Aluno de Currais Novos vence prêmio nacional e apresentará projeto em Portugal

Está na Tribuna do Norte

Com um projeto voltado para combater o desperdício de água, o curraisnovense José Fernandes Dantas Júnior, aluno do 2º ano do curso Técnico em Informática do Campus Currais Novos do IFRN, venceu o prêmio Green Project Awards (GPA) Brasil, na categoria  Iniciativa Jovem.

O projeto idealizado por ele, “Educação Ambiental nas Escolas Através de Jogos Interativos: criação de jogos interativos para combater o desperdício de água”, conquistou o Galardão, troféu alusivo ao primeiro lugar, na categoria Iniciativa Jovem, que se destina às iniciativas ou projetos criados e desenvolvidos por jovens com idade até 24 anos.

O Prêmio Green Project Awards foi criado em Portugal, no ano de 2008, pela GCI, empresa de consultoria que aborda o desenvolvimento sustentável. Realizado pela primeira vez no Brasil em organização conjunta com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o GPA é dividido em quatro categorias, enfatiza a inovação social, a sustentabilidade e o voluntariado.

De acordo com José Fernandes, o projeto idealizado por ele consiste na criação de jogos para computadores – que seriam distribuídos em escolas públicas – com programação e design voltados aos gostos de crianças e adolescentes. “A ideia é conscientizar por meio do jogo utilizando a linguagem e a pedagogia para disseminar os conceitos de sustentabilidade”, explicou José Fernandes.

A premiação nacional aconteceu na última sexta-feira (31), no auditório da Petrobras, no Rio de Janeiro.  Na próxima quarta-feira (12), José Fernandes viaja a Lisboa, Portugal, onde apresenta o projeto na cerimônia de entrega do GPA 2012.