Por essa nem mesmo o torcedor mais pessimista esperava. O Santos foi colocado na roda, assistiu o Barcelona jogar praticamente só, foi goleado por 4 a 0 e viu o time catalão ficar com o título de campeão Mundial de Clubes.
O Peixe jogou o primeiro tempo muito recuado e deu várias chances de gol ao time espanhol, que terminou o jogo com mais de 70% de posse de bola e um domínio impressionante. Abrir o placar foi só uma questão de tempo.
Aos 16 minutos, em jogada que começou com Fábregas, Xavi dominou de calcanhar e enfiou para Messi na área. O craque argentino aproveitou a falha de Durval e, livre, tocou por cobertura na saída de Rafael. Seis minutos depois, Daniel Alves avançou pela direita e tocou para o meio da área. Com uma finta de corpo, Xavi tirou Bruno Rodrigo da jogada e tocou no canto esquerdo de Rafael. 2 a 0. Fábregas acertou um balaço na trave aos 28 minutos, mas ele mesmo tratou de marcar o terceiro após jogada de Messi com Dani Alves dentro da área. O espanhol aproveitou o rebote e ampliou a vantagem.
Na volta para o segundo tempo, o Santos bem que tentou, mas esbarrou nos passes errados, na forte marcação do Barça e ainda no excesso de jogadas individuais que de nada adiantaram. Com o jogo já ganho, o time catalão apenas administrou e ainda amplicou com Messi mais uma vez. O camisa 10 fez tabelinha com Daniel Alves, entrou na pequena área e, livre praticamente sem espaço, tirou o goleiro Rafael e chutou para o fundo das redes. Final: Barcelona, campeão do mundo, 4, Santos, 0.

deu pena do santos e 4 foi pouco o placar moral era uns 7 pro barça,a espanha ta mostrando para o brasil e para o mundo como se joga futebol! esse jeito de jogar do barça eu sempre tentei e quis jogar mas nunca encontrava parceiros no time para isso e ainda diziam que eu era ruim e me chamavam de tecnico porque eu queria q movimentassem ao invez de ficar parados esperando bola no pé ao invez de rodar tocar de primeira criando e entrando nos espaços vazios,jogar sem a bola usando tbem a inteligencia buscando a bola e dando opções e fazer a bola correr ao inves de ficar correndo e carregando a bola que nem maluco!