O ex-deputado federal, Wanderley Mariz, de 79 anos, morreu nesta quinta-feira(02) em Natal vítima de complicações do novo coronavírus.
Filho de Dinarte de Medeiros Mariz e Diva Wanderley Mariz. Advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, foi eleito deputado federal pela ARENA em 1974 e 1978 e com o fim do bipartidarismo no Governo João Figueiredo ingressou no PDS e foi reeleito em 1982.
Como integrante da Comissão de Interior da Câmara dos Deputados tratava com frequência das questões relacionadas ao semiárido nordestino. Após deixar o cargo no governo do estado retornou à advocacia e disputou sua última eleição pelo PSDC em 2008 quando perdeu a prefeitura de Caicó para Rivaldo Costa (Partido da República).
Caicó perde um filho ilustre, o Seridó um grande representante q com honestidade e trabalho representou na Câmara Federal. Descanse em paz amigo ao lado do nosso inesquecível senador Dinarte Mariz.
O RN perdeu um grande filho. Vanderley Mariz para além de sua vida pública irretocável, marcada pela honestidade e trabalho, era um amigo ímpar.
Eu pessoalmente perdi um grande amigo. Neste momento de perda deixo meus pêsames à família e, sem palavras para externar os meus sinceros sentimentos, faço minhas as do grande Guimarães Rosa para dizer que homens como Vanderley Mariz “não morrem, ficam encantados …. e se morre é apenas para provar que viveu”
A manifestação “Acorda, Brasil”, convocada por lideranças de direita como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), levou uma multidão neste domingo (1) à Praça da Liberdade, no coração da capital mineira. O protesto teve início às 10h e, por volta das 10h30, imagens mostravam uma grande concentração de pessoas.
Em um dos momentos do ato em Belo Horizonte, a multidão gritava “fora, Moraes”, erguendo cartazes com pedidos de “Fora Lula, Toffoli e Moraes”. O ato em Belo Horizonte é um entre dezenas de outros marcados para a manhã e a tarde em todo o país.
O ato principal está marcado para a avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 14h, com presença confirmada de Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Nikolas, entre outras lideranças. Outras 17 capitais e grandes cidades terão manifestações.
Mahmoud Ahmadinejad, que presidiu o Irã entre 2005 e 2013, morreu em um ataque aéreo atribuído a Israel e aos Estados Unidos, segundo informou neste domingo a Iranian Labor News Agency, ligada ao regime iraniano. A informação também foi confirmada pela DW (Deutsche Welle), mídia alemã.
De acordo com a agência, o bombardeio atingiu a residência do ex-presidente no bairro de Narnak, no nordeste de Teerã, e também matou seguranças que estavam no local. A imprensa iraniana afirmou que o ataque foi realizado com mísseis.
O jornal israelense Maariv relatou que Ahmadinejad estaria em prisão domiciliar no momento da ofensiva e que a ação teve como alvo direto sua casa.
Figura central do programa nuclear iraniano e conhecido pela retórica de confronto com o Ocidente, Ahmadinejad ganhou projeção internacional por declarações antissemitas e pela negação do Holocausto, sendo considerado um dos principais adversários de Israel durante seus dois mandatos.
Ao longo de seu mandato como presidente do Irã, manteve boas relações com o presidente Lula. Ahmadinejad foi recebido por Lula em 2009 no Brasil sob protestos de entidades judaicas e de defesa dos direitos humanos por declarações negando o Holocausto. Na mesma época, Lula também defendeu o direito do Irã de manter um programa nuclear em visita ao país do Oriente Médio.
Um vídeo enviado ao BLOGDOBG faz um alerta sobre o estado crítico no qual se encontra a estrutura de uma ponte na rodovia RN-041, que liga a BR-304 ao município de Santana do Matos, na região do Seridó potiguar.
Segundo relato no vídeo, a situação estrutural se agravou com as últimas chuvas. O homem nas imagens também cobra que as autoridades responsáveis tomem as devidas providências o mais rápido possível para evitar acidentes.
Importante lembrar que, há menos de um ano, em maio de 2025, o Governo do RN informou (veja aqui) ter realizado a “restauração completa da RN-041”, ao custo de quase R$ 19 milhões.
Ingredientes para os camarões:
300g de camarões com o rabinho
30g tempero sabor do mar ou pimenta do reino e sal a gosto
Alho triturado a gosto
400g de farinha panko
250g de farinha de trigo sem fermento
04 ovos
500ml de óleo para a fritura
Modo de preparo:
Coloque o alho em lâminas, a metade da cebola, os tomates e refogue com o azeite de dendê até murchar.
Coloque o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta.
Bata metade das verduras no liquidificador com o molho.
Volte o molho para a panela, engrosse com um pouco de amido de milho e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta.
Tempere os medalhões de peixe com sal, pimenta do reino e limão.
Em um tacho bem quente, coloque um pouco de óleo de soja, e sele todo o peixe dos dois lados. Reserve.
Na mesma panela coloque os camarões para grelhar aos poucos para não juntar água. Reserve.
Em seguida, em fogo baixo, coloque o molho à base de coco, e quando ferver, colocar o restante das verduras, o peixe e os camarões.
Deixe ferver.
Decore com cheiro verde.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 8min
Ingredientes das batatas ao murro:
6 batatas
Azeite e sal a gosto
Modo de preparo:
Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 10min
Ingredientes do arroz de siri:
300g de arroz já cozidos
300g de carne de siri
50g de alho picado
Sal e pimenta a gosto
1 cebola grande picada
200ml de creme de leite ou leite de coco
100ml de azeite
Cheiro verde a gosto
Modo de preparo:
Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 10min
DICA RÁPIDA
CROSTINI DE MACAXEIRA COM CAMARÃO E FONDUE DE QUEIJO MANTEIGA
Ingredientes:
300g de macaxeira
100g de bacon fatiado ou cubos
10g de manteiga da terra
2g de coentro
50g de queijo manteiga
50ml de leite
20g de nata fresca
130g de filé de camarão
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Descasque a macaxeira, corte em pedaços menores e leve pra cozinhar no vapor da cuscuzeira por 20 minutos ou até amolecer completamente e reserve.
Frite o bacon em uma frigideira até dourar, escorra a gordura e reserve.
Misture o queijo com leite e leve pra o fogo até derreter completamente, finalize com a nata e reserve
Montagem: amasse a macaxeira e junte o bacon picado a manteiga, sal e pimenta, misture tudo, espalhe em uma forma baixa, retangular, passe o rolo e leve pra geladeira, depois de frio corte os crostini medindo 5 por 2 centímetros em média, frite em óleo quente a 180. Refogue o camarão na manteiga com sal e pimenta, misture com o fondue de queijo e coentro, monte os camarões com molho sobre o crostini e finalize com brotos de sua preferência e sirva em seguida
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 35min
O papa Leão XIV afirmou estar acompanhando com “profunda preocupação” os acontecimentos após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã e fez um apelo para pôr fim ao que chamou de uma “espiral de violência”.
“Faço um apelo sincero às partes envolvidas para que assumam a responsabilidade moral de interromper a espiral de violência antes que ela se torne um abismo irreparável”, disse o papa.
“Estabilidade e paz não são construídas por meio de ameaças mútuas ou por meio de armas… mas apenas por meio de um diálogo razoável, genuíno e responsável”, afirmou o papa durante seu discurso semanal aos peregrinos na Praça de São Pedro, após a oração deste domingo.
O aiatolá Alireza Arafi foi eleito o líder supremo interino do Irã neste domingo (1º), um dia após a morte do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, informaram agências estatais iranianas.
Arafi ficará à frente do país e foi eleito o chefe do Conselho interino de liderança iraniano, com a tarefa de comandar o processo de escolha de um novo líder supremo.
“O Conselho de Discernimento do Interesse do Estado elegeu o aiatolá Alireza Arafi como membro do conselho interino de liderança”, afirmou o porta-voz do conselho, Mohsen Dehnavi, em uma publicação na rede X.
O conselho interino, que também incluirá o presidente e o chefe do Judiciário, conduzirá o país até que a Assembleia dos Peritos “eleja um líder permanente o mais rápido possível”.
Escolha do líder supremo interino
Arafi foi escolhido como líder supremo interino horas após um grupo com três autoridades de alto escalão terem sido nomeadas para liderar interinamente o Irã. O grupo incluía o presidente Masoud Pezeshkian, o Chefe do Judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, e um dos juristas do Conselho dos Guardiões.
Morte do líder supremo Ali Khamenei
Khamenei foi morto em um bombardeio coordenado entre EUA e Israel contra o complexo presidencial onde ele estava na madrugada de sábado (28), no horário de Brasília. Sua morte foi confirmada pelo Irã apenas horas depois, já no final da noite.
Como o Irã é liderado
Depois que os aiatolás derrubaram a monarquia do Xá Reza Palévi em 1979, o Irã inaugurou um regime teocrático — onde o poder político é exercido por líderes religiosos ou baseado em dogmas de alguma religião.
O mais alto cargo do país se tornou o do Líder Supremo, que concentra os poderes político e religioso. Apenas 2 pessoas ocuparam essa função até o momento: o aiatolá Khomeíni até 1989, e desde então, Ali Khamenei.
Apesar de ter um presidente, o aiatolá é a maior liderança do país. O cargo é determinado por clérigos islâmicos, que são encarregados de selecionar, supervisionar e, se necessário, derrubar o líder.
É função do Líder Supremo:
definir a política externa;
supervisionar o Parlamento;
nomear o comandante da Guarda Revolucionária; e
indica os principais representantes do Judiciário.
E o presidente do Irã?
O presidente do Irã responde basicamente pelas políticas econômicas e outras questões internas.
Ele é escolhido em eleições diretas, mas todos os candidatos precisam ser aprovados pelo Líder Supremo.
Só de um empresário do setor de mineração de Minas Gerais, Janja pessoalmente conseguiu captar R$ 2,5 milhões para que a Acadêmicos de Niterói produzisse o desfile que homenageou o presidente Lula. Mesmo com o aporte financeiro, a escola de samba terminou em último lugar, sendo rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, especialmente pelas notas obtidas nos quesitos fantasias, alegorias e enredo.
A informação sobre o valor captado por Janja é o jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, que ironizou o fato com um questionamento: “Como negar um pedido da primeira-dama para uma causa tão nobre?”
Moradores do Irã foram registrados aplaudindo e comemorando os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos e por Israel contra instalações ligadas ao regime iraniano em Teerã. As imagens e relatos que circulam nas redes sociais indicam manifestações espontâneas de apoio às ações.
Desde o início dos ataques, até a confirmação da morte do então líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, diversas manifestações da população iraniana celebrando a queda do regime foram registradas e divulgadas nas redes sociais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu o Irã neste domingo (1º) contra novos ataques, após a ofensiva dos EUA e de Israel que matou o líder supremo iraniano, Ali Khamenei. Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que, se Teerã avançar, será atingido com “uma força nunca antes vista” e deu o recado: “Melhor que não façam isso”
A ameaça veio após a resposta iraniana aos ataques iniciais de sábado, com o lançamento de centenas de mísseis e drones contra alvos americanos e israelenses, além de países árabes aliados a Washington. O movimento provocou cancelamentos generalizados de voos no Oriente Médio.
As Forças Armadas israelenses informaram que detectaram novos mísseis disparados do Irã neste domingo, com sirenes acionadas no centro do país e alertas para a população buscar abrigo. Explosões também foram registradas em Dubai e Doha pelo segundo dia seguido.
No Bahrein, sirenes foram acionadas e autoridades pediram calma à população. Imagens geolocalizadas mostraram fumaça no aeroporto de Erbil, no norte do Iraque, onde também foram ouvidas explosões.
Teerã afirmou que os ataques a países vizinhos são retaliação direta às ofensivas dos EUA e de Israel e reiterou que continuará mirando bases americanas na região.
Parabéns Donald Trump, até os Iranianos que a décadas são reprimidos e mortos estão aplaudindo a operação contra o regime dos aiatolá, aí aparece um PeTralha sem noção, não conhece nada do sofrimento dessa nação para bufxx besteiras.
O professor, advogado e ex-juiz Samer Agi fez duras críticas à postura do governo Lula em defender o regime iraniano sob o pretexto de defender soberanias, assim como fez recentemente após a operação dos EUA na Venezuela que terminou com a captura e prisão do ditador Nicolás Maduro.
Samer disse que a soberania é popular. E assim como aconteceu na Venezuela após a prisão de Maduro, a população do Irã foi às ruas e comemorou o fim da era sob o regime do aiatolá Ali Khamenei.
Em publicação no Instagram, Samer ressaltou ainda que não precisa admirar Trump ou Netanyahu para celebrar a queda de um regime que ‘esmaga mulheres, liberades e dignidades.
Leia a íntegra da publicação de Samer Agi:
É a segunda vez, em 2026, que o governo brasileiro defende ditadores sob o pretexto de defender soberanias.
A soberania é popular. E os iranianos, em festa, nos mostram que eles se sentem um pouco mais soberanos agora.
Eu não preciso admirar Trump para comemorar a queda de um regime que esmaga mulheres, liberdades e dignidades.
Nem aplaudir Netanyahu para aplaudir a impossibilidade de uma bomba por um país que tem a missão de destruir outro.
Deixar um povo ser esmagado em nome da soberania não é respeito a um Estado, mas convivência com o crime.
Aos governistas, deixo sugestão: se não puderem elogiar a queda de um homem mau, calem-se. Os brasileiros de bem agradecem.
Caicó perde um filho ilustre, o Seridó um grande representante q com honestidade e trabalho representou na Câmara Federal. Descanse em paz amigo ao lado do nosso inesquecível senador Dinarte Mariz.
Pense em um rapaz de sorte, nasceu filho de Dinarte Mariz. Deve ter passado muita necessidade nessa viva, Vá com Deus amigo.
Uma grande perda , fez parte da história do RN, nossos sentimentos aos familiares.
O RN perdeu um grande filho. Vanderley Mariz para além de sua vida pública irretocável, marcada pela honestidade e trabalho, era um amigo ímpar.
Eu pessoalmente perdi um grande amigo. Neste momento de perda deixo meus pêsames à família e, sem palavras para externar os meus sinceros sentimentos, faço minhas as do grande Guimarães Rosa para dizer que homens como Vanderley Mariz “não morrem, ficam encantados …. e se morre é apenas para provar que viveu”
Vá com Deus amigo.