Bolsonaro decide demitir Mandetta do Ministério da Saúde

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro deve demitir ainda nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. O ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h. A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada ao Globo por dois auxiliares do presidente da República.

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituí-lo. Ele almoçou com Bolsonaro e os quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda, Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)..

O diagnóstico entre auxiliares do presidente é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19.

No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que “algumas pessoas” do seu governo “de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos” e que ele não teria medo nem “pavor” de usar a caneta contra eles.

Mandetta vem negando que pediria demissão e disse que só sairia do governo por decisão do presidente. Na sexta-feira, após as críticas de Bolsonaro, afirmou que não iria “abandonar o paciente”.

Terra, que é médico, manteve sua posição de apoio ao governo e pela flexibilização do isolamento, o que agradou Bolsonaro.

Na última quarta-feira, o presidente teve três audiências com a participação de Terra no Palácio do Planalto, a primeira com o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e as outras duas com dez médicos, para discutir o uso da hidroxicloriquina no tratamento de infectados com a Covid-19. Mandetta, por sua vez, não foi convidado para as reuniões com os médicos.

Também na semana passada, o ministro da Saúde chamou Terra de “Osmar Trevas” em um grupo de WhatsApp do DEM, seu partido, após o compartilhamento de uma notícia sobre a reunião com os médicos. Foi a única vez que ele se pronunciou no grupo da sigla em toda a crise.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Antonio Ribeiro disse:

    Ministro o Sr.é um homem de caráter e tenhe personalidade é muito difícil lutar com alguns políticos que só ver o lado dele e o povo que se esprouda como dizia Chico Anízio

  2. Maria Inês disse:

    Quanta hipocrisia e burrice .Vocês estão em isolamento por causa dos profissionais da saúde, donos de supermercados, policiais , motoqueiros , alguns restaurantes, garis , camioneiros , donos de padarias .Atirem as pedras bando de comunistas e burros né ?? Porque comunismo é miseria é escravidão. Parece que já fiz o mesmo comentário? Então porque não aparece meu comentário? Por isso repeti

  3. Maria Inês disse:

    Quanta hipocrisia e burrice .Vocês estão em isolamento por causa dos profissionais da saúde, donos de supermercados, policiais , motoqueiros , alguns restaurantes, garis , camioneiros , donos de padarias .Atirem as pedras bando de comunistas e burros né ?? Porque comunismo é miseria é escravidão.

  4. Madeira disse:

    Votei em Bolsonaro para não votar no PT. Mas estamos vendo que o presidente não sabe trabalhar em equipe, o mesmo quer bater o escanteio, correr cabecear e fazer o gol para depois receber sozinho os aplausos da torcida . A nossa esperança com Bolsonaro está se esvaindo devido ao seu desequilíbrio emocional da vaidade, ou seja, o governo não pode sobressair a pessoal do Bolsonaro. O poder subiu a cabeça.

  5. Iva Maria disse:

    O kit de proteção Chinês, não serve para os profissionais de saúde da gripe 🤧. Turma morrendo aos montes !

  6. Claudia disse:

    Pelo visto até agora, não foi demitido não, mas balançou, cenas dos próximos capítulos…

  7. Iva Maria disse:

    Ele retira do cargo um homem competente, mas não significa dizer que iremos acompanhá-lo nas suas loucuras, quem tem amor a própria pele continua de quarentena até essa peste desaparecer de vez 😳😳🙏🏼

    • Maria Inês disse:

      Kleber de Góis. Se o Presidente está tão errado fale ao Mandetta e todos os profissionais da saúde ficar em isolamento. Os garis , o s supermercados , camioneiros, motoqueiros, farmácias , garis , lotecas….voces não acham que vocês estão sendo hipócritas e egoístas? Já perceberam que todas notícias ruins sobre o Presidente parte da Globo ? Existem matérias dizendo que são boatos de corredores do Planalto . Nem todos médicos e cientistas falam " em isolamento "…..Existe mesmo um isolamento? E os profissionais que estão trabalhando" Pra quem pode ficar em isolamento " ??? Não tem direitos como nos? Não estão trabalhando ? Quem vai pagar aluguéis dos comerciantes , funcionários?

  8. CalixtCalixto Silva disse:

    Eita, agora a imprensa fica louca de vez, o ministro que a imprensa adora foi demitido! Misericórdia! Amanhã eu só quero ver o que BG e a bancada vão falar do presidente.

  9. duendevermelho disse:

    Foi fazer contrato de publicidade de 1bilhao sem aval do mito… já era!

  10. Luciano Brito disse:

    Se Botafogo e Batoré e a esquerda reclamar da decisão do presidente a exoneração foi correta

  11. Walter disse:

    É isso ai presidente Bolsonaro. É necessário trabalho em equipe visando o bem-estar do Brasil, saiu da curva, teve suas chances de modificar, não o fez então fora!! Parabéns

  12. Pedro disse:

    Infelizmente não somos realmente um país de sorte e preparado.. Depois de vários governos trapalhoes, analfabetos, alfabetizados imbecis e mais outras mazelas, tais como, ladrões, saqueadores e pilantras. Caímos nas mãos de um mílico mal engendrado., Ele pode, com esse ato, ter antecipado o fim do seu governo, mais uma vez perdemos nós.

  13. Cigano Lulu disse:

    Pronto, Bolsonaro acaba de sacramentar sua improvável reeleição em 2022.
    Foi eleito porque teve a sorte de um doido lhe desferir uma facada (sim, brasileiro adora coitadismo). E imagina-se cacifado para renovar o mandato com a demissão do ministro da Saúde em plena 'guerra' do coronavírus.
    Pobre Brasil, se Bolsonaro não existisse precisaria ser inventado.

  14. Valéria disse:

    Não é o ideal em um momento de crise. Vamos ser mais humildes !!!! Cuidado com o caos que pode gerar, em virtude de mudanças anteriormente já tomadas. Deus proteja!!!!

  15. Cidadão Indignado disse:

    Esse chefe de manicômio tá dando um tiro na própria cabeça. Colocaram um LOUCO desequilibrado no comando do País. Vai tirar o único ministro competente nos quadros desse desgoverno.

  16. Silva disse:

    Ninguém é insubstituível !!!

  17. Moyses disse:

    Não e possível esse tipo de isolamento que Mandetta está defendendo já comprometei muito a nossa economia tem que dar um basta nisso

  18. Cigano Lulu disse:

    O sonho de consumo de Doria sempre foi ter Mandetta como secretário de Saúde de São Paulo. Resta saber se ele aceitaria o convite ou se prefere ocupar sua cadeira na Câmara dos Deputados.

  19. João luis disse:

    Acho que foi uma decisão errada… mais manda quem pode.
    Complicado.

  20. Nica disse:

    Jogou a última pá de areia…

  21. Antonio Turci disse:

    Mandetta mostrou empenho. Mas, para qualquer pessoa que acompanha o momento político do Brasil, sabe que o Presidente endossou a Quarentena Vertical de manhã e o Ministro, em seguida, adotou publicamente postura oposta à do Presidente. Isto configurou uma "quebra" de hierarquia. Enquanto o Dr. Mandetta pregava a Quarentena horizontal o Presidente foi bem mais moderado ao querer salvaguardar, também, a Economia.

  22. Ricardo Lúcido disse:

    Agora sim . O presidente , votei nele e me arrependo , assumiu uma posição . Na minha opinião fez uma grande besteira . Se mudar a estratégia agora , vai para beira do precipício , se mantiver vai denotar que inexoravelmente estava com ciúmes . Bolsonaro , votei nele e me arrependo , é um caso para estudo . A história vai colocá-lo em um lugar de destaque dentre os mais medíocres presidentes de uma nação . Pequeno nas atitudes e grande na arrogância e incapacidade deco víveres . Um ser raso de empatia . Sorte a Osmar Terra .

  23. Gonçalo Alves disse:

    Este indivíduo que "ainda" senta na cadeira de presidente é um paranoico imbecilizado.
    Além de ter sérios desvios de comportamento, sofre de "ciúme de macho" crônico.
    Com o seu comportamento e complexos, já afastou todos os seus ministros e auxiliares que se destacaram ou que tiveram algum brilho próprio – sempre orientado nas suas loucuras pelos filhos dementes.
    Ok; vai demitir o Mandetta? Que demita, mas que saiba que, desta vez, não terá nenhum apoio (a não ser dos filhos e babões mais próximos) e que com este ato inicia a sua derrocada e futura queda.
    Mandetta sai agora e o capitão ficará isolado e cairá em pouco tempo. Passou dos limites.

  24. Gustavo Almeida disse:

    Cavou sua sepultura o presidente Bolsonaro. Não voto mais nesse doente mental .

  25. kleber de gois disse:

    Votei em Bolsonaro, mas a postura que ele assumiu frente a essa crise mundial foi digna de repúdio. Demitir Mandetta por ciúmes parece briga de estagiário. Ainda hoje ele para em frente ao palácio para dizer "quem manda sou eu", quando o momento não é para esse tipo criancice. O vírus é uma realidade que mata mais de 1.000 pessoas por dia no mundo, se alguém achar esse número algo normal ou é estúpido demais ou está de má fé. Agora, aparece o novo Ministro que, convenientemente, compactua com a opinião do pífio Presidente e dos seus filhos, o quais (tal pai tal filho), também, só causam confusão; tomara que eles nos seus "achismos" atirem no que veem e acertem o que não veem em relação ao vírus, ao contrário da opinião de praticamente toda a classe médica mundial. Salve o Brasil, deitado eternamente em berço esplendido!

  26. Observando disse:

    Porque Osmar Terra? To achando estranho. Pensava que ia chamar mais um General.

  27. Julio Cesar Pimenta disse:

    Pelo que dizem em Brasília foi influência de Michele Bolsonaro pra colocar Osmar Terra…

  28. Medeiros disse:

    Presidente começa a atirar no pé,um dos seus auxiliares mais comprometidos com o governo sendo exonerado assim,mostra que o brilho do ministro o atingiu.

  29. José disse:

    BOLSONARO INCOMPETENTE! MOURÃO PRESIDENTE!!!

  30. MITO, M I T O, M I T O disse:

    Agora vai…

  31. Observando disse:

    Algumas pessoas viraram estrelas. Algumas. Entao falta mais gente para ser exonerado.

  32. Emerson Fonseca disse:

    E junto com Mandetta, com certeza sua equipe. Aguardemos cenas dos próximos capítulos, deste tenebroso filme.

  33. Luis disse:

    O presidente vai dá um tiro no pé

  34. Joelma disse:

    Agora ferrou tudo de vez !!!!!
    A pandemia vai descontrolar com força no Brasil .
    Deus nos salve !!!!!!!

  35. Rei disse:

    Está certo o Presidente. Quem quiser usar o cargo para aparecer ou crescer politicamente, vá disputar a eleição presidencial.

  36. Lucas disse:

    Caiu Mandetta o próximo será o imbecil

  37. Lucas disse:

    Cavou a própria cova. Xau, imbecil

  38. Tarcísio Eimar disse:

    Vixe, parece q não foi uma boa ideia aparecer nas lives do fim de semana

  39. Tio Deyvson disse:

    Ele tá ficando doido mesmo

  40. Luiz Antônio disse:

    Osmar Terras de volta ao governo… o presidente está atendendo a um pedido de quem?!

  41. Thiago Lopes disse:

    Tá na hora de demitirem Bolsonaro!

  42. Napoleandro disse:

    Vixe, apelou para um ex ministro de Lula?

COMENTE AQUI