Diversos

ARTIGO: Por que a Via Costeira não é sua?

Na última Quarta-feira, aproveitei para caminhar pela nossa orla. No momento, não tinha nenhum problema maior para me preocupar. Desses que exigem total exclusividade do nosso cérebro, onde ao menor esquecimento, retorna bruscamente querendo todas as atenções. Sendo assim, me permiti ficar admirando essa tremenda beleza natural encravada no meio da cidade — A Via Costeira. Um verdadeiro presente de Deus que não sei quando será entregue ao cidadão natalense.

A Via Costeira é admirada por todos, mas usufruída por bem poucos. O pernambucano pode desfrutar tranquilamente, basta se hospedar nos hotéis. O baiano da mesma forma. O capixaba, idem. O gaúcho e o alagoano, também. Enfim, só quem não pode somos nós — Os nativos. Afinal, não vamos nos hospedar nos hotéis em nossa própria cidade. Queremos morar com vista para o mar, entendeu? Por que não?

Fazendo uma comparação da Via Costeira com uma casa, é como se não deixassem a gente jantar na sala. Só podemos fazer as refeições na cozinha — Só que somos os donos da casa.

Deixam passear de carro e de bicicleta, liberam para correr e andar, mas não podemos ficar nem estacionar. Nascemos aqui, mas não é permitido usar a praia que Deus nos deu. A maior faixa litorânea da cidade— É só para as visitas.

Foi inaugurada em 1985, já são 35 anos de espera e nada. Vamos começar a sonhar, pois toda realização foi sonhada um dia. Já pensou essa faixa litorânea planejada para contemplar uma urbanização inteligente? Seriam praças, parques, restaurantes, shoppings, condomínios horizontais e verticais, pistas de cooper, ciclovias, quiosques e muito mais. Sempre respeitando as regras quanto ao limite de altura das edificações. Tudo bem pensado para preservar a visão do mar com as construções em amplas distâncias umas das outras.

Os hotéis são importantes para a indústria do turismo e devem continuar, claro. A indústria que não polui merece ser defendida e estimulada. Os turistas serão sempre bem-vindos. Uma coisa não exclui a outra. Os turistas se sentiriam mais atraídos com uma orla vibrante e cheia de vida.

A Via Costeira comporta todos os sonhos, sabemos que orlas estruturadas atraem muito mais turistas. Veja a Orla de Acapulco (México) — A mais linda do Pacífico, veja a Orla de Miami Beach — A mais bela do Atlântico. Lógico que não sonho com tanto, mas me permito pensar em Maceió e Recife. A Orla de Boa Viagem, por exemplo, tem quase o mesmo tamanho da Orla de Via Costeira e tem tudo. Catorze quadras esportivas, cinco parques infantis, ciclovia, trinta módulos de musculação, jardim com pista de cooper, área de atividades físicas para terceira idade, uma academia e muito mais.

Como sonhar não tem limites, vou além…Imagino uma Avenida ligando o Centro da Via costeira à Avenida Roberto Freire. Evitando o “arrudeio” enorme para quem quer chegar no bairro de Capim Macio sem perder tempo. Devido ao grande pragmatismo, poderíamos chamá-la de Avenida Nevaldo Rocha. Afinal, ele sempre foi um desbravador que soube encontrar novos caminhos.

Tá preocupado com o impacto ambiental? Fique tranquilo. O Parque das Dunas tem 1.172 hectares e seria nosso vizinho. Ainda quer mais? Não estamos ecologicamente corretos? Lembremos que o Central Park, em Nova Iorque tem apenas 3,41 km². O impacto em nossa qualidade de vida compensaria toda flexibilidade.

Nesse pós-pandemia que se aproxima, a qualidade de vida será cada vez mais a nossa praia. E para isso acontecer, você só precisa mexer um dedo e repostar esse texto — Pressionando o repost, estará pressionando também as autoridades para antecipar esse dia futuro em que receberemos a Via Costeira para o nosso presente. Porque este presente é seu, lembra?

Marcus Aragão
Publicitário
Instagram @aragao01

Opinião dos leitores

  1. Sugiro q entrevistem um dos conhecedores do Projeto Original da Via Costeira, dos últimos remanescentes, o grande arquiteto Moacyr Gomes da Costa, autor de maravilhosos monumentos como a Estrela Cadente na entrada de Natal, do saudoso "Castelão", que ainda vive e pensa muito bem! Natal gosta de homenagear mortos, mas esquece rapido figuras q marcaram positivamente a vida e a paisagem com seus talentos e principalmente, com o amor pela sua TERRA , essa linda e sofridissima cidade, urbanisticamente falando!

  2. Só quem estava no inicio do projeto da Via Costeira conhece o q pretendia o Projeto Original , elaborado p profissionais altamente qualificados e q contemplava , c equilibrio e visão prospectiva , todos esses pontos aqui levantados, pensando na cidade, nas pessoas ( não em ricos e pobres), E no MEIO AMBIENTE, principalmente! Foi palco de GUERRA!Dificil chegar a um consenso! Aquele foi um tempo em q essa Cidade teve profissionais , no setor publico, do nivel de um Marcos César Formiga e de Ricardo Ivan de Medeiros, Moacyr Gomes da Costa, entre outros, injustamente tratados na época !Natal carece de gente q ame e respeite a cidade e faça o q é certo e necessário, com prioridade para os problemas q são MUITOS e aqui apontados! Mas, sem politicagem e sem CORRUPÇÃO! Será q é possivel?

  3. No Caribe, em varios paises Sul Americanos, na America Central, Cuba e em várias áreas que tem frente mar, muitos hotéis ocupam por conta da exploração. Mais pagam um laudenio para ser revertida em melhorias… mais nunca me interessei por estas melhorias… O nativo em sua maioria tem outras áreas lindas de praias em todo RN e que em poucas minorias não traz crescimento econômico para o estado. Comparar que estamos na cozinha é simplesmente utopia. Portanto o cara do Blog pode colocar uma melancia no pescoço e ir aparecer em outro lugar.

  4. É incrível o poder do dinheiro na publicidade. O contorcionismo intelectual foi bizarro, da parte do publicitário. E o blogueiro também é bastante inteligente, a ponto de publicar o texto acreditando na ingenuidade do leitor que se deslumbraria com a insana comparação entre cidades tão diferentes.
    O mercado da construção civil agradece esse tipo de propaganda. Cabe a quem ama Natal, se indignar e combater a destruição de nossa paisagem natural.

  5. Será o autor um morador do bairro Mãe Luiza? Será que ele paga ônibus lotado saindo do Planalto? Será que já perdeu duas horas voltando para casa na Zona Norte? Ou será que ele já esperou 4 horas em um atendimento de UPA? Será que sua rua é asfaltada? Que tem esgoto, saneamento básico? Uma boa escola pro menino estudar e comida para sustentar família? Será que quando chove alaga a rua? Que tem lixo a mais de 15 dias na porta?

    Preocupação de rico é fazer restaurante, bar e ter uma boa orla (longe de pobre) para poder passear. E se tiver mata, a gente compara com os States, porque esteve lá nas férias passadas e adorou a floresta artificial.

    Natal com tantos problemas, dá até vergonha parar para ler os comentários da galera concordando.

    Recomendo a todos que estão aqui com preocupação de gente rica a tentar pensar fora da casinha. Há bem mais intenção por trás desse texto e não, se a Via Costeira um dia for esse sonho "nova-iorquine", ele não será seu.

  6. Faltou lembrar que essa Via Costeira utópica na qual está falando, irá continuar sendo um sonho (e se realidade for) para os ricos. Seu texto cheio de pretensão vai ao encontro do momento que estamos passando (plano diretor) e de nada tem a ver com seus verdadeiros anseios (quem ganha com isso)? O Parque das Dunas é um bem da humanidade, considerada pela UNESCO uma Reserva da Biosfera, não pertence só ao natalense. Qualquer tentativa de recortar esse pequeno pedaço de natureza é criminoso, diante das inúmeras espécies animais e vegetais que habitam, muitos ameaçados de extinção. É uma área de Mata Atlântica da qual, só temos 8%, o que resta. Seu texto mostra total desconhecinento na área ambiental. Natal precisa se preocupar sim com a Via Costeira, mas deixe o Parque das Dunas em paz. Natal precisa é resgatar a Ribeira, o Centro Histórico, a Redinha, as praias do Forte, do Meio e a nossa Ponta Negra. Para quê acabar com mais praias se as que temos não conseguimos tomar de conta? Natal não é NY e nem haverá de ser. Coloque os seus dois pés no chão e escreva texto para a gente reconstruir o que já tem e não destruir o que é das futuras gerações.

  7. Só é admirada pq está inexplorada.
    O que falam da orla de Ponta Negra, se não fosse o Morro do Careca?
    O que dizer da olra da Praia do Meio até o Forte, abandonada e com estrutura?
    E a orla da que vai da Redinha até Sta Rita?
    Tem tudo isso pra restaurar, reorganizar, reurbanizar, pra depois tentar até destruir a Via Costeira.
    O povo Natalense não se resume a quem mora nos condomínios da Zona Sul, Petrópolis, Tirol e Areias Pretas.

  8. Marcus Aragão, meus parabéns. Vc escreveu algo q sempre me questiono e me causa uma indignação semelhante a sua.
    Sugiro que dê o gatilho, para uma campanha tipo #aviacosteiraénossa.

  9. Excelente texto! Como merecemos tudo isso ?????????? Vamos sonhar sim e compartilhar o máximo, quem sabe somos ouvidos!

  10. Sensacional a visão. Trazendo cases de fora do Brasil pra ilustrar o tamanho do sonho, mas mostrando que é factível ao indicar o trabalho dos vizinhos regionais. Temos gênios como Walt Disney que dizia “Primeiro pense. Em seguida sonhe. Depois acredite. Finalmente, ouse!” E os gênios locais como Nevaldo Rocha e sua bela obra, que mostraram mesmo aos mais céticos, que os sonhos valem a pena. Parabéns por dividir esse sonho, por não se importar e até respeitar o ceticismo natural de alguns poucos.

  11. Concordo plenamente, com boa vontade política da pra melhorar a qualidade de vida das pessoas e dinamizar a economia, aliando o crescimento econômico e a preservação ambiental.

  12. Mas gente é sério esse texto? Homi gaste sua energia tentando melhorar a cidade de fato e não pelo simples desejo de morar na via costeira, a cidade já está feia e perdendo turistas para os Estados visinhos e vocês ainda querem acabar com o resto de beleza que existe, Natal é Natal e Nova York é Nova York, com uma comparação dessas nem terminei de ler. Perda de tempo.

  13. Sinceramente, alguém tá querendo ganhar dinheiro com o setor imobiliário! Não sei que é, mas pela publicação desse absurdo…

  14. Interessante que outro dia fui correr na costeira e parei naquela parte grande aberta entre 2 hotéis e fiquei imaginando uma grande área de convivência com vários quiosques sendo uma área para toda população. Uma edificação integrada com a paisagem!!! Pena que falta vontade política para transformar o RN numa potência!!!

  15. Muito bem pensado. Queria eu poder andar de bicicleta em uma ciclovia, usufruir de um restaurante olhando pro mar, etc. Parabéns pelo texto

  16. Concordo plenamente! Natal tem orlas extremamente mal aproveitadas. Que delícia seria ter os melhores bares e restaurantes a beira – mar, como em toda cidade litorânea. E tudo feito respeitando o meio ambiente. É isso aí!!

  17. Querer trazer estrutura urbana ao que resta de natural é querer justamente destruir o que Deus nos proporcionou. A via costeira é linda, eu desfruto sem problemas, adoro contemplar a área de preservação e o mar, os pinheiros são maravilhosos, clima agradável. Agora querer cimentar tudo e lotar de gente é acabar com a beleza e leveza do lugar.
    O ser humano é muito destruidor mesmo, acaba com tudo que é belo.

  18. Concordo totalmente. Texto chama a atenção para uma questão importante que poderia beneficiar a todos. Parabéns pelas palavras. ???

  19. Eu admiro e respeito muitas ideias, inicialmente, consideradas lunáticas mas que depois muito contribuiram para os avanços da humanidade.
    A nossa cidade é linda , mas infelizmente, carente de atenção a sua orla marítima que , diferentemente, das suas cidades vizinhas como João Pessoa e Fortaleza oferecem aos seus moradores e visitantes , muitas opções de lazer sem ter perdido a beleza natural. Além de contribuírem bastante para o seu crescimento econômico.

  20. Quem acha razoável vai dar uma caminhada pela areia e tenta passar pela parte dos hotéis….vai la….e a areia não pertence aos hotéis….

  21. Como alguem perde tanto tempo escrevendo um besteira colossal dessas. Parabens BG por ter um blog que aceita todo tipo de opinião. Inclusive de lunaticos.

  22. Moro próximo ao relógio do tempo e a quantidade de automóvel estacionados logo cedo durante a semana é muito grande. Nos finais de semana com ou sem eventos é enorme. Qual a dificuldade?

  23. Nada de quadras, barzinhos, etc.
    Para mim, deveria haver alguns estacionamos ao longo da via, uns 3, com segurança armado.
    Qualquer pessoa poderia parar a qualquer hora do dia ou da noite para admirar o mar.
    Se fizer barzinho, shopping vira bagunça.
    A ideia é manter preservada a paisagem natural.
    Um local que a Prefeitura precisa consertar é o parapeito de madeira podre na ponta do morcego.
    Se alguém se apoiar corre o risco de cair nas pedras.
    Poderiam colocar um apoio mais resistente e seguro.

    1. Barzinho vira bagunça, mas segurança ARMADO? Já pagamos polícia para caralho, nada de segurança privada.

  24. Parabéns pelas palavras, também sou assíduo frequentador da Via Costeia, seja para caminhar ou pescar. Lá temos a beleza que encanta os turistas nos hotéis, que encanta quem apenas passa a caminho do trabalho; por outro lado, vemos como ela deveria ser mais cuidada pelas autoridades. Com a palavra o MP que conseguiu por pura briga de egos/políticas, derrubar um parque comunitário que seria um dos melhores do País. Vamos torcer para que aquele espaço um dia seja realmente do nativo também, não só dos endinheirados turistas.

  25. Concordo em gênero, numero e grau. Sonho com aquela avenida povoada, repleta de pousadas, restaurantes, lojinhas e supermercados. Há espaço pra tudo isso, preservando o meio-ambiente. Natal merece tomar um banho de urbanização. Os turistas que aqui chegam devem ver também a cidade e não só as praias . Sei que é dificil, que a mentalidade de certos "caboclos da aldeia', como dizia Helio Câmara, é retrograda, mas não custa nada sonhar.

  26. O modelo atual é razoável. Precisamos dos empregos da indústria e os empregos seriam muito bem vindos. Shoppings e praças idem. Mas lá não precisa de mais Condomínio para que apenas meia dúzia desfrute. Além disso, traria alguns problemas, ao transformar lá em bairro praticamente vedaria o acesso ao turista… Então é melhor deixá-la como espaço público, mas que não seja de residência.

    Além disso, se o escrito do texto quer realmente ir pra lá, vá e se hóspede num hotel. Será muito bem vindo lá. Inclusive é comum ser a noite de núpcias de muitos recém casados.

    1. Concordo com a opinião do Saulo. Nada de condomínios e sim de urbanização responsável conduzida pelo poder público. Condomínios acabará por privatizar 100% o espaço útil da nossa bela Via Costeira, de um lado os hotéis e do outro os ricaços em seus prédios fechados. São bem vindos mirantes, equipamentos esportivos e espaços de convivência. Condominios, jamais!

  27. Eu usufruo da Via Costeira . Passeio, tomo banho de mar e se quiser, pesco. Só em não ver esgoto, ratos e calçadas esburacadas como na vizinha Ponta Negra, já me dou por feliz. As outras cidades é que têm de nos invejar. Lá, a natureza foi comprada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Açude Gargalheiras registra maior acúmulo de água dos últimos 12 anos, diz Igarn

Foto: Anthony Medeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

De acordo com o Igarn, o açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

De acordo com o Igarn, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava 266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Moradores protestam por morte de criança vítima de atropelamento na Olavo Montenegro

 

Moradores da avenida Olavo Montenegro protestam nesta quinta-feira (28) por morte de criança de 12 anos, após atropelamento na via ocorrido ontem.

Pneus e entulhos estão sendo queimados e o trânsito está lento nos dois lados da via que liga Nova Parnamirim ao Parque das Nações.

A menina Maria Ester, 12 anos, atropelada na avenida Olavo Montenegro, na quarta-feira (27), morreu na tarde desta quinta-feira (28), na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, onde estava internada.

Segundo realato de testemunhas, ela atravessava a via entre os carros quando foi surpreendida por um veículo, do tipo gol, que a atropelou. Com o impacto, Maria, como foi identificada, caiu ferida no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e esteve no local para a assistência médica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Bebê de 1 ano foge e é achado na companhia de cachorro caramelo

 

Por volta de 3h da quarta-feira (27), uma criança de um ano e oito meses foi encontrada andando em uma rua movimentada de Belém na companhia de um cachorro caramelo.

A criança foi encontrada sem roupas, na Avenida Duque de Caxias, no bairro Marco por uma equipe da Guarda Municipal (GMB). Em um vídeo gravado pela equipe mostra o momento em que os guardas tentam se aproximar da criança e o cachorro parece proteger o menino.

Segundo o G1, a GMB passou a procurar por aberturas em portas ou portões por onde a criança poderia ter saído. O giroflex da viatura foi acionado, barulho que acordou os moradores, dentre eles, os pais da criança.

Os pais relataram no depoimento que chegaram em casa cansados, tomaram banho e dormiram. Não perceberam que a criança acordou e saiu.

O bebê e o cachorro foram entregues à família.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza soltura de coronéis da PMDF presos pelo 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta quinta-feira (28), a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa (foto em destaque), Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro.

Os três coronéis deverão cumprir medidas cautelares que consistem na proibição de se ausentar do DF, no recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana. Eles deverão usar tornozeleira eletrônica e precisam se apresentar na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Moraes também determinou aos ex-integrantes da cúpula da PMDF a entrega e o cancelamento de todos os passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo. Os coronéis estão proibidos de usar redes sociais ou de se comunicar com os demais envolvidos no caso.

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF.

Os coronéis estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto a outros cinco integrantes da PMDF, por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Advogado de Klepter, Newton Rubens disse que o coronel “cumpriu com seu dever no dia 08/01, no que resultou, antes mesmo da intervenção federal na SSP/DF, no esvaziamento dos prédios públicos e prisão de alguns invasores.”

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou o advogado.

Moraes considerou que o fim da investigação policial, o recebimento da denúncia e a transferência dos coronéis para a reserva remunerada da PMDF afastam eventual capacidade de organização da tropa para benefício próprio. O ministro também apontou que houve “reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

A coluna tenta contato com a defesa dos demais coronéis citados.

Réus
Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da PGR e tornar réus sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a PGR, havia “uma profunda contaminação ideológica de parte dos oficiais da PMDF denunciados, que se mostraram adeptos de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.

A PGR denunciou, em agosto de 2023, sete oficiais da corporação.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. Deputados e senadores brasileiros viajam nesta quarta-feira (15) para Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de mostrar a parlamentares norte-americanos situações que têm colocado em risco a democracia no Brasil, muitas delas relacionadas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 👉 Parece que alguma coisa tá mandando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sete bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso no próximo domingo (31)

Foto: Reprodução

A Caern realiza no próximo domingo (31) manutenção para interligação e setorização do abastecimento dentro da obra de requalificação do bairro Cidade Alta, em Natal. O serviço está previsto para ocorrer entre 7h e 18h. Nesse período, a companhia informa que o fornecimento de água estará suspenso para os seguintes bairros: Alecrim (região do Baldo), Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Petrópolis e Ribeira.

O prazo de normalização, tempo necessário para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos, é de até 48h após o sistema ser religado. A orientação da Companhia é que a população reserve água para o período informado e que utilize de forma racional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro volta a pedir devolução de passaporte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil  

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou, mais uma vez, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do passaporte do ex-presidente. O documento foi apreendido no dia 8 de fevereiro na operação Tempus Veritatis, que apura suposta tentativa de golpe de Estado.

Junto com o pedido, os advogados anexaram um convite assinado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país entre os dias 12 e 18 de maio.

Em fevereiro, a defesa do ex-presidente já havia recorrido da decisão do ministro Alexandre de Moraes que resultou na apreensão do passaporte. Na época, os advogados alegaram falta de fundamento técnico.

Coincidentemente, o primeiro pedido foi feito no mesmo período em que Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília.

Nesta semana, o jornal The New York Times divulgou imagens do ex-presidente na representação diplomática. A defesa de Bolsonaro afirmou que ele se hospedou na embaixada para “manter contatos com autoridades do país amigo”.

O episódio foi questionado pelo ministro Alexandre de Moraes. A defesa apresentou explicações, que foram remetidas à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes da análise pelo STF.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Daqui a pouco vão acusar Bolsonaro de broderagem com a autoridade do país amigo. O valor do m2 do terreno da embaixada vai desvalorizar… parece com alguma fala sua quando ainda era deputado, capitão expulso?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

População ocupada recua em 258 mil pessoas em um trimestre, afirma IBGE

Foto: Agência Brasil 

O País registrou uma perda de 258 mil vagas no mercado de trabalho no trimestre até fevereiro de 2024 em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um recuo de 0,3% na ocupação. A população ocupada totalizou 100,250 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro. Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).

A população desocupada aumentou em 332 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,535 milhões de desempregados no trimestre até fevereiro. Em um ano, 689 mil pessoas deixaram o desemprego.

A população inativa somou 66,813 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro, 293 mil a mais que no trimestre anterior Em um ano, esse contingente aumentou em 59 mil pessoas.

O nível da ocupação – porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – ficou em 57,1% no trimestre até fevereiro, ante 57,4% no trimestre até novembro de 2023. No trimestre terminado em fevereiro de 2023, o nível da ocupação era de 56,4%.

Desalento

O Brasil registrou 3,671 milhões de pessoas em situação de desalento no trimestre encerrado em fevereiro. O resultado significa 293 mil desalentados a mais em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um aumento de 8,7%.

Em um ano, 299 mil pessoas deixaram a situação de desalento, queda de 7,5%.

A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho, ou não tinha experiência, ou era muito jovem ou idosa, ou não encontrou trabalho na localidade – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga. Os desalentados fazem parte da força de trabalho potencial.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Musica de Zeze de Camargo e Luciano.
    É o amor ôôô, que mexe com minha cabeça e me deixa assim…
    Quem sabe canta!!!
    É o Amor ôôô….

  2. Interessante é o malabarismo com as palavras pra não falar que o desemprego aumentou. Kkkkkk. População ocupada recuou. Traduzindo desemprego. Patife.

  3. Para a boiada imunda que só lê o título, segue resumo:
    Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Páscoa: um momento de renovação e esperança

Foto: Divulgação

A Páscoa traz uma oportunidade de reflexão sobre a nossa jornada, por meio dos símbolos da ressurreição e do renascimento.

E para as famílias que vivenciam o luto, essa é uma época ainda mais especial, de ressignificar os sentimentos e entender que a vida é feita de momentos e histórias. É o que destaca a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira, sobre a importância da comunidade no apoio às pessoas enlutadas.

“A Páscoa é um momento de reflexão, de entender que a dor não vai acabar, mas que há esperança de renovação. A comunidade desempenha um papel crucial ao oferecer apoio e assistência, motivando as pessoas a acreditarem que dias melhores virão, assim como o renascimento simbólico que a Páscoa representa.”

Em seus cerimoniais, os profissionais do Morada da Paz abordam a Páscoa como uma maneira de honrar a vida e o legado de cada pessoa, com respeito às preferências e crenças de cada família. Podem ser realizadas desde a seleção de músicas e leituras que evocam a ressurreição e a continuidade da vida após a morte, até a criação de momentos de compartilhamento de memórias que destacam a importância do ente querido. Cada elemento do cerimonial pode ser cuidadosamente planejado para transmitir uma mensagem de esperança e conforto às famílias enlutadas.

Tayroni Carlos, cerimonialista fúnebre do cemitério, funerária e crematório Morada da Paz, explica que o trabalho dos profissionais do luto é proporcionar cerimônias personalizadas e significativas, que celebram não apenas a passagem, mas também a vida e os vínculos que permanecem vivos na memória daqueles que ficaram. “Uma das formas de encontrar conforto no luto é acreditar que após a morte há o renascimento, e é isso que buscamos destacar em algumas de nossas cerimônias. A ressurreição materializa-se na ideia de prosseguir o legado deixado pelos entes queridos, é uma oportunidade de ressignificar e prolongar sua trajetória.”

Já Safira Santana, cerimonialista fúnebre do Morada da Paz, ressalta a importância das tradições familiares, para os adeptos, durante a Páscoa, e como elas se entrelaçam com os serviços prestados. “As homenagens que fazemos refletem as características e os desejos de quem parte e da família. Mas independente da religião, a Páscoa é um momento de conforto espiritual, de relembrar memórias afetivas e celebrar a vida.”

Assim, em um ambiente de respeito, acolhimento e esperança para aqueles que vivenciam o luto, o Morada da Paz promove conversas significativas sobre renovação e continuidade da vida.

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Menina de 11 anos é atropelada na avenida Olavo Montenegro

Foto: Reprodução

Uma menina de 11 anos foi atropelada na avenida Olavo Montenegro quando estava indo para a escola. A criança seguia a pé porque, segundo os familiares, o ônibus escolar que deveria deixá-la na unidade escolar não passa mais pelo bairro Parque das Árvores, onde ela mora.

Sem o ônibus, os pais deixaram a criança em uma parada que deveria passar o transporte coletivo, que também não passou. Ela decidiu voltar para casa. A menina atravessou a primeira via e quando estava na segunda, acabou atropelada.

José Lúcio é o pai da menina e reclama do poder público e da falta de assistência.

A menina que sonha em ser veterinária está internada e com o cérebro inchado. Ela recebe o atendimento no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Os médicos informaram que nas próximas 48 horas a paciente será reavaliada.

A avenida Olavo Montenegro registra diversas ocorrências. Mesmo com a placa indicando velocidade máxima de 60 km/h, os motoristas trafegam em velocidade superior. A repórter Roberta Trindade tentou atravessar uma faixa de pedestres e teve bastante dificuldade.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Os pedestres precisam também ter instrução de como atravessar uma via. Não é só passar e pronto. A via já é bem lenta com a quantidade de buracos e com velocidade de 60km/h. Pedestre precisa parar de atravessar sem atenção e motoristas parar de beber e dirigir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Força-tarefa desmobiliza buscas e vai focar em investigação sobre fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: Junior Alves

O aparato operacional de buscas aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró vai começar a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29), 45º dia de operação, segundo informaram fontes do Ministério da Justiça à reportagem da Inter TV Costa Branca.

Nesta quarta-feira (27), o Ministério da Justiça e o Senappen já haviam confirmado que não renovariam a presença da Força Nacional na região. O uso de cerca de 100 agentes nas buscas foi autorizado no dia 19 de fevereiro.

Segundo as fontes, o aparato operacional, com policiais rodoviários federais e outros policiais que vieram de outras regiões para compor a Força-Tarefa de buscas também deve retornar às bases de origem.

Deve ser mantido em Mossoró o trabalho investigativo e de inteligência da Polícia Federal, além do apoio das forças de segurança local, como a Polícia Militar e Civil.

Na prática, segundo as fontes, a população deverá deixar de presenciar barreiras e buscas em áreas de mata como nas zonas rurais de Mossoró e Baraúna, como era comum desde a fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, no dia 14 de fevereiro – a primeira da história no sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte confirmou que o helicóptero Potiguar I, das forças de segurança do estado, não atua nas buscas desde a semana passada.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. O Supremo ministro não vai reunir a imprensa para dizer que os meninos saíram porque estava calor no Mossoró? Eles sabem o que fizeram no verão passado. Acho que é um filme. Kkkkkkk

  2. Que VERGONHA para esse governo aplaudido por bandidos, ditadores, terroristas e narcoterroristas! Incompetência, temperada com conivência.

  3. Quem diabos quer saber de tatú e martelo, não dá mídia!
    Só querem saber de prender Bolsonaro e pronto, coisa que não conseguir , pq não tem peito!
    E a dengue?
    E no rio, que tá se acabando com as chuvas? Povo precisando…
    E as queimadas e o desmatamento na Amazônia?
    E Esbanja, tomando champanhe?
    Quem mandou derrubar o avião de Eduardo campos?
    Quem amputou a perna do saci?
    E aperna do capitão gancho?
    Omi vão procurar uma lavagem de roupa

  4. Por que Lula não pede pra CIA, o satélite que flagrou Bolsonaro na embaixada da Hungria? Vai achar tatu e martelo rapidinho.

    1. Esse chanceler húngaro deve informar quem forneceu as imagens normais do presidente, para esse espetáculo midiatico, o mundo precisa ser sério.

    2. Vc tá achando que o bandido das rachadinhas, vulgo joalheiro das arábias é muita coisa mesmo! Omi, a CIA quer saber de gente perogosa e não um cagão covarde que nem o golpe militar que tanto planejou conseguiu dar…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *