Foto: Divulgação
Em debate do Senado nessa quarta-feira (17), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) defendeu o adiamento das eleições municipais, por causa da pandemia da covid-19. “Como médica, infectologista, eu não acredito que a gente possa fazer essa eleição na data normal, em outubro”, opinou a parlamentar. Zenaide lembrou que as campanhas de prefeitos e vereadores são as que mais envolvem o contato direto do candidato com o eleitor, em eventos públicos que pressupõem aglomerações, o que coloca a população em risco de contaminação pelo Coronavírus: “É a eleição feita corpo-a-corpo, então, o bom senso manda adiar”, opinou Zenaide, que falou pela liderança de seu partido e cuja opinião foi compartilhada por vários parlamentares.
O Congresso analisará propostas de emenda à Constituição sobre a possibilidade de mudar o calendário eleitoral deste ano. No Senado, todas as propostas serão analisadas em conjunto com a PEC 18/2020, que trata do assunto e sugere a transferência do primeiro turno das eleições para o dia 06 de dezembro.
Pois é, a [eleição] dela já está garantida até 2026!
Deviam transferir o dinheiro da campanha deste ano para outras prioridades. Fazer eleições gerais em 2022 e acabar com essa negociata de eleição de 2 em 2 anos. Gastar dinheiro nosso a toa. Acabar com esse negócio de ser vereador e querer ser deputado e vice versa. ELEIÇÔES GERAIS em 2022 e estamos conversados . Quem for fraco que se QUEBRE. Com isso poderia voltar um pouco a credibilidade aos políticos. Não aos profissionais.
E a cereja no bolo seria o fim das nomeações políticas para as cortes superiores de justiça. Ingresso só através de concurso público de provas e títulos (a verdadeira MERITOCRACIA).
Mas, infelizmente, o Presidente (assim como os seus antecessores) não está interessado nisso, quer manter o mesmo sujo, só que agora com as suas regras.