Usuários de redes sociais especializadas como Foursquare e Tumblr postam mais conteúdos, aponta uma pesquisa feita no mês passado nos EUA em conjunto pela Harris Interactive e pelo MyLife. As informações foram publicadas no site eMarketer.
O levantamento mostra que o Foursquare, usado para postar sua localização, é o serviço social com maior taxa de compartilhamento ativo de conteúdo, já que quase metade (44%) dos seus usuários disseram usá-lo para postar fotos ou atualização de status. Já no Facebook, que possui mais de 900 milhões de usuários, essa taxa de compartilhamento ficou em apenas 17%. Outros serviços que ficaram à frente do Facebook nesse quesito foram o Tumblr, com 31% de compartilhamento entre os usuários, e o Twitter, com 18%.
Já o LinkedIn dominou quanto a consumo de conteúdo, com a maioria (68%) dos entrevistados dizendo usar a rede social profissional apenas para observação e leitura sem postar nada de maneira ativa, atividade citada por apenas 10%.
Chamado de “cidade fantasma” recentemente, o Google+ foi apontado por 49% dos entrevistados como um local para observação, com apenas 15% afirmando usar a rede da gigante de buscas para postar conteúdo.
A metodologia do estudo do MyLife, que perguntou aos usuários simplesmente se eles utilizavam a rede social para observar ou postar conteúdo, provavelmente influenciou a posição do Facebook na tabela, já que seus usuários normalmente fazem as duas coisas.
Isso pode ser observado no levantamento mundial da plataforma social JanRain, feito no segundo trimestre deste ano, em que o Facebook aparece como a rede social mais usada para compartilhar conteúdo, com 53%. O Twitter ficou um pouco atrás, com 43%. Ambos foram seguidos de longe pelo LinkedIn, citado por apenas 4% dos entrevistados. O resultado da pesquisa é parecido com o registrado nos primeiros três meses de 2012, quando o Facebook também ficou na liderança, com 54%, seguido pelo Twitter, com 39%, e o LinkedIn, com 3%.
Fonte: Blog Idgnow
Comente aqui