Imagens: Divulgação/Neoenergia Cosern
O RN registrou 65 mil descargas atmosféricas entre janeiro e abril de 2026, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Climatempo. O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a distribuidora, no mesmo período foram registradas 3.144 ocorrências no sistema elétrico provocadas por raios, um crescimento de 40% na comparação anual.
Mesmo com o aumento das descargas atmosféricas, o impacto sobre os consumidores caiu 14,3%, totalizando 178 mil unidades afetadas por interrupções no fornecimento de energia.
Segundo Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, o resultado está relacionado a investimentos no reforço da rede elétrica, com ampliação da instalação de para-raios e uso de equipamentos telecomandados, que ajudam a identificar falhas com mais rapidez e reduzir o tempo de restabelecimento.
Cidades mais atingidas
Os dados apontam maior concentração de raios nas regiões Oeste, Seridó e Alto Oeste potiguar. Os municípios com maior número de descargas foram:
- Apodi (3.616)
- Mossoró (3.223)
- Caraúbas (2.972)
- Caicó (2.877)
- Governador Dix-sept Rosado (2.747)
- Campo Grande (2.731)
- Assú (2.414)
- Upanema (2.356)
- Serra Negra do Norte (1.666)
- Santana do Matos (1.462)
Segundo Burgos, essas regiões concentram redes elétricas mais extensas e áreas abertas, o que aumenta a exposição às descargas atmosféricas.
Apesar do aumento expressivo no número de raios, a empresa destaca que houve melhora na capacidade de resposta do sistema elétrico, com redução no impacto direto sobre os consumidores e maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de interrupção.
Sou motorista também e sei o que passei com portadores de dificiencia. A realidade pode ser outra, pós só vejo a versão do passageiro. Posso pensar que o carro do motorista tem a mala pequena e não tenha espaço e no banco de detrás, por lei, é só pra passageiros. Então, o cidadão queira um motivo pra se queixar por não conseguir a viagem. Essa é a minha opinião.
boa noite tem gente q vive de midia … querendo o mal dos outros.venha pra pratica escutar passageiro falando pelo mal dos outros.
boa noite.sou motorista de aplicativo vamos ver o outro lado,tem cadeira q nao desmonta meu carro tem gás como é q vou levar uma cadeira dentro o carro com passageiro bando de indiota,agora tenho toda certeza do mundo como esse cadeirante ja espera o motorista pra fazer essa filmagem ver a desgraça dos outros.
No vídeo da pra ouvir claramente o motorista de forma clara informa que a mala é pequena e nao cabe, gente admiro de mais o BG ouço com mt frequencia na rádio, acompanho menos pelo blog, mas essa matéria está injusta.
Desnecessário o nome completo do cadeirante. Que tal editar e abreviar.
Esse motorista é do tipo que pega engomadinho, achando que sabe o que é distinguir bandido. "Faça o bem sem olhar a quem"
Só da próxima vez ir com a cadeira limpinha! O motorista estava no direito particular dele.
Rapz, então ele tá no trampo errado!
Você viu uma cadeirasuja aí?
Se está preocupado com os pneus, dá paracolocar de forma que não suje. É muita frescura, para não usar outras palavras.
Cara, sou motorista de app tb. Acho que falta empatia nas pessoas. Cara, já peguei muitas situações de motoristas que se negam a levar pessoas cadeirantes,idosos,doentes e etc. Meu velho quando tu morrer se enterre no carro, falta um pouco de humanidade em alguns humanos!
…bora deixar o motorista famosinho!
Tá certo o carro e do motorista, a Uber não dá 1 real para compra nem um carro, aonde cada viagens o lucro do motorista é muito pouco, é onde também só tá rodando hj quem realmente precisa, na oportunidade que o motorista de app tiver em arrumar algum outro emprego, deixar de roda na hora, o motorista não é obrigado a levar alguém ou algo que danifique seu carro, aliás o carro é do motorista ele leva se quiser.
Se acontecer com alguém da tua família tu muda de opinião facinho!
Transporte do futuro
Amigo isso acontece por que o motorista nao e obrigado a levar quem ele nao queira . isso e so o começo a sociadade quer preço barato e e nisso que da pra ser motorista de app nao precisa de nada . agora chame um taxi motoristas credenciados caros com malas preparadas para esse tipo de pasageiro. Mas lembrando. Os taxistas tem seu preço e rodao pelo taxímetro tem valores pre definidos o taxímetro nao bixo de sete cabeças. Bandeira 1 . 2,56 km. + 4.85. Pague justo por que profissionais sao coisas serias e nao esse tipo de trasporte. O barato sai caro sempre
Ei…mas táxi é caro e motorista tudo escolhe viagem. Além de andarem na manha do gato, pegando sinal vermelho, caminho mais longo p os passageiros pagarem mais caro. Mas acabou a barbada de vcs. E outra vcs escolhem corridas. O Uber faz corrida de 5.70 ao contrário de vcs taxistas. Só tem cheiro de cigarro e não ligam o ar nem p papai! Xeiro
Procurem profissionais
O BARATO pode sair caro
Esse com ctz vai pagar. O UBER não vai deixar barato, basta a galera espalhar o vídeo, sair na RedeGrobo e plim, já era motorista.