O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se for derrotado ano que vem, deixar o governo e “qualquer coisa” voltar a governar o país, o Brasil voltará ao mapa da fome. Durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lula chorou e afirmou que presidente que deixar a população passando fome deve ser “decapitado”.
Lula chora ao participar de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar
— Se deixar o governo e entrar uma coisa qualquer nesse país, fome volta. Num governo que tiver alguém passando fome, tem que decapitar o presidente.
Lula e Trump
Mais cedo, Lula afirmou que vai ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para convidá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 30 (COP 30) que será realizada em Belém, em novembro, e não para tratar do tarifaço imposto ao Brasil. Desde anúncio das sobretaxas americanas sobre produtos brasileiros, há expectativa de uma ligação entre Trump e Lula. Na última sexta-feira, Trump afirmou que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.
— Não vou ligar para o Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), que vou ligar para convidá-lo para vir pra COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática, vou ligar para ele, para Xi Jinping (presidente da China), para o Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia) — afirmou.
Ao discursar na reunião do Conselhão no Palácio Itamaraty, Lula afirmou ainda o presidente dos Estados Unidos se equivocou na forma como anunciou o tarifaço contra a importação de produtos brasileiros. Lula citou que Trump poderia ter ligado para ele ou para o vice-presidente Geraldo Alckmin para conversar. O petista citou ainda que ninguém pode dar a ele “ligação de negociação”.
Determinada pelo presidente dos Estados Unidos, a sanção tarifária de 50% sobre os produtos brasileiros teve, em outras justificativas, o julgamento de Bolsonaro pela trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Na visão de Lula, esse pretexto é “eleitoral”:
— Nesse mundo ninguém me dá lição de negociação. Já lidei com muitos magnatas no mundo — afirmou — O presidente dos Estados Unidos poderia ter pegado telefone, ligado pra mim, para Alckmin, estaríamos aptos a negociar. O pretexto da carta, da taxação, não é nem político, é eleitoral — disse durante sua fala na reunião do Conselhão.
Lula afirmou que o mundo não vai dar certo “se perdermos o respeito à soberania” ao citar o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Lula disse que o multilateralismo foi “a melhor coisa criada depois da Segunda Guerra”. Acrescentou que o multilateralismo foi destruído para que as negociações passassem a ser feitas individualmente entre os países.
— Não é possível o mundo dar certo se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade do respeito à soberania, à integridade territorial, à Suprema Corte dos países, ao Poder Judiciário como um todo, ao funcionamento do Congresso Nacional. Se nós passarmos a dar palpite sobre o que acontece nos outros países, nós estamos ferindo uma palavra mágica chamada soberania, que é o que faz a gente lutar e defender o nosso país — afirmou.
O Globo
Só tem ladrão!
Brasil mostra tua cara !!!kkkl
Renan é um dos maiores e piores CANALHAS e Vagabundo, LADRÃO DO BARSIL. SÓ PERDE PARA O LADRÃO MOR DE 9 DEDOS. ERA PARA ESTAR PRESO.
Esse coronel das Alagoas renunciou na epoca para nao ser cassado.Pagava a amante e a filha com a amante com dinheiro publico.
Vergonha mundial.
Bando de vagabundos gastando dinheiro público com essa palhaçada de CPI.
#CPIDaCanalhice
Que desfavor esse Renan “Ladrao, Vagabundo e Picareta” Calheiros faz a nossa nação, que país triste esse em que vivemos, onde essa corja se da bem, e quem realmente trabalha de forma honesta só se prejudica, olhe a qualidade de parlamentares que nos representam, vergonha!!!
Um circo de picaretas e vagabundos, são os adjetivos certos para esses palhaços.
Quem vai pagar essa conta dessa CPI que nao quer investigar nada, somente perseguir quem trabalha sério? Quem vai pagar as despesas milionárias para perseguir alguns? Quem?
Esse Renan Calheiros deveria ser preso, por tara falcatrua e mentiras.
A cachorrada nessa CPI é grande, esses senadores se acusam uns aos outros, pois a grande maioria possuem processos no STJ ou STF por roubo e desvio de dinheiro público e propinas pagas por construtoras. Pense num cabaré grande. Esse Renan Calheiros é o campeão de processos e ainda pousa de honesto, verdadeiro crapula da política partidária.
Lembrando que são essas pessoas que no final…. no final mesmo o que gente ?
Renan, Aziz, Randolfe o bode de PE todos estão de olho no futuro. Sobra parcialidade nesta CPI. Nosso país é um anto de péssimos políticos.
O senador Jorginho botou o Renan no seu devido lugar.
O Jorginho não mentiu
O grande Senador Jorginho me representa, já tinha passado da hora de Renanzinho levar umas kkkkkk melhor dia da CPI!!!!
Isso é o que acaba acontecendo quando se forma uma CPI recheadas de corruptos a conduzindo.
Abstinência do dinheiro público tá fazendo mau a Renan. Incrível como a população não percebe qual a principal direção dessa CPI. O povo merece, ainda tem gente querendo o maior ladrão de volta. Incrível…
Esse é o retrato dessa digníssima CPI! Renan Calheiros cantando de galo. O povo não merece isso!
Alguém me fale pra quê serve essa CPI ? Comitê dos Picaretas Investigados…