Cidades

VÍDEO: Leitora expõe transtornos causados por infiltração em prédio novo; construtora responde realizando reparo

por Dinarte Assunção

Uma leitora enviou ao blog o registro em vídeo da situação pela qual está passando no apartamento que comprou à construtora IG Potiguar. Nas imagens, ela mostra que as chuvas fizeram abrir parte do forro do teto, obrigando-a a colocar recipientes e panos em sua casa para aparar a água.

Em nota, a IG Potiguar informou ter ciência do problema e que não se negou a prestar o devido atendimento.

O imóvel em questão é do Residencial Planalto Dream. A leitora reclama que ele está nas condições do vídeo acima mesmo tendo pouco tempo da aquisição, de dois anos.

“A toalha que coloquei está toda molhada. daqui a pouco aqui vai ficar intransitável”, diz ela no vídeo. Em mensagens ao blog, ela ainda reclamou estar sem energia elétrica.

Ainda de acordo com o relato, no meio da semana, para tentar solucionar a situação, uma equipe foi enviada ao local, mas a solução foi colocar sacos sobre a laje para evitar a infiltração.

A leitora também enviou conversa com representante da IG Pogituar em que a construtora estava disponibilizando recipientes para ela colocar dentro de casa e aparar a água.

Outro lado

A IG Potiguar enviou nota esclarecendo que foi notificada do ocorrido na quarta-feira (14) e mandou equipe para averiguar a situação. Acrescentou que as chuvas dos últimos dias dificultou a realização dos reparos em tempo mais hábil.

“Verificou-se a causa da infiltração, porém, o reparo definitivo exige colaboração do clima. É necessário que cessem as chuvas, o substrato esteja seco e o tempo sem previsão de chuva, para que possamos executar o serviço e a chuva não atrapalhe a execução e finalização do serviço. Sobre o clima não temos domínio, temos realmente que aguardar as condições favoráveis, pois se trata de um local aberto”, explicou a construtora.

Sobre a falta de luz, a IG explicou que por questões de segurança precisou restringir o uso apenas da luminária da cozinha.

Por fim, a construtora ainda enviou imagens de seus funcionários realizando os reparos na manhã deste sábado, conforme se vê abaixo no registro, seguido pela íntegra da nota:

 

Nota

Prezado, quanto à denuncia, salientamos que:

1- A IG Potiguar tem ciência do problema apresentado, que se iniciou na ultima quarta-feira (14/02) e intensificou-se com as fortes chuvas que assolam Natal desde então.

2- Vale ressaltar que, em nenhum momento a construtora se negou a prestar o atendimento necessário, ou se eximiu de qualquer responsabilidade. Fomos comunicados do ocorrido na quarta-feira às 13:00hrs, e às 13:30hrs estávamos com uma equipe no local para averiguar a demanda.

3- A denunciante mora no ultimo pavimento habitado de um dos blocos do empreendimento, acima da unidade dela há a laje de cobertura e o telhado.

4- Verificou-se a causa da infiltração, porém, o reparo definitivo exige colaboração do clima. É necessário que cessem as chuvas, o substrato esteja seco e o tempo sem previsão de chuva, para que possamos executar o serviço e a chuva não atrapalhe a execução e finalização do serviço. Sobre o clima não temos domínio, temos realmente que aguardar as condições favoráveis, pois se trata de um local aberto.

5- A todo o momento mantivemos contato com a cliente para explicar a situação e deixa-la a par do ocorrido. Realizamos um reparo paliativo na própria quarta-feira, quando fomos comunicados, a fim de tentar os danos causados pela infiltração.

6- O reparo não se mostrou eficaz. Hoje de manhã recebi um vídeo da proprietária da unidade com as consequências das chuvas da noite de ontem e madrugada de hoje. No momento que recebi, retornei o contato informando que iriamos no local realizar uma nova vistoria e tentar uma nova solução paliativa. E assim fizemos, uma equipe de 4 funcionários esteve no local durante a maior parte da manhã, trabalhando no sobre o telhado, mesmo sob ação da chuva, onde adotou-se uma nova técnica que tem maior chances de obter sucesso, enquanto não podemos realizar o reparo definitivo.

7- Quanto à instalação elétrica do apartamento, não há falta de energia há 4 dias, conforme mencionado. No dia da primeira vistoria houve um curto circuito, devido a água que se acumulou no forro da cozinha ter inundado a luminária com as lâmpadas dentro. E o disjuntor que disparou foi apenas o que reponde pela iluminação do apartamento, em nenhum momento até então havia sido desligado nenhum outro disjuntor. Porém, no mesmo dia desativamos essa luminária e reestabelecemos a iluminação do resto do apartamento, ficando apenas essa restrição de não poder usar a luminária da cozinha. Todas as demais luminárias e tomadas, funcionam perfeitamente.

8- Cabe ainda reforçar a intenção de resolver o problema, desde o inicio, da construtora perante a proprietária. Em nenhum momento houve negativa alguma quanto a essa reclamação. Sempre mostramos empatia e interesse em resolver a questão de forma pacifica e de boa fé.

Opinião dos leitores

  1. O desespero em ''resolver'' foi após veiculação por meio desse BOLG, tendo em vista que a infiltração decorre a dois anos e só após acionamento da mídia. está fazendo algo ao seu alcance usando sacos plásticos !

  2. Nós, moradores do Condomínio Residencial Planalto Dream, temos problemas com o piso com cerâmica claramente defeituosa até para um leigo, pois ao molhar (muda de cor e quebra com facilidade até mesmo com impacto de copo de vidro comum) que ao ser trocada pela empresa (pois ela ofereceu essa alternativa) causou muito transtorno em meses e meses com barulho, poeira passando para dentro de apartamentos vizinhos.
    Imagine se mudar com sua família, filhos pequenos e viver dentro de uma construção por meses. Você aceitaria só a troca? O transtorno não conta? É só perdoar?
    A empresa tentou se defender dizendo que não percebeu. A pergunta é, ao sentar a ceramica, a cerâmica não foi molhada? A argamassa usada foi seca? Como leigos percebem e uma empresa profissional do ramo de construção, com engenheiros e pedreiros profissionais não perceberam cerâmica defeituosa em TODO o condomínio?
    E para os que não podem se mudar pelo tempo que a troca dura ou não querem trocar, ofereceu 2500 reais, o que não dá nem pra comprar o material. Eu tive que sair de casa por várias semanas pq com filho pequeno era dificílimo continuar aqui, até porque respirando pó de cerâmica por meses, qualquer criança adoece, mesmo a troca não sendo no meu apartamento, pois o som e a poeira entram.
    Descobrimos que tem muita coisa diferente do que consta no memorial descritivo, (documento que descreve em mínimos detalhes, o que é usado na construção e todas as suas características).

    Tem gesso para esconder falhas no sistema elétrico, infiltraçoes em vários apartamentos (claramente mostra a falta de qualidade, pois se fosse somente em um, seria aceitável, mas não é). Sistema eletrico sem equipamento prometido no memorial descritivo, portas de qualidade inferior às descritas no memorial, pia que deveria ser de granito, de alumínio que já mostrava oxidação antes de ser usada, ceramicas sentadas por profissionais péssimos (no meu apartamento foram trocadas cerca de 20 peças pois estavam ocas, soltas). Não há como crer que são erros inocentes, pois são muitos "erros" esdrúxulos, o teto que é descrito como forrado com placas de gesso, não é forrado e é forrado em areas dos halls dos prédios apenas onde a rede eletrica passa por fora da laje? Como isso pode ser "sem querer"? Conduites em laje para fiação de tv a cabo ou internet dobrados dentro da laje de forma a ser quase impossível a instalação da fiação. São muitos, muitos problemas.

    Na cozinha, que deveria ter uma porta metálica de 2,10m de altura para fechar a visão de outros apartamentos, foi substituída por uma de 1,10m o que faz com que um vizinho veja a cozinha do outro, ou seja, até mesmo à noite ou em dias de calor, nós temos que estar sempre bem vestidos para não sermos vistos à vontade em nossos próprios lares. Privacidade 0. Gostaria de acreditar na boa fé da empresa, mas é muito difícil. Ou é isso ou é incompetência total.

    Não é só a empresa dizer que está tentado resolver. Só está tentando resolver porque fez muita coisa mal feita, errada e nós percebemos. Agora temos 5 anos de garantia pra perceber todas as falhas existentes. Não merecemos sermos indenizados?

    Dá pena é do engenheiro, que entrou nessa enrascada após a entrega dos aps, pois o engenheiro na construção era outro. Certeza que ele não sabia no que estava se metendo.

  3. Infelizmente o bom acabamento não é o caso do Planalto drean, o condomínio com menos de cinco anos já apresenta problemas, fora o péssimo acabamento, dentre outras coisas que fosse para enumerar aqui séria uma série de TV de muito mal gosto!

  4. Nem conheço essa empresa, porém acho que essa exposição teria que ser vista de uma melhor forma pelo blogueiro. Já pensou se todo e Qualquer questionamento for parar em blogs ?

    1. Tudo, Deve Ser exposto que é para as pessoas inocentes não ser enganada Assim como nós fomos!

  5. Moro a 7 anos em um empreendimento da Ig e nao temos nenhum problema, pelo contrário sempre somos sempre bem atendidos…. eu indico !

  6. Sou morador do Condomínio em questão, infelizmente não posso compactuar com os comentários positivos sobre a Construtora IG Potiguar, os problemas aqui não são pontuais e não são ocasionais, os problemas aqui no Planalto Dream existem desde pouco tempo da sua entrega, e por mais que a referida construtora tenha uma excelência em atendimento isso não eximi a sua culpa com os erros, que são muitos. Aqui no Planalto Dream, esses começam desde o piso, até o teto, não sei o que houve para ocorrer esses deslize de qualidade, mais os erros aqui atingiram todos os apartamentos, e mesmo tendo seu atendimento de excelência, a Construtora infelizmente não se propôs ao menos responder de forma satisfatória email enviado com 15 inconformidades encontrada, sendo a maioria com o Memoria Descritivo, documento registrado em cartório que norteia a qualidade do objeto vendido, e que nele tem informando que Calhas seriam impermeabilizadas com Manta de alumínio e assim deveriam ter ocorridos com os rufos, pois se trataram de locais correlatos e isso não o fizeram, esse é apenas o começo de um problema que apenas a Justiça irá resolver, por que a IG Potiguar não está resolvendo.

  7. Bem, complicado falar da IG potiguar… Adquiri um imóvel no mesmo condomínio da denúncia, e, antes de adquirir pesquisei pelos processos que a mesma respondia; isso em 2013. Pois bem. Há época, não havia nenhuma informação contra a empresa, bem por isso, adquiri e resido no referido condomínio.
    Pois bem… No primeiro momento, vale-se frisar, TODOS os apartamentos vieram com os pisos defeituosos… Agora, já em 2018, nós moradores descobrimos que todo material constante no memorial descritivo veio disto com o que fora entregue, ou seja, compramos uma coisa é recebemos outra. Não posse asseverar a má fé da referida empresa, todavia, nesse empreendimento, os produtos utilizados foram de baixa qualidade e o acabamento deve ter sido feito por aprendizes de pedreiros (sim, pq meu filho de dez anos pinta uma parede melhor do que a que foi entregue).
    Enfim, espero que os proprietários da empresa possam colocar a cara à tapa, serem homens e corrigirem essas falhas.

  8. Parece claro que a empresa está fazendo oq está ao seu alcance para resolver o problema. Conheço alguns empreendimentos da construtora e parecem ser mto bem feitos e acabados.

    1. Não estariam tendo que fazer reparos o tempo todo, sem parar, por mais de 2 anos se tivessem feito de boa qualidade de início, deveriam ter seguido o que colocaram no memorial descritivo aprovado pela caixa e registrado em cartório. É fácil fazer mal feito para depois ficar reparando pouco a pouco tudo de errado que vem à tona e se fazer de inocente.

    2. Eu não fiz nenhuma reforma no meu apartamento! No primeiro ano que recebi deu vazamento! eles corrigiram, no segundo ano vazamento novamente! Eles corrigiram, ou seja… serviço mal feito, e material de péssima qualidade. Diferente das construtoras, iG Potiguar não preza por um padrão de qualidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Acidente em estacionamento do Midway Mall deixa carro completamente estraçalhado

Foto: Cedida

Na tarde desta quarta-feira, 17, aconteceu um acidente no piso G2 do estacionamento do shopping Midway Mall, em Natal.

Segundo imagens enviadas ao Blog do BG, o veículo, que chegou a atravessar uma parede, ficou completamente destruído. Ainda não se sabe a causa do acidente nem o estado das vítimas.

Foto: Cedida

Ainda de acordo com as imagens, o corpo de bombeiros já está atuando no local e os primeiros socorros foram realizados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONFUSÃO: Brisa Bracchi diz que Aroldo Alves foi misógino ao se referir a Natália Bonavides como “bonitinha” e “cheirosinha”

Foto: TV Câmara / Reprodução / Montagem

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Natal desta quarta-feira, 17, os vereadores Brisa Bracchi (PT) e Aroldo Alves (União Brasil) discutiram logo após Alves usar os termos  “bonitinha” “cheirosinha” se referindo a deputada federal Natália Bonavides (PT).

A fala de Aroldo Alves aconteceu durante um discurso em que ele repudiava a possível volta do seguro Dpvat. Contrário ao projeto, que foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 9, Aroldo criticou a deputada Natália Bonavides por ter votado a favor.

“Sabe quem votou em favor desse imposto, presidente? A bonitinha, a cheirosinha, a galeguinha”.

Aroldo Alves (União Brasil), vereador de Natal

Logo em seguida, a Vereadora Brisa se pronunciou dizendo que Aroldo estava usando falas misóginas e que não permitiria esse tipo de postura referente a deputada Natália em sua frente.

“Eu já disse que, enquanto eu estiver no plenário, o vereador não falará da deputada Natália Bonavides chamando através de palavras misóginas”.

Neste momento, o vereador disse que não falou de Natália Bonavides diretamente, mas Brisa respondeu: “Citou de forma indireta e de forma misógina. Vossa Excelência é misógino. Não consegue respeitar as mulheres. Por que os homens deputados você falou ‘deputado’ e quando é a deputada, fala que é cheirosinha e bonitinha?”.

Enquanto Brisa o criticava, Aroldo rebatia: “Eu vou dizer que ela é feia, preta? Não é. E eu estou errado? Ela usa perfume francês”.

Enquanto o presidente da sessão pedia ordem aos vereadores, Brisa encerrou a discussão:

“Todas as vezes em que o vereador fizer questão de se direcionar à deputada federal por palavras misóginas, colocando a sua aparência em xeque como forma de chamá-las, eu seguirei fazendo questão de ordem. Falou do presidente Lula, de políticos homens do PT, mas nunca atacou dessa forma. Ataca dessa forma quando é uma mulher”.

Brisa Bracchi (PT), vereadora de Natal

Com informações Portal 98Fm

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Não há razão para pânico’; diz Jean sobre não mexer em preço de combustíveis

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Petrobras monitora as condições de mercado e por enquanto não vê razão para mexer nos preços de combustíveis, disse o presidente-executivo da empresa, Jean Paul Prates, em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (18).

“Estamos avaliando todas as condições de mercado. Não há razão para pânico nenhum agora”, afirmou ele, após participar de evento no Rio de Janeiro.

“Nós estamos avaliando o cenário internacional e, por enquanto, não há nada que faça a gente mover (preços), e o próprio preço do petróleo indica isso”, acrescentou.

A cotação do petróleo Brent, referência global, chegou a fechar acima de US$ 90 o barril em alguns dias da última semana.

Na véspera, o Brent recuou, fechando um pouco acima de US$ 87, patamar de negociação desta quinta-feira.

Mas o Brent registrou maior volatilidade ao longo de abril, marcando no dia 5 uma máxima de fechamento desde outubro do ano passado, a 91,17 dólares, em meio a preocupações com um conflito entre Israel e Irã.

No acumulado do ano, a alta é de cerca de US$ 10 o barril, ou aproximadamente 13%.

A Petrobras não aumentou os preços da gasolina e do diesel este ano, com integrantes do mercado apontando um aumento da defasagem.

Não bastasse a volatilidade dos preços do petróleo, o dólar tem se valorizado frente ao real, outro fator que impacta nas contas da defasagem dos combustíveis em relação aos valores externos.

Na tarde desta quinta-feira o dólar tinha leve alta frente ao real. No acumulado do ano, a moeda registra alta de cerca de 8%.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Semurb realiza demolição de ocupação irregular no Pitimbú

Foto: Divulgação

A fiscalização urbanística da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb) com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos (URBANA) realizaram a demolição de uma ocupação irregular no bairro de Pitimbu, entre as ruas dos Pintassilgos e a Maracanã, localizada na Duna 29. A operação aconteceu nessa quarta-feira (17).

A ocupação irregular tratava-se de uma antiga região de duna ocupada por cigarreira em área pública, que também é objeto de uma ação civil do Ministério Público do RN (MPRN), que visa a desmobilização de ocupações em áreas públicas e ocorreu em cumprimento a uma sentença judicial.

“O estabelecimento foi anteriormente notificado em 2022, todavia durante o processo houve uma troca de proprietários. Durante a última vistoria, que ocorreu neste mês, a equipe de fiscais notou uma desmobilização da estrutura, dessa maneira a Semurb atuou logo em seguida, finalizando a demolição e devolvendo a área verde ao município”, explica o diretor de fiscalização urbanística e ambiental da Semurb, Luiz Gutemberg.

A Semurb alerta que toda e qualquer construção realizada em em área pública é ilegal e passível de demolição, bem como de procedimento jurídico. Aprovada em 03 de dezembro de 2021, a Lei Municipal Nº 7.254 estabelece diretrizes para o uso e ocupação dos espaços públicos da cidade.

É importante ressaltar que a população deve respeitar as leis urbanísticas, evitando práticas ilegais que prejudicam o planejamento urbano e o bem-estar coletivo. E auxiliando a fiscalização denunciando para coibir esse tipo de infração e garantir o ordenamento adequado da cidade.

Para denúncias de ocupação irregular de área pública ou outras infrações urbanísticas, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo (84) 3216-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda pelo e-mail [email protected]. Nos fins de semana e feriados, através do número 190 do Ciosp.

Prefeitura do Natal

Opinião dos leitores

  1. E os canteiros das avenidas das Alagoas e Airton Senna?? Tem bar, restaurante, borracharia, loja de carro, loja de roupa, verdureiro… Será que ninguém da prefeitura e do Ministério Público transita pelo local??

  2. As ruas de Natal estão cheias de cigarreiras que eram locais para venda de jornais revistas , cigarros e afins , porém, o que se ver é todo tipo de comércio, como ; restaurante , kit andas ( venda de frutas e verduras ) venda em água de coco , assaí , enfim em total desacordo com a atividade principal ! Cadê os órgãos da prefeitura?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prefeitura entrega kits de robótica para alunos da rede de Educação em Natal

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A gestão municipal de Natal segue investindo forte na melhoria da infraestrutura da rede pública municipal de Educação, bem como na oferta de novas e modernas estratégias de ensino para seus alunos. Nesta quarta-feira (17), os estudantes da Escola Municipal Waldson Pinheiro, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte, receberam das mãos do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, 10 kits de robótica, contendo 24 componentes, totalizando 4.800 peças. A secretaria municipal de Educação (SME) investiu R$ 1.925.600,00 (Um milhão, novecentos e vinte e cinco mil e seiscentos reais) na aquisição dos equipamentos.

“É uma felicidade enorme para mim fazer essa entrega dos kits de robótica. Estamos investindo, fortalecendo e ampliando as ações com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal. Nossos alunos estão tendo acesso ao que há de mais moderno e atual em matéria de robótica educacional. Isso representa muito em termos de aprendizagem, já que estamos falando de uma área onde várias disciplinas são abordadas”, detalhou o prefeito.

A robótica educacional é uma abordagem pedagógica que é utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem. Combina conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) com atividades práticas, permitindo que os estudantes projetem, construam e programem robôs para resolver problemas e desafios diários diversos, tanto de forma mais específica como de forma mais generalizada. O material pedagógico, objeto desse projeto, deverá atender os estudantes de 10 (dez) escolas do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) das unidades de ensino da Rede Municipal do Natal.

A titular da SME destaque que a Robótica Educacional é uma estratégia de ensino bem positiva, pois estimula e propicia os estudantes com projetos que englobam a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, áreas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades necessárias no século XXI: “Os benefícios pedagógicos são imensuráveis. A robótica tem uma dinâmica bem particular, fazendo com que as turmas se integrem mais, faz com que nossos alunos mostrem toda sua criatividade, exige uma atencão e concentração extremas, enfim, é uma abordagem pedagógica moderna, eficaz e motivante”, disse Cristina Diniz, complementando que mais unidades de ensino da rede pública municipal de Educação também irão receber os kits de robótica: “É a primeira entrega, mas nós já estamos com um processo para que mais laboratorios de robótica sejam adquiridos e entregues, atedendo toda nossa rede”, finalizou.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

protestos

Grevistas protestam no Alvorada: ‘Lula só valoriza educação na mídia’

Foto: Lucas Borges Teixeira/UOL

Servidores federais e professores universitários foram à porta do Palácio da Alvorada nesta manhã (18) protestar por aumento salarial e reestruturação de carreira.

O que aconteceu
Mais da metade dos institutos federais estão em greve. São ao menos 470 campi dos 687 parados desde o início de abril, diz o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). Nesta semana, as universidades federais também aderiram. Pelo menos 15 estão em greve, afirma a Andifes, associação que reúne os reitores das universidades federais.

“Acorda, Lula!” Os grevistas chegaram por volta das 7h, mas não puderam ir até o portão do palácio, aberto à visitação só a partir das 10h. Cerca de cem pessoas ficaram na barreira, falando por alto-falante e megafone, pedindo que o presidente fosse até eles —mas não foram atendidos.

As categorias têm reclamado que as negociações com o Ministério da Educação não têm avançado. Servidores pleiteiam aumento salarial de 22%, dividido em três anos (7,06% em cada um, começando em 2024). Por enquanto, o governo ofereceu 9%, dividido em dois, a partir de 2025 (4,5% em cada um).

Uma nova rodada de negociações está marcada para amanhã (19), às 10h —será a quinta, segundo os grevistas. Ao UOL o MEC afirmou estar “atento às demandas” e que “segue em diálogo franco e respeitoso” com os grevistas.

– “Só valoriza na mídia”
Com maioria absoluta de eleitores de Lula, os manifestantes dizem sentir “frustração” com o governo. “A gente está entendendo que as mesas de negociação não têm avançado: só fica no discurso. A gente sai com eles dizendo que a recomposição é atrelada ao orçamento e que vai ter pauta não econômica atendida, mas nem isso acontece”, reclama Jennifee Web, diretora do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

“Nosso eixo principal é a reestruturação da carreira. Estamos há 19 anos sem nenhuma proposta”, reclama Ivanilda Reis, coordenadora da Fasubra, a federação de sindicatos dos técnico-administrativos em instituições de ensino superior públicas. Segundo ela, a categoria tem a menor média salarial entre os servidores da educação federal: R$ 3.000 por mês.

Os servidores também criticavam a decisão do governo de construir cem novos institutos federais até 2026. Pediam que o dinheiro fosse para os salários dos funcionários e para a melhoria dos IFs já existentes.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Só agora esses pustulas descobriram que o nine é mentiroso, difícil até entender esse comportamento dos esquerdopatas, o mesmo já admitiu diversas vezes que mente e inventa números.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MOVEQUIP comemora 29 anos

Foto: Cedida

A Movequip Office está celebrando 29 anos de atuação. Uma empresa que tem sido referência no mercado de móveis para escritório no estado do Rio Grande do Norte.

Desde sua fundação em 19 de abril de 1995, pelos visionários Francisco Barbosa Filho e Erotides Vicelli Barbosa, a Movequip Office se destaca por trazer sempre o que há de mais moderno no mundo corporativo.

Sua missão é oferecer produtos de alta qualidade e garantia, aliados a preços competitivos e um atendimento ao cliente excepcional.

Uma empresa sempre comprometida em proporcionar a melhor experiência de compra para os clientes, ajudando-os a equipar seus espaços de trabalho de forma eficiente e moderna.

Conheça a Movequip e descubra como transformar o seu ambiente corporativo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal é apontada como um dos melhores destinos para turismo de natureza em 2024

Foto: Argemiro Lima/ Arquivo:Secom

Os investimentos executados pela gestão municipal para valorizar, fomentar e estimular o turismo em Natal, principal atividade econômica e responsável pela maior fatia de geração de emprego e renda renda na cidade, seguem rendendo frutos e colocando o Município como um dos principais destino do país. Nesta quarta-feira (17), o Ministério do Turismo publicou a 5ª edição da revista eletrônica Tendências do Turismo e a capital potiguar está na lista da Traveler’s Choice como um dos melhores destinos de natureza de 2024, figurando na 20ª posição entre 25 destinos globais mais procurados.

“Os avanços realizados pela nossa gestão para valorizar o turismo local são inegáveis. Mais uma vez, Natal figura entre os principais locais do Brasil e do Mundo para se visitar e curtir. Isso nos enche de orgulhos, mas ao mesmo tempo amplia a nossa responsabilidade de seguir trabalhar para manter a nossa cidade nesse patamar de destaque, contribuindo para atrair cada vez mais visitantes e tendo como consequência a geração de emprego, renda e oportunidades melhores para todos”, ressaltou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A revista Tendências do Turismo, apresentou as principais tendências de tipos de viagem e destinos no país em alta, com o objetivo de auxiliar profissionais e gestores/as de turismo a conhecerem um pouco mais sobre as demandas atuais do setor e dos/as viajantes. Ao todo, são 05 macrotendências e 15 microtendências. As informações do boletim foram obtidas em relatórios de instituições e empresas nacionais e internacionais que trabalham com turismo e em reportagens de veículos especializados na temática.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes, essa conquista se deve, sobretudo, ao forte trabalho de prospecção e divulgação realizados pela gestão em feiras e eventos de turismo no Brasil e no Mundo: “As ações da Prefeitura nos mercados nacionais e internacionais têm trazido ótimos resultados para o turismo natalense. O trabalho de promoção da nossa cidade tem sido intenso e contínuo”, disse a titular da Setur.

Além das iniciativas de promoção e divulgação, os projetos estruturantes voltados para o turismo que estão sendo executados pela gestão municipal também estão contribuindo para o aquecimento do setor. Estão em andamento as obras do Complexo Turístico da Redinha, o enrocamento e a engorda da Praia de Ponta Negra, a requalificação da Pedra do Rosário, a revitalização do Centro Histórico e do bairro da Ribeira, e em breve, será iniciada a reurbanização da orla das praias da zona leste: “Temos uma beleza natural sem igual, mas precisamos oferecer ainda mais opções e atrativos aos natalenses e turistas, Investir em turismo é o caminho mais rápido para a cidade poder crescer e se desenvolver. Isso nós temos feito e não vamos economizar esforços para que Natal siga se destacando”, finalizou o prefeito.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses

Foto: Folhapress

O Ministério da Saúde adiou o começo da campanha nacional de vacinação contra a Covid por causa de atraso na compra das doses.

O plano era abrir a campanha aos grupos prioritários neste mês. Mas uma compra emergencial de 12,5 milhões de doses, disputada por Pfizer e Moderna, está travada na Saúde.

A nova projeção é começar em maio a imunização contra a Covid, mas não está certo que a nova compra será concluída e quando as doses serão entregues. A última aquisição de vacinas da Covid da Pfizer foi feita em 2022, ainda na gestão Jair Bolsonaro (PL). O governo Lula assinou contrato em 2023 para receber doses da Coronavac.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que o plano é receber as doses cerca de 7 dias após a assinatura do contrato. Ela atribui o atraso na entrega a dificuldades no processo de compra.

Ethel afirmou que o ministério não tem mais doses da vacina bivalente no estoque. Ainda há cerca de 1,5 milhão de unidades do imunizante pediátrico, segundo a secretária.

Sem novos repasses de doses da Saúde, o município do Rio já avisou a população que não há vacinas disponíveis para pessoas com mais de 12 anos. Os governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão também afirmaram que estão sem imunizantes para este público para entregar aos municípios.

Ethel reconheceu que a falta de doses mudou planos da pasta sobre o começo da campanha da Covid e disse que já havia publicidade pronta para estimular a vacinação. “Está tudo pronto, a gente achou que fosse dar tudo certo. É a primeira vez que a gente tem uma concorrência”, disse a secretária.

Após a publicação deste texto, Ela disse à Folha que a campanha não foi adiada, pois não havia sido anunciada. Ela também corrigiu uma informação que havia repassado e disse que o processo atual de compra não será anulado. O ministério afirma que o contrato deve ser assinado nos próximos dias.

Em fevereiro, a secretária ainda disse em publicação no X, antigo Twitter, que as doses atualizadas já estavam compradas e tinham previsão de chegar ao Brasil no mês seguinte, o que não ocorreu.

A postura negacionista do governo Bolsonaro na pandemia foi um dos principais alvos de crítica do presidente Lula (PT) durante a campanha eleitoral de 2022. Questionada sobre críticas que a atual gestão pode receber pela falta de doses, Ethel disse que o ministério fez todo o possível para acelerar o contrato.

“A gente depende da aprovação da Anvisa [do registro da vacina atualizada], que aconteceu em dezembro. A gente iniciou a compra, que está acontecendo agora. Tivemos essa questão do pregão, com duas concorrentes. Do ponto de vista do Ministério da Saúde, tudo o que poderia ser feito para que o processo fosse o mais célere possível, foi feito”, disse a secretária.

A vacina bivalente, atualmente entregue pela Saúde, não é a mais atualizada para variantes da doença. “Está vindo de forma muito atrasada [a dose preparada para a variante XBB], porque a gente já sabia desde o início do ano passado que as vacinas de Covid seriam atualizadas e começariam a ser oferecidas em setembro de 2023 nos Estados Unidos”, disse Monica De Bolle, professora de economia na Universidade Johns Hopkins e mestre em Imunologia e Microbiologia pela Universidade de Georgetown.

“O nome disso é má gestão. Por mais que a gente possa gostar da Ministra da Saúde, possa gostar da coordenadora do PNI [Programa Nacional de Imunizações], elas não estão gerindo bem a situação”, afirmou ainda.

O ministério discutiu a compra de vacinas bivalentes no segundo semestre de 2023, mas travou o processo por recomendação da área técnica de esperar o registro do modelo atualizado do imunizante, já adaptado à variante XBB.

Em dezembro, a Anvisa aprovou a atualização da vacina da Pfizer contra a Covid para esta variante. Em março, a agência concedeu o registro para o imunizante da Moderna também atualizada.

Ethel disse que o ministério começou a preparar uma compra emergencial de vacinas no começo de 2024. As propostas das empresas foram entregues no começo de março.

A secretária afirma que o registro da vacina da Moderna embaralhou a compra, pois se tornou a primeira disputa de empresas por um contrato de imunizantes da Covid do ministério —antes não havia concorrência, pois só uma farmacêutica detinha os registros para o modelo que a Saúde buscava.

Mais de um mês após a abertura da disputa e quase quatro meses após a Anvisa dar aval para a vacina atualizada, a Saúde ainda não assinou o contrato de compra das doses. O ministério afirma que deve fechar a aquisição nos próximos dias.

A secretária afirmou que a orientação do ministério é, para quem está em grupo de risco, tomar a vacina que estiver disponível no posto de saúde. “Você vai ficar protegido. E depois vai ter a oportunidade de tomar, ainda neste ano, outra dose”, afirmou.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Em outros países esta vacina foi excluída, porque sera que este governo corrupto quer infectar nossas crianças, quem vai ter coragem ?

  2. Não eram eles que acusaram o governo anterior de negacionista, mesmo sabendo que na época não tinha vacinas disponíveis para compra em lugar nenhum do mundo.
    Olhe também o caso da vacina para dengue. É muita hipocrisia

  3. Como assim? Já não está mais acontecendo falta de vacina para comprar mundo a fora, como aconteceu na época da pandemia!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal amplia faixa etária da vacinação contra a dengue para pessoas com idade entre 4 e 59 anos

Foto: Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal ampliou, de forma temporária, a estratégia de vacinação contra a dengue para o público com idade entre 4 e 59 anos, a partir desta quinta-feira (18). A estratégia segue recomendação do Ministério da Saúde visando evitar a perda de doses do imunizante com data de validade até 30 de abril de 2024.

“A estratégia acontece de forma temporária para esse lote do imunizante com validade até o final do mês de abril, e segue enquanto houver estoque das vacinas nas unidades de saúde, pois essa é uma ampliação temporária para não acontecer perdas do imunizante”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

No município, a vacinação com o imunizante Qdenga (TAK-003) começou no dia 19 de fevereiro, tendo como público-alvo inicial pessoas com idade entre 10 e 14 anos. Dados da plataforma LocalizaSUS contabilizam 10.207 doses aplicadas para esse público até a quarta-feira (17), o que representa cerca de 21,93% da população alvo vacinada em Natal, o que motivou a ampliação para a imunização de pessoas com idade entre 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias, seguindo o limite especificado na bula do fabricante da vacina.

A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga com intervalo de três meses entre elas.

A ampliação temporária das doses para o novo público segue a quantidade das vacinas disponíveis nas Unidades de Saúde e são referentes aos imunizantes recebidos no primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), com validade até 30 de abril.

Quem pode se vacinar?
pessoas com idade entre 4 e 59 anos 11 meses e 29 dias de idade;

Quem não pode se vacinar?
Gestantes;
Lactantes;
Menores de 4 anos;
Maiores de 60 anos;
Imunossuprimidos.
Quais documentos apresentar para vacinação?

Documento de identificação pessoal;
Cartão de vacinação;
Menores de idade – Estar acompanhadas de um responsável maior de idade;
Apresentar comprovante de residência de Natal.

Fonte: SMS Natal

Opinião dos leitores

  1. Amplia mas não tem doses nas ubs….Eu mesmo fui em dois e já haviam encerrado os lotes q estavam próximos do vencimento….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *