“Até meses atrás, ‘direita’ era palavrão”, diz Jair Bolsonaro ao “Washington Post”. “De repente, a palavra ‘direita’ é aceita de novo no Brasil.”
Sob o título “Político tipo Trump pode levar o apoio de grupo religioso poderoso, os evangélicos”, o jornal ouve, além de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, que o descreve como presidenciável “mais próximo daquilo em que os evangélicos acreditam”.
O “WP” anota que “Bolsonaro, que é católico, se casou na igreja da Malafaia, frequentada por sua mulher”. E que, apoiados em redes de televisão e estrelas de futebol, “os evangélicos desafiam a presença imponente do Cristo Redentor sobre o país”.
Já o diário tradicional da esquerda no México, “La Jornada”, publicou coluna do uruguaio Raúl Zibechi, “Brasil, reserva regional de conservadorismo”.
Citando “tendências” como o pentecostalismo na televisão e episódios como o ataque à filósofa Judith Butler, diz que o país poderá “influenciar toda a região —como há uma década, mas na direção oposta.
Um pouco de história e conhecimento não faz mal a ninguém…
O espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos. Esquerda e direita são muitas vezes apresentados como opostos, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras.
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui capitalistas, neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, anarcocapitalistas, monarquistas, teocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistas, fascistas e nazistas.
A direita é mais conservadora e mais reacionária nas suas ideias, defendendo prioritariamente os interesses privados, de classe e voltados para a manutenção das coisas como estão. Já a esquerda convive melhor com a necessidade de mudanças, progresso no campo da inclusão social e busca da igualdade de direitos e garantias, almejando o interesse coletivo.
Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa, de 1789, e o subsequente Império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda.
Quase correto. Mas, puxando a brasa prá sardinha de vocês, né? Quem defende a iniciativa privada também defende o mérito, o esforço, o respeito à iniciativa privada e defende principalmente as liberdades em geral, ai incluída a livre iniciativa. Os esquerdistas, notadamente os mais radicais, são intolerantes, antidemocratas e defensores da censura, principalmente às ideias com as quais não concordam. Em prol do que chamam de "causa", estimulam a tal "luta de classes". Também são contrários à religião em geral e à família, que reputam grandes obstáculos à implantação de sua ideologia na sociedade. Dessa forma, tentam destruir os bons costumes e a autoridade dos pais na família, implantando o caos e a perversão no seio da sociedade. Almejam o Estado máximo, o que pressupõe altíssimas cargas tributárias e predispõe à corrupção, ao patrimonialismo (corrupção) e ao favorecimento da casta dirigente em detrimento do povo em geral. Em suma, tentam destruir todos os bons valores sociais em prol da supremacia do Estado, desde que eles sejam os detentores do poder, é claro.
A direita defende os mesmos interesses que esse senhor. Mais uma amostra de sua ignorância. Alguém precisa ler Milton Friedman e resumir para ele, já que abrir um livro está difícil…
Pois é webrevenger o mais importante numa leitura é a interpretação e isso a turma da esquerda nunca conseguiu fazer, a interpretação sempre é dita em prol do domínio e apropriação do poder.
Distorcem tudo para dar suas versões as situações, desde que tudo seja direcionado ao pensamento da esquerda para domínio e apropriação do poder.
Talvez você, como todo "bom" esquerdista, também ache o Lula ou a Dilma mais instruídos e cultos, não é mesmo. Lula, um semi-analfabeto que se gaba de ter chegado à presidência sem NUNCA ter lido um livro sequer e a mulher que "ensaca vento", incapaz de elaborar uma simples frase minimamente inteligível. Bolsonaro é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição de ensino rigorosíssima e reconhecida mundialmente, na qual se ingressa mediante vestibular dificílimo, muito concorrido. Vocês, petistas, são hilários.
JÁ ESTÁ SE ENTRANHANDO COM A BANCADA EVANGÉLICA DA BÍBLIA, MISTURANDO POLÍTICA COM RELIGIÃO, E TENTANDO AGRADAR OS AMERICANOS COMO TODO BOM E SUBMISSO ENTREGUISTA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRAIDOR DA PÁTRIA.
Oliveira, causa espanto sua pouca informação e imoral leitura dos fatos.
Entreguista seria aquele que entrega algo a alguém, quem entregou alguma coisa aos EUA?
Por outro lado podemos citar o ESTOQUE REGULADOR DE FEIJÃO BRASILEIRO enviado de GRAÇA a CUBA por DILMA.
Por outro lado podemos citar os BILHÕES destinados a países sem falidos, sem condições de pagar os valores enviados como fez o PT através do BNDES a Venezuela, Argentina, Paraguai e demais países da América Latina e com regime de governo DITATORIAL.
ENTREGUISMO seria o domínio dos cargos públicos pela aparelhamento estatal para domínio geral de 01 partido.
ENTREGUISMO seria a apropriação dos FUNDOS DE PENSÃO das instituições públicas para financiar o populismo e as campanhas políticas.
Então Oliveira, começou a entender o real significado de entreguista?
Parabéns, Cosme, pela corretíssima leitura dos fatos. E olha que ainda faltaram inúmeros outros exemplos do "entreguismo" realizado pelos governos do PT a ditaduras "amigas". Na África teve um bocado de beneficiados com o nosso dinheiro, via BNDES. E os calotes já estão sendo anunciados. Nós é que pagaremos a conta dos desmandos do PT com o dinheiro do nosso Brasil.
Resposta ao Oliveira: Voce dizer que o candidato foi ao Estados Unidos e sera submisso entregando o patrimonio publico e o chamando de traidor da patria? Lula e Dilma deram metado do Brasil para paises sem democracia, com ditadores no poder a varias decadas. Lula deu uma Petrolifera da Petrobras para a Bolivia do Evo morales de 5 bilhoes de reais, firmou um acordo com a quebrada venezuela para construir a refinaria Abreu e Lima que tinha um custo de 4 bilhoes e ate hoje nao foi finalizada, a venezuela pulou fora do negocio e essa refinaria custara 18 bilhoes de dolares sendo que apos construida sua vida util so arrecadara 15 bilhoes. Assautaram a petrobras, correios, eletrobras, todos os fundos de pensoes e por ai vai……. e vc tem a cara de pau de vir aqui dizer que o candidato quer entregar o patrimonio publico quando vai ao Estados Unidos, poe a mao na conciencia.
O período da História que a Igreja teve amplos poderes – IDADE MÉDIA, foi conhecida como IDADE DAS TREVAS! Vamo fazer o uso da Constituição e separar Política de Religião! Pela Mor de Deus!!!! Essa serpente Bolsonaro se enroscou c/ esse crentes Absolutistas. Coisa boa não vem não!
Fies, pronatec, farmacia popular, pobre comprando carro e viajando de avião, salário mínimo corrigido acima da inflacao, fortalecimento das universidades federais e institutos federais; cotas em universidades para baixa renda, prova unica (enem) para concorrer em universidades de todo o país, ou seja, minha casa minha vida (parcelas de 50 reais para baixa renda);
isso foram as coisas BOAS realizadas nos últimos 13 anos. Pelo menos, que me lembre rapidamente. As RUINS todos sabemos e condenamos.
Se direita ou outro presidente tiver como essencia o termo "inclusão" eu tb voto.
Luiz, se todos esses projetos populistas, mascarados como inclusão, tivessem como resultado na geração de emprego, renda, produção e crescimento no Brasil, também teria nosso apoio.
Cota não é projeto de inclusão e sim de discriminação para impor quem não tem qualidade no ensino público nas universidade e por consequência, não concluem o curso por não poder acompanhar o estudo e quando termina, são profissionais de baixo nível.
Criar ilusão não é solução.
O PT com seu projeto populista de poder acabou com os recursos públicos, parou a produção industrial e deixou 13 milhões de desempregados, como prova inabalável e incontestável de uma gestão de péssima qualidade.
Além da esquerda caviar, amante do poder e do capital ter instituído a corrupção como forma de administração.
Programa social para ser realmente bom precisa prever o próprio fim. Aprendi desde criança que devemos ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Primeiro, é preciso diminuir o tamanho do Estado. Com isso, sobrará dinheiro para ser aplicado nas suas atividades próprias (saúde, educação básica e segurança) e para gerar condições de desenvolvimento da nossa economia. Daí prá frente, as coisas se ajustarão naturalmente e aqueles que quiserem trabalhar terão condições de prover o próprio sustento e o de suas famílias. "Esmola" vicia o cidadão, já dizia a música do Luiz Gonzaga.
O Rio Grande do Norte destinou apenas 5% da receita total a investimentos no primeiro semestre de 2026, o menor percentual entre os estados do Nordeste, segundo dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) em Foco, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado ocorre em meio ao elevado comprometimento da receita estadual com despesas de pessoal e Previdência.
O percentual destinado a investimentos coloca o RN na última posição entre os nove estados nordestinos. O Piauí aparece no outro extremo, com 16% da receita destinada a investimentos. Maranhão e Sergipe registraram 12% e 10%, respectivamente, enquanto Bahia e Ceará chegaram a 9%. Pernambuco e Paraíba ficaram em 8%, e Alagoas, em 6%. O indicador representa a parcela da receita total destinada às despesas de investimento no período, como obras, aquisição de equipamentos e outras aplicações de capital.
No RN, foram apenas 5% da receita, enquanto a maior parcela dos recursos foi consumida por despesas correntes, aquelas necessárias para manter o funcionamento cotidiano do Estado, como pessoal e custeio.
Apesar do baixo percentual destinado a investimentos, o secretário do Tesouro Estadual, Flávio George Rocha, justifica que houve avanço em relação ao mesmo período de 2025. “Até o terceiro bimestre de 2026, os investimentos do Governo do Estado aumentaram 150% em relação ao mesmo período do ano anterior, graças à redução do comprometimento da receita com pessoal e encargos”, aponta.
As despesas com pessoal representam a maior fatia da receita no RN no primeiro semestre de 2026: 68%, o maior percentual entre os estados brasileiros. O dado inclui os gastos com pessoal do Executivo e dos demais poderes. Na prática, a cada R$ 100 de receita total, R$ 68 são destinados a salários, aposentadorias e encargos sociais.
Mesmo com o resultado, o secretário afirma ainda que houve redução do peso da folha. Em 2025, segundo Rocha, as despesas com pessoal representavam 72% da receita, quatro pontos percentuais acima do registrado neste ano.
Ele considera que a redução ajudou a ampliar o espaço para os investimentos. “Os números precisam ser comparados e analisados na linha do tempo”, defende.
O documento aponta também que 10% da receita total do Estado correspondem a obrigações financeiras pendentes no primeiro semestre de 2026, segundo o relatório. “As obrigações financeiras são quitadas de acordo com o fluxo de caixa do Tesouro, que não segue uma linearidade durante o exercício financeiro”, afirma Flávio Rocha.
O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, se encontrou neste domingo (30) com Gustavo Villatoro, ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do polêmico presidente de de El Salvador, Nayib Bukele.
Na saída do encontro ocorrido em um hotel no Centro da capital paulista, Flávio fez elogios às políticas de Segurança e disse que o governo dele foi responsável por “implementar um dos maiores e mais eficazes resgates de soberania e devolver a segurança pública para o povo deles” e defendeu mais prisões no Brasil.
“Tem pouco preso no Brasil, tinha que ter mais. Só não tem mais porque a legislação é frouxa. Por isso que nós vamos criar mais de meio milhão de vagas em presídios para que ladrão celular e comércio tenha no mínimo oito anos de cadeia e fique preso”, afirmou.
Flávio Bolsonaro defendeu ainda que o PL e seus aliados façam mais cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado para aprovar mudanças semelhantes às implementadas pelo presidente salvadorenho na lei brasileira.
“Foi uma reunião que nos inspira bastante para que possamos implementar um plano muito eficaz, firme, para defender os cidadãos, para defender as vítimas, e não os bandidos, como faz o atual governo. (…) Ele [Gustavo Villatoro] destacou a importância de termos senadores e deputados alinhados com o presidente da República, para que possam fazer as alterações legais que são necessárias”, declarou.
Novos vídeos obtidos pelo Blog de Gustavo Negreiros mostram momentos após a agressão envolvendo Pedro Câmara Gurgel Gadelha e a esposa, na região da Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, na noite desse sábado (29).
Nas imagens, registradas logo após o episódio, é possível acompanhar a movimentação no local e a reação de pessoas que presenciaram a situação.
Segundo informações divulgadas anteriormente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e realizou a prisão em flagrante. O caso foi registrado como lesão corporal contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, com aplicação da Lei Maria da Penha.
O episódio ganhou repercussão após relatos de que não seria a primeira ocorrência de violência envolvendo o casal. Segundo publicação anterior do blog, Pedro Gadelha já teria respondido a outras ações relacionadas à violência doméstica.
As novas imagens ajudam a dimensionar a movimentação registrada no local após a agressão. O caso segue sob apuração das autoridades.
A governadora de Pernambuco e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) registrou um boletim de ocorrência neste domingo (30) após cartazes com ataques pessoais e acusações contra ela sobre morte do marido, Fernando Lucena, serem espalhados pelo Recife. No boletim, Lyra diz que os cartazes a associam de “forma odiosa à morte do marido”. O adversário dela na disputa, João Campos (PSB), repudiou o material apócrifo e cobrou investigação para identificar os responsáveis.
Uma das peças afirma que a governadora teria “matado o marido para ganhar a eleição”. Lucena morreu em 2 de outubro de 2022, após sofrer um infarto, no dia do primeiro turno das eleições estaduais.
Os ataques à Raquel ocorreram um dia após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinar a retirada de publicações das redes sociais que apresentavam como comprovada a existência de um suposto “gabinete do ódio” no governo dela.
A decisão apontou que não havia comprovação de uma estrutura destinada a atacar João Campos. A liminar determinou a remoção dos conteúdos em até 24 horas, sob multa diária de R$ 15 mil, além de ordenar que o Instagram forneça dados que possam ajudar a identificar os responsáveis pelos perfis envolvidos.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Raquel classificou os ataques como “ódio” e pediu respeito à família. “Respeite minha família, respeite meus filhos, respeite quem não está mais aqui, respeite minha dor”, afirmou.
João Campos, principal adversário de Raquel na disputa pelo governo de Pernambuco, também condenou os panfletos e negou qualquer relação com o material. “Esses panfletos apócrifos que estão circulando hoje são um completo absurdo”, declarou. Campos também disse que qualquer tentativa de atribuir os ataques feitos à Raquel à sua campanha será levada à Justiça e lembrou a perda do pai, comparando com a situação vivida por Raquel.
“Eu perdi meu pai durante uma eleição. A candidata Raquel perdeu o marido durante uma eleição. Nós sabemos a dor que isso representa para uma família. Por isso, não admito que a minha família, a família dela ou a família de qualquer pessoa seja atacada ou utilizada como instrumento de disputa eleitoral. Isso ultrapassa qualquer limite da política. Isso é desumano e inaceitável”, afirmou. Campos disse ainda que pretende acionar a Justiça para descobrir quem produziu, financiou e distribuiu o material e pediu que os responsáveis sejam punidos.
Já garantido na Série C 2027, o ABC lutava por uma vaga na final da Série D contra o Uberlândia neste domingo (30), na Arenas das Dunas, mas ficou no empate em 1 a 1, após ser derrotado por 1 a 0 no jogo de ida em Minas Gerais.
O Mais Querido abriu o placar com Jhosefer aos 13 minutos do segundo tempo, mas sofreu o empate em um chute de fora da área de Tomas Bastos que contou com a falha do goleiro alvinegro Matheus Alves, as 30 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o ABC encerra a participação na Série D 2026.
A final será entre Uberlândia/MG e ASA de Arapiraca/AL.
O time das galinhas pretas, que deve a Deus e ao mundo mas vive nadando em dinheiro sabe-se lá de onde vem, termina mais um ano sem titulo. Acesso é transitório, pode subir hoje e cair amanhã
A galinhada preta estava muito assanhada pensando no bi campeonato brasileiro mas quanto mais alto o sonho, maior o tombo e entra de férias passando mais um ano sem ganhar nada a não ser mais um vice campeonato estadual pro PAPAI MECÃO!
RESPEITA TEU PAI, BURRA PRETA!
Integrantes das comissões técnicas de ABC e Uberlândia se envolveram em uma confusão nas escadas que dão acesso à zona mista e vestiários da Arena das Dunas, em da partida válida pelas semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo (30). Gritaria, socos, empurrões e chutes aconteceram entre os membros dos dois clubes até que os ânimos foram acalmados.
O ministro Dias Toffoli, do TSE e do STF, retirou de pauta o julgamento do registro da candidatura de Renan Santos (Missão) à Presidência da República, que começaria nesta segunda-feira (31).
Toffoli apontou possíveis “ilicitudes” relacionadas aos perfis de redes sociais informados por Renan e pelo candidato a vice, Aroldo Medina. Após o registro da chapa, os candidatos apresentaram 18 novos perfis que não haviam sido declarados inicialmente.
Pela Lei das Eleições, todos os perfis já existentes devem ser informados à Justiça Eleitoral. Além disso, contas preexistentes incluídas posteriormente só podem ser usadas na campanha 48 horas após a comunicação ao TSE.
O ministro deverá marcar uma nova data para analisar o registro, após verificar se algum dos perfis foi utilizado para propaganda eleitoral antes do prazo permitido.
Os julgamentos dos registros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo) estão mantidos para começar nesta segunda-feira, em sessão virtual do TSE. A análise deve ser concluída até 2 de setembro.
Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon-RN | Foto: reprodução
O presidente do Sindicato da Indústria da Constrção Civil do RN (Sinduscon-RN) e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sérgio Henrique Andrade de Azevedo, encaminhou uma carta aberta aos senadores da República pedindo cautela na discussão sobre a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1.
Azevedo alerta para possíveis impactos sobre renda, empregos, custos das empresas, produtividade e setores com jornadas específicas, como a construção civil.
“Alguém perguntou a esses trabalhadores o que eles preferem?”, questiona o presidente do Sinduscon-RN, que também defende a negociação coletiva e um debate mais amplo sobre produtividade antes da redução da jornada.
Leia a íntegra abaixo:
Natal/RN, 28 de agosto de 2026.
CARTA ABERTA AOS SENADORES DA REPÚBLICA
Antes de decidir pelo trabalhador, é preciso ouvi-lo.
Senhor Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, Senadores do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, Styvenson Valentim e Zenaide Maia,
Senhora e Senhores Senadores,
A discussão sobre melhores condições de trabalho e qualidade de vida é legítima e necessária. Mas uma alteração constitucional com tamanho impacto sobre trabalhadores, empresas, emprego, produtividade e renda não pode ser decidida sem uma análise profunda de suas consequências.
A proposta de redução da jornada e alteração da escala de trabalho parte de uma intenção que pode parecer simples. Como advertiu H. L. Mencken, para todo problema complexo há sempre uma solução simples, plausível — e completamente errada.
A realidade brasileira não é simples. Comércio, indústria, construção, saúde, turismo, infraestrutura, energia, agronegócio e serviços possuem características completamente diferentes.
Não é razoável imaginar que uma mesma solução seja adequada a todas essas realidades.
Na construção pesada e nas grandes obras de infraestrutura, milhares de trabalhadores permanecem mobilizados longe de suas cidades e de suas famílias por semanas ou meses.
Alguém perguntou a esses trabalhadores o que eles preferem?
Para muitos deles, pode fazer muito mais sentido trabalhar mais durante o período em que estão mobilizados, aumentar sua renda e concentrar o descanso para quando puderem efetivamente retornar para casa. Qual é o benefício de impor mais tempo ocioso a quem está a milhares de quilômetros da própria família?
Há ainda outra questão que precisa ser enfrentada com transparência: manter o salário-base não significa necessariamente manter a renda total do trabalhador. Em muitas atividades, menos horas trabalhadas tendem a implicar menor remuneração, porque reduzem a produção e, com ela, as parcelas variáveis, os prêmios e outras oportunidades legítimas de ganho.
Quem calculou esse impacto sobre a renda efetivamente levada para casa, sobre o custo das empresas e sobre a capacidade de contratação? Na construção civil, aumentos relevantes no custo do trabalho impactam o custo das obras, da infraestrutura e da habitação.
No final, alguém paga essa conta.
Pode ser a empresa, reduzindo investimentos e contratações. Pode ser o consumidor, pagando mais caro. Pode ser o trabalhador, perdendo renda ou oportunidades. E pode ser toda a sociedade, com menor produtividade, mais informalidade e menor crescimento econômico.
Queremos melhorar a vida de quem trabalha. Mas precisamos fazer isso aumentando produtividade, qualificação, renda e oportunidades, e não simplesmente reduzindo, por determinação constitucional, o número de horas disponíveis para produzir.
Por isso, fazemos um apelo ao Senado Federal:
Decisões constitucionais desta magnitude não deveriam ser tomadas em janelas curtas de calendário legislativo.
Não votem uma mudança dessa dimensão de forma apressada.
Ouçam os trabalhadores e ouçam quem emprega.
Avaliem os impactos econômicos e sociais e as particularidades de cada atividade.
Preservem e valorizem a negociação coletiva.
Antes de discutir redução da jornada de trabalho, o Brasil precisa enfrentar a questão que há anos limita nosso desenvolvimento: a baixa produtividade.
Países não se tornam mais produtivos porque trabalham menos. Tornam-se capazes de trabalhar menos porque se tornaram mais produtivos. Essa ordem importa.
Não podemos escolher apenas a parte agradável da equação e ignorar quem pagará a conta.
Senadores, essa decisão terá consequências por décadas. Façam o debate que a importância do tema exige.
Antes de decidir pelo trabalhador, ouçam o trabalhador.
Antes de aumentar o custo de contratar, ouçam quem gera emprego.
Antes de reduzir a jornada, discutam como aumentar a produtividade.
E, antes de mudar a Constituição, avaliem as consequências para o Brasil.
Atenciosamente,
Sérgio Henrique Andrade de Azevedo Presidente do Sinduscon RN Vice-Presidente CBIC
O candidato Styvenson Valentim (Podemos) lidera a disputa pelo Senado entre os eleitores de Parnamirim, na pesquisa do Instituto Perfil, realizada em parceria com o Via Certa Natal, considerando a soma das intenções de voto para a primeira e a segunda vaga.
Na soma dos dois votos, Styvenson aparece com 17,21%. Em seguida, vêm Zenaide Maia (PSD), com 8,43%, Coronel Hélio (PL), com 6,79%, Samanda de Lula (PT), com 6,29% e Rafael Motta (PDT), com 6,14%.
Já Sandro Pimentel (PSOL) soma 1,51%, Sonia Godeiro (PSOL) tem 1,21% e Rosália Fernandes (PSTU) aparece com 1,14%.
Professor Guilherme (UP) vem em seguida, com 0,93%, seguido de Tércio Tinôco (União Brasil), com 0,57%, Gari Wendell Batista (AGIR), com 0,29%, Luciana Mandu (PSTU), com 0,29% e Linhares Jiboia (DC), com 0.21%. Os indecisos somam 30,28%, enquanto o branco/nulo é de 18,71%.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07989/2026 e no TRE-RN sob o número RN-06953/2026. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 23 de agosto de 2026, em Parnamirim, com 700 eleitores.
A margem de erro é de 3,70 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada pelo Via Certa/Instituto Perfil.
No cenário espontâneo para deputado federal, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Thabatta Pimenta aparece na liderança entre os eleitores de Parnamirim, segundo o levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Via Certa Natal.
Thabatta lidera com 2,86%. Na sequência dos mais citados vêm Natália Bonavides, Nina Souza e Carla Dickson, empatadas em segundo lugar com 1,43%, Sargento Gonçalves (1,29%), Robinson Faria (1,14%), General Girão (1,00%), João Maia (0,86%), Juninho Saia Rodada (0,57%).
Completando a lista dos mais citados aparecem Benes Leocádio, Gabriel Nunes e Dr. Bernardo, os três empatados com 0,43%. Os indecisos são a grande maioria, com 78,14%, enquanto o branco/nulo soma 6,43%.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07989/2026 e no TRE-RN sob o número RN-06953/2026. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 23 de agosto de 2026, em Parnamirim, com 700 eleitores. A margem de erro é de 3,70 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada pelo Via Certa/Instituto Perfil.
Um pouco de história e conhecimento não faz mal a ninguém…
O espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos. Esquerda e direita são muitas vezes apresentados como opostos, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras.
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui capitalistas, neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, anarcocapitalistas, monarquistas, teocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistas, fascistas e nazistas.
A direita é mais conservadora e mais reacionária nas suas ideias, defendendo prioritariamente os interesses privados, de classe e voltados para a manutenção das coisas como estão. Já a esquerda convive melhor com a necessidade de mudanças, progresso no campo da inclusão social e busca da igualdade de direitos e garantias, almejando o interesse coletivo.
Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa, de 1789, e o subsequente Império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda.
Quase correto. Mas, puxando a brasa prá sardinha de vocês, né? Quem defende a iniciativa privada também defende o mérito, o esforço, o respeito à iniciativa privada e defende principalmente as liberdades em geral, ai incluída a livre iniciativa. Os esquerdistas, notadamente os mais radicais, são intolerantes, antidemocratas e defensores da censura, principalmente às ideias com as quais não concordam. Em prol do que chamam de "causa", estimulam a tal "luta de classes". Também são contrários à religião em geral e à família, que reputam grandes obstáculos à implantação de sua ideologia na sociedade. Dessa forma, tentam destruir os bons costumes e a autoridade dos pais na família, implantando o caos e a perversão no seio da sociedade. Almejam o Estado máximo, o que pressupõe altíssimas cargas tributárias e predispõe à corrupção, ao patrimonialismo (corrupção) e ao favorecimento da casta dirigente em detrimento do povo em geral. Em suma, tentam destruir todos os bons valores sociais em prol da supremacia do Estado, desde que eles sejam os detentores do poder, é claro.
A direita defende os mesmos interesses que esse senhor. Mais uma amostra de sua ignorância. Alguém precisa ler Milton Friedman e resumir para ele, já que abrir um livro está difícil…
Pois é webrevenger o mais importante numa leitura é a interpretação e isso a turma da esquerda nunca conseguiu fazer, a interpretação sempre é dita em prol do domínio e apropriação do poder.
Distorcem tudo para dar suas versões as situações, desde que tudo seja direcionado ao pensamento da esquerda para domínio e apropriação do poder.
Talvez você, como todo "bom" esquerdista, também ache o Lula ou a Dilma mais instruídos e cultos, não é mesmo. Lula, um semi-analfabeto que se gaba de ter chegado à presidência sem NUNCA ter lido um livro sequer e a mulher que "ensaca vento", incapaz de elaborar uma simples frase minimamente inteligível. Bolsonaro é graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição de ensino rigorosíssima e reconhecida mundialmente, na qual se ingressa mediante vestibular dificílimo, muito concorrido. Vocês, petistas, são hilários.
JÁ ESTÁ SE ENTRANHANDO COM A BANCADA EVANGÉLICA DA BÍBLIA, MISTURANDO POLÍTICA COM RELIGIÃO, E TENTANDO AGRADAR OS AMERICANOS COMO TODO BOM E SUBMISSO ENTREGUISTA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E TRAIDOR DA PÁTRIA.
Oliveira, causa espanto sua pouca informação e imoral leitura dos fatos.
Entreguista seria aquele que entrega algo a alguém, quem entregou alguma coisa aos EUA?
Por outro lado podemos citar o ESTOQUE REGULADOR DE FEIJÃO BRASILEIRO enviado de GRAÇA a CUBA por DILMA.
Por outro lado podemos citar os BILHÕES destinados a países sem falidos, sem condições de pagar os valores enviados como fez o PT através do BNDES a Venezuela, Argentina, Paraguai e demais países da América Latina e com regime de governo DITATORIAL.
ENTREGUISMO seria o domínio dos cargos públicos pela aparelhamento estatal para domínio geral de 01 partido.
ENTREGUISMO seria a apropriação dos FUNDOS DE PENSÃO das instituições públicas para financiar o populismo e as campanhas políticas.
Então Oliveira, começou a entender o real significado de entreguista?
Parabéns, Cosme, pela corretíssima leitura dos fatos. E olha que ainda faltaram inúmeros outros exemplos do "entreguismo" realizado pelos governos do PT a ditaduras "amigas". Na África teve um bocado de beneficiados com o nosso dinheiro, via BNDES. E os calotes já estão sendo anunciados. Nós é que pagaremos a conta dos desmandos do PT com o dinheiro do nosso Brasil.
Resposta ao Oliveira: Voce dizer que o candidato foi ao Estados Unidos e sera submisso entregando o patrimonio publico e o chamando de traidor da patria? Lula e Dilma deram metado do Brasil para paises sem democracia, com ditadores no poder a varias decadas. Lula deu uma Petrolifera da Petrobras para a Bolivia do Evo morales de 5 bilhoes de reais, firmou um acordo com a quebrada venezuela para construir a refinaria Abreu e Lima que tinha um custo de 4 bilhoes e ate hoje nao foi finalizada, a venezuela pulou fora do negocio e essa refinaria custara 18 bilhoes de dolares sendo que apos construida sua vida util so arrecadara 15 bilhoes. Assautaram a petrobras, correios, eletrobras, todos os fundos de pensoes e por ai vai……. e vc tem a cara de pau de vir aqui dizer que o candidato quer entregar o patrimonio publico quando vai ao Estados Unidos, poe a mao na conciencia.
O período da História que a Igreja teve amplos poderes – IDADE MÉDIA, foi conhecida como IDADE DAS TREVAS! Vamo fazer o uso da Constituição e separar Política de Religião! Pela Mor de Deus!!!! Essa serpente Bolsonaro se enroscou c/ esse crentes Absolutistas. Coisa boa não vem não!
se for na direcao oposta do que se passou nos ultimos 30 anos.. estamos no caminho certo.
Fies, pronatec, farmacia popular, pobre comprando carro e viajando de avião, salário mínimo corrigido acima da inflacao, fortalecimento das universidades federais e institutos federais; cotas em universidades para baixa renda, prova unica (enem) para concorrer em universidades de todo o país, ou seja, minha casa minha vida (parcelas de 50 reais para baixa renda);
isso foram as coisas BOAS realizadas nos últimos 13 anos. Pelo menos, que me lembre rapidamente. As RUINS todos sabemos e condenamos.
Se direita ou outro presidente tiver como essencia o termo "inclusão" eu tb voto.
Luiz, se todos esses projetos populistas, mascarados como inclusão, tivessem como resultado na geração de emprego, renda, produção e crescimento no Brasil, também teria nosso apoio.
Cota não é projeto de inclusão e sim de discriminação para impor quem não tem qualidade no ensino público nas universidade e por consequência, não concluem o curso por não poder acompanhar o estudo e quando termina, são profissionais de baixo nível.
Criar ilusão não é solução.
O PT com seu projeto populista de poder acabou com os recursos públicos, parou a produção industrial e deixou 13 milhões de desempregados, como prova inabalável e incontestável de uma gestão de péssima qualidade.
Além da esquerda caviar, amante do poder e do capital ter instituído a corrupção como forma de administração.
Programa social para ser realmente bom precisa prever o próprio fim. Aprendi desde criança que devemos ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Primeiro, é preciso diminuir o tamanho do Estado. Com isso, sobrará dinheiro para ser aplicado nas suas atividades próprias (saúde, educação básica e segurança) e para gerar condições de desenvolvimento da nossa economia. Daí prá frente, as coisas se ajustarão naturalmente e aqueles que quiserem trabalhar terão condições de prover o próprio sustento e o de suas famílias. "Esmola" vicia o cidadão, já dizia a música do Luiz Gonzaga.