Bolsonaro amplia vantagem em cenários de 1ª turno para reeleição, informa pesquisa Veja/FSB

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ampliou a vantagem sobre seus eventuais rivais nas próximas eleições, no primeiro turno, caso tente a reeleição. É isso que revela a nova pesquisa eleitoral Veja/FSB publicada nesta quinta-feira (13/02/2020).

Segundo os dados levantados, o atual chefe do Executivo, que já liderava em todos os cenários, oscilou para cima, no limite da margem de erro de 2 pontos porcentuais – de 33% para 37%. Os demais possíveis candidatos ficaram estagnados.

No cenário mais provável, no qual concorrem o petista Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Luciano Huck (sem partido), o principal adversário é o ex-prefeito de São Paulo Haddad, que oscilou negativamente de 15% para 13%. Dessa forma, o petista ficou empatado tecnicamente com o apresentador Luciano Huck, com 12%, e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 11%. Eles mantiveram seus porcentuais da pesquisa anterior.

Também estagnados, mas bem abaixo dos demais, estão o empresário João Amoêdo (Novo), com 4%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%.

Bolsonaro x Lula

No cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT, a vantagem de Bolsonaro cai consideravelmente – ele ficaria com 31% das intenções de voto, contra 28% do petista. Isso configura empate técnico e reafirma as conclusões de pesquisas anteriores do instituto: Lula é o adversário que mais ameaça a reeleição de Bolsonaro.

Lula, no entanto, está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. O petista foi condenado em segunda instância, o que impede que ele seja candidato em qualquer eleição. Caso nada mude até 2022, Lula está impossibilitado de concorrer.

A situação é a mesma da pesquisa de dezembro, quando eles ostentavam, respectivamente, taxas de 32% e 29%. Em um segundo turno, Bolsonaro teria hoje 45% das preferências contra 40% do ex-presidente Lula.

Em um segundo turno sem Lula, Bolsonaro venceria com folga Haddad (51% a 33%) e Doria (50% a 25%), mas teria uma disputa mais apertada com Huck (45% a 37%) e ficaria numericamente atrás de Moro (39% para o ministro da Justiça e 37% para o presidente).

O ex-juiz da Lava Jato é o ministro mais bem avaliado do governo, com 29% de aceitação – o segundo colocado, Paulo Guedes (Economia), vem bem atrás, com 6%. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2020. Dessa forma, ainda não foram sentidos os impactos da fala de Guedes sobre o dólar e as empregadas domésticas.

Moro lidera

Sem Bolsonaro e Lula na disputa, Moro lidera as pesquisas de intenção de voto, com 31%. Ele é seguido pelo apresentador Luciano Huck (16%) e pelo ex-candidato Fernando Haddad (14%). Ciro Gomes vem depois, com 12% das intenções de voto.

A pesquisa, realizada pelo instituto FSB Pesquisa, entrevistou 2 mil eleitores por telefone. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95% – ou seja, se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas os resultados seriam esses.

Confira como ficaram os cenários:

Cenário 1

Jair Bolsonaro – 37%
Fernando Haddad – 13%
Luciano Huck – 12%
Ciro Gomes – 11%
João Amoêdo – 5%
João Dória – 3%

Cenário 2

Jair Bolsonaro – 31%
Lula – 28%
Luciano Huck – 11%
Ciro Gomes – 8%
João Amoêdo – 5%
João Dória – 4%

Cenário 3

Sergio Moro – 31%
Luciano Huck – 16%
Fernando Haddad – 14%
Ciro Gomes – 12%
João Amoêdo – 5%
João Dória – 4%

ÍNTEGRA DA PESQUISA AQUI.

Metrópoles, com Veja

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ceará-Mundão disse:

    E essa extrema imprensa segue forçando a barra para tentar beneficiar a esquerda é prejudicar a todo custo o presidente. Como incluem na pesquisa um condenado com direitos políticos cassados, um bandido que NÃO PODE ser candidato? É demais até para um esquerdopata. E esse índice hipoteticamente atingido por esse criminoso é flagrantemente mentiroso. O nosso povo, felizmente, já adquiriu nojo desse sujeito é do seu partido. Vê se tem algum candidato que queira ter imagem sua associada à essa corja? O PT parece que criou lepra, ninguém quer essa corja em palanque.

    • Franco disse:

      Extrema imprensa??????
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Diz outra Ceará Perdido no espaço aéreo da Terra Plana.
      Silvio Santos e Edir Macedo não são donos de grandes impérios de empresas de comunicação de massas, denominada de imprensa?
      Bozonaro não é abençoados por eles e não os abençoa com"Dízimos e Ofertas" (Gordas Verbas Publicitárias) generosas em troca de submissão e propaganda?
      Fora os Antagonistas da vida, entre outros inúmeros Blogs pagos, até com dinheiro oficial em alguns caos, para produzir, reproduzir e divulgar material de propaganda misturado com Fakes atacando pessoas que estejam no caminho do Proto milicianos e seus laranlas amestrados.
      E Viva a Hipocrisia e a Mentira. Mmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  2. Cesar Bomone disse:

    Com o Brasil entrando nos trilhos do desenvolvimento com o governo Bolsonaro, não há quem o derrote na próxima eleição. O Brasil cansou de governo de esquerda que quebra o país e joga milhões ao desemprego.

  3. Basílio Pereira disse:

    Pesquisa contratada por veículo do grupo globo, pela veja, não vai apresentar os números reais e a pesquisa deve ter sido feita dentro dos redutos da esquerda.
    Os números não são reais e os candidatos da direita devem ter um percentual bem menor que o real, sem confiabilidade a pesquisa.
    Discutir isso com 01 ano de governo é tão produtivo quanto foram todas as pesquisas eleitorais de 2016 a 2018 que erraram da primeira a última. Por sinal segundo as pesquisa do datafolha e do ibope o presidente do Brasil é o poste Haddad.

  4. Mozart Ferrao disse:

    Que continue assim, nas pesquisas de 2018 ele vão ganharia pra ninguém.

  5. Mozart Ferrao disse:

    Bolsonaro vai colocar Moro no STF para sair da frente dele na corrida presidencial, o morto vivo vai voltar pra morrer na cadeia, o poste vai ficar passando mais vergonha nas redes sociais, o povo está na tendendo que o país só muda com pessoas sérias.

  6. Carlos Bastos disse:

    Porque essa pesquisa não fez um quarto cenário com Bolsonaro e Moro, ficou muito estranho essa pesquisa.

  7. Sérgio disse:

    Lula não pode ser candidato. E Bolsonaro só se reelege com outra facada. Ou perder a voz…

  8. Everton disse:

    Aposto com quem quiser como Bolsonaro não se reelege. Bora?

  9. Thor Silva disse:

    Podem ter certeza que Bolsonaro está bem melhor que essa pesquisa. A grande mídia não engana mais ninguém.

  10. Empresário Sofredor disse:

    Estão fazendo uma pesquisa com Lula que não pode ser candidato… PQP

  11. Daniel disse:

    Ô povo besta , Lula vai voltar em breve pra cadeia,parem de colocar o nome dele nessas pesquisas, vai ter muito PTISTA iludido.

COMENTE AQUI