Política

Bolsonaro diz que “às vezes se pergunta o que fez para merecer isso”, pede “desculpas pelas caneladas” e encerra brincadeiras em encontro com a imprensa dizendo que “não nasceu pra ser presidente”

Foto: Via Isto É

O presidente Jair Bolsonaro fez uma espécie de desabafo e um ‘mea culpa’ diante das dificuldades que o cargo impõe. “Desculpem as caneladas. Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar”, disse em discurso no Palácio do Planalto para inauguração do Espaço de Atendimento de Ouvidoria da Presidência da República. Na quinta-feira, 4, o presidente também se desculpou pelas “caneladas” em reunião com presidentes de alguns partidos, segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Nesta sexta-feira, 5, em tom de brincadeira, ele também afirmou que às vezes se pergunta o que fez para “merecer isso”. “Às vezes me pergunto, meu Deus, o que fiz para merecer isso? É só problema”, afirmou sobre a função de presidente da República, rindo, ao finalizar sua fala no evento de inauguração. Ele deu a declaração ao falar que não possui qualquer ambição e que não lhe “sobe à cabeça” o fato de ser presidente.

Veja mais: Em clima descontraído e no estilo ‘sincerão’, Bolsonaro recebeu jornalistas em café da manhã, e respondeu perguntas polêmicas: ‘Vou me arrepender porque fiz xixi na cama aos 5 anos? Saiu, pô’

Depois do evento, ao ser questionado se o cargo é mais difícil do que pensava, o presidente negou e falou que “sabia das dificuldades por ser um País grande”. Ele justificou que existem “muitos vícios no Brasil”. Citou como fatores de preocupação a violência, a empregabilidade e a educação. Sobre a fala de que “não nasceu para presidente”, disse, aos risos, que “tem que se virar para não ser engolido”.

Questionado se os problemas mencionados no discurso estariam relacionados também às dificuldades no diálogo com parlamentares e partidos políticos, respondeu que “cada um vai defender seus interesses” e que “isso é natural”. “Temos que convencer o pessoal para mostrar a questão da (reforma) da Previdência. Se não aprovar agora, pelo menos grande parte, daqui dois a três anos vai faltar dinheiro para pagar quem está na ativa, vamos virar uma Grécia”, declarou na coletiva de imprensa.

O presidente voltou a admitir que a proposta de capitalização na reforma da Previdência poderá não ser aprovada pelo Congresso e deixar a proposta para outra oportunidade. Ele já havia falado sobre a possibilidade em café da manhã com jornalistas, pela manhã.

“Nós queremos aprovar o que está aí, mas se os parlamentares entenderem que está complicado, difícil de explicar agora, podem decidir deixar para outra oportunidade”, disse na tarde desta sexta a jornalistas. “A gente gostaria que a proposta enviada fosse aprovada na íntegra, mas com toda certeza vai ser aperfeiçoada por parte do parlamento”, minimizou Bolsonaro.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Se não nasceu para ser Presidente, então é muito fácil, é só RENUNCIAR e Gal. Morão assume o governo.

    1. E Lula foi preso pelo exército, no passado, e está preso hoje, babaca!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que cessar-fogo com Irã ‘acabou’ e ameaça novo ataque esta noite: ‘Eles são lixo, governados por doentes’

Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que considera encerrado o acordo provisório de cessar-fogo com o Irã após a retomada dos confrontos entre os dois países. Durante a cúpula da Otan, em Ancara, na Turquia, ele declarou que o entendimento “acabou” e sinalizou novos ataques contra alvos iranianos. “Para mim, acho que [o acordo] acabou. No que me diz respeito, isso é apenas perda de tempo”, afirmou.

Trump também disse que os Estados Unidos poderão intensificar a ofensiva nas próximas horas e voltar a impor um bloqueio ao Irã. “Na noite passada, nós os atingimos com muita força. Provavelmente voltaremos a atingi-los com força esta noite. Poderíamos voltar a impor o bloqueio, e seria apenas para o Irã”, declarou. O presidente ainda afirmou que o país “nunca construirá uma arma nuclear”, com ou sem um novo acordo.

As declarações ocorreram após os EUA bombardearem mais de 80 alvos militares iranianos, incluindo sistemas de defesa aérea, radares, bases de drones e embarcações da Guarda Revolucionária. Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), a operação teve como objetivo responder aos ataques iranianos contra navios comerciais no Estreito de Ormuz. Em reação, o Irã atacou bases militares americanas no Bahrein e no Kuwait, além de afirmar ter derrubado um drone dos EUA.

Após a escalada, o governo americano revogou a autorização temporária que permitia a venda de petróleo iraniano e restabeleceu restrições econômicas ao país. Enquanto Washington afirma que continuará buscando um acordo definitivo, o governo iraniano acusou os EUA de romper o entendimento firmado no mês passado e prometeu adotar “ações decisivas” em resposta às medidas americanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro vê busca por armas na casa do pai como “cortina de fumaça” por sua atuação nos EUA, defendendo não taxação do Brasil


Imagem: reprodução/YouTube

O pré-candidato à Presidência pelo PL, senador Flávio Bolsonaro (RJ), afirmou nesta quarta-feira (8) que a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, foi uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção de sua agenda nos Estados Unidos.

Em transmissão ao vivo no YouTube, Flávio, que participa de compromissos nos EUA, declarou que a ação teve o objetivo de “dividir o noticiário” enquanto ele atua contra a taxação do Brasil em audiência no Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR).

“Na minha percepção, é uma clara tentativa de criar uma cortina de fumaça nesse momento que eu estou aqui, trabalhando pelo Brasil, para tentar dividir o noticiário com coisas negativas”, afirmou.

A operação da PF ocorreu na manhã desta quarta-feira e, segundo a defesa de Jair Bolsonaro, foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para localizar armas, munições e documentos de registro de armas. De acordo com o advogado do ex-presidente, nada foi encontrado na residência.

Flávio também afirmou que a defesa já havia informado ao STF, “com tranquilidade, transparência e documentos”, a localização das armas. Segundo ele, oito dos dez armamentos vinculados ao ex-presidente estão sob custódia do Exército desde 2023, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Exército confirmou à PF a transferência desse material, mas informou que uma pistola Glock calibre 9 mm e uma espingarda calibre 12 não estavam entre as armas sob sua guarda. O senador ainda disse que a operação “pegou a família e a defesa de surpresa”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal diz ao STF que não houve apreensões após buscas por armas na casa de Bolsonaro

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal que nada foi apreendido após operação de busca e apreensão na residência onde o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária, em Brasília.

A medida havia sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em razão de supostas divergências no arsenal.

A ação teve início por volta das 7h e teve como foco a localização de armas, munições e acessórios sob a posse de Bolsonaro.

Na última segunda-feira (6), a defesa do ex-presidente e o Exército haviam entregado parte do armamento registrado em seu nome após ordens do STF. Entretanto, o ministro Alexandre de Moraes apontou incompatibilidades entre as armas formalmente registradas e as efetivamente entregues, o que motivou a nova ordem de busca.

Entre os itens sob questionamento, constavam uma pistola Glock 9mm e uma espingarda calibre 12.

Segundo os advogados de Bolsonaro, as informações sobre o paradeiro desses itens já haviam sido prestadas ao Judiciário: a espingarda foi um presente adquirido, mas nunca retirado de uma loja no Rio Grande do Sul, enquanto a pistola estaria retida com a Polícia Civil após ser apreendida em uma blitz.

Com informações de R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Boulos diz que Galípolo foi uma “decepção” e teve atuação “muito abaixo” do esperado no comando do Banco Central

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, criticou, em entrevista ao Metrópoles nesta quarta-feira (8/7), a atuação do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo.

Boulos afirmou que Galípolo foi uma “decepção” no comando da autoridade monetária e teve uma atuação “muito abaixo” do esperado em relação à taxa de juros que, atualmente, está em 14,25% ao ano.

“Não é porque o Galípolo foi indicado pelo governo do Lula que nós não vamos criticar a atuação dele. Tem que ser criticado. Muito abaixo. Esses juros são escorchantes. Deveria ter começado a baixar antes, deveria ter baixado mais. Essa é a realidade. E acho que foi uma decepção. O presidente Lula indicou ele com expectativa de que ele trabalhasse para poder baixar os juros no Brasil. O Brasil estar crescendo mais de 2% ao ano, em média 2,5% ao ano nos três anos Lula, é um milagre com a taxa de juros que a gente tem”, afirmou Boulos.

O Brasil está no topo da lista dos maiores juros reais do mundo, segundo levantamento das consultorias Lev Intelligence e MoneYou. Entre as principais economias, o país supera Rússia, Turquia e México.

Metrópoles – Igor Gadelha

Opinião dos leitores

  1. O Brasil tá crescendo graças ao empresariados, o atual governo é um atraso, um retrocesso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF faz buscas na casa de Bolsonaro à procura de armas, munições e documentos de registro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quarta-feira (8) um mandado de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. Os agentes procuravam armas, munições e documentos de registro de armamentos.

Segundo a defesa de Bolsonaro, a ordem foi expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação foi confirmada por investigadores à CNN. Os policiais permaneceram cerca de 1h30 no local.

A operação provocou reação de familiares do ex-presidente. O vereador Carlos Bolsonaro afirmou que a medida representa “perseguição, injustiça e tortura”.

Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, criticou a ação durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo ele, sua irmã adolescente precisou deixar o quarto para que os agentes realizassem buscas, situação que teria causado constrangimento à família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio critica pré-candidatos por não irem aos EUA discutir tarifas

Foto: Reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), criticou nesta 4ª feira (8.jul.2026) os demais pré-candidatos por não terem participado de uma audiência pública nos Estados Unidos sobre a possível imposição de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, os presidenciáveis deveriam estar no país para defender os interesses do Brasil diante das autoridades norte-americanas.

A declaração foi feita durante uma transmissão ao vivo no YouTube. Flávio afirmou que permaneceu mais 1 dia nos Estados Unidos para participar de reuniões e tentar convencer o governo norte-americano a desistir da sobretaxa sobre produtos brasileiros.

“Cadê os outros pré-candidatos à Presidência da República que não estão aqui para defender os direitos brasileiros? É muito mais fácil ficar criticando a atuação do Flávio Bolsonaro. É muito mais cômodo”, afirmou.

Flávio disse que a audiência era aberta a participantes inscritos e declarou ter sentido falta da presença de outros possíveis candidatos ao Palácio do Planalto. Além dele, já se colocaram como pré-candidatos à Presidência em 2026 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão), o ex-ministro Joaquim Barbosa (Democracia Cristã), o ex-deputado Cabo Daciolo (Mobilização Nacional) e Augusto Cury (Avante).

O senador também criticou o presidente Lula por, segundo ele, não enviar representantes do governo brasileiro para defender os interesses do país durante a discussão.

“Estou aqui fazendo a minha parte, longe da minha família, defendendo o meu país, e vou continuar porque é uma convicção. Tenho certeza de que é isso que o presidente Bolsonaro estaria fazendo se estivesse representando o governo brasileiro”, declarou.

Durante a transmissão, Flávio disse ter apresentado argumentos técnicos e políticos para tentar convencer autoridades norte-americanas a não recomendar a aplicação da tarifa. Entre os pontos citados, afirmou que uma nova sobretaxa poderia ampliar o comércio do Brasil com a China, elevar os custos para consumidores dos Estados Unidos e prejudicar empresas brasileiras.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Não foram pois não estão nem aí com o futuro do país, principalmente o Sr que está como presidente do Brasil, pois preferem continuar com a narrativa de que o culpado pelas tarifas é o nosso futuro presidente Flávio Bolsonaro.

  2. que horror… quanta mentira Flávio… tu fez as merdas, agora quer consertar sozinho e ainda tira onda e quer botar na conta dos outros??? Um governo desse bozo vai ser uma desgraça maior que a do pai dele, o preso…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Olheiro de Pureza é reaberto para banho após interdição por aparecimento de jacaré

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Pureza anunciou, na tarde desta terça-feira (7), a liberação da área de banho e visitação do Olheiro de Pureza, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte.

O local havia sido interditado temporariamente após o aparecimento de um jacaré-coroa na área destinada aos banhistas. Como medida preventiva, a gestão municipal suspendeu o acesso ao balneário e acionou órgãos ambientais para avaliar a situação.

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura informou que o Olheiro já está novamente aberto ao público e agradeceu a compreensão dos moradores e turistas durante o período de interdição.

“O Olheiro está liberado para banho e visitação. Agradecemos a compreensão de todos durante o período de interdição temporária”, informou a administração municipal.

A interdição ocorreu após o avistamento do animal no último fim de semana. Na ocasião, a Prefeitura acionou a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para acompanhar a ocorrência e adotar as medidas necessárias.

Com a liberação, o Olheiro volta a receber visitantes normalmente. A Prefeitura orienta que os frequentadores continuem respeitando as normas de segurança e comuniquem às autoridades caso identifiquem a presença de animais silvestres no local.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GERP/AESP: Flávio e Lula empatam com 36% no 1º turno

Foto: Reprodução

Divulgada nesta quarta-feira (8), a primeira pesquisa nacional do instituto Gerp contratada pela Aesp (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado São Paulo) para a eleição presidencial de 2026 mostra um empate entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registram 36% cada.

Na sequência, o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 4% das intenções de voto. O coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos (Missão), e o ex-governador de Minas Gerias Romeu Zema (Novo) têm 2% cada, seguidos pelo escritor Augusto Cury (Avante) e ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa (DC), ambos com 1%.

O deputado federal Aécio Neves (PSDB), o ex-deputado Cabo Daciolo (Mobiliza), a vice-presidente do UP, Samara Martins (UP), o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta (PCO), e os professores Edmilson Costa (PCB) e Hertz Dias (PSTU) não atingiram 1%.

Aqueles que não votariam em nenhuma das opções são 6%, enquanto 11% não sabem.

CNN

Opinião dos leitores

  1. O povão devia votar geral nesse bandido desse LULADRAO, pois eles gostam de se fuder mesmo, portanto vamos apoiar o maior bandido do mundo. Mentiroso, corrupto, ladrão, corno e cachaceiro não tem igual.

    1. Ta falando dos Bolsonaro filho ne, a seita maldita do bolsonarismo não raciocina tico com teco, é uma doença infernal, só tem fezes na cabeça

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice-prefeito Isidoro Filho assume Prefeitura de Extremoz durante férias da prefeita Jussara Sales

Foto: Divulgação 

O vice-prefeito de Extremoz, Isidoro Filho, assumirá interinamente o comando do Poder Executivo Municipal pelos próximos dez dias, em razão do período de férias da prefeita Jussara Sales.

A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 006/2026 – SEMARHP, publicada no Diário Oficial do Município.

De acordo com a portaria, a prefeita Jussara Sales estará em gozo de férias no período de 9 a 18 de julho de 2026, referente ao período aquisitivo compreendido entre 2 de janeiro de 2025 e 1º de janeiro de 2026.

Durante esse intervalo, Isidoro Filho passa a exercer o cargo de prefeito em exercício, assumindo integralmente as atribuições de chefe do Poder Executivo Municipal, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município e a legislação vigente.

A publicação também destaca que a substituição ocorrerá obedecendo à linha sucessória prevista na legislação municipal, garantindo a continuidade administrativa e o funcionamento regular dos serviços públicos durante o afastamento temporário da prefeita.

Isidoro Filho responderá pelo cargo máximo do Executivo até o retorno de Jussara Sales, previsto para o dia 19 de julho, quando a prefeita reassumirá suas funções à frente da administração municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MILÍCIA DIGITAL: administrador de perfil investigado pelo TRE é ligado a Allyson Bezerra e preside União Brasil Jovem em Mossoró

Foto: Reprodução

O Blog do BG vinha alertando desde o início do ano que havia uma milícia digital atuando nas redes em favor do pré-candidato a governador Allyson Bezerra. No mês passado, foi aberta uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com pedido de quebra do endereço IP de perfis que defendem o ex-prefeito de Mossoró. O “Diário do RN” traz uma reportagem nesta quarta-feira (8) revelando que uma das páginas investigadas é administrada pelo vice-presidente estadual do União Brasil Jovem, João Carlos Medeiros.

Ligado a Allyson Bezerra, o administrador da página “@rncomallyson” disse que fez o perfil “por conta própria”, contou que é “admirador e apoiador” do pré-candidato e assegurou que, apesar da proximidade com o ex-prefeito, não é remunerado e faz todas as produções sozinho. Na página do partido em Mossoró, segundo a reportagem, ele também aparece presidente municipal do União Brasil Jovem.

João Carlos publicou um vídeo no perfil admitindo ser o fundador da página, confirma que fez a página para apoiar Allyson e faz ataques ao também pré-candidato a governador Álvaro Dias (PL).

Ele revelou que ocupa um cargo comissionado na Câmara Municipal de Mossoró desde 2021 e disse que ainda não foi intimado pela Justiça Eleitoral. A representação no TRE foi movida pelo PL e tem como relatora a juíza Sulamita Pacheco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *