Imagens: Divulgação/Neoenergia Cosern
O RN registrou 65 mil descargas atmosféricas entre janeiro e abril de 2026, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Climatempo. O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a distribuidora, no mesmo período foram registradas 3.144 ocorrências no sistema elétrico provocadas por raios, um crescimento de 40% na comparação anual.
Mesmo com o aumento das descargas atmosféricas, o impacto sobre os consumidores caiu 14,3%, totalizando 178 mil unidades afetadas por interrupções no fornecimento de energia.
Segundo Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, o resultado está relacionado a investimentos no reforço da rede elétrica, com ampliação da instalação de para-raios e uso de equipamentos telecomandados, que ajudam a identificar falhas com mais rapidez e reduzir o tempo de restabelecimento.
Cidades mais atingidas
Os dados apontam maior concentração de raios nas regiões Oeste, Seridó e Alto Oeste potiguar. Os municípios com maior número de descargas foram:
- Apodi (3.616)
- Mossoró (3.223)
- Caraúbas (2.972)
- Caicó (2.877)
- Governador Dix-sept Rosado (2.747)
- Campo Grande (2.731)
- Assú (2.414)
- Upanema (2.356)
- Serra Negra do Norte (1.666)
- Santana do Matos (1.462)
Segundo Burgos, essas regiões concentram redes elétricas mais extensas e áreas abertas, o que aumenta a exposição às descargas atmosféricas.
Apesar do aumento expressivo no número de raios, a empresa destaca que houve melhora na capacidade de resposta do sistema elétrico, com redução no impacto direto sobre os consumidores e maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de interrupção.
Múúúuú Paulo continuou mugindo.
Múúúuú Múúúuú
Me engana que eu gosto.kkk
No desgoverno lulopetista, as facções tomaram conta do nordeste.
O nordeste antigamente era uma região pacífica .
Você podia conversar na calçada.
650 mil homicídios entre 2003 e 2016.
Isso é ser bom para o social?
Bolsonaro neles!!!
PT acabou com o Brasil.
Isso é verdade.
Drogas hoje em dia, é igual a Coca Cola, se encontra em todos os lugares, graças a esse vagabundo, chamado Lula da Silva.
A rigor nós últimos 30 anos, o País se aparelhou de politicos e autoridades safadas dentro de tudo que é órgão e repartição pública.
Vejam por exemplo, o naipe de alguns dos ministros da suprema corte, STF.