Saúde

Anvisa muda postura e só autoriza canabidiol para epilepsia

2014-719508787-2014-719443677-canabidiol.jpg_20140601.jpg_20140602Em um novo capítulo da longa novela sobre a importação de remédios à base de canabidiol (CBD), substância encontrada na maconha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu negar todos os pedidos de autorização para a compra desses medicamentos vindos de pacientes que não sofrem de epilepsia, mas de outras doenças crônicas. O órgão, ligado ao Ministério da Saúde, adotou essa medida se baseando em uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Trata-se de uma mudança brusca. Até agosto de 2015, a Anvisa autorizou 894 dos 1.036 pedidos de autorização para importar canabidiol. Muitas das autorizações foram para pacientes que, com problemas como dores crônicas e mal de Parkinson, obtiveram receitas médicas para usar o medicamento, que não é fabricado no Brasil. Mas, no mês passado, as coisas mudaram. De 14 a 31 de agosto, dos 49 pedidos, 34 foram negados (quase 70%), sendo que 23 das solicitações indeferidas eram para dores crônicas e sete para Parkinson.

— Voltamos à estaca zero — critica Raimundo Trindade, de 60 anos, há 15 anos diagnosticado com mal de Parkinson, e que teve seu pedido de importação negado. — É meu médico, e não a Anvisa, que sabe o que é melhor para mim. Até porque a agência já liberou a importação. Tenho direito a qualidade de vida. Minha tremedeira me impede de andar direito. Eu me arrasto.

Apesar de, diferentemente da maconha, o canabidiol não alterar os sentidos de uma pessoa, remédios feitos à base da substância foram centro de uma longa controvérsia no Brasil. Durante muito tempo, famílias com crianças que sofrem de epilepsia lutaram na Justiça para importar os medicamentos, proibidos no país, alegando que o canabidiol reduz a frequência das convulsões. Até que, em janeiro deste ano, a Anvisa decidiu tirar o CBD do rol de substâncias proibidas. Já em abril, o órgão divulgou regras para importar o remédio de forma simples.

De início, a Anvisa condicionou a autorização para importação dos medicamentos à prescrição médica, sem restringir as doenças que poderiam ser tratadas com canabidiol. Mas, em agosto, passou a negar pedidos que não são para o tratamento das epilepsias, problema apresentado por pacientes com diferentes doenças. A mudança se deu com base na resolução de número 2.113, do CFM, publicada em 16 de dezembro de 2014.

‘É PRECISO TER EVIDÊNCIA DA EFICÁCIA’

O presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, explica que a agência passou a receber pedidos diversos e que, por conta disso, decidiu se basear na determinação da entidade que fiscaliza e normatiza a prática médica no Brasil.

— O canabidiol não é um medicamento, não tem registro. Decidimos nos basear no CFM, que aprova seu uso apenas para epilepsias. É preciso ter evidências da efetividade para outros tratamentos, porque não podemos sair aprovando água de lata para o câncer. Para epilepsia, há evidências de eficácia, o que não ocorre para Parkinson e dores neuropáticas ou crônicas — afirma Jarbas. — Não podemos autorizar experimento em humanos. Se em algum momento autorizamos, foi um equívoco.

No texto da resolução, o conselho médico aprova o uso compassivo (tratamento ainda não totalmente avaliado, destinado a doentes que não têm outras opções) do canabidiol apenas para epilepsias da criança e do adolescente, refratárias aos tratamentos convencionais. Além disso, restringe a prescrição às especialidades de neurologia e suas áreas de atuação, à neurocirurgia e à psiquiatria.

O médico Ricardo Ferreira, especialista em cirurgia de coluna e manejo de dores crônicas, receita o canabidiol para pacientes refratários aos tratamentos convencionais. Ele estranha o posicionamento do CFM e da Anvisa.

— A Anvisa trata o canabidiol como medicamento restrito. Então, é medicamento. Nós, médicos, podemos receitá-lo offlabel, ou seja, para indicação terapêutica diferente da aprovada. Esta é a nossa diferença em relação ao farmacêutico. Ele, sim, só indica pela bula. Médicos exercem a medicina tentando fazer o melhor pelo paciente, se atualizando sobre tratamentos e remédios. Na Holanda, Canadá, Israel e outros países, o canabidiol é amplamente usado com resultados positivos. Eu me sinto obrigado a prescrever o que de melhor existe para meus pacientes.

BUSCA DE AUTORIZAÇÃO NA JUSTIÇA

A holandesa Petronella Beith, de 77 anos, que mora no Brasil desde 1963 e sofre com dores lombares, também foi impedida de importar medicamentos a base de CBD.

— Usei um remédio com canabidiol durante uma viagem à Inglaterra. Comprei pela internet, legalmente, sem nenhuma burocracia. Senti um alívio enorme e esperava poder importar aqui no Brasil, mas tive o pedido negado — lamenta ela.

Em meio à batalha pela aprovação da substância obtida da Cannabis sativa, a planta da maconha, o documentário “Ilegal”, lançado ano passado, contou a história de famílias que lutavam na Justiça para conseguir importar o remédio, fabricado principalmente nos EUA. Entre as crianças com epilepsia que precisavam do remédio, estava a menina Anny Fisher, portadora de uma síndrome rara. Hoje, o pai de Anny, Norberto Fischer, tem autorização para a compra, mas critica a restrição da Anvisa.

— É um retrocesso. Muitas pessoas, como o Raimundo e a Petronella, querem importar a medicação de forma legal, mas a Anvisa os empurra à compra clandestina — lamenta ele.

O advogado Emílio Figueiredo, que atua em vários casos relacionados à maconha e ao canabidiol, afirma que não há base jurídica para a negação. De acordo com ele, se o CFM edita uma resolução restritiva, e a Anvisa não autoriza que os médicos se responsabilizem pelo tratamento de seus pacientes, só resta o caminho do Judiciário.

— Esses pacientes têm direito a medicamentos menos fortes e com efeitos colaterais menores. Não cabe à Anvisa este juízo de valor, escolher para qual doença vai liberar. Mesmo que esteja usando o CFM como respaldo. Já estamos organizando os pacientes com negativa e compilando as melhores pesquisas sobre o tema de uso para dor neuropática e Parkinson para buscar a autorização na Justiça. Infelizmente, essas pessoas engrossarão os casos de judicialização na Saúde.

De acordo com o presidente da Anvisa, se o CFM atualizar sua resolução, incluindo o tratamento para outras doenças, a agência acompanhará o órgão. Mas o psiquiatra Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, terceiro vice-presidente do CFM e um dos relatores da resolução, demonstra que isso não está perto de acontecer. Ele enfatiza que o médico só pode prescrever o canabidiol de acordo com a resolução.

— Os médicos que estão indicando canabidiol para outras doenças estão infringindo a resolução e o código de ética. Estão errando, mesmo na tentativa de ajudar. Só autorizaremos para outras doenças com bases sólidas — explica Cavalcanti. — Não é tirar a liberdade do médico. Vamos fazer novos esclarecimentos à classe médica para evitar confusão.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lei Rouanet e Petrobras financiam evento em que Lula pediu votos para Boulos

Foto: Paulo Pinto

A produtora Veredas Gestão Cultural, responsável pelo evento de 1º de Maio em que Lula (PT) pediu votos para o deputado e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol-SP), captou 250 mil reais via Lei Rouanet, registrou O Estado de S.Paulo.

Sediada no Rio de Janeiro, a produtora foi autorizada a levantar até 6,3 milhões de reais para o evento, mas só uma faculdade privada de medicina de Campinas (SP), a São Leopoldo Mandic, topou financiar o evento, teve apresentações dos cantores Dexter, Afro X, Roger Deff, Ivo Meirelles, Arlindinho e Almirzinho.

Embora tenha partido de um doador privado, o dinheiro captado via lei de incentivo à cultura será abatido dos impostos devidos.

Apoio da Petrobras
Além da Lei Rouanet, o evento também foi financiado pela Petrobras e pelo Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria).

Ao Poder360, a estatal chefiada por Jean Paul Prates confirmou ter patrocinado o evento, por meio do programa Petrobras Cultural.

Com o patrocínio, a Petrobras busca reforçar sua imagem como apoiadora da cultura brasileira”, disse a petroleira.

O Sesi, por sua vez, disse que “não apoia eventos políticos partidários”.

“O Conselho Nacional do Sesi não apoia eventos políticos partidários. O evento que o Conselho do Sesi apoiou foi o Ato do 1º de Maio unificado das centrais sindicais do país. Evento destinado a celebrar a luta e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Lula pede votos para Boulos
O presidente Lula pediu voto para Boulos abertamente por duas vezes durante seu discurso de 1º de Maio, em São Paulo.

“Eu queria dizer desse companheiro aqui: esse rapaz [Boulos], esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual, ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. Ninguém vai derrotar esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo, cada pessoa que votou no Lula, em 1989, em 1994, em 1998, em 2006, em 2010 e em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Justiça nega pedido de Kátia contra Instituto Exatus e valida pesquisa

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) negou um pedido de impugnação ao registro/divulgação de pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa – registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09836/2024, apresentado pelo Diretório Municipal do União Brasil em Parnamirim. O partido alegou a existência de supostas irregularidades na pesquisa, principalmente relacionadas à forma como os dados foram coletados e à suposta omissão do nome da pré-candidata Kátia Pires (União Brasil) em determinadas perguntas, o que “teria influenciado os resultados”.

Segundo a representação, a pesquisa realizada pela Exatus teria apresentado resultados discrepantes em relação a outra pesquisa feita por um instituto diferente, o Instituto Seta. Enquanto a pesquisa da Exatus indicava que Kátia Pires tinha 6,3% das intenções de voto, a pesquisa do Instituto Seta, realizada três dias antes, sugeria que ela teria em torno de 20%. Alega-se também que a forma como as perguntas foram estruturadas na pesquisa da Exatus teria induzido os entrevistados a não considerarem o nome de Kátia Pires em determinados cenários.

Segundo o advogado do Instituto Exatus, Hugo Lima, a pesquisa foi encomendada pelo contratante com perguntas formuladas por ele e que, no momento da realização desta, não havia uma definição oficial dos nomes dos candidatos, apenas postulações. Além disso, a empresa afirmou que a exposição pública do pré-candidato Salatiel de Souza (PL) como membro do grupo político de Kátia Pires ocorreu antes da realização da pesquisa.

“Uma simples análise do que foi dito na inaugural, em comparação com os parâmetros da pesquisa registrada, é o suficiente para se ter certeza que a tese da inicial não é só vazia, é uma tentativa de conseguir uma anulação da pesquisa e fazer da decisão judicial protagonismo de notícia eleitoral”, explicou.

Lima disse ainda que “uma decisão que rejeite uma pesquisa séria e bem-posta como a registrada perante a Justiça Eleitoral é uma excelente peça de marketing para desconstruir a imagem do candidato mais bem colocado”. “Ou seja, qualquer dos lados políticos que não ficarem satisfeitos com o resultado da pesquisa, utilizar-se-ão de eventual decisão de procedência da representação para tirar proveito político”, afirmou.

Por fim, o advogado concluiu: “Por isso, o Judiciário tem que estar atento a este tipo de manobra de marketing, em que o partido tenta usar o Poder Judiciário como catapulta de sua propaganda política. Como a pesquisa feita não tem lado, como o resultado da pesquisa, para a empresa representada, pode ser qualquer um, chama-se a atenção para esta importante veia política que se tem sido explorada em diversos palanques, descontruindo assim a imagem de institutos de pesquisa”.

Apesar de a empresa ter sido citada e apresentado contestação, após a análise das argumentações das partes envolvidas, o Ministério Público opinou pela não procedência da representação, alegando que não havia elementos suficientes para indicar que a pesquisa foi realizada de forma fraudulenta ou tendenciosa a favor de algum candidato específico. E destacou que é natural que pesquisas distintas tragam resultados diferentes, especialmente quando conduzidas por institutos diferentes e com metodologias distintas.

O juiz responsável pelo caso julgou improcedente a representação, entendendo que a exclusão do nome da pré-candidata não violou a legislação eleitoral, uma vez que não há obrigatoriedade de incluir pré-candidatos em pesquisas de opinião. Além disso, não foram encontradas irregularidades nos demais requisitos exigidos pela lei.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Polícia Civil cumpre cinco mandados de busca e apreensão e prende homem por porte ilegal de arma de fogo na Zona Oeste de Natal


Vídeo: Divulgação

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal) deflagraram, na última terça-feira (30), a “Operação Anomia”, cuja finalidade foi o cumprimento de quatro mandandos de busca e apreensão, no Condomínio Village de Prata, no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal. Um homem, de 29 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

As investigações da DENARC apontaram que alguns locais do condomínio eram utilizados como ponto de venda de drogas, bem como para outros ilícitos. Com isso, após investigações, foram expedidos mandados de busca e apreensão.

A ação teve por finalidade a repressão ao tráfico de drogas, bem realizar saturação no local, onde também há alta incidência de outros crimes e de suspeitos vinculados a uma facção criminosa local. A ação contou com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) e da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER).

Por fim, o termo “Anomia” faz referência a uma das teorias sociológicas da criminologia, a qual sugere ausência de regras e normas em determinada região, onde os indivíduos desconsideram o controle social que rege a sociedade, sendo necessária intervenção estatal para recuperação da normalidade.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Estou sem chão”: marido de curraisnovense fala sobre luta por doação de sangue para esposa

Foto: Cedida

“Prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.” Os tradicionais votos do matrimônio marcam o início da vida a dois. Porém, dentre eles, talvez o mais difícil e doloroso de se viver seja o “amar na saúde e na doença”.

Com apenas dois anos de casados, o casal de Currais Novos, Mayanne Fabíola Silva Araújo e Gabriel Gabriel Cruz de Lavor, enfrenta o momento mais delicado desde o dia em que disseram sim mutualmente no altar. Mayanne, 29 anos, está internada no Hospital do Coração, em Natal, há mais de 15 dias devido a hemorragias gastro-intestinais provenientes de uma cirrose hepática causada por uma doença rara chamada hepatite autoimune. Ela passou recentemente por procedimentos cirúrgicos e precisa urgentemente de doações de sangue do tipo O negativo (O-).

“Como marido de uma pessoa incrível como Mayanne, estou sem chão. Venho buscando força nas orações e no apoio dos familiares para encarar essa situação tão delicada. Tem sido muito difícil, as batalhas são constantes e diárias, todo dia a mais de vida é uma vitória!”, disse Gabriel.

Com estoques baixos, sobretudo em relação ao tipo O-, a busca por doadores se intensificou e existe mobilização de familiares e amigos para levar pessoas com esse tipo sanguíneo (que queiram e possam doar) até a capital.

Aqueles que tiverem sangue tipo O- e disponibilidade para realizarem a doação, poderão entrar em contato no telefone (84) 99902-3540 e falar com Janne, que está organizando essa logística.

No Hemovida, os doadores poderão informar o nome da paciente e o hospital em que ela está internada para realizar a doação.

Ponta Negra News

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Programa Bolsa-Atleta Potiguar oferece auxílio de até R$ 1.430; saiba como se inscrever

Foto: Carmem Félix

O governo do Rio Grande do Norte abriu nesta quinta-feira (2) as inscrições de atletas do estado no programa Bolsa-Atleta Potiguar. A iniciativa vai oferecer auxílios mensais que variam de R$ 440 a R$ 1.430.

Ao longo do primeiro ano, o programa vai apoiar 100 esportistas. Segundo o governo, foram disponibilizados R$ 731 mil para o incentivo.

O programa vai contemplar diversas categorias, como atleta estudantil, regional, nacional, internacional e olímpico e paralímpico. A bolsa será concedida pelo prazo de um ano e poderá ser renovada.

Criado em 2015, por meio da Lei Estadual 9.955, o programa Bolsa-Atleta Potiguar está sob responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), por meio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL).

Inscrições abertas

 

O edital com as regras do novo Bolsa-Atleta foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado. Os interessados em participar do programa poderão realizar as inscrições até o 3 de junho de 2024.

Para isso, devem entregar os documentos necessários na recepção da Subsecretaria do Esporte e do Lazer – no Centro Administrativo do Estado, em Natal. De acordo com o edital, o responsável pelo recebimento da documentação, entregará ao responsável pela inscrição o número do protocolo de recebimento.

Segundo o subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Júlio Cezar Nunes Júnior, serão aceitas as modalidades esportivas reconhecidas e regularizadas pelas entidades esportivas competentes, incluindo aquelas presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de modalidades paradesportivas não olímpicas.

Valores:

  • Bolsa-atleta estudantil (50 bolsas) – R$ 440
  • Bolsa-atleta regional (22 bolsas) – R$ 550
  • Bolsa-atleta nacional (15 bolsas) – R$ 770
  • Bolsa-atleta internacional (10 bolsas)– R$ 1,1 mil
  • Bolsa-atleta olímpica/paralímpica (3 bolsas) – R$ 1.430 mil

 

Segundo o edital, os candidatos deverão apresentar, na inscrição, um formulário de adesão no programa, com foto 3×4; além de cópias e originais de documentos como identidade, CPF, comprovante de residência; comprovante de filiação à federação ou associação do esporte ligado ao seu esporte, entre outros.

No caso de atletas menores de idades, também é necessário apresentar documentos dos responsáveis e autorização deles para participação no programa.

O edital e os formulários necessários para inscrição estão disponibilizados no site da SEL (aqui).

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncias de violência contra moradores de rua aumentam 24% no Brasil em 2024

Foto: Reprodução

Um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apontou um aumento de 24% nas suspeitas de violência contra pessoas em situação de rua, entre janeiro e abril deste ano.

Por meio de denúncias no “Disque 100”, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 6.177 violações contra essa parcela da população. No mesmo período do ano passado, foram registradas 4.962 denúncias.

São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking, em relação ao país, de acordo com o painel do Disque Direitos Humanos. O estado fluminense está em segundo lugar com 696 suspeitas de violação, seguindo São Paulo, na primeira posição, com 1.964 casos.

Segundo o Ministério, as violações mais denunciadas neste quadrimestre são as que envolvem agressões físicas, maus tratos, torturas psicológicas, entre outras violações.

O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). O serviço é gratuito e funciona ininterruptamente, inclusive aos feriados

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal inicia vacinação contra a Influenza para pessoas com idade a partir de 6 meses

Foto: Marcelo Camargo

A partir desta quinta-feira (2), Natal inicia a imunização contra a Influenza para o público com idade acima dos seis meses de vida. O imunizante utilizado é o trivalente, disponível nas unidades de saúde e pontos extras de vacinação, e capaz de proteger contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil.

“Antecipamos a campanha de imunização contra a gripe no município, e iniciamos a vacinação no dia 14 de março para grupos prioritários, mas após nota liberada pelo Ministério da Saúde, todas as faixas etárias já podem receber a imunização. Então convidamos toda a população para comparecer a um dos pontos de vacinação e garantir a proteção contra a doença”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Veruska reforça que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários que não tenham se vacinado também podem procurar os postos. No município, até o último dia 29 de abril, 49.584 pessoas haviam recebido a dose da vacina, cerca de 17% do público alvo apto a ser imunizado, com a mudança, a imunização vai estar disponível para todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.

Para se vacinar, os usuários do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde mais próximas da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TCU aprova sigilo para viagens de autoridades em jatinhos da FAB

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado – Divulgação/FAB

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou uma regra que autoriza a classificação das informações de viagens de autoridades em jatinhos da FAB (Força Aérea Brasileira) como sigilosas.

A Corte entendeu que a divulgação desses dados, mesmo depois das viagens já terem sido realizadas, pode colocar em risco a segurança de instituições ou das chamadas “altas autoridades”.

A decisão beneficia pedidos de voos feitos pelo vice-presidente da República, pelos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, pelos ministros do Supremo e pelo procurador-geral da República. Ministros de Estado ficaram de fora.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. – tem gente usando jatinho da fabtur pra ir de Brasilia a um jogo de futebol (!!) Coisa de quem se lambuza com o melado que nunca havia comido… Novos ricos, com o dinheiro do Tesouro.

  2. Ninguém sabe que é pra o povo não ficar sabendo da gastança do dinheiro público. Talvez algum esquerdista retardado acredite.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula: invasões de terra sobem 150% no ‘abril vermelho’

Foto: Divulgação/MST

O número de invasões de terra subiu 150% no último mês quando comparado com o mesmo período do ano passado. O movimento, chamado pelos invasores do MST de “Abril Vermelho”, ocupou 35 propriedades. Em 2023 foram 14.

O Abril Vermelho marca a morte de 19 sem-terras em Eldorado dos Carajás, em 1996.

Os números foram levantados pelo jornal O Globo com base em informações do próprio MST.

As invasões também atingiram mais estados neste ano. Enquanto a atividade criminosa foi registrada em três estados em 2023, em 2024 foram 15 os estados atingidos.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Lula ja fez declaração que o MST. Naquele momento eu fiz im comentário nesse mesmo Blog, que meu exército é o de CAXIAS, não o STF. Fiz esse mesmo comentário, esse Blog censurou e não publicou. Se foi censura é burrice.

  2. Lula pediu votos a Boulos em show com recursos da Lei Rouanet e Petrobras.
    O evento em que Lula pediu votos para Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato a prefeito de São Paulo, contou com R$250 mil captados pela Lei Rouanet. A faculdade São Leopoldo Mandic foi a empresa que injetou o recurso no evento.
    🚨🚨🫏🫏OLHA QUE COISA MAIS LINDA, TÃO CHEIA DE GRAÇA! O BRASIL VOLTOU!🚓🚓🚓🚓🚓

  3. Quem não se lembra que Lula já declarou que o MST era seu Exército. Eu continuo admirador do Exército de Caxías e temeroso de LULA.

  4. Em qual país do mundo existe um presidente que é líder de invasores de terras e residências.
    Só aqui nessa república das bananas, que é liderada por um ex-presidiário.
    Mas em São Paulo saem da ocupação levando porrada.

  5. Há anos o Brasil enfrenta as violências cometidas pelo MST. Um poder paralelo que desrespeita as leis e o direito de propriedade. Suas ações têm causado destruição nas mãos da esquerda que utiliza o movimento como um mecanismo de doutrinação e guerrilha…
    O MST se comporta como um exército particular, camuflado pela narrativa de solidariedade aos camponeses explorados, mas que na realidade, busca benefícios próprios e espalha o terror por onde passa…
    Os abusos desse movimento ganharam um novo fôlego no atual governo. Estão à vontade para seguir invadindo e depredando com a cumplicidade do presidente que premia suas investidas, enquanto os proprietários rurais seguem por conta própria…
    Existe um desejo unânime entre a população, os sindicatos rurais e os produtores em saber quem financia e quais são as reais intenções do MST. Precisamos de transparência sobre esse movimento que tem violado nosso país por tanto tempo…
    Os verdadeiros inimigos são aqueles que agem nas sombras explorando a boa-fé dos trabalhadores rurais, utilizando-os como massa de manobra para bancar seus interesses egoístas. É inaceitável que indivíduos enriqueçam à custa da violência, ameaçando e promovendo o ódio contra quem genuinamente produz no campo…
    É lamentável o que está acontecendo com a nossa Nação…

  6. Esse movimento tem criado insegurança no campo, destryindo e aterrorizando a vida de quem realmente, trabalha, produz e bota alimento na mesa da população. Tudo com a conivência do Poder Público. Triste realidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

VÍDEO: Operação na comunidade do Mosquito gera congestionamento na ponte Igapó

Devido a grande operação que ocorre na manhã desta quinta-feira (2) na comunidade do Mosquito, zona Norte de Natal, o trânsito na ponte Igapó está congestionado desde às 6h.

A operação é efetuada pela Polícia Federal, CPRE, Polícia Penal e BPCHOQUE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *