Imagens: Divulgação/Neoenergia Cosern
O RN registrou 65 mil descargas atmosféricas entre janeiro e abril de 2026, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Climatempo. O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a distribuidora, no mesmo período foram registradas 3.144 ocorrências no sistema elétrico provocadas por raios, um crescimento de 40% na comparação anual.
Mesmo com o aumento das descargas atmosféricas, o impacto sobre os consumidores caiu 14,3%, totalizando 178 mil unidades afetadas por interrupções no fornecimento de energia.
Segundo Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, o resultado está relacionado a investimentos no reforço da rede elétrica, com ampliação da instalação de para-raios e uso de equipamentos telecomandados, que ajudam a identificar falhas com mais rapidez e reduzir o tempo de restabelecimento.
Cidades mais atingidas
Os dados apontam maior concentração de raios nas regiões Oeste, Seridó e Alto Oeste potiguar. Os municípios com maior número de descargas foram:
- Apodi (3.616)
- Mossoró (3.223)
- Caraúbas (2.972)
- Caicó (2.877)
- Governador Dix-sept Rosado (2.747)
- Campo Grande (2.731)
- Assú (2.414)
- Upanema (2.356)
- Serra Negra do Norte (1.666)
- Santana do Matos (1.462)
Segundo Burgos, essas regiões concentram redes elétricas mais extensas e áreas abertas, o que aumenta a exposição às descargas atmosféricas.
Apesar do aumento expressivo no número de raios, a empresa destaca que houve melhora na capacidade de resposta do sistema elétrico, com redução no impacto direto sobre os consumidores e maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de interrupção.
Até que enfim a lei sendo cumprida sem distinção de classe social, parentesco e afinidades políticas !!!!
Esta lei seca é uma das coisas boas que fizeram ultimamente, tem salvado muitas vidas.
E não ser pego nela e facílimo, basta apenas soprar o barômetro e ir embora estando com o valores tudo ok!!!
Henrique, para não ser pego a blitz basta apenas soprar o bafometro e ir embora estando com os VALORES tudo ok?????
Estamos falando da Lei Seca ou da Mão Molhada?
No xadrez da política NA segurança tudo indica que o rei sairá candidato. O bispo preto, que faz pouco e só anda de lado, quer ocupar sua casa. Já o cavalo branco, querendo ocupar aquela vaga aberta pela saída do bispo, tem que mostrar serviço, aparecer de alguma forma. Resolvendo isso eis que surge a torre branca, que sem saber ou fingindo não saber, não é mais que um peão.
Se tudo der certo, todos ficarão felizes pelo menos até dezembro. Caso contrário restará de prêmio consolação o BBB15. Isso tudo se dará na França, aguardem.
Só um comentário acerca da abordagem! A Lei Seca é Legal, mas as nossas Leis têm de ser respeitada. O direito de expressão é constitucional: "não querer ninguém falando é abuso de autoridade!" A polícia é para manter a ordem e não para impor a ordem sem respeitar o direito de outrem! Se alguém fizer desordem com a voz, que se puna! São por essas atitudes que acho que temos policiais autoritários. Deveríamos treinar melhor a nossa polícia!
Tem que prender mesmo!
uma coisa não tem nada haver com a outra, uma coisa é a lei seca, outra coisa é a violência urbana . todas os crimes devem ser coibidos seja dirigir embriagado, poluição sonora ou qualquer outro crime, então não têm desculpa.
Caro, Carlos. Eu faço das suas palavras às minhas…. Não significa que um ERRO seja pago com outro!!! Quem assistiu o vídeo, viu o EXCESSO de ABUSO por parte do então XERIFE, tenente Stivsson. Ele chegou ao ponto de MANDAR o povo calar à boca e se estivesse com SEDE tomasse o SUOR. Altamente desnecessário à forma que ele se dirige ao pessoal que foram autuados. Eles, estão errados!!! Que paguem pelo erro que cometeram, mas não sou obrigados à passar por HUMILHAÇÃO e nem ser tratados com TRUCULÊNCIA. Eu acho que existiu, ABUSO e TRUCULÊNCIA desnecessária por parte desse cidadão, que está se achando o dono do Mundo. Humildade, não faz MAL à ninguém TENENTE….. Deixo à minha INDIGNAÇÃO!!!!! e que o COMANDANTE ou que à CORREGEDORIA assista ao vídeo e tire as suas conclusões.
Infizmente caro blogueiro esse país não tem jeito a policia apenas enchuga gelo, e o senhor Carlos uma cerveja não vai dar 033 no teste do bafômetro nao, menor que isso tem a carteira apreendida por uma semana e multa não vai pra DP.
Defender acusando é o mais reles do argumentos. E ainda misturou alhos com bugalhos. Como não diria Shakespeare: uma coisa é uma coisa, outra coisa é ouuuutra coisa. Essa é uma das obrigações dos militares, que estão exercendo sua função. E é bom sempre lembrar: está na lei, cara-pálida. Não sou militar nem morro de amores pela eficiência da polícia. Agora, na hora em que se quer fazer alguma coisa, vem esse tipo de comentário estapafúrdio. E não se engane: os que foram pegos são os mesmos que cobram ações enérgicas e presença constante da polícia. Vá entender!…
EU quero ver se esse tenente Stiversson eh bom se o comando colocar ele na periferia prendendo BANDIDOS, ora prender CIDADAO DE BEM (teste de bafometro) eh muito facil. Quero que ele mostre serviço com BANDIDOS!!!
A lei é correta, mais os assaltos matam mais que acidentes de trânsito por embriaguez, ou não embriaguez, porque com um copo de cerveja ou até um listerine ninguém vai sair batendo e matando por aí, os excessos sim, punir com o rigor da lei, prender mesmo, mais, latrocínio, estrupo, tráfico e outros crimes, não rendem multas, que ninguém sabe pra onde vai… ou melhor, todos sabem, por isso o interesse em multar e humilhar, o único motivo é DINHEIRO, ou alguém está achando que é pra proteger a população? Só um idiota, revoltado ou conivente(beneficiado) que pode acreditar nisso!
Assino embaixo, Carlos! Todo final de semana, enquanto o aparato policial está mobilizado para flagrar incautos cidadãos, os bandidos atuam livremente!
não existe isso não, se beber não dirija e ponto final, não podemos frear os assaltos vamos pelo menos tirar e multar esses irresponsáveis que acham que podem beber e dirigir! eu já vi vários acidentes calados por alcoolismo por isso sou a favor da lei seca! se quer beber pegue um táxi ou corra o risco de pagar uma boa multa por sua imprudência
Concordo plenamente. É a indústria da multa, grande negócio.