Política

‘A CPI não trará efeito algum’, diz Arthur Lira, que não vê ‘circunstâncias’ para o impeachment

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

Incomodado com o trabalho da CPI da Covid no Congresso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defende que não houve atraso na compra de vacinas da Pfizer. Caso o governo Bolsonaro tivesse adquirido os imunizantes antes, diz Lira, “não teria resolvido o problema da pandemia”. O parlamentar lamenta as mais de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, mas alega que essa tragédia não é motivo para instaurar um processo de impeachment contra o presidente da República. De acordo com Lira, falta uma circunstância política. O presidente da Câmara ainda afirma que a reforma administrativa deverá ser votada neste ano, mas promete que o texto final não vai afetar a vida dos atuais servidores públicos. Sobre a disputa eleitoral em 2022, com Bolsonaro e Lula no páreo, ele não acredita na possibilidade de uma terceira via.

A CPI da Covid no Senado tem ganhado protagonismo na agenda do Congresso. Qual a sua opinião sobre o trabalho da comissão?

Neste momento, a CPI é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo? Até dois meses atrás, o Chile era a nossa referência. Como está hoje? Por que está desse jeito se já vacinou 60%, 70%? No combate à pandemia, não tem receita de bolo pronta. Você não sabe qual variante (predomina), se fica ou sai de lockdown. A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa.

O senhor não acredita que a CPI esteja apontando caminhos importantes?

Não. Participei das conversas com a Pfizer, numa reunião em fevereiro com o Rodrigo Pacheco, o (Paulo) Guedes, o general (Luiz Eduardo) Ramos e o presidente Bolsonaro. Naquela época, não tinha autorização da Anvisa e achavam que o contrato era leonino. O que dissemos? Se tem dinheiro, se tem empenho, se o mundo todo está assinando esse contrato… Então, faça. Do dia em que a Pfizer propôs ao dia em que o governo fez (o contrato), se não errei as contas, alteraria em três milhões de doses (a mais). É muita dose. Ajudaria muita gente. Mas resolveria o problema da pandemia?

Mas a Pfizer já vinha negociando com o governo desde agosto…

Mas onde ela fechou em agosto, fora nos Estados Unidos e em Israel? Tinha 500 mil doses num canto, 100 mil doses em outro. Não tinha nada grande. Israel tem quantos habitantes? Seis milhões? Um país riquíssimo, com todas as proteções. Num país como Portugal, três milhões de doses vacinam 30% da população. Três milhões de doses no Brasil não vacinam Alagoas.

Mesmo assim seria importante salvar vidas.

Não estou dizendo que não é (importante). Estou dizendo que não é a salvação da pandemia. Qualquer vida é importante. Salvar uma vida é bom demais. Agora, não sou governo. A minha atuação nisso foi fazer com que assinassem.

Há condições de abrir processo de impeachment contra o presidente?

Não é por aí. A minha função no impeachment é de neutralidade. Não sou eu que faço o impeachment. Você quer dizer que o presidente Bolsonaro não tem voto na Câmara para segurar um pedido de impeachment? Que ele não tem base de apoio popular para se contrapor a um pedido de impeachment? Então, o que é que estão querendo? Que eu desorganize o país, que eu comece uma conflagração de 122 votos que querem contra 347 que não querem? Vocês querem testar? O que a população quer é testar? Acha que é o caminho? Vamos testar. O que eu estou dizendo é que o impeachment é feito com circunstâncias, com uma política fiscal desorganizada, uma política econômica troncha. O impeachment é político.

E as 500 mil mortes por Covid não seriam uma justificativa?

499 mil (mortes) seriam. 501 mil seriam. Uma seria. A questão é sobre se tem (circunstâncias). Tem? Ou é uma parte que está pedindo? Vai resolver o quê? É o (vice-presidente Hamilton) Mourão que vai resolver? O que é que vamos fazer com o impeachment? Impeachment tem várias circunstâncias, e venho dizendo isso muito claramente. O (ex-presidente Michel) Temer tinha apenas 3% de aprovação popular, com o Janot (Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República) todo o dia disparando uma flecha. E passou por dois pedidos negados na Câmara. Lula teve o mensalão e não teve pedido de impeachment, com um rebanho de gente pedindo. Fernando Henrique teve. Rodrigo Maia, claramente de oposição a Bolsonaro, teve 67 pedidos de impeachment na gaveta. Pautou um? Por quê?

O que falta então para tocar o impeachment?

Falta circunstância. Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia tiver em crescimento… Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima. 499 mil, 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o impeachment não é feito só disso.

Quais são seus compromissos de pauta de votação?

Tocando as reformas, a administrativa e a tributária. Fizemos a autonomia do Banco Central. Compromisso de votar as privatizações. Quando me candidatei, fui a seis frentes, das mulheres, ruralistas, anticorrupção. E hoje essas matérias estão vindo.

Mas as reformas administrativa e tributária, não.

Mas tudo a seu tempo. Todo mundo ficou pacientemente esperando o relatório (da tributária) por dois anos. O Aguinaldo (Aguinaldo Ribeiro, relator) ficou dois anos, e ninguém via uma linha do relatório dele.

E sobre a reforma administrativa?

Passou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Foi uma batalha. Criamos a comissão, abrimos para a participação de todos os partidos, mesmo aqueles que não têm direito regimental. Tem a versão de que vai acabar com a educação, acabar com o funcionalismo. Não vai mexer em um centímetro de direito adquirido, tenho dito isso. Não vamos permitir nada da promulgação para trás. Agora, da promulgação para a frente, é nossa obrigação fazer um Estado mais ágil, mais moderno.

Como o senhor avalia a disputa presidencial em 2022 com Lula no páreo?

Lula é um player importante. Presidente duas vezes. O que eu não acredito é em terceira via. Não tem condição. No Brasil, nunca houve isso. Ao menos depois da volta do voto para presidente. Foi Collor e Lula (em 1989), depois anos de Lula contra o PSDB e a Dilma também (contra o PSDB). E, em 2018, o Bolsonaro substitui o PSDB na disputa com o PT. O PT está sempre lá. Por que não estaria nessa?

Na semana passada, a Câmara aprovou a Lei de Improbidade. Qual a opinião do senhor?

Uma lei que vem num momento correto. Não tem essa história de que fui beneficiado. Foi escolhido um relator do PT (Ricardo Zarattini). E foi aprovada com 408 votos no plenário. Tem que mudar. A atual lei está errada. A lei foi feita depois do impeachment do Collor (em 1992), coisa analógica. Hoje, a Polícia Federal tem 800 instrumentos para fiscalizar, o Ministério Púbico outros 500. É tudo digitalizado.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. CPI e merda de gato NÃO serve pra NADA. Sou pra gastar dinheiro do povo, a paciência da população e no final distribuir medalhas para quem cometeu crimes. Enfim CPI uma verdadeira porqueira. Se mandam o relatório pra justiça vai dá em PIZZA. Que DEUS tenha MISERICÓRDIA de NÓS.

  2. O Governo do Mito, não tem roubalheira; às Estatais dando lucros, os Ministros trabalhando. Lula ladrão este sim, roubavam em todo canto.

  3. vocês não queiram calcular os gastos por hora que ocorrem em uma CPI dessas. para não dá em nada? outra que esse tal de arthur lira não tem credibilidade pra falar. é farinha do mesmo saco! crimes de sobra cometidos e o cara vir dizer que não vai dar em nada? esses são os costumes deles!! coitado do povo! ser comandado por bandidos!!

  4. A CPI da farsa, do circo, da perseguição, do autoritarismo, dos corruptos, como queiram adjetivar, todos esses cabem bem nela, vem mostrando o quanto esse país está aparelhado pela esquerda.
    Quanto o grito dos desesperados está em pauta.
    Quanto a perseguição ao Presidente é feita diariamente.
    Quanto a abstinência de recurso público no bolso casa estrago.
    Quanto a esquerda precisa criar situações que possam levar ao afastamento do Presidente.
    Mesmo diante da pandemia e blindagem que o STF tem dado aos políticos da esquerda, o desespero é evidenciado nas ações desconexas, imorais, absurdas que criam e a verdade destrói diariamente.

  5. De uma coisa tenho certeza.
    Serviu pra desmascarar quem está atrás desse circo.
    Nunca vi um homem tão forte como jair Bolsonaro.
    Desmascarou o STF.
    ” ” os senadores corruptos.
    A globo lixo e vai seguindo mostrando sozinho como esse país funcionava, só não vê quem não quer.
    Cabra macho.
    Tem meu voto.
    Com toda certeza.

  6. Esse tá como quer no governo do MINTO das rachadinhas… Votou a toque de caixa um projeto de lei para inocentar a si mesmo no processo de improbidade que tem contra ele… É a nova política que segundo o MINTO nunca se aliaria ao Centrão… KKKKKK

  7. Acho ser necessária a apresentação do relatório para emissão de pontos de vistas.Nosso alagoano e nordestino,Dr Artur Lira estar se antecipando,dando opinião ainda não recomendada pra quem tem uma função tão elevada.O conheci falando menos,kalma. O futuro exige temperança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Têca Marques Melo, aos 83 anos

Morreu nesta quinta-feira (9), aos 83 anos, Terezinha Marques Ferreira de Melo, ou simplesmente Têca Melo, como era conhecida. Viúva de João Melo, deixa três filhos: a arquiteta Marília Bezerra, o dentista Eduardo Melo e o neurologista João Neto.

Têca Melo participou ativamente de iniciativas sociais e grupos de apoio voltados à comunidade, contribuindo para o fortalecimento de vínculos e ações de solidariedade em Natal.

Em nota de pesar, o Santuário do Tirol, por meio do monsenhor Charles Macena, manifestou condolências aos familiares e amigos, destacando o legado de valores e exemplo de dedicação ao próximo deixado por Têca Melo.

Daqui fica nosso abraço e os mais sinceros sentimentos aos queridos amigos Marília, Eduardo e João Neto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Flávio Dino dá despacho blindando chefe de sindicato do irmão de Lula

Foto: Vinícius Schmidt

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu habeas corpus permitindo ao presidente do Sindinapi, Milton Cavalo, permanecer em silêncio durante seu depoimento na CPMI, nesta quinta-feira (9/10).

“Me parece parte de um grande esquema de blindagem que usa advogados milionários e que tem muito relacionamento em Brasília”, disse o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). “Hoje, estamos mais uma vez de mãos amarradas por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que é no mínimo estranha”, diz ele.

A decisão de Dino segue a jurisprudência de outros despachos anteriores. Graças ao despacho de Dino, Cavalo pode se recusar a falar. Não está sequer obrigado a fazer o juramento de dizer apenas a verdade.

A nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) na manhã desta quinta-feira, incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão (BA) na casa do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Cavalo.

O sindicalista tem depoimento marcado na CPMI do INSS, no Congresso Nacional, também na manhã desta quinta-feira. Segundo parlamentares, ele já chegou ao Senado Federal para depor.

Os policiais também estiveram na sede do Sindnapi e no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal), do qual Cavalo é diretor. Na sede do Sindnapi, o foco da PF foi a Cooperativa de Crédito dos Aposentados e Pensionistas (Coopernapi), ligada ao sindicato.

A Coopernapi funciona dentro do prédio do Sindnapi, no Centro de São Paulo. Segundo relatórios de inteligência financeira (RIFs) recebidos pela CPMI do INSS, a cooperativa, que atua como uma agência bancária do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), era usada nas movimentações financeiras do Sindnapi.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Custo do metro quadrado dispara no RN em setembro, com quarta maior alta do País

Foto: Divulgação

Em setembro, o custo médio de construção do metro quadrado (m²) no Rio Grande do Norte teve uma alta de 0,88%, em relação ao mês de agosto. Os dados são do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9). De acordo com a pesquisa, essa foi a quarta a maior variação observada no País no último mês, atrás do Mato Grosso (5,45%), da Paraíba (3,35%) e do Amapá (0,99%). A variação também foi a maior registrada no RN em um mês de setembro desde 2021.

Em valores, o custo médio do m² no estado subiu de R$ 1.729,46 em agosto para R$ 1.744,62 no último mês, aumento puxado pela alta de R$ 11,34 no custo da mão de obra na construção civil potiguar, que chegou R$ 687,35/m² em setembro, em relação ao mês anterior. Já o componente material ficou em R$ 1.057,27. Apesar da alta, o RN registrou sexto custo médio do m² mais barato do Brasil em setembro.

No acumulado do ano, o custo médio do m² no RN subiu 3,55%, menor aumento entre os estados do Nordeste. Já a variação acumulada dos últimos 12 meses foi de 4,11% no mês de setembro no RN, a terceira menor registrada no País.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Infraestrutura de São Gonçalo inicia nova etapa do tapa-buracos para recuperação da malha viária

Fotos: Divulgação

O bairro do Golandim está recebendo as ações da operação tapa-buracos, realizada pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Os serviços dessa nova etapa do tapa-buracos tiveram início pela Rua São Francisco, nas proximidades da Avenida Bacharel Tomaz Landim, e seguem em ritmo intenso para melhorar as condições de mobilidade urbana na região.

Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Jaime Calado acompanhou de perto os trabalhos na estrada que liga Santo Antônio ao Golandim.

Além da reposição de paralelepípedos, as equipes também realizam a restauração asfáltica, garantindo mais segurança e conforto para pedestres e condutores. “A situação do asfalto é uma das grandes demandas que encontramos ao assumir a gestão, e desde então temos trabalhado com responsabilidade e planejamento para resolver. Nossa orientação é que os serviços sejam contínuos para atender todos os bairros que ainda enfrentam esse problema. Estamos avançando com seriedade para garantir ruas mais seguras e trafegáveis para a população”, afirmou o prefeito Jaime Calado.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura vai seguir o cronograma dos serviços priorizando os casos mais críticos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula volta a dizer que pode ser candidato à reeleição em 2026: ‘Vai ser difícil nos derrotar’

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que será candidato à reeleição em 2026 se estiver bem de saúde e com a disposição que tem hoje. Lula ainda afirmou que será candidato para ganhar as eleições. “Tenho certeza que os nossos possíveis adversários devem estar mais preocupados do que eu. Porque eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente em uma eleição”, afirmou.

As declarações de Lula foram dadas nesta quinta-feira (9) em entrevista a uma rádio local da Bahia. Na ocasião, o petista comentou também sobre o futuro dos ministros, que para concorrerem às eleições precisam se afastar dos cargos até abril do ano que vem.

“Esse é um problema, porque tenho vários ministros importantes que não queria que saíssem do governo. Mas não posso exigir esse sacrifício para o ministro que quer ser candidato. Quem quiser ser candidato, será liberado. Eu não vou impedir”, afirmou Lula.

O presidente ainda detalhou a rotina de cuidados com a saúde para garantir a possibilidade de concorrer à presidência. “O que tenho dito: eu sou um homem de 80 anos de idade, me preocupo com minha saúde, me cuido. Eu tento me preservar, porque quem me ama de verdade além da [primeira-dama] Janja, sou eu. Se eu não cuidar de mim, ninguém vai ter carinho por mim”, disse.

R7

Opinião dos leitores

  1. Lula meu querido, eu vou mais além, com a parceria que você tem com o STF e por tabela o TSE, eu acho impossível você perder, não precisa nem fazer campanha que os parças já garatiram sua vitória.

  2. O brasileiro vai se F..d.. se levar mais 4 anos rumando no C.. e eu acho bom pois pobre tem que se lascar.

  3. E isso lá vai querer perder a mamata, largar o osso?! O Brasil só vai se livrar desse bebum no dia em que ele partir. Não desejo, mas é uma realidade. Eleição não se ganha, se toma. Esse, enquanto vivo estiver, vai nos infernizar até não mais poder. Ou diretamente exercendo o cargo na presidência, ou indicando um poste, quando não puder tentar uma terceira eleição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Pedro Henrique anuncia entrega de 100 casas populares com recursos próprios da Prefeitura de Pedra Grande

Foto: Reprodução

O prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique, anunciou a entrega de 100 novas casas populares construídas com recursos próprios do município. O projeto, iniciado em 2021, surgiu ainda durante a pandemia e foi ampliado a partir de uma gestão financeira responsável e estratégica.

Segundo o prefeito, durante entrevista à Rádio 98 FM Natal, a iniciativa nasceu de uma meta inicial de construir “uma casa por mês”, que resultaria em 48 unidades ao fim do primeiro mandato. Porém, diante da grande demanda por moradia, a gestão replanejou o investimento e dobrou o número de famílias beneficiadas.

“Fizemos um planejamento com a equipe e decidimos aplicar recursos do caixa da Prefeitura, sem depender de emendas parlamentares ou convênios. Usamos parte da receita do ISS gerado pelos parques eólicos e conseguimos entregar 100 casas a famílias que mais precisavam de um lar digno, seguro e cheio de esperança ”, afirmou Pedro Henrique.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns ao prefeito, rara exceção de boa notícia vindo de um órgão público com ações aplicadas com recursos públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

QUAEST: Maioria acha que Lula não deve se candidatar e quer que Bolsonaro apoie outro nome

Foto: Reprodução

Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9/10) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026, conforme 56% dos entrevistados. Outros 42% pensam o contrário. Contudo, a diferença de 14 pontos percentuais é a menor registrada no levantamento desde maio, quando chegou a 34 pontos (66% contra e 32% a favor da candidatura).

Já o percentual dos que consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria apoiar outro candidato repetiu os 76% registrados na pesquisa de setembro.

A mesma pesquisa, porém, revela que Lula lidera em todos os cenários, seja no primeiro ou segundo turno, para as eleições de 2026. Conforme o instituto, os resultados são semelhantes aos dois últimos levantamentos, de agosto e setembro deste ano.

No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 35% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%, e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 10%.

Na sequência, vêm Ciro Gomes (PDT), com 9%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), ambos com 3%. Indecisos somam 4%, e 10% declararam voto branco, nulo ou que não irão votar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro. Foram feitas 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É triste ver um país governado a 2 décadas pelo mesmo grupo político, com o mesmo discurso a cada eleição de que vai tirar o povo da pobreza e que a cada ano aumenta a quantidade de gente dependendo de programas sociais e que a cada ano a violência só aumentou e que a cada ano os níveis de escolaridade cai e que a cada mandato é descoberto um grande escândalo de corrupção.
    E tem gente achando que está bom

  2. Esse país lixo merece Lula, e toda a corja que ocupa as três esferas de poder dessa republiqueta de bananas. Nosso povo merece o pior, até que mudemos como nação (ou seja, nunca!). País do jeitinho, do levar vantagem, daquele tipo de gente que só se importa com o próprio rabo, que coloca os pés na cadeira do cinema, como se estivesse em casa, que fura fila, e que coloca o som na caixa JBL na praia, no talo, obrigando todo mundo a ouvir músicas de gosto duvidoso… exemplos não faltam. Somos o povo do QI menor do que alguns macacos, e que lê menos do que países africanos. Enfim, é o que somos, e merecemos esses políticos. Simples.

  3. Pesquisa Quaest:
    Lula amplia vantagem sobre todos outros possíveis candidatos.
    Eis a manchete.

    1. Ignorante mesmo, vc só vê o que a globolixo fala… Kkkk jumento alienado.

    2. Eu acho é bom, como sempre, voto em Lula.
      Os bananinhas piram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Um mês para o Enem: professores do Colégio Porto dão sete dicas comentadas para garantir equilíbrio e bom desempenho na reta final

Fotos: Divulgação

Faltando apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de todo o país intensificam a preparação para a prova. No Colégio Porto, em Natal, o professor é diretor acadêmico André Cury e a professora e orientadora pedagógica Kennia Ísis reuniram orientações essenciais para que os alunos mantenham o foco, a serenidade e o equilíbrio nessa reta final.

1. Equilibre revisão e prática

O professor André Cury explica que o grande segredo do último mês é encontrar o ponto de equilíbrio entre revisar conteúdos e resolver questões.
“O aluno deve priorizar a resolução de questões do próprio Enem e de vestibulares similares, porque isso ativa a memória, consolida o conteúdo e ainda ajuda a treinar estratégia. Nesse momento, a regularidade supera a intensidade: resolver um pouco todo dia vale mais do que longas sessões de estudo esporádicas.”

2. Valorize o que já foi aprendido

A sensação de insegurança é natural, mesmo entre os alunos mais preparados. “Ninguém chega ao Enem sabendo tudo. A prova mede não apenas o conhecimento, mas a capacidade de usar o que já foi construído ao longo do tempo”, afirma André, que reforça.“Confie no processo e valorize o que já aprendeu. A tranquilidade e a estratégia no dia da prova têm tanto peso quanto o conteúdo.”

3. Simule o ambiente real da prova

Treinar a resistência física e mental é fundamental. “Faça simulados no horário do Enem, controlando tempo, pausas e alimentação. Isso ajuda o corpo e a mente a se acostumarem com o ritmo da prova”, recomenda o diretor acadêmico.

4. Evite erros comuns

Entre os deslizes mais frequentes, André Cury destaca o excesso de estudos na véspera, o esquecimento da redação e as comparações com colegas. “Mantenha a rotina, valorize os acertos e preserve a tranquilidade emocional”, aconselha.

5. Intensifique as revisões com método

A orientadora pedagógica Kennia Ísis explica que outubro é o momento de consolidar o aprendizado.“Se ainda há algum conteúdo pendente, o aluno pode tentar retomá-lo, mas o foco principal deve ser revisar o que foi desenvolvido ao longo do ano”, diz.

No Colégio Porto, o mês é marcado por um calendário especial de aulas de revisão e um material com mais de 1.500 questões para treino. “A ideia é que os alunos pratiquem, tirem dúvidas e fortaleçam o aprendizado”.

6. Cuide do corpo e da mente

A ansiedade tende a aumentar conforme o Enem se aproxima. “A instabilidade emocional é natural: alguns ficam muito eufóricos, outros apreensivos. Por isso, orientamos que mantenham a rotina de estudos, mas também reservem tempo para descanso, lazer e autocuidado”, explica Kennia. Dormir bem, alimentar-se corretamente e respeitar o próprio ritmo são atitudes que ajudam a reduzir o estresse e manter o foco.

7. Confie na sua preparação

Kennia lembra que o momento é de confiança e serenidade. “A preparação aconteceu como deveria. Agora é hora de ajustar o presente para colher os resultados no futuro. Foquem no estado de presença e lembrem-se de que fizeram tudo o que podiam”, orienta. “Busquem apoio dos professores, da equipe pedagógica e das pessoas que gostam de vocês. Esse suporte é fundamental.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

INSS: Sindicato ligado a irmão de Lula é alvo de operação da PF

Foto: Reprodução  

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), cuja vice-presidência é ocupada por Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), é um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (9/10).

O sindicato é alvo de mandados de busca e apreensão em seu endereço em São Paulo. Ao todo, a PF cumpre 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.

A Farra do INSS foi revelada pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de 2023. Em abril deste ano, o escândalo tornou-se alvo da PF por meio da primeira fase da Operação Sem Desconto, que tem deflagrado uma série de medidas contra a organização criminosa que operava os descontos.

Segundo a PF, a ação desta quinta-feira tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

O Metrópoles entrou em contato com o Sindnapi e aguarda retorno.

Um documento produzido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado ao Banco Central aponta que o Sindnapi recorreu a “artifícios para burla da identificação da origem, do destino, dos responsáveis ou dos destinatários finais” do dinheiro movimentado pela Farra do INSS.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Frei luladrao, frei Chico, não tem frei que segure esses ladrões.. e os jumentos eleitores do PT e que em sua maioria é esmoleu do bolsa família e a posentados do INSS são roubados e ainda vota nesses ladrões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula aumentou impostos 27 vezes em 3 anos no Planalto

Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou medidas que resultaram em aumento de impostos de diferentes setores da economia ao menos 27 vezes desde 2023, quando o petista assumiu o Planalto pela 3ª vez.

As iniciativas incluem altas em alíquotas de importação, mais taxas sobre petróleo, elevação de PIS/Cofins e IOF. O presidente também revogou alguns benefícios fiscais que resultaram em mais impostos pagos por alguns setores. Além disso, mudou o sistema de votação de recursos apresentados ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), o que resultou em uma maior cobrança de taxas das empresas.

última tentativa do governo para subir a arrecadação foi a medida provisória 1.303, que ficou conhecida como MP alternativa ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A Câmara decidiu na 4ª feira (8.out) não analisar esse texto, apesar dos apelos do Planalto, e o deixou caducar. Foi uma derrota para Lula e para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O projeto aumentava uma série de impostos, como os sobre fintechs, empresas de apostas (as bets) e alguns fundos de investimentos. Dava até R$ 31,4 bilhões para o governo gastar de 2025 a 2026. Foi retirado de pauta com o apoio de 251 deputados.

Os infográficos acima consideram só impostos de grande relevância e que aumentaram a arrecadação consistentemente por algum período. Não levam em conta medidas que foram derrubadas por acordo ou aumentos muito específicos e isolados sobre impostos de importação ou exportação.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. FAZ O L, JUMENTADA!!! ENQUANTO ISSO 👺👺👺Brasil cai de 5º para 32º lugar entre economias que mais crescem, aponta pesquisa. ESSE É O GOVERNO DO POPULISMO BARATO.

  2. Não é à toa que é chamado de pai da pobreza, pois deixa todo mundo pobre, típico de ladrão dobpovo…

  3. E os pobres que ele tanto fala, a cada dia que passa nesse governo, mais pobre fica dependendo do Bolsa esmola.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *