Saúde

POLÊMICA E O REGISTRO NO ATESTADO DE ÓBITO: 40% das mortes em hospital de covid-19 têm outras causas, diz diretor na BA; denúncia vai ao Conselho Regional de Medicina

Foto: Reprodução/Google Maps

O diretor do maior centro de referência em tratamento de coronavírus no Estado da Bahia, o infectologista Roberto Badaró afirmou ontem que 40% dos óbitos registrados no Hospital Espanhol como covid-19 são decorrentes de outras enfermidades. Após seis anos fechado, o Espanhol foi reaberto pelo Governo da Bahia em abril como unidade exclusiva de tratamento do novo coronavírus, com 220 leitos, 140 deles de UTI, num investimento de R$ 8 milhões.

“Eu vou dar um exemplo simples: no Hospital Espanhol, 40% dos pacientes que eu recebo não têm covid. E morrem. E no atestado de óbito tá lá: covid. Porque tem três campos no atestado de óbito. Ele vem com suspeita de covid, então entra na estatística. É preciso que se veja isso com bastante critério”.

A declaração foi feita durante entrevista ao vivo na Rádio Metrópole FM ontem. Badaró respondia a uma pergunta feita pelo apresentador Mário Kertész sobre os motivos que faziam os registros de casos de coronavírus no Brasil serem cinco vezes maiores que os da Índia, país que tem população quase sete vezes maior que a brasileira. “E do que morrem estas pessoas?”, questionou Kertész. “Do que já morreram sempre. De AVC, doença cardiovascular, diabetes”, respondeu.

Após a publicação desta matéria, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) publicou nota oficial em seu site, na qual Badaró mudou sua versão e disse que a afirmação feita na rádio Metrópole não corresponde à realidade. “Venho a público dizer que a forma como expressei-me não reflete corretamente o que acontece no Hospital Espanhol”, disse.

“Não é correto afirmar que óbitos são lançados indevidamente como Covid-19. Em verdade, todos os óbitos ocorridos no Hospital Espanhol são avalizados pela coordenação médica. Se o óbito ocorre é obrigação da unidade hospitalar que emite a Declaração de Óbito (DO), colocar a causa corrigida e não continuar com a suspeita diagnóstica da chegada”, afirmou o diretor.

De acordo com ele, o procedimento adotado pelo hospital pode ser corrigido posteriormente pelas autoridades e que as mortes suspeitas não são incluídas nos números da Sesab. “Na eventualidade de um óbito ocorrer antes do resultado laboratorial, a DO sairá como “suspeita de Covid-19″ e pode ser corrigida postmortem pela autoridade sanitária estadual. Neste cenário, cabe registrar que a Vigilância Epidemiológica, de modo assertivo, só contabiliza as declarações de óbito classificadas como casos suspeitos de coronavírus após investigação e/ou resultado laboratorial confirmatório”, justificou.

Pedido de famílias

Também na entrevista à Rádio Metrópole, o pesquisador-chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec e integrante do Comitê de Governadores e Especialistas do Nordeste contra o Coronavírus afirmou que o diagnóstico para covid-19 tem sido utilizado como alternativa por parte de familiares de pacientes de outras enfermidades para encontrar vagas de UTI.

O infectologista chegou a citar o exemplo de uma mulher diabética cujo índice glicêmico era superior a 1.000, mas que a família apelou a ele por uma vaga na UTI dos Espanhol porque a irmã dela teria contraído coronavírus. “Ela estava com cetoacidose diabética, ela aí fez uma falência respiratória e intubou. Isso é covid? Não é. Mas para poder ter acesso a uma UTI, bota lá covid e vai pro hospital”.

“Então eu tenho muita dificuldade, tô sendo bastante honesto, de entender esses dados de mortalidade, se eles são puros, só de covid. Quando o doente não tem covid ele chega a uma UPA e é deixado para trás. Vai ser atendido depois, se não for suspeita direta de caso de dificuldade respiratória”, acrescentou.

Posteriormente, na mesma nota divulgada pela Sesab, Badaró elogiou o trabalho dos profissionais de saúde e a ação do governo estadual. “Quero reiterar o meu respeito pelo trabalho primoroso que vem sendo conduzido pelo Governo do Estado para abrir vagas de UTI em todo o Estado. Igualmente reconheço o esforço dos profissionais da Central de Regulação, que vêm trabalhando junto às UPAs e regulando pacientes para os hospitais em tempo recorde, evitando que ocorram mortes por falta de assistência adequada”, disse.

Badaró afirmou que os pacientes precisam ser atendidos, mesmo que não tenham o diagnóstico confirmado para covid-19. “Nem todos os pacientes internados nos hospitais terão o resultado do RTPCR confirmado antes da admissão. Assim sendo, uma parcela dos pacientes internados permanecerá sem confirmação diagnóstica até o recebimento do resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Cabe ao hospital de referência, que recebe os pacientes suspeitos, investigar para tratar e encaminhar adequadamente o caso”.

Repercussão

Para o médico urologista Modesto Jacobino, as declarações de Badaró são graves e precisam ser apuradas. Ele observa que os médicos que fazem declaração falsa para encobrir a verdadeira causa da morte cometem crime de falsidade ideológica, que além das penalidades previstas no artigo 229 do código penal, podem levar à cassação do registro profissional.

“Badaró não falou de 1% ou 2%, ele falou em 40%. Isso representa um grande contingente de famílias estigmatizadas por uma doença que não permite o direito de visitar seus entes queridos no hospital, de velar seus corpos num funeral comum e nem mesmo de receber o valor do seguro de vida, que as seguradoras se negam a pagar por se tratar de uma pandemia. É uma situação que tem consequências muito drásticas para as famílias das vítimas, um caso de polícia”, pontuou.

Jacobino ingressará amanhã com uma denúncia ao Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia). Ele entende que o caso merece ampla investigação, para além da esfera de atuação do Hospital Espanhol, que apure se existe alguma orientação aos médicos intensivistas na Bahia para atestar óbitos por coronavírus de forma fraudulenta, a exemplo do que foi denunciado pelo sindicato dos médicos do Ceará ao Ministério Público.

Isso teria ocorrido com a aposentada Antônia dos Santos, 98, que morreu em 19 de maio. “Minha avó não estava com febre, não estava tossindo, tinha uma massa de 7,5 cm de diâmetro no intestino que provocou sangue nas fezes identificada por um ultrassom e, mesmo assim, a médica queria declarar que ela tinha falecido por causa de coronavírus”, relata a recepcionista Gabriela Silva, 35. “Foi quase meia hora de discussão com a nossa família para ela voltar atrás e declarar que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda”.

O médico e vereador Cezar Leite (PRTB) anunciou pelas redes sociais ter dado entrada no Ministério Público Federal e no Cremeb com solicitação para investigar a situação do Hospital Espanhol e demais hospitais de Salvador. “Como vereador, médico e cidadão tenho o dever de fiscalizar e pedir transparência neste processo. Não podemos esquecer que estamos tratando de vidas e dinheiro público”, destacou.

UOL

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/06/11/40-dos-obitos-do-hospital-espanhol-nao-sao-por-coronavirus-diz-diretor.htm

 

Opinião dos leitores

  1. Eh bem fácil de resolver isso, basta o governo federal disponibilizar testes de covid pra todos os que são internados ou são atendidos. Como não tem testes e estamos numa pandemia, eh normal atestar a morte por covid. Isso não aconteceu só aqui, mas no mundo todo!!! Outra coisa, covid não eh uma gripe, mas uma doença sistêmica, ela pode matar o doente não somente por problema gripal ou pulmonar. Repito: se o governo federal quer números exatos, disponibilizem testes em massa!

    1. Pra vc só quem tem obrigações é o governo federal. Os estados e municípios são fiscais da natureza, ficam só observando a paisagem!

  2. Trouxe verdades… só nos resta perguntar a quem interessa implantar o caos, e não precisa ir muito longe. Até leis para síndicos mandar dentro da sua casa, tentaram empurrar goela abaixo.

  3. É só ver a média, histórica, de mortes no período e fazer a comparação. Isso, imagino, também pode e deve ser feito pela imprensa q joga dúvidas na população e não cumpre seu dever de também investigar.

  4. Isso é um problema sério, e parece que não é só brasileiro, pois em outros países também houve uma "tendência" de se rotular como covid 19 qualquer infecção respiratória aguda, que sabidamente tem vários outros agentes que não o coronavírus. Ainda existem denúncias de pressão política para tal atitude, que se verdadeiras, são o absurdo dos absurdos.
    A história deverá mostrar a verdade. Assim espero!?

  5. Se isso for verdade existe outra pandemia ainda desconhecida. Acredito mesmo que os casos de mortes são duas vezes maior que as notificadas.

    1. Quer dizer que antes ninguém morria? Só morrem agora por que existe a COVID?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Câncer de próstata e o sonho de ser pai: planejamento médico garante o futuro da família

Receber o diagnóstico de câncer de próstata exige decisões rápidas sobre o tratamento, mas isso não significa que os planos de ter filhos precisem ser deixados de lado. Com o avanço da medicina reprodutiva, hoje é, muitas vezes, possível conciliar a luta contra a doença com o sonho da paternidade.

Segundo o Dr. Haroldo Macedo, médico especialista do DNA Fértil, a chave para o sucesso é o planejamento. O ideal é pensar na preservação da fertilidade logo após o diagnóstico e antes do início de qualquer tratamento agressivo.

É a agilidade que faz a diferença. “A estratégia mais segura e simples é o congelamento de sêmen antes da cirurgia ou da radioterapia. É um processo rápido, que não atrasa o tratamento oncológico e garante que o material genético do paciente seja preservado com sua qualidade original”, explica o médico.

Essa medida funciona para dar a oportunidade à paternidade futura, permitindo que o homem foque em sua recuperação, sabendo que a possibilidade de ter filhos biológicos no futuro é real.

Ainda há caminhos após o tratamento para os pacientes que já iniciaram o tratamento ou passaram pela cirurgia de retirada da próstata, como explica o Dr. Haroldo, que traz uma mensagem de otimismo baseada na ciência:

“Muitos homens acreditam que a esterilidade é irreversível nesses casos, mas a tecnologia atual nos permite ir além. Mesmo quando não há ejaculação, muitas vezes é possível, utilizando técnicas avançadas, localizar e captar espermatozoides diretamente nos testículos, possibilitando a paternidade por meio da Fertilização in Vitro/ICSI”, esclarece o especialista.

Ainda segundo o médico, no DNA Fértil o trabalho em equipe pela saúde integral das pessoas atendidas vai além do laboratório. A equipe atua em sintonia com um urologista parceiro, visando garantir o melhor tratamento possível. “Cuidar da fertilidade é cuidar da biografia desse homem. É garantir que, após o câncer, ele tenha opções abertas para construir a família que desejou”, finaliza o Dr. Haroldo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Curtas-metragens produzidos por alunos da Maple Bear Natal são premiados em sessão de cinema lotada

Uma manhã com direito a assistir vários filmes, se divertir e sair até com troféu na mão. Esse foi o clima durante a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos da Maple Bear Natal durante o Golden Bear. A sala 7 do Cinemark, no Shopping Midway Mall, ficou lotada por estudantes, pais, professores e equipe escolar. Após vários dias de trabalho criativo dos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais), os filmes produzido por eles foram apresentados em tela de cinema e, ao final, os grupos foram premiados em 16 categorias, com direito a troféu inspirado no Oscar e certificado.

A proposta, que integra as disciplinas de Português, Inglês e Artes, segue a metodologia canadense da Maple Bear, baseada no protagonismo estudantil e em processos de aprendizagem que vão além da tradicional prova escrita. Todos os roteiros, atuações, direções, filmagens e edições foram realizados pelos próprios alunos, uma imersão completa no universo cinematográfico.

Entre os premiados, o grupo do 6º ano comemorou a vitória em categorias como Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Plot Twist. “Foi muito legal e muito divertido. A gente nunca tinha testado isso antes. Aprendemos muito com os erros, mudamos ideias e crescemos durante o processo”, contou a estudante Nina Andrade, uma das participantes do filme.

O entusiasmo também tomou conta dos pais. Para Ricardo Dantas, pai de Nina, a atividade representa um diferencial significativo. “É fantástico porque desenvolve sociabilidade, responsabilidade e trabalho em equipe. Eles passam por todas as etapas, do roteiro ao produto final. É uma metodologia fora da caixa, que coloca as crianças diante da realidade do mundo, trabalhando objetivos, convivência e vida cotidiana”, avaliou.

Segundo a sócia da Maple Bear Natal, Julyana Freitas, o Golden Bear é um instrumento pedagógico que traduz a abordagem canadense adotada pela escola: interdisciplinar, criativa e centrada na autonomia do estudante.
“É uma forma diferente de avaliação. Eles demonstram o aprendizado de outra maneira, não apenas escrevendo em uma prova. Trabalham gêneros textuais, artes, língua inglesa, expressão criativa e ainda desenvolvem habilidades de vida”, explica.

Para a diretora pedagógica Mona Lisa Dantas, o Golden Bear é um marco anual na escola porque sintetiza a essência da metodologia Maple Bear. “É um terreno fértil para que as crianças coloquem em prática seu espírito de criatividade e liderança. Elas entendem que podem fazer qualquer coisa acontecer. A escola organiza o espaço e as condições para que floresçam cada vez mais”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro foi preso pela PF quando tentava embarcar de jatinho para o exterior

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

A Polícia Federal decidiu antecipar a prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, após suspeitar que ele pudesse fugir do país. O banqueiro foi preso na noite de segunda-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A detenção ocorreu horas após o anúncio da venda do banco para a Fictor Holding Financeira, que afirmou ter fechado um acordo com um consórcio formado por investidores dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo integrantes da PF envolvidos nas investigações, chamou atenção a “coincidência” entre a divulgação da venda do banco e a viagem internacional marcada por Vorcaro. Investigadores afirmam que a proximidade dos eventos levanta suspeitas, embora não exista comprovação de que o executivo estivesse em fuga.

Vorcaro alegou que viajava a Dubai para se reunir com os supostos investidores dos Emirados Árabes que participariam do consórcio anunciado pela Fictor. Na segunda-feira, ao divulgar a aquisição, a empresa declarou ter se associado a um grupo desses investidores para comprar o Banco Master e prometeu um “aporte imediato” de R$ 3 bilhões para reforçar a estrutura de capital da instituição financeira.

A PF deflagrou nesta terça-feira a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de carteiras de crédito insubsistentes. Esses títulos, de acordo com a PF, teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Além da prisão de Vorcaro na noite de segunda-feira, agentes cumprem nesta terça-feira outros quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. Entre os demais alvos estão pessoas ligadas ao banco Master.

Lauro Jardim – O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bandidos arrombam sex shop em Ponta Negra e furtam produtos e dinheiro; prejuízo causado é de R$ 7 mil

Um sex shop em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi arrombado por dois criminosos na madrugada de domingo (16). O crime aconteceu por volta das 4h30, na Rua Cabo de São Roque, próximo ao Natal Shopping.

Os bandidos furtaram produtos da loja, equipamentos eletrônicos, dinheiro e até um fogão usado pelos funcionários. O prejuízo estimado é de R$ 7 mil.

A loja funciona no local desde setembro. A ação foi registrada por câmeras de segurança. Segundo a proprietária, Flávia, os criminosos cortaram um cabo do sistema interno, mas não levaram a câmera, permitindo a preservação das imagens. Ela afirma que os ladrões escolheram produtos de maior valor.

Flávia relatou sentimento de insegurança e disse que outros lojistas da galeria também já foram furtados. “A segurança está deixando a desejar. A gente se sente vulnerável e no prejuízo”, afirmou.

Com informações de Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge galpão abandonado com pneus em Macaíba

Um galpão abandonado pegou fogo nesta terça-feira (18) na Avenida Jundiaí em Macaíba, na Grande Natal. O incêndio de grandes proporções, que atinge uma área usada para descarte de pneus, provocou uma fumaça escura, densa e que pode ser vista de longe.

O Corpo de Bombeiros informou em nota que atua com quatro equipes de combate a incêndio no local, concentrando esforços na proteção da UPA de Macaíba, que fica nas proximidades. A Defesa Civil Municipal e a Polícia Militar também foram acionadas e acompanham a ocorrência.

De acordo com informações de populares ao Corpo de Bombeiros, moradores teriam colocado fogo em uma área de vegetação próxima e, devido ao vento, as chamas se descontrolaram e alcançaram o galpão. Não há registro de feridos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Movimentos sociais e partidos políticos realizam vigília em defesa da vereadora Brisa em frente à Câmara de Natal

Foto: Nathallya Macedo / Agora RN

Movimentos sociais, partidos políticos e militantes realizam, desde a manhã desta terça-feira (18), uma vigília em frente à Câmara Municipal de Natal em defesa do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), alvo de um processo de cassação.

O ato conta com estrutura para receber os participantes e reúne falas políticas, além de apresentações culturais e artísticas ao longo do dia.

A sessão que definiria o futuro do mandato da vereadora foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Em decisão provisória, o desembargador Cornélio Alves determinou a interrupção imediata da votação prevista para esta terça-feira. Apesar da suspensão, o presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), convocou nova sessão para quarta-feira (19), às 9h.

Os manifestantes afirmam que permanecerão mobilizados até a realização da votação ou até que o processo seja definitivamente suspenso.

Programação (18/11)

16h00 – Aula Pública: Por que Brisa fica?
18h00 – Ato inter-religioso Brisa Fica
19h00 – Batucada Brisa Fica
19h30 – Batalha de rima
20h00 – Roda de Samba
20h30 – Rafa Brito
21h00 – Palco aberto Brisa Fica
21h30 – DJ Pajux pelo Brisa Fica
22h – Mostra de curtas Brisa Fica

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CPMI do INSS: deputada pergunta se depoente tomou Rivotril

Uma cena chamou atenção durante a oitiva desta terça-feira (18/11) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao questionar o alfaiate João Camargo, depoente do dia, a deputada Coronel Fernanda (PL-MS) perguntou se ele havia tomado rivotril para ficar “paradinho”.

“O senhor passou por algum treininho, tomou algum rivotril, alguma coisa assim, para ficar nessa feição como se nada tivesse acontecido?”, perguntou a parlamentar ao depoente, que tem habeas corpus para se manter em silêncio.

O alfaiate foi convocado à CPMI após investigações apontarem ligação entre ele e uma empresa que recebia repasses milionários da Associação Amar Brasil Clube de Benefícios. Além disso, ele também é considerado uma figura próxima a outros acusados de envolvimento no esquema fraudulento, conhecidos como “golden boys”.

Além de Camargo, a Comissão também ouve Cecília Rodrigues Mota, apontada como presidente de associações usadas para aplicar golpes em aposentados e pensionistas pela Polícia Federal (PF), também presta depoimento nesta terça.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGU processa sindicato do irmão de Lula e mais 11, um ano após alerta interno sobre descontos ilegais de benefícios de aposentados

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil / CP

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça em setembro para bloquear cerca de R$ 3 bilhões em bens de 12 entidades associativas e 3 empresas suspeitas de realizar descontos ilegais em benefícios de aposentados. A ação, que está sob sigilo, foi protocolada na 7ª Vara Federal do DF.

Entre as entidades está o Sindnapi-FS, sindicato ligado ao sindicalista Frei Chico, irmão do presidente Lula.

Por que o sindicato entrou na lista agora?

Um levantamento interno da AGU, feito por procuradores da 4ª Região, já havia apontado o Sindnapi entre as entidades com alto número de reclamações por descontos não autorizados e recomendado suspensão de convênios.

Mesmo assim, o sindicato ficou fora do primeiro lote de medidas cautelares, apresentado em maio pelo ministro da AGU, Jorge Messias. Ele alegou que o material não tinha elementos suficientes para justificar ação judicial.

O Sindnapi já havia sido alvo da Operação Sem Desconto da PF em abril.

Por que a AGU mudou de posição?

Segundo a AGU, o novo pedido de bloqueio decorre de Processos Administrativos de Responsabilização (PARs) abertos pela CGU em setembro, nos quais surgiram indícios suficientes contra um novo grupo de associações.

A AGU afirma que só entra com bloqueio cautelar quando há evidências de que a entidade é de fachada ou pagadora de propina, condição que — segundo o órgão — não estava comprovada em maio.

Repercussão política

As revelações sobre o mapeamento interno ignorado pelo ministro repercutiram na CPI do INSS. Integrantes da oposição acusam Jorge Messias de ter protegido o Sindnapi por causa da ligação com o irmão de Lula.

Além do Sindnapi, foram incluídas em setembro entidades como a Conafer e a Contag, também investigadas pela PF e apontadas como parte do suposto esquema.

A defesa do sindicato não respondeu ao Estadão até a publicação desta matéria.

Com informações de Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresa de secretário nacional do PT recebeu R$ 11,1 milhões de intermediárias de associações que fraudaram aposentadorias do INSS

Foto: Reprodução/Linkedin

A Datacore Informática, empresa da qual um dos sócios é Ricardo Bimbo Troccoli, secretário Nacional de Ciência e Tecnologia da Informação do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu R$ 11,1 milhões de empresas ligadas a associações que fraudavam aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A informação foi divulgada inicialmente pelo portal “Metrópoles” e confirmada pelo g1, que teve acesso a documentos enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

Desde agosto, CPI mista investiga as fraudes em benefícios do INSS, também alvo de investigações da Polícia Federal sobre descontos ilegais de associações.

A reportagem do g1 procurou o PT Nacional para esclarecimentos sobre o repasse, mas até a última atualização desta reportagem não havia recebido retorno.

Terceira mais beneficiada

Dentro do período informado pelo Coaf, entre 2023 e 2024, a terceira empresa que mais recebeu recursos da empresa ADS — uma das principais operadoras do esquema com três associações — foi a Datacore.

Ao todo, a empresa de Bimbo recebeu R$ 8,3 milhões. No mesmo período, o dirigente do PT também recebeu em suas contas pessoais R$ 320 mil da empresa.

Além disso, a Datacore ainda recebeu entre 2023 e 2024, R$ 1,4 milhão da G8 Cursos e Consultoria e R$ 121 mil da Sempre Empreendimentos.

Outras três empresas cujo sócio é José Luis Santos Jesus, apontado como um intermediador de repasses dessas associações, enviou R$ 1,4 milhão para a Datacore no mesmo período, sendo:

  • R$ 693 mil da 360 Soluções e Marketing;
  • R$ 579 mil da JT Corretora;
  • R$ 50 mil da Pactual Serviços e Promoção de Vendas.

Todas essas empresas também são citadas pela Polícia Federal como intermediárias de repasses das associações.

Mesmo tendo recebido mais de R$ 11,1 milhões de empresas para a qual “presta serviços”, em sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, a Datacore informou que ainda tem a receber R$ 6,7 milhões de duas dessas empresas. São R$ 5,6 milhões da ADS, que foi fechada em junho deste ano, e R$ 1 milhão da G8 Cursos.

Apesar de todos os recebimentos obtidos nas Demonstrações Financeiras (DFs) que a Datacore enviou à Receita entre 2021 e 2024, não constam gastos com salários de funcionários.

E, mesmo a sede sendo no centro financeiro de São Paulo, nas demonstrações também não constam qualquer registro de propriedade do local.

Há, contudo, um gasto anual com aluguel de R$ 4 mil (R$ 333 por mês) da sede que fica na avenida Faria Lima. Nesse caso, apenas referente a 2024

Ainda de acordo com dados do Coaf, ao longo de 2023, a Datacore enviou R$ 122 mil para a CH Soluções de Tecnologia da Informação, uma empresa carioca cujo sócio é Rosenilton Santos de Brito, um homem que recebe atualmente recebe R$ 300 pelo Bolsa Família.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bancos brasileiros e Pix enfrentam instabilidade em meio à falha global na Cloudflare

Foto: Pixabay

Bancos brasileiros registram instabilidade nesta terça-feira, 18, segundo o site Downdetector, em meio à falha global na rede da Cloudflare. Por volta das 10 horas (de Brasília), usuários relatavam dificuldade de acesso a serviços do Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, C6 Bank, Nubank, Caixa Econômica e Santander.

Downdetector, que reúne alertas de usuários sobre problemas em plataformas digitais, também apontava oscilações no Pix.

A Cloudflare confirmou que sua rede global enfrenta instabilidade capaz de afetar múltiplos clientes. Em comunicado no painel de status, a empresa afirmou estar “ciente e investigando um problema que potencialmente impacta vários clientes”.

O incidente foi registrado inicialmente às 8h48 (de Brasília), e a última atualização, publicada às 9h53, indica que a companhia segue apurando as causas da falha.

Até o momento, não há detalhes sobre a origem do problema nem previsão de normalização.

Durante as tentativas de correção, a Cloudflare também desativou temporariamente o WARP na região de Londres.

O WARP é o serviço da empresa que funciona como uma espécie de túnel seguro – similar a uma VPN simplificada – usado para reforçar privacidade e estabilidade na navegação.

Segundo a companhia, usuários em Londres que tentarem acessar a internet via WARP “verão uma falha de conexão”.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *