir, parecem que estão na coleira e fazem parte da corrupção. Temos de esperar surgir algum líder nas forças armadas de coragem para assumir este pais, ou nosso pais vai continuar nesta lama nojenta.
Numa hora dessas, a chegada da polícia seria bem-vinda.
Esse Reinaldo Azevedo nunca me enganou. Nem ele nem Aécio e Gilmar Mendes.
Ridículo, vamos falar de aecin
Esse texto é do maior babão desses políticos ladroes. Engraçado q qnd era com Lula, Dilma e PT, tudo era permitido, tudo a favor da lei…
Não confiem na leitura desse pseudo jornalista (ele a posição de jornalista para favorecer políticos e ludibriar ouvintes)
Ladrão igual aos outros.
Estamos mesmo no caminho de uma itervenção militar
Já li muita besteira, mas essa daí bate todos os recordes.
Esse jornalista é praticamente o advogado de Temer.