Política

Vejam pesquisas IBOPE de Minas, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do SUL

MINAS GERAIS

O candidato do PSDB ao governo de Minas GeraisAntonio Anastasia, oscilou dois pontos porcentuais para cima e hoje tem 35% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27. Já o atual governador, Fernando Pimentel, que tenta a reeleição pelo PT, oscilou um ponto para baixo e chegou a 21%.

A comparação é com a pesquisa divulgada no dia 17 de setembro. Nos últimos 10 dias, a diferença entre os dois subiu de 11 para 14 pontos porcentuais. Em um eventual segundo turno, Anastasia venceria a disputa Pimentel por 43% a 26%.

O postulante do partido Novo, Romeu Zema, se manteve na terceira colocação, com 8% das intenções de voto, um ponto a mais que em relação à última pesquisa. Já Adalclever Lopes, do MDB, ficou na quinta posição, estagnado com 3%, seguido por João Batista Mares Guia, com 2%.

Dirlene Marques, do PSOL, Claudiney Dulim, do Avante, e Jornado Metalúrgico, do PSTU, tiveram um 1%. Segundo o Ibope, 17% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão, e 10% disseram que não sabem em quem votarão.

A pesquisa Ibope também indicou que Fernando Pimentel segue como o candidato com maior índice de rejeição, 36%, enquanto Anastasia tem 20%. Além disso, 48% dos entrevistados disseram que a gestão do petista é “péssima” ou “ruim”.

DISTRITO FEDERAL

A candidata Eliana Pedrosa (Pros) se manteve na liderança numérica na disputa ao governo do Distrito Federal, segundo pesquisa Ibope divulgada há pouco. A intenção de voto nela passou de 22% para 21%.

Tecnicamente empatado com Eliana, considerando-se a margem de erro de três pontos porcentuais, Ibaneis (MDB) cresceu em duas semanas de 9% para 20%. Alberto Fraga (DEM) oscilou negativamente de 14% para 11% e o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB) manteve os 11% do levantamento anterior.

Rogério Rosso (PSD) foi de 10% para 11%, enquanto o general Paulo Chagas oscilou de 5% para 3%. Miragaya (PT) manteve os 3% da pesquisa passada e Alexandre Guerra (Novo) passou de 3% para 2%.

Fátima Sousa (PSOL) e Renan Rosa (PCO) mantiveram 1% cada, enquanto Guillen (PSTU) não pontuou em nenhum dos dois levantamentos.

O total de brancos e nulos foi de 13% para 11%, enquanto os que não souberam ou não opinaram caiu de 8% para 4%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e foi feita com 1.512 eleitores entre 24 e 26 de setembro. O registro no TRE é o DF-04914/2018 e no TSE é o BR-00814/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%.

PARANÁ

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27, a terceira desde o início da campanha das eleições 2018, mostra que o candidato Ratinho Junior (PSD) continua favorito na disputa pelo governo do Paraná, com 44% das intenções de voto. Ele oscilou positivamente dentro da margem de erro de três pontos porcentuais, na comparação em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no início do mês, em que estava com 42%. Na primeira pesquisa, de 22 de agosto, Ratinho era citado por 33% dos eleitores.

Os dois candidatos que aparecem na sequência subiram quatro pontos porcentuais, cada um, nas citações dos eleitores em relação ao último levantamento: a governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) tinha 13% e agora tem 17%; e o deputado federal João Arruda (MDB) passou de 6% para 10%. Na pesquisa de agosto, Cida tinha 15%, e Arruda, 5%.

Dr. Rosinha (PT) aparece em quarto lugar no último levantamento, com 6% das intenções de voto. Ele tinha 4% na pesquisa anterior, e 3% na divulgada em agosto.

Na sequência do levantamento aparecem Ogier Buchi (PSL), com 2%; e Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardo (REDE), todos com 1% cada um. Geonísio Marinho (PRTB) não pontuou.

O Ibope também detectou que diminuiu o porcentual de eleitores paranaenses que estão em dúvida ou votariam em branco ou nulo para o cargo de governador do Estado, em relação ao levantamento anterior do instituto. No início do mês, brancos e nulos somaram 16% e agora representam 9% dos eleitores. Não souberam ou não opinaram eram 14% e agora somam 9% das declarações.

RIO GRANDE DO SUL

Pesquisa Ibope de intenção de votos para o governo gaúcho nas eleições 2018 divulgada nesta quinta-feira, 27, aponta que Eduardo Leite (PSDB) ultrapassou numericamente, pela primeira vez, o candidato à reeleição, José Ivo Sartori(MDB), na liderança. Ambos, contudo, continuam empatados tecnicamente.

Leite tem agora 30% das intenções de voto, aumento de 4 pontos com relação ao último levantamento, divulgado em 21 de setembro. Sartori está com 29%, oscilando 2 pontos para baixo desde a última pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos.

Miguel Rossetto (PT) estacionou nos mesmos 12% das duas pesquisas anteriores. Jairo Jorge (PDT) tinha 6% e agora está com 8%, oscilando dentro da margem de erro. Júlio Flores (PSTU), Roberto Robaina (PSOL) e Mateus Bandeira (Novo) permaneceram com 1%. Paulo de Oliveira (PCO) também tem 1%. Brancos e nulos são 9%, não sabe ou não respondeu, 8%.

ESTADÃO CONTEÚDO

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aeroporto de Porto Alegre tem atividades suspensa pelo menos até de 30/05

Foto: Reprodução

A concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre (RS), Fraport, informou, nesta segunda, 6, que as atividades de pousos e decolagens estão suspensas por tempo indeterminado.

A empresa orienta aos passageiros que tiverem voos programados com origem ou destino a Porto Alegre que procurem as companhias aéreas para obter informações adicionais.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) as empresas associadas à entidade “cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso”. “Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.”

A entidade acrescenta que os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, “mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado”.

Confira a nota na íntegra:

“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/05, que trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações.

Pedimos aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.”

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Serviço gratuito de mamografia chega ao bairro de Nossa Senhora de Nazaré

Foto: SMS

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, oferece, de forma itinerante, exames de mamografia gratuitos em diversas Unidades de Saúde do município durante todo o ano. Os exames são realizados pelo prestador Grupo Reviver e têm como intenção a descoberta precoce do câncer de mama nas moradoras do município. Nesta semana, de 6 a 10 de maio, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Nazaré, localizada na Rua Rubens Mariz, 744, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.

O atendimento acontece das 7h30 às 16h30. Mulheres com idade a partir de 40 anos podem procurar o local apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não precisa de solicitação de exame para receber o atendimento.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente nas mulheres (depois do de pele não melanoma), com a previsão de 74 mil novos casos por ano até 2025 no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda a mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, mesmo sem a presença de sintomas. A doença tem cura se detectada a tempo, por isso o diagnóstico precoce é importante para o êxito no tratamento.

Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

VÍDEO: Preso por roubar carro, homem ironiza vezes que passou impune: “Nunca foi sorte, sempre foi Deus”

Vídeo: Reprodução/Youtube

Homem foi preso nesta segunda-feira (6), após roubar um carro em Nova Parnamirim e ser perseguido por policiais militares do 3º BPM até a BR-304, ainda em Parnamirim. O veículo tinha um rastreador e isso foi decisivo para que a PM conseguisse localizá-lo.

O que chamou a atenção foi a entrevista do preso, com ele descendo da caçamba da caminhonete da PM. Abordado pelo repórter Jeferson Nascimento, ele afirmou: “Não quero saber. Fala com meu advogado”.

Depois, ainda ironizou quando questionado se, desta vez, faltou sorte: “nunca foi sorte, sempre foi Deus”.

Fonte: 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Madonna faz doação de R$ 10 milhões às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

A cantora Madonna fez uma doação milionária para ajudar ao povo do Rio Grande do Sul que sofre com os efeitos das chuvas intensas que atingiram várias cidades do estado. Sem fazer alarde, a diva doou R$ 10 milhões.

A informação inicial sobre a doação foi publicada pelo Correio Braziliense.

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram mais de 880 mil pessoas em 345 municípios. Elas precisaram abandonar suas casas por conta das enchentes e alagamentos. A população está sem água potável e sem energia elétrica.

No último sábado (4), Madonna fez um show histórico na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, encerrando sua turnê ‘The Celebration Tour’, em comemoração aos 40 anos de carreira da artista.

Em apresentação gratuita para 1,6 milhão de pessoas, o show custou quase R$ 60 milhões, dos quais R$ o governo e a prefeitura do Rio de Janeiro entraram com cerca de R$ 10 milhões.

O faturamento da cantora no show foi de aproximadamente R$ 17 milhões. O governo do Rio estima que o retorno financeiro da apresentação de Madonna foi de R$ 300 milhões.

Fonte: ClickPB

Opinião dos leitores

  1. Alguém se Messias fez alguma doação do pix de 17 milhões? Talvez ele devesse ir ofertar serviços de táxi aquático com o seu porte de atleta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Com ingressos a partir de R$ 50, Ivete Sangalo apresentará nova turnê em Natal

Imagem: Reprodução

O povo pediu, ‘mainha’ acatou! A tão esperada turnê “A Festa”, que acontece no dia 31 de agosto, na Arena das Dunas, tem ingressos a partir de R$ 50. O novo lote, que já está sendo comercializado, traz os setores de arquibancadas.

Até então, os potiguares tiveram a oportunidade de adquirir as entradas para show de Veveta apenas na pré-venda – que tinha número limitado e com áreas demarcadas em setores especiais e vantagens exclusivas.

A turnê “A Festa” marca a comemoração dos 30 anos de carreira da cantora baiana. Além de Natal, a cantora baiana levará sua megaestrutura musical para outras 29 cidades do Brasil. A realização do show na capital potiguar é da 30e e a produção local é da Viva Promoções.

No final de 2023, o Esquenta Ivete 3.0 deu início às comemorações com um show no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que fez jus à grandiosidade de Veveta: contou com a maior estrutura já construída para um artista brasileiro e reuniu 60 mil “zamuris” para comemorar três décadas de sucesso.

A apresentação contou com um corpo de balé de 30 dançarinos, entradas e efeitos especiais, além de um setlist que revisitou todos os sucessos que a cantora consolidou em sua trajetória – desde os mais antigos – como “Abalou”, “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, “Arerê” – até os mais recentes, como “Cria da Ivete”, “Rua da Saudade”, “Gigante” e o sucesso “Macetando”.

Os ingressos estão à venda na loja Jorge Bischoff, no piso L2 do Natal Shopping, no site www.turneafesta.com.br e também na Eventim https://www.eventim.com.br/event/ivete-sangalo-3-0-a-festa-arena-das-dunas-18241230

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Motorista de caminhão atropela dois motociclistas no interior do RN

Imagens: Assú Notícia

Um caminhão atropelou dois motociclistas na RN-016, em Assu, na manhã desta segunda-feira (6). Imagens da câmera de segurança de um estabelecimento comercial registraram o acidente.

Um dos motociclistas foi atingido em cheio e arrastado pelo caminhão. Ele foi socorrido com fraturas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Assu e, em seguida, transferido para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

De acordo com familiares, ele tem 42 anos, é entregador e estava indo para o trabalho no momento do acidente.

O outro motociclista atingido pelo caminhão não ficou ferido.

Fonte: G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital Walfredo Gurgel atendeu mais de 2 mil acidentados de moto de fevereiro a abril deste ano

Foto: Sesap / Reprodução

Referência para a Região Metropolitana de Natal e parte do interior do Estado para atendimento a acidentes de trânsito, o Hospital Walfredo Gurgel registrou, entre fevereiro e abril, 2.164 atendimentos a casos envolvendo motociclistas. O recorde foi o mês de março, com 765 atendimentos.

Pela média, no mês de março, um acidentado deu entrada no hospital a cada hora.

Nesta segunda-feira (6), para frear o aumento nos índices, foi lançada a campanha Maio Amarelo.

O dado de março apurado pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar da unidade é o recorde histórico dos últimos três anos, quando o dado passou a ser melhor detalhado. O levantamento ainda indica que a grande parte dos atendimentos são provenientes da Região Metropolitana, sendo 37,89% dos acidentes ocorridos na capital, com destaque para os bairros de Lagoa Nova, Potengi e Alecrim, seguida de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.

No âmbito geral, vítimas de acidente de moto são a segunda maior demanda do Walfredo Gurgel, ficando atrás apenas de queda da própria altura. Dos casos totais, 709 pessoas, ou 32,76%, foram internadas no Walfredo após o primeiro atendimento de urgência, com uma média de cinco dias de permanência.

A maior incidência de problemas envolve fratura na perna, seguida de traumatismo craniano e fraturas no antebraço, no pé e no ombro/braço. Quase 60% dos pacientes atendidos no Walfredo por acidente de moto estão entre 21 e 40 anos, ou seja, em plena idade econômica ativa. Outros 10% têm entre 16 e 20 anos, enquanto 15% configuram-se na faixa de 41 a 50 anos.

Desde 2021, o acompanhamento dos dados de atendimento a acidentes de moto no Walfredo Gurgel apresenta um crescimento sustentado, saindo de uma média mensal de 598 naquele ano para 700 em 2023.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 83 o número de mortos após enchentes que atingem o RS

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (6). São investigadas outras mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas. O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado.

A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta.

Imagens feitas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e obtidas com exclusividade pelo g1 mostram uma visão em escala do antes e depois da maior tragédia do Rio Grande do Sul.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (6), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Campanha Maio Amarelo é lançada no RN com alerta sobre prevenção de acidentes de trânsito

Foto: Sesap / Reprodução

Foi lançado nesta segunda-feira (6) no Rio Grande do Norte o Maio Amarelo, uma campanha com o objetivo de alertar os motoristas sobre medidas que podem ser adotadas para evitar acidentes de trânsito.

Para marcar o início da campanha, um ato aconteceu no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade para atendimento de traumas no Estado. A campanha é organizada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Prefeitura do Natal.

O movimento instalou o laço amarelo, sua principal marca, na entrada do pronto-socorro e realizou um momento educativo com pacientes e acompanhantes.

“Esse laço representa a união que precisamos ter a respeito desse tema. Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes, principalmente em motocicletas. O Walfredo e todas as outras portas de atendimento vivem sob pressão constante. Por isso, precisamos cada vez mais conscientizar e fiscalizar”, disse Lyane Ramalho, secretária de Saúde do Estado.

Como preparativo para o Maio Amarelo, as autoridades de trânsito vêm realizando blitzen integradas em várias regiões do Estado. Ao longo do mês, ações educativas acontecerão em cidades que possuem emergência ortopédica, como Mossoró, Caicó, Assú e Pau dos Ferros.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

LULA sanciona marco legal dos jogos eletrônicos com um veto; entenda

Foto: Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, com um veto, o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. O chamado PL dos Games era uma demanda dos desenvolvedores de jogos eletrônicos para garantir mais segurança jurídica para investimentos no setor.

Alguns dos benefícios incluídos na lei já estavam em decretos, por exemplo, o que causava receio justamente por poderem acabar a qualquer momento se fosse de interesse do Poder Executivo.

“O Brasil é hoje o maior consumidor de games da América Latina, tem um crescimento maior do que outras linguagens no campo da indústria do entretenimento. Aqui, também temos um perfil majoritário de mulheres consumidoras e isso precisa ser espelhado no campo da produção, que haja mais diversidade também nos que produzem esses jogos. Além disso, os games também podem contribuir para a formação dessa juventude como cidadãos plenos, agentes de criação de um novo imaginário de país”, ressaltou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, em nota na última sexta-feira, 3.

De acordo com despacho no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Lula vetou o trecho da lei que concedia um abatimento de 70% no imposto de renda incidente nas remessas ao exterior de remunerações oriundas da exploração de jogos eletrônicos ou de licenciamentos decorrentes de jogos eletrônicos no País, desde que os recursos fossem investidos no desenvolvimento de projetos de produção ou de coprodução de jogos eletrônicos brasileiros independentes.

O planalto justificou o veto alegando que a proposição legislativa criaria renúncia de receita sem a apresentação da correspondente estimativa do impacto orçamentário, sem instituir medidas de compensação, sem prever prazo máximo de vigência de cinco anos e sem apresentar demonstrativo do impacto orçamentário e financeiro para os exercícios financeiros de 2024, 2025 e 2026.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *