Política

Após ataques de facções, governador do CE contraria PT e pede lei antiterrorismo

Uma nova onda de ataques feitos por uma facção criminosa no Ceará tem afetado a rotina da população e a sensação de segurança no estado desde o último sábado (21). Neste ano, já é a segunda vez que isso acontece em razão de mudanças no sistema penitenciário.

Em sua primeira entrevista a um veículo nacional após os crimes, o governador Camilo Santana pede que haja uma legislação mais rigorosa contra o terrorismo, o que, por vezes, esbarra no posicionamento de seu partido, o PT.

Santana também defende que o governo federal atue mais fortemente nas áreas de fronteira. “Todo esse problema da violência no país é devido a um fator: droga, tráfico de droga. Se você for olhar, a responsabilidade de combater o narcotráfico é da União, não é dos estados”, disse ao UOL em entrevista por telefone.

No sábado, começaram ataques a ônibus, carros, caminhões e edificações, que foram incendiados. Eles foram registrados na capital, Fortaleza, e em outras cidades, como Canindé, Quixadá, Quixeramobim, Paracuru e Jucás. As ações criminosas teriam sido ordenadas pelo GDE (Guardiões do Estado), facção que rivaliza com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e reclama de mudanças nos regimes nos presídios estaduais.

Santana qualifica como terrorismo os atos ocorridos no estado e pede uma punição mais dura a que quem seja flagrado cometendo o crime, o que demandaria uma alteração na legislação. Também colocaria o governador em rota de colisão com seu partido. O PT e outras siglas já se posicionaram contra modificações na lei que tipifica o terrorismo com o receio de que elas atinjam ativistas ou movimentos sociais.

No ano passado, o então senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, chamou o projeto de tentativa de criminalizar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra): “Em cima desse texto, podem prender militantes de movimentos estudantis, movimentos sindicais, estamos criminalizando o MST”.

A legislação aponta ser classificado como terrorismo os atos ligados a “xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, paz pública ou incolumidade pública”.

Desde 2016, um projeto no Senado tenta incluir nela pontos como:

“incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado, com o objetivo de forçar a autoridade pública a praticar ato, abster-se de o praticar ou a tolerar que se pratique, ou ainda intimidar certas pessoas, grupos de pessoas ou a população em geral”

“interferir, sabotar ou danificar sistemas de informática ou bancos de dados, com motivação política ou ideológica, com o fim de desorientar, desembaraçar, dificultar ou obstar seu funcionamento”.

O tema está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. No início de seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já se mostrou a favor desse projeto. Esses itens haviam sido vetados, há três anos, pela então presidente Dilma Rousseff (PT) por pressão do partido e de movimentos sociais.

É preciso “que essas ações sejam consideradas, tipificadas como terrorismo”, disse o governador. “Você jogar uma bomba, jogar um coquetel molotov hoje, não tem uma pena… Tanto que, às vezes, pessoas que cometem esse crime pouco tempo depois estão soltas.”

Para Santana, uma legislação mais dura poderia “intimidar esse tipo de ação covarde”. “Tipificá-la como terrorismo garante que as pessoas estarão presas e punidas de forma mais rigorosa”, afirmou.

“Muitas pessoas do meu partido ou da esquerda acham que isso pode punir algumas questões de movimentos sociais. Acho equivocada essa interpretação” – Camilo Santana (PT), governador do Ceará.

Responsabilidade da União

O governador, porém, também espera uma atuação mais forte do governo federal no combate ao tráfico de drogas. “A droga entra pelas fronteiras do Brasil. De quem é a responsabilidade de proteger as fronteiras? Da União. Não é dos estados”, comentou. “Ninguém vai conseguir enfrentar o problema da violência se não houver uma pactuação nacional. Essa é uma questão interfederativa, onde cada um cumpre seu papel, suas responsabilidades.”

Para o político, a criminalidade “ultrapassou os limites dos estados”.

Santana também comentou o fato de advogados terem sido presos nos últimos dias. Para evitar que eles façam a comunicação com criminosos que estejam fora dos presídios, os detentos passam por revista após os encontros, e não os advogados. “Uma série de medidas que a gente vem tomando para evitar essa transferência de qualquer tipo de comunicação, de qualquer tipo de material que entre no presídio”, comentou.

“Ninguém consegue resolver esse problema de uma vez por todas. Isso é um processo”, avalia Santana, que vê na criação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), no ano passado, como um primeiro passo. “O que está faltando um pouco é mais a operacionalização.”

O governador está em contato com o ministro da Justiça, Sergio Moro. O ex-juiz da Operação Lava Jato já liberou vagas em presídios federais para a transferência de detentos que estão no sistema estadual e tenham ligação com a facção. Ainda não foi debatida a ideia de envio da Força Nacional de Segurança, segundo Santana.

Para o petista, as transferências são importantes. “Você desarticula o contato, desestrutura de certa forma”, disse Santana.

“Em janeiro, tínhamos todas as facções aqui juntas. O sistema prisional ainda estava desestruturado. É apenas uma facção. Temos conseguido dar respostas rápidas”, falou. “A partir do momento que eu sentir que haja necessidade de conversar com o presidente [Jair Bolsonaro, para pedir a presença de tropas federais], eu serei o primeiro a ligar para ele e colocar a necessidade, como fiz em janeiro.”

O governador diz que sua gestão tem feito tudo que está ao alcance para lidar com os ataques, que seriam uma tentativa de intimidar o estado. “Novas lideranças estão tentando demonstrar força”, diz.

Foram mais de 50 prisões efetuadas nos últimos dias, com quase 40 crimes registrados. Ao menos dez lideranças criminosas foram identificadas e serão transferidas para presídios federais. O governo já transferiu mais de 250 presos para outras unidades prisionais no estado.

Questionado sobre que certeza poderia dar aos cidadãos de que não haverá outra onda, ele disse que a garantia que pode oferecer é a de que vai continuar com “um trabalho duro, rigoroso, com combate ao crime organizado no estado”. “É claro que isso é um processo.”

UOL

Opinião dos leitores

  1. Convoque os governadores do Nordeste pra uma reunião lá em São Luiz no Maranhão, e resolvam, não são vcs que são contra tudo e contra todos, agora vai querer pedir pinico a Sérgio Moro.
    Lula tá preso babacas!!
    Não adianta espernear.
    Isso é fato.

  2. Se o projeto anti crime do Moro já tivesse sido aprovado, essa baderna poderia ser debelada facilmente, entretanto os petralhas e os bandidos do congresso não as provam, pelo contrário, estão é desidratando o projeto

  3. BG
    A vidraça agora tá vendo como é a realidade, quando estavam na oposição era só critica, agora saibam como é a realidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Influenciadoras são presas por importar óleo de maconha para cigarros eletrônicos

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (24) três influenciadoras digitais suspeitas de importar óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos.

A operação tem o objetivo de desfazer uma rede criminosa que operava lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e crimes contra a saúde pública. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão, sendo três pessoas no Distrito Federal e uma no Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Civil do DF, a organização misturava solventes e aromatizantes ao óleo de maconha. Durante a venda, que era feita em sites e redes sociais, a droga era vendida como “diferentes genéticas de maconha”, quando, na verdade, o entorpecente estava misturado a outras substâncias.

De acordo com as investigações, profissionais de tecnologia do Rio de Janeiro eram responsáveis por construir as plataformas digitais de venda e colaboravam com a lavagem de dinheiro. Esse processo acontecia por meio da automatização dos pagamentos e utilização de documentos e dados falsos no contato com a rede bancária.

Para que pudesse expandir o comércio, o grupo contratava influenciadores digitais de diversas partes do país, que divulgavam os produtos distribuídos. As três influenciadoras digitais que foram presas são do Distrito Federal.

Como o produto chegava ao Brasil
Em um primeiro momento, o óleo de maconha era adquirido por meio de fornecedores dos Estados Unidos. O material entrava no Brasil pelo Paraguai e era colocado em potes de cera de depilação.

Após a entrada no país, o entorpecente saía de Foz do Iguaçu (PR) em direção à capital paulista, onde parte do grupo manipulava a droga e a colocava em refis de cigarros eletrônicos e outros suportes. Parte dos itens utilizados nos cigarros eletrônicos tinha origem da China e do Rio de Janeiro e era personalizado e com a logomarca da quadrilha.

De acordo com as investigações, a organização se aproveitava do “descontrole” das redes sociais para conseguir ganhos milionários e expandir a rede de contatos em diversos países, além de sites e redes sociais reservadas para caso acontecesse a queda de algum recurso em virtude de ação policial.

A Polícia Civil do DF diz que os líderes do bando estavam sediados no interior de São Paulo e não tinham contato direto com as drogas que eram enviadas a traficantes e usuários.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma que os líderes operavam o comércio ilícito de modo remoto, para que pudessem garantir que as vendas ocorressem de forma segura e sem rastreamento. Para o delegado Rogério Henrique de Oliveira, o grupo tentava atingir um público maior para ampliar as vendas e alegava funções ‘terapêuticas” para os produtos, o que configurava, segundo ele, uma falsa propaganda.

O grupo responderá pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsificação de documento público e uso de documento falso.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Nardoni diz que segue com Jatobá e revela plano para vida em liberdade

Foto: Reprodução

Condenado a 30 anos de prisão por matar a filha Isabella, Alexandre Nardoni, 46 anos, afirma que mantém o casamento com Anna Carolina Jatobá, alega ter bom convívio com a família e revela ter o plano de voltar a morar e trabalhar com o pai.

As informações constam no exame criminológico, obtido pelo Metrópoles, apresentado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) na segunda-feira (23/4). A análise do perfil de Nardoni era uma exigência da Justiça paulista para avaliar se deve ou não autorizar a sua volta para as ruas. Ainda não há decisão.

Nardoni é condenado por matar a própria filha, Isabella, de apenas 5 anos, que foi agredida e jogada de uma janela, no sexto andar, de um prédio da zona norte de São Paulo, em 2008. Levado a júri popular, ele foi considerado culpado dois anos depois.

Na nova avaliação dos profissionais da SAP, Nardoni é considerado “lúcido”, “cooperativo”, “globalmente orientado” e não haveria “contraindicação psiquiátrica, neste momento, para a progressão penal”. Já o Ministério Público de São Paulo (MPSP), que quer mantê-lo atrás das grades, diz se tratar de um “criminoso atroz, cruel e desumano”.

Família
Preso desde a época do crime, o assassino de Isabella está no regime semiaberto, na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, no interior paulista, conhecida como a “Cadeia dos Famosos”. A defesa entrou com pedido de progressão de regime no início do mês.

Formado em direito, Nardoni passou por entrevistas com equipe multidisciplinar, em que falou da sua infância, do crime pelo qual foi condenado e da rotina no sistema penitenciário. A análise da psicóloga, o parecer social e o laudo psiquiátrico foram emitidos, respectivamente, nos dias 17, 19 e 22 de abril.

Nas sessões, o criminoso conta que mantém o relacionamento amoroso com Anna Carolina Jatobá, a madrasta de Isabella, também condenada pelo homicídio. Os dois começaram a namorar em 2003, se casaram em 2008 e tiveram dois filhos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Comitiva brasileira vai aos EUA discutir embate de Musk com Moraes

Foto: Reprodução

Uma comitiva de congressistas brasileiros estará na próxima semana nos EUA para discutir ataques à democracia nos 2 países com políticos norte-americanos envolvidos na investigação da invasão ao Capitólio, em 2021. O grupo é liderado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Os embates entre o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes estão “na ordem do dia”, apesar de não ser o tema central da viagem, disse a senadora ao jornal Folha de S.Paulo.

“Quando falamos do caso do Elon Musk, estamos tratando de democracia, respeito ao processo democrático, inclusive interno ao país. Temos um inquérito muito grande que já condenou várias pessoas e outros tramitando, e todos eles têm de alguma forma relação com fake news, com uma tentativa de banalização das redes sociais”, afirmou a senadora. Além de Eliziane Gama, integram a delegação o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PC do B-RJ).

Conforme a publicação, o grupo deve ficar nos EUA de 29 de abril a 2 de maio. A viagem foi organizada e será paga pelo Instituto Vladimir Herzog. Uma das pessoas com quem os congressistas brasileiros devem se reunir é o deputado norte-americano Jamie Raskin (Maryland), do Partido Democrata. Ele faz parte do comitê da Câmara dos Deputados dos EUA que investigou a invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, em 6 de janeiro de 2021. O democrata ainda foi líder da acusação no 2º processo de impeachment contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump.

“A ideia agora é fazer um debate aprofundado, que pode levar a bons resultados em relação ao fortalecimento da democracia e o combate às fake news”, disse Eliziane. Ela foi relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigou a invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Ao jornal, a senadora reconheceu a semelhança entre os 2 episódios, mas afirmou que o Brasil “caminhou um pouquinho mais” na investigação e responsabilização dos envolvidos. Ela citou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que não ocorreu com Trump.

Não está confirmado, mas estão sendo organizados encontros com líderes democratas, como o senador Bernie Sanders (Vermont) e os deputados Alexandria Ocasio-Cortez (Nova York), Susan Wild (Pensilvânia), Jim McGovern (Massachusetts), Sydney Kamlager-Dove (Califórnia), Joaquin Castro (Texas), Cori Bush (Misoo e Chuy Garcia.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 61% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão federal.

O governo Lula foi aprovado por 61%, enquanto 33% reprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 72% da população

 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão estadual.

 

O governo Fátima Bezerra foi reprovado por 72%, enquanto 22% aprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Sonyara é aprovada por 86%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão municipal.

 

A gestão da prefeitura Sonyara Ribeiro foi aprovada por 86%, enquanto 9% reprovam e 5% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS REJEIÇÃO: Elíria é a mais rejeitada por 19%, Edielson 18% e Nildo 12%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre em quem os entrevistados não votariam.

 

Elíria foi a mais rejeitada por 19,5%, Edielson 18% e Nildo 12%. 34,3% branco ou nulo e 16,3% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 3: Nildo venceria com 71% contra 13% de Elíria

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um terceiro levantamento estimulado entre Nildo e Elíria.

 

Nildo venceria com 71,3% contra 13% de Elíria. Já 10% ninguém, branco ou nulo e 5,8% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 2: Nildo venceria com 69% contra 3% de Edielson

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um segundo levantamento estimulado.

 

Nildo Galdino venceria o duelo contra Edielson Souza com 69,3% contra 3,8% do adversário. Já 16,3% não responderam e 10,8% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA: Nildo Galdino tem 69% conta 11% de Elíria 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também levantamento estimulado. Neste cenário, Nildo lidera com 69,8%, seguido de 11,3% de Elíria e 1,5% de Edielson Souza. Ainda 13,3% não responderam e 4,3% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *