Saúde

Antiviral é anunciado pelo governo russo como promissor no combate à Covid-19; vírus foi tratado com sucesso na maioria dos casos, em quatro dias

Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

A Rússia vai começar a ministrar seu primeiro medicamento aprovado para o tratamento da Covid-19 na próxima semana (8), Uma medida que espera facilitar as tensões no sistema de saúde e acelerar o retorno à vida economica.

Os hospitais russos podem começar a dar a pacientes o medicamento antiviral, registrado sob o nome Avifavir,a partir de 11 de junho, diz o chefe da RDIF [Fundo Direto de Investimento] na Rússia. Ele falou que a empresa por trás do medicamento fabricaria o suficiente para tratar cerca de 60.000 pessoas por mês.

Atualmente, não existe vacina para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e os testes em humanos de vários medicamentos antivirais que já existentes ainda não demonstraram eficácia.

Um novo remédio antiviral da Gilead chamado Remdesivir mostrou alguma promessa em pequenos testes contra a Covid-19 e está sendo oferecido a pacientes por alguns países sob regras de uso compassivo ou emergencial.

O Avifavir, conhecido genericamente como Favipiravir, foi desenvolvido pela primeira vez no final dos anos 90 por uma empresa japonesa comprada mais tarde pela Fujifilm ao entrar na área da saúde.

O chefe do RDIF, Kirill Dmitriev, disse que os cientistas russos modificaram o medicamento para aprimorá-lo e afirmou que Moscou estará pronta para compartilhar os detalhes dessas modificações em duas semanas.

O Japão está testando a mesma droga, conhecida como Avigan. Ele ganhou prestígio do primeiro-ministro Shinzo Abe e US $ 128 milhões em financiamento do governo, mas ainda não foi aprovada para uso.

O avifavir apareceu no sábado (30) na lista do governo russo de medicamentos aprovados.

Processo acelerado

Dmitriev disse que os ensaios clínicos do medicamento foram realizados com 330 pessoas e mostraram que o vírus foi tratado com sucesso na maioria dos casos, em quatro dias.

Os testes devem ser concluídos em cerca de uma semana, disse ele, mas o Ministério da Saúde aprovou o uso do medicamento em um processo acelerado especial e a fabricação começou em março.

Os ensaios clínicos para testar medicamentos de eficácia geralmente levam muitos meses, mesmo quando acelerados, e envolvem um grande número de pacientes designados aleatoriamente que recebem o remédio que está sendo testado – ou um controle ou placebo.

O sucesso em ensaios de pequena escala e em estágio inicial não é garantia de sucesso em estudos posteriores e mais abrangentes.

Um estudo publicado em maio, por exemplo, vinculou a droga hidroxicloroquina antimalárica, que o presidente dos EUA, Donald Trump, diz que está tomando e incentivando seu uso, a um risco aumentado de morte em pacientes com a Covid-19 hospitalizados.

Dmitriev disse que a Rússia conseguiu reduzir os prazos dos testes porque o medicamento genérico japonês, no qual o Avifavir se baseia, foi registrado pela primeira vez em 2014 e passou por testes significativos antes que os especialistas russos o modificassem.

“Acreditamos que isso é um divisor de águas. Isso reduzirá a tensão no sistema de saúde, teremos menos pessoas entrando em uma condição crítica”, disse Dmitriev. “Acreditamos que a droga é a chave para retomar a atividade econômica completa na Rússia”.

Com 414.878 casos, a Rússia tem o terceiro maior número de infecções no mundo depois do Brasil e dos Estados Unidos, mas tem um número oficial de mortes relativamente baixo de 4.855 – algo que tem sido o foco do debate.

O RDIF, que detém uma participação de 50% no fabricante do medicamento ChemRar, financiou os testes e outros trabalhos com seus parceiros, no valor de cerca de 300 milhões de rublos (R$ 23 milhões), disse Dmitriev, que explicou que os custos para a Rússia eram muito mais baixos por causa do trabalho de desenvolvimento anterior realizado no Japão.

CNN Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. O Ministério da Saúde deveria desenvolver um plano de emergência, ou de aquisição emergencial desses antivirais para os hospitais públicos.. Não se pode combater o vírus apenas com Cloroquina. Estamos enfrentando uma guerra contra um vírus

    1. E você é tão idiota que prefere morrer do que tomar um remédio que não mata e ajuda a combater a replicação viral, tão mal informado que fala fake news dos torcedores do vírus

    2. Se pegar o vírus não tome a hidroxicloroquina precocemente, espere piorar e vá ser entubado e colocado numa UTI e reze pra não morrer

    3. Primeiro que é uma empresa privada… Segundo, é uma droga sendo testada na Russia, país que nao tem muita transparencia nos estudos cientificos pela retorica passada… nao parece ser tambem muito confiavel e la se sabe as questoes eticas envolvidas. Quando nao ha armas, se usa ate pedras. Seja Cloroquina (remedio sem patente), ou medicacao russa (REMEDIO COM PATENTE), ou vit D cubana (engana povo)… Tem que perguntar aos chineses, ja que la ate hoje, segundo eles so tiveram 3 mil mortes…. caso de milagre comunista um país onde as pessoas vivem aglomeradas!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 83 o número de mortos após enchentes que atingem o RS

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (6). São investigadas outras mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas. O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado.

A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta.

Imagens feitas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e obtidas com exclusividade pelo g1 mostram uma visão em escala do antes e depois da maior tragédia do Rio Grande do Sul.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (6), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Campanha Maio Amarelo é lançada no RN com alerta sobre prevenção de acidentes de trânsito

Foto: Sesap / Reprodução

Foi lançado nesta segunda-feira (6) no Rio Grande do Norte o Maio Amarelo, uma campanha com o objetivo de alertar os motoristas sobre medidas que podem ser adotadas para evitar acidentes de trânsito.

Para marcar o início da campanha, um ato aconteceu no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade para atendimento de traumas no Estado. A campanha é organizada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Prefeitura do Natal.

O movimento instalou o laço amarelo, sua principal marca, na entrada do pronto-socorro e realizou um momento educativo com pacientes e acompanhantes.

“Esse laço representa a união que precisamos ter a respeito desse tema. Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes, principalmente em motocicletas. O Walfredo e todas as outras portas de atendimento vivem sob pressão constante. Por isso, precisamos cada vez mais conscientizar e fiscalizar”, disse Lyane Ramalho, secretária de Saúde do Estado.

Como preparativo para o Maio Amarelo, as autoridades de trânsito vêm realizando blitzen integradas em várias regiões do Estado. Ao longo do mês, ações educativas acontecerão em cidades que possuem emergência ortopédica, como Mossoró, Caicó, Assú e Pau dos Ferros.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

LULA sanciona marco legal dos jogos eletrônicos com um veto; entenda

Foto: Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, com um veto, o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. O chamado PL dos Games era uma demanda dos desenvolvedores de jogos eletrônicos para garantir mais segurança jurídica para investimentos no setor.

Alguns dos benefícios incluídos na lei já estavam em decretos, por exemplo, o que causava receio justamente por poderem acabar a qualquer momento se fosse de interesse do Poder Executivo.

“O Brasil é hoje o maior consumidor de games da América Latina, tem um crescimento maior do que outras linguagens no campo da indústria do entretenimento. Aqui, também temos um perfil majoritário de mulheres consumidoras e isso precisa ser espelhado no campo da produção, que haja mais diversidade também nos que produzem esses jogos. Além disso, os games também podem contribuir para a formação dessa juventude como cidadãos plenos, agentes de criação de um novo imaginário de país”, ressaltou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, em nota na última sexta-feira, 3.

De acordo com despacho no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Lula vetou o trecho da lei que concedia um abatimento de 70% no imposto de renda incidente nas remessas ao exterior de remunerações oriundas da exploração de jogos eletrônicos ou de licenciamentos decorrentes de jogos eletrônicos no País, desde que os recursos fossem investidos no desenvolvimento de projetos de produção ou de coprodução de jogos eletrônicos brasileiros independentes.

O planalto justificou o veto alegando que a proposição legislativa criaria renúncia de receita sem a apresentação da correspondente estimativa do impacto orçamentário, sem instituir medidas de compensação, sem prever prazo máximo de vigência de cinco anos e sem apresentar demonstrativo do impacto orçamentário e financeiro para os exercícios financeiros de 2024, 2025 e 2026.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Não percebi que meu tio estava morto’: mulher acusada por estelionato no Rio nega crime

Foto: Reprodução

Érika de Souza Vieira Nunes, que tentou sacar um empréstimo bancário de R$ 17 mil reais em nome do tio, falou ao programa Fantástico, da TV Globo, que não percebeu que o idoso estava morto na agência bancária de Bangu, na zona oeste do Rio. “Vivi momentos da minha vida que não suportava mais. Muito difícil. Foi horrível, eu não percebi que meu tio estava morto”, disse. “Eu não sou essa pessoa que estão falando, não sou esse monstro” acrescentou.

Segundo Érika, nem ela e nem a sua família precisavam do dinheiro, e quem queria o empréstimo era o próprio tio para uma obra no quintal da casa em que moravam.

Ela falou ainda que Paulo era uma pessoa calada, mas que eles tinham uma boa relação. “(Tínhamos uma) relação ótima, ele era independente, eu não era cuidadora dele”, disse a sobrinha.

Uma semana antes do episódio, Paulo havia ficado internado devido a uma pneumonia. No dia em que recebeu alta, Érika foi com ele a uma agência bancária, onde tiveram um empréstimo aprovado.

O saque ocorreria no dia seguinte, quando a mulher entrou com o homem já morto no local.

Érika foi denunciada pela 2ª Promotoria de Justiça pelos crimes de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver.

A promotoria afirma que, embora o empréstimo tenha sido contratado por Braga quando ele ainda estava vivo, o saque não poderia mais ser realizado, visto que, no momento da prisão em flagrante da denunciada, a vítima já tinha morrido.

Ela chegou a ficar presa, mas foi libertada para responder em liberdade por ser portadora de saúde mental debilitada e para cuidar de sua filha com necessidades especiais, segundo a decisão da juíza.

Relembre o caso

Érika de Souza Vieira Nunes levou a uma agência bancária um homem de 68 anos que estava morto, em uma cadeira de rodas, para tentar fazer um empréstimo em nome dele. “Assina para não me dar mais dor de cabeça”, pediu a mulher ao cadáver, agindo como se a pessoa estivesse viva. A cena ocorreu na terça-feira, 16, numa agência em Bangu, na zona oeste do Rio.

Funcionários do banco chamaram a polícia e a mulher, que diz ser sobrinha do morto, está sendo investigada. A polícia afirma que ela pode ter cometido furto mediante fraude ou estelionato, conforme circunstâncias que ainda serão apuradas.

Segundo a polícia, Érika de Souza Vieira Nunes chegou ao banco levando Paulo Roberto Braga, de 68 anos, em uma cadeira de rodas. Ele seria cliente da agência e havia um empréstimo pré-aprovado em seu nome. Os vigilantes permitiram a entrada dele na cadeira de rodas.

A mulher então levou o homem até uma funcionária e explicou que havia um empréstimo pré-aprovado no valor de R$ 17 mil em nome do homem – suposto tio dela.

Os funcionários chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou que o homem estava morto havia pelo menos algumas horas, e a Polícia Civil, que levou a mulher para prestar depoimento na 34ª DP (Bangu). Érika foi presa em flagrante.

A promotoria destaca ainda que o idoso teria recebido alta na véspera dos fatos, após internação ocasionada por pneumonia, “sendo certo que estava bastante debilitado, o que facilmente se verifica, notadamente, diante do depoimento prestado pelo médico da Unidade de Pronto Atendimento”.

Aponta também que o próprio laudo de necrópsia atesta que a vítima apresentava “estado caquético” durante realização de exame.

“Assim, não se pode olvidar a possibilidade de que a conduta da acusada tenha ainda contribuído ou acelerado o evento morte, ao submetê-lo a tamanho esforço físico, no momento em que necessitava de cuidados”, diz outro trecho da denúncia.

Fonte: Estadão

Opinião dos leitores

  1. Muita esperteza dela, não perceber que o tio havia falecido há horas. Advogado também serve pra criar narrativas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Unimed Natal otimiza atendimentos médicos com implementação da Biometria Facial

Foto: Divulgação 

Pensando em melhorar a experiência dos clientes nos atendimentos médicos, a Unimed Natal implementou a Biometria Facial, tecnologia que oferece mais agilidade e segurança na identificação de beneficiários e profissionais de saúde nos atendimentos em clínicas e hospitais próprios e rede credenciada.

Para implementação do novo recurso, é necessário que o beneficiário cadastre a biometria facial no aplicativo Unimed Natal Clientes. O processo para cadastro é rápido: basta localizar a opção na página inicial do app ou na barra inferior do lado direito, clicar em Mais – Minha Unimed – Biometria Facial e seguir as orientações para captura de foto estilo selfie e do documento de identidade.

“A implementação da Biometria Facial é uma iniciativa que está diretamente conectada ao nosso compromisso de oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Essa nova forma de identificação nos atendimentos garante aos nossos beneficiários e prestadores de serviço agilidade, praticidade, segurança e, principalmente, demonstra nosso compromisso em investir em inovação, transparência e segurança em todo o nosso sistema de atendimento”, enfatizou o diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto.

Em caso de dúvidas sobre o cadastro da biometria facial no App, os beneficiários podem entrar em contato com a equipe de atendimento no telefone e WhatsApp (84) 3220-6200.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Potiguar, esposa e duas filhas pequenas perderam tudo com as chuvas em Canoas (RS)

Fotos: Cedidas

A esperança nunca decepciona! O Amor de Deus é a garantia”. Essas palavras fazem parte do relato do potiguar José Elikson Medeiros, 30 anos, que é um dos desabrigados na cidade de Canoas, uma das áreas mais atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Ele, a esposa, Vitória Lisboa, 24 anos, e as duas filhas deles, uma de 1 ano e meio e outra de cinco meses, tiveram que deixar a residência por causa das chuvas. Toda área onde eles moram foi invadida pelas águas. Eles perderam tudo e a casa continua submersa.

“Infelizmente, perdemos todos os nossos bens materiais. Sim, perdemos tudo! Só conseguimos retirar algumas coisas das meninas e a pasta com nossos documentos. Contudo, o mais importante é que temos a Deus, temos saúde e nossa família está unida”, relatou o administrador José Elikson em sua página no Instagram. A doula Vitória Lisboa, esposa de Elikson, conversou com a equipe de reportagem do Ponta Negra News, e contou que o marido é de Macaíba (RN) e que mora em Canoas há três anos.

“A casa que nós morávamos é a mesma casa que eu moro desde que nasci. Nós saímos na sexta-feira (3) à noite. Eu saí às 19h com as meninas e José Elikson saiu às 3h da manhã do sábado (4), porque ele ficou tentando proteger a casa dos saqueamentos que estavam acontecendo. Ele já saiu com a água no joelho. A situação da cidade é crítica. Temos 140 mil desabrigados. Todos os nossos familiares que moravam no mesmo bairro também perderam tudo. Nós estamos bem, pois estamos na casa de familiares, mas existem muitas pessoas que estão em escolas, ginásios e abrigos da Prefeitura”, contou Vitória.

“Nós estamos na casa da minha mãe, do outro lado da cidade, mais alto. A princípio aqui é seguro. 60% da cidade foi atingida e devastada”, relatou Vitória.

Para quem quiser ajudar a família a reconstruir o que perdeu, pode auxiliar através da chave pix: (51) 982099658.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Dívida do Brasil sobe para 75,7% do PIB, maior desde abril de 2022

Foto: Reprodução

A dívida bruta do Brasil subiu para 75,7% do PIB (Produto Interno Bruto) e atingiu o maior nível desde abril de 2022. O patamar foi registrado em março depois de avançar 0,2 ponto percentual em relação a fevereiro. O BC (Banco Central) divulgou o resultado nesta 2ª feira (6.mai.2024).

A DBGG (Dívida Bruta do Governo Central) é formada por governo federal, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e governos estaduais e municipais. Segundo o BC, a dívida aumentou 0,6 ponto percentual pelo pagamento de juros nominais, mas caiu 0,2 ponto percentual com o resgate líquido de dívida e 0,2 ponto percentual com a variação do PIB nominal.

No acumulado de 12 meses até março, a dívida aumentou 4,2 pontos percentuais. Em 2024, a alta foi de 1,3 ponto percentual. CONTAS PÚBLICAS O setor público consolidado –formado por União, Estados, municípios e estatais– registrou superavit primário de R$ 1,2 bilhão em março.

Ao incluir no cálculo o pagamento dos juros da dívida, o setor público consolidado registra um deficit nominal de R$ 63 bilhões em março. No acumulado de 12 meses, o saldo negativo caiu de R$ 1,015 trilhão em fevereiro para R$ 998,6 bilhões em março.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Isso é facilde resolver.
    Basta eleger Bolsonaro em 2026 e dr Paulo Guedes assumir o controle dos gastos do Pais, que entra tudo no eixo outra Vez.
    Agora, tem que ter cuidado pra depois do mandato do Bolsonaro, não elegerem um esquerdista de novo, porque é garantia de desmantelo, sendo assim, não da certo, um passo pra frente outri pra trás, não é isso que queremos.
    Queremos um Brasil rico como nação, um país de estradas infraestrutura, progresso, uma potencia mundial.
    É isso!!!
    Se botar pessoas sérias no comando da nação, pessoas comprometidas, não é difícil de acontecer, as condições o Pais tem, falta só comando, gestão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Morada da Paz celebra missas no Dia das Mães

Foto: Divulgação

Buscando proporcionar ocasiões humanizadas para a vivência do luto e dos sentimentos inerentes a este processo, o cemitério, crematório e funerária Morada da Paz realizará suas tradicionais missas em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12 de maio. No RN, as celebrações acontecem, presenciais e abertas ao público, nas unidades Morada da Paz Emaús, às 8h e às 10h30, e Morada da Paz Mipibu, às 9h30.

Para quem desejar antecipar a homenagem com flores nos jazigos, basta entrar em contato com a floricultura do Morada da Paz, por meio do WhatsApp 0800 123 4848 ou do site http://floricultura.moradadapaz.com.br e solicitar o atendimento. Os clientes do cemitério e crematório têm um abatimento de 5% acessando o Clube de Descontos Morada da Paz, no site http://clubededescontos.moradadapaz.com.br.

Para quem deseja prestar as homenagens direto do conforto de casa e de qualquer lugar do mundo, pode acessar o Morada da Memória (http://www.moradadamemoria.com.br), plataforma on-line destinada às lembranças e homenagens, e visitar o perfil do seu ente querido. Na página é possível escrever textos, compartilhar fotos e vídeos, além de acender uma vela virtual.

Entrelaços

As celebrações religiosas do Dia das Mães também dão início à campanha “Entrelaços”, promovida pelo Grupo Morada junto às suas marcas – Morada da Paz, Assistência Funeral Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet – em 2024.

Embora a perda seja uma experiência dolorosa, a campanha deste ano lembra que a conexão com os entes queridos continua a viver por meio das memórias e ensinamentos partilhados.

“Queremos que os clientes saiam com a compreensão de que os encontros e as relações são presentes preciosos que continuam a nos dar força, conforto e orientação, mesmo após a partida de alguém especial. ‘Entrelaços’ é um lembrete de que, na vida, estamos todos conectados, e cada vida é uma história entrelaçada com muitas outras”, destaca a gerente de marketing do Grupo Morada, Eliza Fonseca.

Missas do Dia das Mães – Morada da Paz
Data: 12 de maio de 2024, domingo
Locais:
Morada da Paz Emaús – Missas às 8h e 10h30
Morada da Paz Mipibu – Missa às 9h30

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Parnamirim convoca profissionais que trabalham com PETs para vacinação antirrábica humana

Foto: Divulgação

Os profissionais que atuam diretamente no dia-a-dia com animais, como médicos veterinários, adestradores, equipes de banho e tosa de pets shops, profissionais da área de controle de zoonoses, entre outros, podem procurar uma das onze unidades de saúde de Parnamirim onde está sendo aplicada a vacina antirrábica humana.

São elas: UBS Santa Tereza, Passagem de Areia 1, João Dias, Bela Parnamirim, Boa Esperança, Nova Esperança 1, Monte Castelo, Cohabinal, Parque Industrial, Caic Rosa dos Ventos e Pirangi.

A vacina pré-exposição é capaz de conferir proteção aos humanos que têm contatos frequentes com animais e correm risco de contaminação e sua imunização permanece durante muitos anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Canguaretama recebe cursos em Unidade Móvel do Senac de Moda e Beleza

Foto: Divulgação

Cursos oferecidos pelo Programa Senac Móvel começam nesta segunda-feira (6), em Canguaretama, beneficiando jovens e adultos a partir de 16 anos.

A Unidade Móvel de Beleza servirá como sala de aula para os cursos de “Técnicas de Depilação”, “Técnicas de Manicure”, “Hidratação, corte e escova” e “Design de sobrancelhas”.

As carretas têm cerca de 14 metros de comprimento, 4 metros de altura e 2,6 metros de largura. São equipadas com materiais específicos da área de formação, a fim de reproduzir internamente o ambiente real de trabalho de áreas, como por exemplo, salão de beleza.

As aulas serão ministradas pela manhã e à tarde, dependendo do curso escolhido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *