A Jovem Pan detalha em ‘Os Pingos nos Is’, a verdade sobre a compra do leite condensado, alvo de reportagens de alguns veículos de imprensa, e usado pela oposição, segundo analistas, com fatos distorcidos para atacar o governo federal.
Dia do Orador reforça a importância da comunicação no mundo atual
Foto: Divulgação
O Dia do Orador chama atenção para uma habilidade cada vez mais essencial em um mundo marcado por excesso de informação, relações digitais e alta competitividade: a comunicação. Saber se expressar com clareza, segurança e intenção deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser um fator estratégico para quem busca crescimento profissional e pessoal.
A oratória não está restrita a palcos ou discursos formais. Ela se manifesta em situações cotidianas como reuniões, entrevistas, apresentações, negociações, gravação de vídeos e conversas importantes. Em muitos casos, não é a falta de conhecimento que limita oportunidades, mas a dificuldade de organizar ideias e transmiti-las de forma clara.
Especialistas apontam que profissionais tecnicamente competentes nem sempre conseguem ocupar espaços de destaque por insegurança ao falar, enquanto pessoas que dominam a narrativa tendem a ser mais lembradas, ouvidas e reconhecidas. Nesse cenário, comunicar bem se torna uma ferramenta de posicionamento.
Ao contrário do que ainda se acredita, falar bem não depende de talento natural. A comunicação envolve técnica, estrutura, controle emocional, uso da voz e postura corporal habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas com método e prática. É com essa abordagem que a Vox2You, maior escola de oratória da América Latina, atua no desenvolvimento da comunicação aplicada à vida real, mostrando que a oratória é uma competência treinável.
Mais do que uma data comemorativa, o Dia do Orador reforça a importância de investir em comunicação. Em um mundo onde ser compreendido faz diferença, aprender a se expressar melhor é uma forma de ampliar oportunidades, fortalecer relações e ocupar espaços com mais segurança e clareza.
Comente aqui
Deixe um comentário
Tarcísio diz que não seria candidato à Presidência nem se Bolsonaro pedisse
Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que não seria candidato à Presidência da República nem se o ex-presidente Jair Bolsonaro lhe pedisse. A declaração foi dada nesta terça-feira, 27, em entrevista à rádio Jovem Pan Sorocaba.
“Isso (Bolsonaro pedir que eu seja candidato à Presidência) não vai acontecer. Mas eu diria não. Na última visita que fiz a Bolsonaro, quando ele estava em prisão domiciliar, ele me perguntou: ‘Qual é a sua posição na eleição presidencial?’. Eu respondi: ‘A minha posição é ficar em São Paulo’. Eu fui muito contundente”, afirmou o governador.
Tarcísio também comentou a conversa que pretende ter com o ex-presidente durante visita marcada para esta quinta-feira, 29. Segundo ele, o encontro não terá como foco a disputa eleitoral, mas um gesto de solidariedade.
“Vai ser um papo de amigo. Vou falar de amenidades, ver se ele está precisando de alguma coisa, falar da solidariedade e do carinho que tenho por ele e do que a gente está fazendo aqui fora para ajudá-lo. Todo mundo pensa que vou falar sobre eleição, mas eu não costumo falar de política com ele. Procuro sempre mostrar que estou do lado dele, porque foi alguém que abriu uma porta importante para mim. Por isso, sempre terá a minha consideração”, disse.
O governador voltou a reafirmar apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa presidencial. Segundo ele, seu candidato é Jair Bolsonaro ou quem o ex-presidente escolher.
“Ele escolheu o Flávio, então meu candidato é o Flávio. Não tenho problema nenhum em relação a isso”, afirmou. Tarcísio disse ainda considerar natural que um integrante da família gere mais confiança ao ex-presidente, que está preso, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.
Questionado sobre rumores de uma discussão com Flávio Bolsonaro em razão da eleição, o governador negou qualquer desentendimento.
“A conversa com Flávio sempre foi excepcional. Acho que fui a primeira pessoa a saber da decisão do presidente de que ele seria o candidato. Eu disse que ele podia contar comigo, porque estamos no mesmo projeto”, declarou.
Tarcísio tem reiterado que disputará a reeleição ao governo paulista e que mantém lealdade a Bolsonaro. Apesar de ser citado por aliados da direita como um possível nome para a corrida presidencial em 2026, afirma que apoiará Flávio Bolsonaro, indicado pelo ex-presidente para a disputa do Planalto.
Estadão Conteúdo
Comente aqui
Deixe um comentário
Governo Lula diz que não sabia de contrato de escritório de Lewandowski com Banco Master
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva negaram à CNN que o Planalto tivesse conhecimento prévio do contrato firmado pelo escritório do ex-ministro da Justiça Ricardo Lewandowski com o Banco Master, de Daniel Vorcaro.
Nos bastidores, integrantes do governo tentam minimizar o episódio após a revelação de que o escritório de Lewandowski prestou consultoria ao banco enquanto ele ainda chefiava o Ministério da Justiça. Segundo apuração da CNN, a existência do contrato teria acelerado o pedido de demissão do ex-ministro, que deixou o cargo em 10 de janeiro.
Em nota, Lewandowski confirmou a prestação de serviços ao banco, sem informar o período. Ministros do Planalto afirmam que Lula não sabia do contrato no momento da nomeação e sustentam que não houve conflito de interesses, pois o vínculo teria sido encerrado antes da posse.
A CNN apurou ainda que Lula se reuniu fora da agenda com Daniel Vorcaro, deixando claro que questões envolvendo o banco devem ser tratadas pelo Banco Central. O presidente também teve encontro com o ministro do STF Dias Toffoli, relator do caso, em dezembro, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Apesar do desgaste político, o governo afirma que manterá a defesa da autonomia da Polícia Federal e do Banco Central enquanto as investigações seguem.
Com informações do blog de Tainá Falcão, da CNN Brasil
Opinião dos leitores
-
QUANDO QUE LULA SOUBE DE ALGUMA COISA? NOVE DEDOS NUNCA SABE DE NADA…
Comente aqui
Deixe um comentário
Saiba como votaram os vereadores de Natal na sessão da Câmara que decidiu manter o processo de cassação contra Brisa Bracchi
Imagem: reprodução/TV Câmara Natal
A sessão extraordinária da Câmara Municipal de Natal que decidiu pela manutenção do processo que pode culminar na cassãção da vereadora Brisa Bracchi foi realizada nesta terça-feira (27). A única ausência da sessão foi a vereadora Anny Lagartixa. Três vereadores presentes na sessão se abstiveram de votar: Luciano Nascimento, Irapoã Nóbrega e João Batista. A vereadora Brisa Bracchi (acusada) e o vereadora Matheus Faustino (acusador) não participam da votação, segundo o regimento da Câmara.
Quinze parlamentares votaram contra o arquivamento do processo e nove votaram para que o processo fosse arquivado.
Veja abaixo como votaram os vereadores:
VOTARAM CONTRA ARQUIVAMENTO DO PROCESSO:
Aldo Clemente
Chagas Catarino
Claudio Custodio
Cleiton
Daniel Rendal
Daniel Santiago
Eriko Jácome
Albert Dickson
Fulvio Saulo
Kleber Fernandes
Preto Aquino
Robson Carvalho
Subtenente Eliabe
Tercio Tinoco
Tony Henrique
VOTARAM PELO ARQUIVAMENTO:
Carlos Silvestre
Camila Araujo
Daniel Valença
Eribaldo Medeiros
Leo Souza
Pedro Henrique
Samanda Alves
Tercio de Eudiane
Thabata Pimenta
ABSTENÇÕES:
Luciano Nascimento
Irapoã Nóbrega
João Batista
Opinião dos leitores
-
A fé perde força quando a palavra não acompanha a conduta.
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: O encontro de Moraes com o presidente do BRB na mansão de Vorcaro, do Master
Coluna de Andreza Matais – Metrópoles
O ministro Alexandre de Moraes esteve na mansão do empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, em Brasília, ao menos duas vezes, segundo testemunhas ouvidas pela coluna da jornalista Andreza Matais, do Metrópoles. Assista:
Foi na casa do banqueiro que o ministro conheceu o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O encontro ocorreu em um fim de semana do primeiro semestre de 2025. Vorcaro pediu que Paulo Henrique fosse até sua casa porque “o homem estava lá”.
Quatro pessoas presenciaram a cena relatada à coluna de Andreza Matais. Moraes estava acompanhado de um assessor na ocasião.
Ao chegar, o então chefe do BRB foi apresentado a Moraes, que estava em um ambiente reservado da mansão.
Naquele momento, o Master buscava no BRB sua tábua de salvação para evitar fechar as portas. Durante o encontro, Moraes e Paulo Henrique trocaram impressões sobre o assunto. A cena foi narrada à coluna com detalhes por testemunhas.
A compra do Master pelo BRB chegou a ser anunciada, mas teve repercussão negativa no mercado e acabou barrada pelo Banco Central, diante da constatação de inconsistências nos ativos do Master e de suspeitas sobre as transações de vendas de carteiras feitas ao BRB.
Opinião dos leitores
-
Tá tudo dominado
Comente aqui
Deixe um comentário
Brasil registrou 37.150 mortes no trânsito, maior número desde 2016; Nordeste lidera com 11,8 mil óbitos
O Brasil registrou em 2024 o maior número de mortes no trânsito em oito anos, com 37.150 óbitos — alta de 6,5% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 34.881 mortes. Os dados são de levantamento da Vital Strategies com base em informações do Ministério da Saúde.
Pela primeira vez desde 2010, o Nordeste liderou em número absoluto de mortes, com 11.894 registros, superando o Sudeste, que teve 10.995, apesar de concentrar mais que o dobro da frota de veículos do país. A região também concentra metade das rodovias classificadas como péssimas em pesquisa recente da CNT.
O Centro-Oeste apresentou a maior taxa de mortalidade, com 24,5 mortes por 100 mil habitantes. O Nordeste teve taxa de 20,8, enquanto o Sudeste registrou a menor, com 12,4.
Em nota, o Ministério dos Transportes afirmou que tem adotado medidas preventivas para reduzir a violência no trânsito, como melhorias na formação de condutores, fiscalização e infraestrutura. O governo destacou ainda programas para facilitar o acesso à CNH e incentivar bons condutores.
Com informações de Poder 360
Opinião dos leitores
-
E agora vai piorar sem precisar fazer auto escola para tirar habilitação. Vamos aguardar…
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: BG analisa desdobramentos políticos após Allyson Bezerra ser alvo de busca e apreensão em operação da PF
VÍDEO: BG analisa desdobramentos políticos após Allyson Bezerra ser alvo de busca e apreensão em operação da PF. https://t.co/qFgKb2dOZI pic.twitter.com/gipUpzc0NQ
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) January 27, 2026
No programa Meio Dia RN desta terça-feira (27), Bruno Giovanni analisou os desdobramentos políticos após a operação da Polícia Federal no RN que teve como alvo de busca e apreesão, entre outros, o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra. Assista.
Opinião dos leitores
-
Com certeza teve dedo De raposas felpudas a nível federal.kkkk
Pois ele preferem um embate direita/Esquerda. -
Aposto o ferro de solda que o Bolsonaro usou pra queimar a tornozeleira…que o prefeito vai dizer que é perseguição política.
Comente aqui
Deixe um comentário
“Eu não vou cruzar os braços. Doa a quem doer”, diz Fachin sobre o caso do Banco Master
O presidente do STF, Edson Fachin, afirmou que não ficará “de braços cruzados” diante de eventuais questionamentos sobre a condução do caso Banco Master, hoje sob relatoria do ministro Dias Toffoli. A declaração foi feita em entrevista publicada nesta terça-feira (27).
“Como presidente do tribunal, não posso antecipar juízo sobre circunstâncias que eventualmente serão apreciadas pelo colegiado. Parte do que foi mencionado envolve atos não jurisdicionais. Mas uma coisa é certa: quando for necessário atuar, eu não vou cruzar os braços. Doa a quem doer”, disse Fachin em entrevista à repórter Mariana Muniz, para o jornal O Globo.
O presidente da Corte também defendeu a nota institucional divulgada na semana passada em apoio a Toffoli, afirmando que o objetivo foi preservar a institucionalidade do Supremo e a regularidade da atuação do relator durante o recesso.
Pelas regras do tribunal, caberá à 2ª Turma do STF decidir se o caso permanece na Corte ou retorna à primeira instância. Fachin destacou que o Supremo e seus ministros não estão imunes a críticas.
Na segunda-feira (26), a bancada do Partido Novo apresentou notícia-crime à PGR e representação à Polícia Federal contra Toffoli, alegando “interferência atípica” no caso. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, porém, já havia arquivado pedidos de impedimento do ministro, afirmando que não há providências a serem tomadas no momento.
Opinião dos leitores
-
Os Masters
Comente aqui
Deixe um comentário
Por 15 votos contra 9, Câmara de Natal decide manter processo que pede a cassação de Brisa
Por 15 votos contra 9, os vereadores de Natal decidiram manter o processo de cassação contra a vereadora Brisa Bracchi (PT) na comissão processante, em sessão extraordinária nesta terça-feira (27).
A votação foi contra o parecer da comissão especial que havia optado pelo arquivamento do processo. Além dos 15 votos a favor da manutenção do processo, 9 vereadores votaram a favor da extinção do processo, três se abstiveram e outros 2 se ausentaram da votação.
Veja abaixo como votaram os vereadores:
VOTARAM CONTRA ARQUIVAMENTO DO PROCESSO:
Aldo Clemente
Chagas Catarino
Claudio Custodio
Cleiton
Daniel Rendal
Daniel Santiago
Eriko Jácome
Albert Dickson
Fulvio Saulo
Kleber Fernandes
Preto Aquino
Robson Carvalho
Subtenente Eliabe
Tercio Tinoco
Tony Henrique
VOTARAM PELO ARQUIVAMENTO:
Carlos Silvestre
Camila Araujo
Daniel Valença
Eribaldo Medeiros
Leo Souza
Pedro Henrique
Samanda Alves
Tercio de Eudiane
Thabata Pimenta
ABSTENÇÕES:
Luciano Nascimento
Irapoã Nóbrega
João Batista
Opinião dos leitores
-
FORA BRISA JÁ!!
-
Esse caso já era para ter sido resolvido, evidencias muitas e cassação URGENTE, não dá mais para tolerar.
-
Bom sinal…. SEM ANISTIA!!!!!
Comente aqui
Deixe um comentário
PF desmarca depoimentos de três investigados no caso Master
Foto: Reprodução
A PF (Polícia Federal) desmarcou os depoimentos de três investigados que seriam ouvidos nesta terça-feira (27) no inquérito que apura fraudes no Banco Master no STF (Supremo Tribunal Federal). Apenas um suspeito de envolvimento no esquema depôs.
Os advogados de Robério Cesar Bonfim Mangueira, superintendente de Operações Financeiras do BRB, Angelo Antonio Ribeiro da Silva, ex-diretor do Master, e de Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, disseram à delegada Janaína Palazzo que não tiveram acesso total à investigação.
Apenas o ex-diretor do Master Luiz Antonio Bull prestou depoimento. Ele foi preso na primeira fase da Operação Compliance Zero, em novembro, e desde então é monitorado por tornozeleira eletrônica. Seu depoimento foi por videoconferência.
O advogado Augusto de Arruda Botelho, que atua na defesa de Bull, afirmou a jornalistas, após a oitiva, que o ex-diretor respondeu a todas as perguntas e que sempre esteve e continuará à disposição das autoridades.
A estratégia dos advogados é similar à que foi adotada na segunda-feira (26) pela defesa de outros dois investigados. Os depoimentos foram marcados por ausências e silêncio de investigados.
Dois investigados se ausentaram dos depoimentos que aconteceram no STF. Henrique Souza e Silva Peretto e André Felipe de Oliveira Seixas Maia, ambos executivos da Tirreno, empresa investigada no esquema, deixaram de ir ao tribunal.
O superintendente-executivo de tesouraria do Master, Alberto Felix de Oliveira Neto, permaneceu em silêncio durante todo o depoimento. Antes do início dos questionamentos, declarou apenas que cumpria ordens na instituição financeira.
CNN
Opinião dos leitores
-
Será que foi o X… que mandou a PF cancelar?
-
O círculo é vicioso! No centro sempre está o lule ou alguém próximo a ele.🤬🤬🤬
? Moça
Leite Moça
? Moça
Kkkkkkkkkk
Querem denegrir mesmo! Debater com asno é como lutar com jacaré, melhor deixar pra lá. Oposição ridícula!!! Falta de respeito.
Especialistas em passar pano kkkkkkkk
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa turma da esquerda que restou é só de canalhas. Só ficou os lambe bolas de LULADRAO
Essa imprensa militante, cujas mentiras são amadas e repercutidas pelos esquerdopatas, cavam sua própria sepultura, perdendo os últimos resquícios de credibilidade e respeito que ainda poderia ter. Mentiras e "forçação" de barra prá tentar atingir a imagem do presidente. Estão perdendo tempo e, ainda pior, deixando cada vez mais evidente a excelente índole e intenções do nosso presidente.
Está se referindo a Jovem Pan? Ou CNN (diga-se Record)? Ou ao SBT (quem quer cargo no Centrão? Quem quer verbaaaa?) Ou a falida e desesperada Rede TV? Ou Terça Livre?
Os especialistas em contorcionismo de narrativas.
Temos um Joselito Sem Noção na presidência. É o estadista que o gado merece mesmo.
…e milhares na extrema-imprensa
Para os ESQUERDOPATAS que querem fazer oposição por oposição é melhor ver as FAKE NEWS da mídia lixo que tenta criticar o governo baseada em mentiras e distorções dos fatos.
A oposição não se conforma com a Vitória legítima e democrática do Jair Bolsonaro e também com com toma lá, da cá . As sangrias da corrupção com o dinheiro público através de obras superfaturadas acabaram.
A abstinência do dinheiro fácil por parte da imprensa prostituta acabou, a lei Rouanet que dava milhões a artistas para endeusar a esquerda acabou é simples assim, por isso os coices dos jumentos não param e podem chorar, relinchar, que o Véio Bolsonaro é duro Kkkk, o Véio tem os cunhões rôxos igual a jambo.
Nos governos do PT, não precisava de leite condensado, porque a corrupção era generalizada e isso incluía a mesadinha para a parte corrupta da imprensa.
Disseram o óbvio ululante. O gasto foi destinado a centenas de milhares de pessoas. Não dá uma colher de sopa por dia.
MOURÃO 2021
A Jovem Pan virou "passa panos" pro governo federal atualmente. Eu não perdia um programa, mas hoje não consigo ouvir/assistir mais!
"Não adianta apresentar fatos, imagens, documentos ou vídeos; A verdade não interessa a quem teve o cérebro infectado pelo comunismo. A única coisa que os faz acordar é a bota do soldado comunista esmagando sua cabeça, mas então já é tarde demais".
Yuri Bezmenov (paráfrase)
Não quer ter compromisso com a verdade, é facil de vc resolver. Continue assistindo a globo, continue se iludindo.
Muito simples.!!
Os bolsopetistas tem uma rica e fundamentada rotulação pra aqueles que não querem ser enganados mais pelo governo inepto do MINTOmaníaco, são elas: comunista, socialista, "acabou a mamata", petista, … Eh impressionante a alienação dos bolsopetistas, assim como eh também a alienação dos que ainda defendem lulaladrao… Só que ambos políticos de estimação de vocês são corrutos! Tirem a viseira e saiam desse curral! BOLSONARO E LULA se parecem muito! Cada vez mais o MINTOmaníaco age com as mesmas artimanhas e argumentos que lulaladrao usava, parece que ambos que o seguem cegamente gostam mesmo de ser alienados!
Claro que você não quer mais assistir. A verdade às vezes dói. Pra quem tem a mente infectada por essa cambada que comandava o Brasil e tá vendo tudo mudando, é difícil aceitar. Fica vendo a Globolixo. Talvez ela tenha um ano de vida pela frente.
Que alternativa política viável o povo tem? Nos apresente. Agora, sem essa alternativa, porque fazer oposição a um governo com ZERO corrupção no primeiro escalão e dando show em Ministérios como Infraestrutura, Agricultura, C&T e Economia? O que o Brasil ganha com isso? Acorda amigo, esse jogo só interessa aos antigos amigos do Rei e a classe artística – vassalos que nunca se importaram com o Brasil.
Jovem Pan….ahhh tá certo.
kkkkkkkkkkkkkk. Espera vou rir mais um pouquinho. kkkkkkkkkk