Política

VÍDEO: “Não tenho como saber o que acontece nos ministérios, vou na confiança em cima de ministros e nada fizemos de errado”, diz Bolsonaro sobre o caso Covaxin

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (28) que “não tem como saber o que acontece nos ministérios”, ao comentar com apoiadores o caso da compra da vacina Covaxin.

A compra pelo governo federal de doses da vacina indiana Covaxin se tornou o principal tema da CPI da Covid nos últimos dias.

Em depoimento à comissão, o servidor do Ministério da Saúde e ex-chefe do setor de importação da pasta Luis Ricardo Miranda disse que identificou suspeitas de irregularidades na compra.

Ele e o irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), disseram que alertaram o presidente Jair Bolsonaro, em reunião no dia 20 de março, sobre as suspeitas.

Nesta segunda, ao sair do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse a apoiadores que tem “confiança nos ministros” e não sabe de tudo o que acontece nas pastas.

“Eu recebo todo mundo. Ele que apresentou, eu nem sabia da questão, de como tava a Covaxin, porque são 22 ministérios. Só o ministério do Rogério Marinho [Desenvolvimento Regional], tem mais de 20 mil obras”, declarou.

“Então, eu não tenho como saber o que acontece nos ministérios, vou na confiança em cima de ministros e nada fizemos de errado”, completou Bolsonaro.

Líder do governo

À CPI, o deputado Luis Miranda contou ainda que, quando fez a denúncia de suspeitas sobre o contrato ao presidente, Bolsonaro reagiu dizendo: “Isso é coisa de fulano”, em referência a um parlamentar.

“Ele diz: ‘isso é coisa do fulano. [Palavrão], mais uma vez’. E dá um tapa na mesa”, relatou o parlamentar.

Miranda resistiu a apresentar o nome do parlamentar citado por Bolsonaro, mas, ao final de seu depoimento, afirmou que o era o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Senadores da CPI devem ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta segunda para apresentar uma notícia-crime contra o Bolsonaro.

Os parlamentares vão alegar que Bolsonaro cometeu prevaricação. Nesse caso, a prevaricação se configuraria, segundo os senadores, pela omissão de Bolsonaro ao não comunicar uma suspeita de irregularidade.

Suspeitas de irregularidades

Luis Ricardo Miranda, ex-chefe do setor de importação do Ministério da Saúde, disse que se recusou a assinar um documento (espécie de nota fiscal internacional) da compra da Covaxin, porque, segundo ele, havia suspeitas de irregularidades.

Entre os pontos suspeitos apresentados pro Luis Ricardo estão:

preço acima do contratado

números de doses menor que o contratado

documento em nome da empresa Madison, com sede em Cingapura. A fabricante da Covaxin, que consta no contrato, é a Barath Biotech.

Com G1 e UOL

Opinião dos leitores

  1. Essa fala do presidente foi dita hoje pela manhã. Acabei de ver o vídeo e, para “variar”, o artigo acima tira as frases do contexto para favorecer essa narrativa mentirosa. O presidente falou para apoiadores, calmamente, sorrindo, repetindo o que já se sabe e o óbvio, que não ocorreu nada de errado nesse episódio. O resto é só versão.

  2. Ué! Mas tem entrevista dele falando que qualquer vacina passaria por ele, que era ele quem mandava e a última palavra era a dele, a história mudou foi? Tá com medo?

  3. Tem que processar todo mundo que está repercutindo essas mentiras. Não se pode atacar a honra das pessoas, muito menos do presidente, sem nada concreto, apenas com base em narrativas mentirosas.

    1. NARRATIVA. Palavra que está na moda na boca do gado. Quando aprendem uma palavra nova repetem à exaustão. Outra expressão que também gostam é “no tocante”. E quando falam uma merda muito grande dizem que foram mal interpretados, que tiraram a fala do contexto, pedem desculpas a quem se sentiu injuriado, etc. etc….e seguem a toada da ignorância mesmo assim. Enfim, o gado🐮

  4. Cadê D “H”?
    Não vai passar por aqui pra descarregar 17 toneladas de 💩 não?
    Tem que defender o minto das rachadas.

  5. Mais uma narrativa mentirosa que cai. Essa vacina ainda não foi comprada (não chegou ao Brasil nenhuma dose), nenhum centavo foi pago por ela, o preço cobrado foi o mesmo ofertado aos demais países, não houve qualquer tipo de pressão para acelerar as negociações (dito na CPI pelo próprio servidor irmão do deputado vigarista) e os erros formais detectados no tal “invoice” foram prontamente corrigidos pelo vendedor, em dois dias após detectados, sem qualquer dificuldade. Então, estamos diante de “corrupção virtual ou imaginária”, não é? Francamente!

    1. O processo de compra estava válido, com empenho de mais de um bilhão. Foi interrompido quando descoberto. Até o momento Bozo não desmentiu Miranda. E Barros vai ficando líder de seu governo, onde não há corrupção. Mas esperemos, parece que o caso da covaxin não é o único.

    1. Denúncias de fatos inexistentes feita por um vigarista internacional numa CPI comandada por corruptos notorios e divulgados pela grande mídia militante, saudosa de seus $$$$$$$$, e por gente como vc, cujo caráter está bem demonstrado no nível dos comentários que faz por aqui. Sem mais, “cumpanhero”.

  6. Mentiroso da casa de vidro.
    Solta a gravação, Luis Miranda.
    Cadeia no Bozo!
    Pega 🔥🔥 cabaré…

  7. 1o momento, não tolero corrupção e iremos avançar no combate; 2o momento quando o filho foi flagrado, mudou quem dirigia as investigações, desligou coaf do mMJ, não apoiou a prisão em 2a instância, e acionou outros mecanismo contrário ao combate a corrupção. 3o momento, após o lider do governo ser flagrado com dinheiro nas nádegas e o sales recebendo propina de madeireiros devastando floresta, não afasta os suspeitos e até os apóia. 4o momento, junta a sua base de apoio com pt e centrão e aprova na câmara projeto de lei que impossibilita de um corrupto ser preso, e pior não devolver o roubo. Resumo: isso é governo igual ao pt, construiu um muro de obstáculos enormes pra proteger criminosos corruptos, uma traição em quem confiou nele pra não fazer o que pt fez. Bandido

  8. Bozoluf kkkkk eu não sei de nada, isso não é comigo. Governo sem falcatrua, daqui a pouco não sabe de nada do ministério do meio ambiente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Walfredo Gurgel volta ao caos: elevadores quebram pela terceira vez em dezembro

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (22), os elevadores do Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do RN, voltaram a quebrar. Esta é a terceira vez em dezembro que os equipamentos apresentam defeitos, impedindo a transferência de pacientes para os demais setores da unidade.

Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindaúde/RN) denunciou que durante a madrugada do último dia 16, os elevadores voltaram a apresentar problemas, impedindo a transferência de pacientes para outros setores, como o Centro Cirúrgico (CC).

Na ocasião, ao menos 29 pacientes deixaram de ser transferidos por falta de elevadores. Segundo a entidade, apenas um elevador funciona de forma precária, enquanto outro permanece totalmente fora de serviço, obrigando funcionários a subirem escadas durante todo o plantão.

O caos estrutural e operacional no Walfredo Gurgel não é novo e vem se repetindo há meses. A falta de manutenção nos elevadores, aliada à paralisação de setores essenciais, expõe pacientes e funcionários a riscos constantes e evidencia a precariedade de gestão na maior unidade de urgência do estado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com medo de Tarcísio, Lula manda PT deixar Flávio Bolsonaro correr solto

Foto: Reprodução

O presidente Lula determinou que o PT e aliados da esquerda deixem Flávio Bolsonaro correr livre na corrida pela Presidência da República de 2026. A estratégia do petismo é clara: o filho 01 de Jair Bolsonaro seria o adversário ideal, por carregar alta rejeição, contra quem qualquer candidato do PT teria vantagem.

No cálculo do governo, atacar Flávio agora poderia forçar sua saída, abrindo caminho para Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, mais competitivo nas urnas. Se Flávio continuar na disputa, Tarcísio recua, evitando confrontos que o desgastariam antes do tempo.

Enquanto isso, Ciro Gomes (PSDB) decidiu disputar o governo do Ceará, deixando o Planalto de lado. O objetivo dele é tentar enfraquecer o PT no estado, que governa desde 2015, encerrando qualquer plano de atrapalhar Lula em 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça comunicou nesta segunda-feira (22) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que já enviou ao Itamaraty o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A ordem de extradição foi determinada por Moraes, após Ramagem fugir para os Estados Unidos.

O ex-parlamentar foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por três dos cinco crimes que a Procuradoria-Geral da República imputou a ele na investigação da trama golpista.

A documentação necessária para o pedido de extradição foi organizada pelo MJSP e entregue ao Ministério das Relações Exteriores. Agora, cabe ao Itamaraty formalizar o pedido junto às autoridades norte-americanas.

Ramagem teve o mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara, na quinta-feira (18), justamente por conta da condenação do STF no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.

Nesta segunda, a esposa do ex-deputado, Rebeca Ramagem, anunciou nas redes sociais que o marido pretende lançar cursos on-line.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro abre agenda internacional ao lado de Netanyahu em Israel

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro vai estrear sua agenda internacional como pré-candidato à Presidência participando da Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo, entre os dias 26 e 27 de janeiro, em Jerusalém, Israel. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu será o principal nome do evento, e Flávio será um dos oradores.

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que foi cassado por faltas na Câmara na quinta-feira (18), também estará presente, embora esteja atualmente nos Estados Unidos. O evento reúne líderes e representantes que combatem o antissemitismo em escala global.

Flávio é o escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para representar o bolsonarismo nas eleições de 2026. A expectativa é que ele enfrente o presidente Lula (PT) no pleito nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Decisão de Flávio Dino trava emendas e endurece resistência de senadores a Messias no STF

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A decisão do ministro Flávio Dino, do STF, de barrar parte de um projeto que liberava pagamentos de emendas parlamentares, deve complicar ainda mais a vida de Jorge Messias, indicado por Lula para o Supremo. O bloqueio vale para as chamadas “emendas de relator”.

Lideranças do Senado afirmaram que a suspensão reforça a resistência à indicação de Messias. Para caciques da Casa, a medida mostra que é necessária uma escolha mais alinhada com o Senado e com a política, como já havia defendido o presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

O temor de senadores é que a entrada de Messias no STF fortaleça a chamada “bancada governista”, ligada a Flávio Dino, que tem colocado as emendas parlamentares em xeque. A preocupação é que decisões futuras do Supremo possam prejudicar o orçamento de parlamentares e o ritmo de investimentos nos estados.

Mesmo com a resistência, Lula garantiu manter a indicação. O presidente afirmou que enviará a mensagem oficial ao Senado ainda durante o recesso, para que Messias seja votado assim que a Casa retomar os trabalhos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ibama apreende 2,3 toneladas de peixe ilegal e aplica R$ 122 mil em multas no RN

Foto: Divulgação/Ibama

O Ibama realizou neste mês a Operação Tuna no litoral do RN e apreendeu 2,3 toneladas de peixe ilegal. Além disso, aplicou multas que somam mais de R$ 122 mil, com foco em crimes ambientais ligados à pesca de atuns e espécies ameaçadas de extinção.

A fiscalização percorreu embarcações, indústrias e o comércio de pescado, tanto no atacado quanto no varejo. Entre as principais infrações estão o comércio de atum sem origem comprovada e a captura proibida de espécies em risco, como agulhão-branco, agulhão-negro, atum-azul, 36 tipos de tubarões, aves e tartarugas marinhas. No total, 52 espécies foram impactadas.

Estaleiros construindo embarcações de pesca sem licença ambiental também foram flagrados. As atividades desses locais foram suspensas e os responsáveis multados, já que barcos irregulares aumentam a pesca sem controle e prejudicam a conservação das espécies.

A operação ainda barrou a venda de ova de curimatã, estrelas-do-mar, corais e lagosta em período de defeso. Todo o pescado apreendido foi doado para entidades beneficentes, hospitais e forças militares. O Ibama reforça que a pesca de atuns é regulada pela Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns e Afins no Atlântico (ICCAT), e que a fiscalização é obrigatória para evitar a pesca excessiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese de Natal divulga programação e horários de missas de Natal e Ano Novo no RN

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Arquidiocese de Natal divulgou nesta segunda-feira (22) a programação com os horários da missas de Natal e de Ano Novo em todo o Rio Grande do Norte.

Na Catedral Metropolitana, na quarta-feira, 24, serão celebradas três missas: às 11h, 16h30 e 20 horas. No dia 25, às 19h, haverá a celebração da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No dia 31, também serão realizadas três missas: 11h, 16h30 e 20 horas. No dia 01 de janeiro, a missa da solenidade de Maria Mãe de Deus será às 19 horas.

O arcebispo Dom João Santos Cardoso presidirá as missas das 20 horas, nos dias 24 e 31, bem como a do dia 25.

Missa no Campus da UFRN

Há vários anos, tradicionalmente na noite dos dias 24 e 31, acontece a celebração da missa, no anfiteatro do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Neste ano, ambas as celebrações acontecerão às 18 horas, presididas por Dom João Cardoso, transmitidas pela TV Universitária.

Horários nas paróquias

Confira abaixo os horários das celebrações do Natal e do Ano Novo nas demais paróquias da Arquidiocese:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Consumo de cannabis triplicou entre meninas e mulheres no Brasil, aponta estudo

Foto: Contentdealer/Adobe Stock

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que o consumo de cannabis entre meninas a partir de 14 anos e mulheres  mais do que triplicou no Brasil. Entre adolescentes, a proporção passou de 2,1% para 7,9%, e entre mulheres adultas, de 3% para 10,6%, entre 2012 e 2023.

16,6% dos brasileiros já usaram cannabis ou derivados

A maconha segue como a droga ilícita mais consumida no país. 16,6% dos brasileiros já usaram cannabis ou derivados ao menos uma vez na vida — cerca de 28 milhões de pessoas. O uso recente também cresceu: de 2,8% para 6% no último ano analisado.

O fumo é a principal forma de consumo (90%), principalmente da maconha prensada. Cerca de 10% usam comestíveis, 4% vaporizadores e 17% misturam a droga com tabaco. Substâncias canabinoides sintéticas foram relatadas por 5,4% dos usuários, índice que sobe para 11,6% entre menores de 17 anos.

Consumo é maior entre meninas

O levantamento também aponta uma inversão no padrão por sexo. Antes mais comum entre meninos, o consumo passou a ser maior entre meninas, enquanto o uso entre adolescentes do sexo masculino caiu quase 60% no período.

Entre jovens de 14 a 17 anos, cerca de 1 milhão já usou cannabis alguma vez, e 500 mil relataram consumo recente. O estudo indica maior vulnerabilidade nessa faixa: 7,4% buscaram atendimento de emergência por uso da droga, contra 2,7% entre adultos. Além disso, 68% dos adolescentes dizem querer parar de usar, mas 43% afirmam não conseguir.

Os dados fazem parte do 3º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), com 16.608 entrevistados em todo o país, realizado em 2022 e 2023, em parceria com o Ministério da Justiça e a Ipsos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aponta ‘Careca do INSS’ como dono oculto da CBPA, entidade de pescadores suspeita de descontos indevidos

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Polícia Federal apontou o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, como dono oculto da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA).

Segundo a investigação, ele atuava com Paulo Gabriel Negreiros e Tiago Schettini como “donos de fato” da entidade, suspeita de realizar descontos indevidos em benefícios de aposentados do INSS sem autorização.

De acordo com a PF, a CBPA arrecadou cerca de R$ 99 milhões, com forte crescimento a partir de 2023. Parte dos recursos teria sido desviada para uma empresa ligada a Antunes.

As conclusões fazem parte da quinta fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em 18 de dezembro de 2025. A ação, autorizada pelo ministro André Mendonça, cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal.

Os investigados respondem por organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas oficiais e dilapidação patrimonial. A defesa de Antunes afirmou que não comentará o caso por ainda não ter acesso aos autos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ações da Alpargatas despencam e empresa perde R$ 200 milhões em valor de mercado após polêmica política envolvendo a Havaianas

Foto: Divulgação

As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, caem nesta segunda-feira (22) na B3 em meio à polêmica política envolvendo a nova campanha da marca. Por volta das 13h, os papéis recuavam 1,37%, após chegarem a cair cerca de 3% no início do pregão.

A queda representa perda de cerca de R$ 200 milhões em valor de mercado, segundo o UOL. A Alpargatas vale hoje cerca de R$ 7,3 bilhões na bolsa de valores brasileira, a B3.

A reação do mercado ocorre após críticas de políticos e grupos conservadores à campanha estrelada pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, a atriz faz uma brincadeira com a expressão “pé direito” ao falar sobre o início de 2026.

A mensagem foi interpretada por críticos como um posicionamento político, o que levou a pedidos de boicote à marca nas redes sociais. Eduardo Bolsonaro afirmou considerar a Havaianas um símbolo nacional, mas criticou a escolha da atriz, que classificou como “de esquerda”.

Opinião dos leitores

  1. A direita não tem o menor pudor em prejudicar os outros. Com o intituto de esconder os escândalos do líder de bolsonaro no congresso (sóstenes) ela criou esse espantalho pra o gado ficar preso nesse assunto. Não importa quem vai se prejudicar, o importante é bolsonaro acima de todos.

  2. Em 2026 entre com o pé direito, a exemplo de jogador de futebol quando entra em campo, para evitar maus fluídos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *