Política

Bolsonaro é chamado de moleque no Supremo e ministros dizem que TSE não ficará mais só no ‘palavrório

A reação às falas de Jair Bolsonaro na live em que atacou, sem provas, o sistema eleitoral tem sido a pior possível, tanto no Supremo Tribunal Federal (STF) como no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente foi chamado de “moleque” por um dos magistrados do STF, e teve o apoio e a concordância de outros colegas –que têm usado adjetivos igualmente contundentes quando se referem ao mandatário.

No TSE, que é integrado por três ministros do STF (Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes), o clima é o mesmo.

Um dos integrantes da corte eleitoral afirma que as respostas institucionais e as iniciativas de comunicação do tribunal têm sido boas, mas não são suficientes para barrar as investidas de Bolsonaro contra as eleições.

Durante a live do presidente, o TSE foi rápido e rebateu em série 18 alegações feitas por ele.

Além de usar o Twitter para desmentir Bolsonaro em tempo real, a Secretaria de Comunicação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) compilou uma série de links que refutam várias de suas declarações. Bolsonaro divulgou uma profusão de mentiras e de suspeitas que já foram seguidamente desmentidas por investigações feitas pela Polícia Federal ou pela própria corte.

Na opinião de magistrados do tribunal eleitoral, no entanto, seria necessário atuar de maneira mais firme, com medidas concretas que resultem em punição, inclusive no âmbito eleitoral, para que Bolsonaro cesse as tentativas de desacreditar as urnas eletrônicas e, em consequência, o próprio resultado das eleições.

É possível investigar o próprio presidente e assessores que participaram da divulgação de fake news sobre as eleições na live também no âmbito criminal. O STF já instaurou inquéritos para apurar a disseminação de mentiras.

É preciso atuar agora, afirma um dos ministros, para que o país possa realizar as eleições de 2022 dentro da normalidade.

Os magistrados acreditam que tentativas de diálogo com Bolsonaro, como ainda defende o presidente do STF, Luiz Fux, são inúteis e que ele, na verdade, tenta criar um ambiente para tumultuar o processo eleitoral em 2022 caso chegue em desvantagem na disputa para se reeleger.

As pesquisas eleitorais mostram que, se a eleição fosse hoje, Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por ampla margem. De acordo com o Datafolha, o petista teria 58% dos votos, contra 31% de Bolsonaro.

Na live, Bolsonaro apresentou um homem, que chamou apenas de “Eduardo, analista de inteligência”, para que ele apresentasse supostas vulnerabilidades das urnas eleitorais.

“Eduardo”, que depois foi identificado em reportagens como Eduardo Gomes, assessor especial da Casa Civil, apresentou também vídeos e gráficos de apurações de eleições passadas para questionar a contabilidade dos votos.

Bolsonaro convidou até mesmo uma pessoa que se apresentou como “Jefferson”, que seria “programador”, para fazer uma demonstração fictícia de como alterar um código da urna eletrônica que desviaria votos de um candidato a outro. A exposição era simplória e, como o próprio presidente admite, não provava nada.

Bolsonaro usou também um vídeo de um astrólogo que faz acupuntura em árvores .

O presidente repetiu não ter prova alguma do que estava dizendo, e afirmou seguidas vezes que apresentava apenas “indícios” de que as urnas não seriam invioláveis.

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. Esse louco tem.de ser interditado.
    O Brasil, faz dois ano e meio que não tem governo.
    O louco está transformando o Planalto no manicômio.
    É um grande imbecil, só fala b…..

  2. 1° de Agosto é logo aí, quando o povão invadir as ruas o respeito volta; bem mais do que dizia o saudoso Ulysses Guimarães, não é só políticos desonestos que têm medo do povo nas ruas, aguardemos pois!

  3. Esse povo aí, estão querendo emprenhar o povo pelos ouvidos.
    Se acustumaram com o resultado das eleições, onde a região Nordeste cobre a maioria dos votos do sudeste.
    Isso é uma vergonha!!
    Basta comparar o número de eleitor das duas regiões.
    Eleições limpas e auditaveis urgente.
    Vamos deixar de palhaçada.
    Basta os ladrões soltos por vcs.
    Seus incrédulos.

  4. Meu Deus, como á visão pessoal de poucos, tenta fortalecer narrativas mentirosas, ofensivas aos outros poderes!
    Um ato conspiratório do Sr.
    Presidente, sem nenhuma razoabilidade e nenhuma prova, como ele mesmo disse. Não deu oportunidade da imprensa que estava presente, fazer perguntas.

    1. Seu entendimento democrático Arimatea é tão sólido como as dunas das praias. No mundo apenas 03 países não tem voto impresso. Se isso é tão seguro como afirma o ministro do STF, qual a razão do Japão, EUA, Alemanha, França, Holanda, Suíça, Índia, Canadá, Reino Unido que são potências tecnológicas não adotarem essas urnas utilizadas no Brasil?
      Qual o medo, temor, pânico do foto poder ser auditável, via comprovação em papel?
      O voto é confiável sendo eletrônico, mas para fundar um novo partido, só tem validade se houver as assinaturas em papel? Onde fica a coerência?

  5. Bolsonaro mente e torna a vida do gado cada vez mais difícil… Sem ter como defender o mito só restam as agressões e ofensas.

    1. Com sua doença mental o mundo está assim: Bolsonaro mente e o ex presidente corrupto é a alma mais onesta do mundo. Entendi!

  6. Soltaram o ladrão Lula e agora querem ele Presidente.
    Vai Barroso se reune de novo com os Presidente de
    Partidos, para mudar os Deputados da Comissão.

  7. Já que o Bozo alega fraude nas urnas eletrônicas, porque ele não abre o jogo logo e diz como ele fraudou o sistema para se eleger? Quem disso usa, disso cuida!

  8. Eita que tão querendo que a esquerda corrupta volte ao poder. Deus nos livre dessa praga voltar a comandar o país.

    1. Se teu presidente não segurar as fezes que sai pela boca é bem provável que a esquerda volte sim.

    2. Num país com mais de 14% de sua força laboral desempregada e outros tantos milhões vivendo na miséria, além de uma média superior a mil pessoas morrendo diariamente em decorrência de uma pandemia, é um completo absurdo a pauta prioritária que o presidente coloca para país. Aliás, desde que foi eleito ele não pensa em nada decente para o país e agora deixa claro o interesse de fraudar a futura eleição presidencial. Deus tenha pena de nós!

  9. Quem foi o ministro que chamou Bolsonaro de moleque? A Mônica
    bergalula tem obrigação de .de dizer.

  10. Só os idiotas não veem que onde há fumaça, há fogo. Tem que ser muito lento pra perceber que aí tem coisa errada… para que essa resistência na melhoria do sistema? Eu não estava nem aí, agora, por causa dos movimentos obscuros do TSE domingo estou na Praça Cívica junto com os patriotas de Natal. Venezuela aqui não!

  11. É uma pena que a banda podre do STF (Gilmar Laxante, PeTezovski, Tofolli, cabeça de pinguelo e Kássio Bozo Marques) mancham demais o tribunal… e aí o Minto convence seu gado tonto…

  12. A diferença é que o PR foi eleito com mais de 56 milhões de votos e esses ministros vendilhões e parciais foram escolhidos indiretamente por uma única pessoa e confirmado por meia dúzia de parlamentar Ali Babá, Vale lembrar que não existe sistema eletrônico totalmente seguro a fraude acontece quando vc vota e o juiz recebe o resumo já fraudado , como eles sabem que não houve fraude se não é possível auditar ? Além de que a contagem dos votos é pública e indiscutivelmente constitucional. Qual país do mundo adotou urnas eletrônicas ? Vocês estão sendo enganados e não sabem ou fingem que não sabem ! VOTO AUDITÁVEL JÁ !!!

    1. Falando do ex presidente corrupto? COM CERTEZA SIM, POIS O ATUAL, TEM A VERDADE COMO BANDEIRA E O POVO AO SEU LADO. Melhor disso que não é unanimidade, afinal existe 8% dos brasileiros que lutam com todas as forças para que a corrupção e o pior volte a pode no Brasil.

  13. O que é pior, as sandices e molecagens de Bolsonaro, ou a ainda soltura de vários condenados pela justiça? Fica a pergunta. Dou um pelo outro, e não quero troco!

  14. A gente lê os comentários desses idiotas por aqui e entende que o presidente Bolsonaro é mesmo nossa única salvação.

    1. Só se for a sua “salvação”, esclerosado!
      Ninguém te leva a sério palestrante de butiquim. Se toca!
      Aproveite e mostre as provas, faça isso pelo teu miliciano.

  15. A verdade é que nosso presidente expões de forma didática e direta o quão é suscetível a fraudes nosso sistema eleitoral. O povo já se convenceu que precisamos de mais transparência e segurança. Qual o problema disso? Pq devemos confiar em pessoas que usaram de estratagemas jurídicos e rasgaram todas as leis e a CF para soltar e tornar elegível um bandido? Domingo o povo irá as ruas e espero que com isso possamos ter eleições mais confiáveis.

  16. Essa colunista, que tem relações antigas com o Zé “Daniel” Dirceu, parece estar muito bem informada sobre isso. Já passou do tempo de restaurar a democracia brasileira, atualmente subjugada pelo STF, que faz o que bem entende, atropelando os demais poderes.

    1. Até parece que o gado não assistiu a live de ontem onde mais uma vez Bozo demonstrou todo o seu despreparo e desespero. As “provas” de fraude ele não apresentou. Que pena. Pensei que ao menos parte dessa manada criasse juízo e abandonasse esse presidente, que vive de mentiras e enganação. Mas gado é gado, não se pode esperar nada melhor. Mesmo assim o rebanho vai minguando a ponto de inviabilizar um segundo turno pra esse infeliz.

    2. Cara, parei de ler logo na 1a. linha, quando vc escreveu “gado”. Dá uma melhorada no vocabulário, aprende novas palavras, tenta externar algum argumento lógico. Ou não escreve nada, já tem um bocado escrevendo asneiras por aqui.

  17. Espero que o miliciano continue assim, ele mesmo está pavimentando a vitória do Presidente Lula, já no 1º turno.
    Obri🐂 bozo.

  18. O MINTO das rachadinhas além de cagão e peidão, virou também um MOLEQUE que vendeu o governo dele ao centrão! Esperando o mugido do gado comedor de capim cloroquinado…

    1. MITIROSO, não segura nem a camada. Em 2022, o POVO dará uma resposta nessas rachadinhas.

    2. Mônica Bergamo ? A quem o nove dedos chamou de minha jornalista .Folha de São Paulo ? A maior propagadora de fake news e de pesquisas fake do Brasil ? Credito zero a esta reportagem mais do que tendenciosa. Doidos p voltarem a roubar junto com o governo do ex presidiário! Falta de verba isso dai

    3. Vc escreve muita porcaria por aqui, Mané, mas esse agora foi campeão. Impossível escrever tanta m… em tão poucas linhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras decide sobre dividendos e elege novo conselho nesta quinta

Foto: Wang Tiancong/Xinhua

A Petrobras realiza nesta quinta-feira (25) assembleia de acionistas para eleger um novo conselho de administração e definir sobre o pagamento de dividendos extraordinários, foco de uma crise política que quase derrubou o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Na eleição para o conselho, o governo tenta ampliar sua influência direta sobre a maior estatal brasileira. Já a questão dos dividendos ajuda a melhorar a visão de investidores sobre a companhia, abalada após os ruídos em torno do tema.

“A Petrobras enfrentou um início de ano turbulento, mas as perspectivas para a companhia estão melhorando”, escreveu, em relatório, Marcelo Boragini, sócio e especialista em renda variável da Davos Investimentos.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar em 10 anos

Foto: Divulgação/SME

Um levantamento realizado pelo Todos pela Educação aponta que o número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos. Já o de temporários cresceu entre 2013 e 2023.

No ano passado, as redes tinham 356 mil temporários (alta de 55% em uma década), contra 321 mil professores efetivos (queda de 36% no mesmo período). Em 2022, os docentes contratados também superaram o de concursados nas redes estaduais.

Ainda segundo o levantamento, o número de professores temporários e efetivos muda de acordo com cada estado do país. Em 2023, 15 estados tinham mais professores temporários do que efetivos e, ao longo da década, 16 UFs aumentaram o número de professores temporários e diminuíram o quadro de concursados.

O aumento das contratações de professores temporários é um dos principais motivos para o crescimento do quadro geral de docentes nas redes estaduais nos últimos anos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Advogado de defesa do suspeito de matar a psicóloga em Assú afirma que existem “atestados que demonstram a incapacidade mental dele”

O Dr. André Dantas, advogado de defesa do suspeito de matar a Psicóloga Fabiana Maia Veras, afirmou em entrevista ao programa Tá na Hora RN da TV Ponta Negra nessa quarta-feira (24) que o servidor do TJRN está afastado com laudos psiquiátricos desde o ano passado.

“Existem comprovadamente atestados que demonstram a incapacidade mental dele e isso será apresentado no momento adequado”, afirmou o advogado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

A cada 10 remédios, 4 estão em falta na rede estadual

Foto: Magnus Nascimento

A cada dez medicamentos, quatro estão indisponíveis na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Um levantamento da Tribuna do Norte mostra que o Estado registra uma taxa média de 40,4% de desabastecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), na capital, e nas unidades descentralizadas (CEAFs), localizadas no bairro Alecrim, também em Natal, e nos Municípios de Mossoró e Caicó. Na sede da Unicat, faltam 74 dos 199 medicamentos fornecidos à população, ou seja, 37,1% de escassez. Todos os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e retratam o cenário desta quarta-feira (24).

Embora a situação seja crítica na capital, é no interior que o quadro se agrava. Em Caicó, na região Seridó, o número de remédios indisponíveis supera a quantidade dos medicamentos em estoque – o desabastecimento chega a 54,5%. Em Mossoró, o índice é de 44,3% e na unidade do Alecrim alcança 25,7%. A Sesap informou que trabalha para ampliar a oferta ao longo das próximas semanas. Há ainda unidades nas cidades de Assú, Currais Novos, Pau dos Ferros e Santa Cruz, mas não há dados sobre distribuição nas localidades.

Faltam medicamentos para tratar hipertensão, diabetes, lúpus, psoríase, asma, entre outros. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas têm cadastro ativo no Estado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pacheco diz que reforma tributária será aprovada ainda neste ano

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (24) que a regulamentação da reforma tributária é “prioridade” e será aprovada pelo Congresso ainda este ano.

Segundo ele, é “compromisso” tratar do tema, mesmo com as eleições municipais, que acabam esvaziando a pauta do parlamento no segundo semestre.

“E agora, esse ano de 2024, passa a ser um ano de prioridade para esse tema da regulamentação. Mesmo sendo o ano eleitoral, nós teremos todo o compromisso para ainda esse ano, assim como fizemos com a Emenda Constitucional no ano passado”, pontuou Pacheco.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou pessoalmente o projeto para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, primeiro ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e depois a Pacheco, na tarde desta quarta.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução Adurn

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Os docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações.

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sinpol-RN diz que seguirá com paralisação mesmo após decisão da Justiça para encerrar

Foto: reprodução/Instagram

Após mais um dia de mobilização, os Policiais Civis deliberaram pela continuidade do movimento deflagrado nesta semana. Na noite desta quarta-feira, 24, a categoria se reuniu em Assembleia Geral e decidiu por reabrir apenas as plantões durante o resto da noite e madrugada. Já na manhã desta quinta-feira, 25, a concentração volta a ser feita na sede da Central de Flagrantes, a partir das 8h.

VEJA TAMBÉM: Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

A expectativa dos Policiais Civis é que o Governo do Estado finalmente apresente uma resposta em relação à pauta de valorização da categoria. A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, assumiu compromisso de se reunir diretamente com a governadora Fátima Bezerra ainda nesta quarta-feira e discutir o pleito da categoria.

Com isso, ao longo de todo o dia, o SINPOL-RN aguardou uma resposta dessa conversa e, até o início da noite, não houve retorno. Dessa forma, foi deliberado pelos policiais civis a continuidade da mobilização nesta quinta-feira.

“A luta seguirá firme até que a governadora tenha um gesto de reconhecimento aos policiais civis. O que está sendo pedido é justo e, inclusive, o Governo já concedeu para outras categorias da Segurança Pública. Então, agora só falta a vontade política da chefe do Executivo para encerrarmos esse movimento”, destaca Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem circula com camiseta do Hamas em evento na Câmara dos Deputados

Por proposição dos deputados João Daniel (PT-SE) e Padre João (PT-MG), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara discutiu nesta quarta-feira (24) a “Crise Humanitária na Faixa de Gaza, Violações dos direitos humanos e do Direito Internacional pelo Estado de Israel”.

Chamou a atenção um homem vestido com camiseta do Hamas distribuindo panfletos para os parlamentares membros da comissão. Hamas é o grupo terrorista que promoveu verdadeira carnificina em Israel.

Ocasião em que o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) usou um keffiyeh palestino – lenço xadrez preto e branco que geralmente é usado em volta do pescoço ou da cabeça.

Representando o Itamaraty, o diplomata Antônio Carlos Antunes Santos falou sobre “A Soberania palestina, a relação diplomática Brasil-Palestina, perspectivas para a paz na região e a política de repatriação no conflito”.

Com informações de BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Delegado diz que preso pela morte de psicóloga queria o celular dela para verifica mensagens com ex-namorada

Diretor da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Márcio Lemos informou, em coletiva de imprensa nesta quarta (24), que o advogado João Carvalho, 41, preso pelo assassinato da psicóloga Fabiana Maia Veras, 42, não confessou oficialmente o crime, mas os indícios coletados na investigação levaram à autoria.

Disse que ele ameaçou os agentes da Polícia Civil no momento da prisão. O homem que dirigiu o carro em que ele chegou à casa de Fabiana, em Assú, foi motorista por aplicativo contratado e a participação dele no homicídio foi descartada.

Segundo o delegado, o advogado manteve contato com a psicóloga por meio de redes sociais, marcaram o encontro e ele planejou o assassinato. A intenção do homem era pegar o aparelho celular dela para verificar possíveis trocas de mensagens com a ex-namorada de suposto assassino. O celular estava desmontado no apartamento dele e será periciado.

BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com Crispim Oliveira e Carlos Medeiros, Chapa 1 traz representatividade para eleição sábado do Sicoob Potiguar

Com o nome “Um novo tempo para renovar”, a chapa 1 formada por Crispim Oliveira (presidente) e Carlos Medeiros (vice-presidente) está inscrita para a eleição do Sicoob Potiguar, que acontece no próximo sábado (27) e será 100% online por meio do aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Além deles, a chapa é formada por um time qualificado de conselheiros que, juntos, querem demonstrar mais representatividade junto aos associados e comprometimento com os resultados.

Os membros da chapa 1 também objetivam aumentar a transparência na instituição dentro do escopo de “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade e proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, conforme informa a missão do Sicoob Potiguar.

Além de Crispim Oliveira para presidência e Carlos Medeiros para vice, a chapa 1 conta com os seguintes nomes para conselheiros: Ana Luiza Flor, Francisco Veloso, Neto Camelo, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, Roberto Wagner e George Hasbun.

A eleição para o Sicoob Potiguar acontece no sábado (27) e será 100% online no aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Opinião dos leitores

  1. Chapa 1 é da hora, renovação, honestidade e transparência. Nada de conchavos. Queremos uma cooperativa para todos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *