Bolsonaro ‘não está à altura do altíssimo cargo que exerce’ se enviou vídeo sobre ato, diz Celso de Mello

Foto: Jorge William/Agência O Globo/07-11-2019

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira que a divulgação, pelo presidente Jair Bolsonaro, de um vídeo convocando para manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), “se realmente confirmada”, demonstra “uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce”.

Em nota, Celso de Mello afirmou que Bolsonaro “desconhece o valor da ordem constitucional” e “ignora o sentido fundamental da separação de poderes”. A divulgação do vídeo, segundo o ministro, “traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático”.

Celso de Mello anda afirmou que o presidente da República, “qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo” e ressaltou que desrespeitar a Constituição significa “incidir em crime de responsabilidade”.

Na terça-feira, Bolsonaro compartilhou por WhatsApp um vídeo convocando para os atos. Amigo do presidente, o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) confirmou ao GLOBO ter recebido o vídeo de Bolsonaro. Na manhã desta quarta, sem fazer referência direta ao episódo, o presidente disse que as mensagens trocadas com amigos pelo celular são “de cunho pessoal”.

Outro ministro do STF, Gilmar Mendes afirmou, em texto publicado em sua conta no Twitter, que “a harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito”. De acordo com Gilmar, que não fez referência a Bolsonaro, “nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las”.

A mobilização ganhou força na semana passada, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, ter atacado parlamentares, acusando-os de fazer “chantagem”. Na ocasião, Heleno falava sobre a pressão do Congresso para derrubar os vetos do presidente ao orçamento impositivo e controlar parte dos recursos de 2020. O ministro ainda orientou o presidente a “convocar o povo às ruas”.

Embora não haja referência ao Congresso ou ao STF no vídeo, a peça deixa explícita a chamada para os atos que têm sido convocados também como protesto contra as duas instituições.

São exibidas imagens de protestos em Brasília na época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Com o Hino Nacional ao fundo, um narrador pergunta logo no início: “Por que esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso Brasil?”. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que não vai se manifestar.

A narração segue com imagens da posse de Bolsonaro, do momento da facada, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG), e de suas passagens pelo hospital. “Basta”, diz o narrador em outro trecho. “O Brasil só pode contar com você. O que você pode fazer pelo Brasil? O poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil.”

Confira a nota de Celso de Mello na íntegra:

“Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!! O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da constituição e das leis da República!”

O Globo

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Thalia disse:

    O PR nao esta a altura?
    Mas e esses ministros escolhidos a dedo para livrarem os corruptos da cadeia?
    Mas e esses deputados e senadores que ja estao se perpetuando no CN so se locupletando, pq possuem eleitores de cabresto?
    O PR pode nao ser o homem intelectual como o FHC, bom de papo como Lula, mas foi eleito para tentar tirar esse pais do buraco, mas muitos politicos nao querem, ate mesmo os que o apoiaram, porque sonharam com o loteamento de cargos, pratica muito comum nessa politica brasileira.
    O povo nao quer ditadura, quer que as instituicoes trabalhem em beneficio do povo e nao para meia duzia de pelegos que so sabem viver as custas do governo como sanguessugas.
    Parte do povo nao sabe nem o que eh STF e nem Congresso Nacional, mas sabe receber o saco de cimento ou a carrada de areia em epoca de eleicao, porque, para parte desses eleitores, a promessa de campanha ja foi devidamente cumprida com a "doacao".
    Pobre Brasil, que por mais que se tenha esperanca de desenvolvimento, jamais sera uma Nacao!
    No momento esta sendo um conglomerado de pessoas que pagam impostos, mas sem expectativa de nada, pois as pessoas que comandam as instituicoes que ai estao nao representam os anseios do povo.

  2. Amon Carlos de Oliveira disse:

    Onde estava a esquerda caviar, quando o condenado Lula disse que, o STF era conposto por covardes, já se esqueceram, e que na camara haviam 300 picaretas, e aí o que dizer, ou não sabem?

  3. Laranjal disse:

    Depois de muitos papos a favor do MITO, cadê o Queiroz e a Micheque? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Ceará-Mundão disse:

    Até mesmo o canalha condenado de 9 dedos já se referiu a deputados federais como os "300 picaretas". Será que não lembram disso? E não lembro de críticas a essa fala. Ao contrário. Por que agora o espanto? Como o povo brasileiro reagiria a uma hipotética bomba H sobre esse Congresso? Fico imaginando a enorme festa. Há exceções, é claro, mas a maioria desse Congresso é composta de canalhas que se aproveitam da democracia para se locupletar. Essa é a percepção geral do nosso povo.

    • Minion alienado disse:

      Lá vem o 🐄 defender o presidente que mais fala 💩 na república de 🍌 🍌 🍌

      O indivíduo jura perante a constituição e a rasga logo em seguida sendo aplaudido por viúvas e órfãos da ditadura.

      Na falta de assunto lembram do petê, falam asneiras e defendem o Bozo.

  5. Ceará-Mundão disse:

    A opinião desse ministro senil e doente, que já estaria afastado do STF se não fosse a PEC da bengala, nunca é a favor do povo brasileiro. Apenas mais um ministro a favor do status que ora vigente. O POVO elegeu Bolsonaro exatamente para MUDAR o país mas o presidente está refém desses canalhas do Congresso, protegidos pelo Supremo. Isso tem de mudar.

  6. Ceará-Mundão disse:

    Todo o povo brasileiro tem uma PÉSSIMA impressão sobre o Congresso e, mais recentemente, sobre a Suprema Corte. Suas mordomias e privilégios sem fim, as negociatas no Congresso e as constantes decisões do STF contra o Brasil, deteriora suas imagens entre o nosso povo. Enquanto isso, o presidente eleito para MUDAR o país, não consegue cumprir sua missão, refém desses dois Poderes. Isso tem que mudar. O POVO é o detentor do poder.

  7. Sandra disse:

    Kkkkkkk e vc tá pilantra de toga????
    E o Lula tá??$$$
    E o Rodrigo Maia??$$
    E seu compar$a$, incluindo o Gilmar, o que me diz??
    Ómi, vai cagar e limpar com os dedos gaga.

  8. lucia disse:

    "Há momentos na vida de um país que exigem a imediata tomada de posição dos responsáveis pela institucionalidade para evitar o pior".
    Não há meio termo quando a maior autoridade de um Estado de Direito com regime Democrático fundamentado numa Constituição Federal que consagra essa vontade em Lei Maior. Ou se é pela Democracia ou pela Ditadura.
    E aí tem algo interessante. Vejo muita gente aqui criticando as Ditaduras dos outros e aqui querendo implantar uma Ditadura. E outros que criticam a Democracia e vivem elogiando a Democracia nos Estados Unidos.
    De maneira que chegou a hora. Ou somos pela Ditadura ou pela Democracia.

    • JJ disse:

      Somos, pela limpeza desses canalhas.
      No momento essa tal democracia, so serve pra da abrigo a essa camada de safados.
      É ou não é??

  9. Olimpio disse:

    Estão com medo do povo é, porque.

    Quando o sapo barbudo chamou o STF de acovardado ficou todo mundo caladinho, não deram um piu.
    Vamos protestar contra essa cambada de deputados e senadores.

  10. Eleição disse:

    1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

    I – a soberania;

    II – a cidadania;

    III – a dignidade da pessoa humana;

    IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V – o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  11. Torres disse:

    Concordo com o Nosso Presidente.
    Nos bastidores, "eles" trabalham, com esse jeito imundo de fazer política no Brasil.

  12. Luiz Antônio disse:

    A AMAN deve estar envergonhada

  13. Lima disse:

    Vão clama-lo de petista radical!

  14. Severino dos bigodes disse:

    É pra fechar o STF e esse congresso podre, são dois cadeados contra o Brasil.

    • ACÉFALO disse:

      Mais o MITO o MESSIAS passou DÉCADAS em Brasília e conhece tudo ou pelo menos a pra conhecê, ele já sabe que existe uma Constituição da decada de 80 entre outros poderes.

      Ele tá querendo e passar por cima de TUDO e de TODOS.

  15. Antenado disse:

    Em novembro nos livramos desse ministro arcaico

  16. Flávio Pessoa disse:

    Tava aqui lendo essa matéria e causa espanto, foge a lógica, sai da normalidade ver um ministro do STF dar uma opinião SEM SABER SE A MATÉRIA QUE ELE FALA É VERDADEIRA.
    Se não estiver enganado, ele está mais preocupado sair para o combate a pessoa do Bolsonaro antes de verificar se a situação é real, cuidado básico que um ministro do STF deveria ter, ou seja, antes de tudo, está baseado em fatos e não no que chegam a ele falando. Lamentável a postura do ministro.

    • Osvaldogrilo disse:

      Este mequetrefe e seus pares.o sapo canalha,Marco Aurélio toffoli e outros vão ser os primeiros a dançar

  17. O Presidente deveria fazer um tutorial de como NÃO SE COMPORTAR NAS REDES SOCIAIS e virar digital influencie. Seria bem mais produtivo e menos ridículo…

    • Vicente disse:

      Esse tutorial já existe escrito e documentado com o mensalão, petrolão e a lava jato que registraram o que existe de pior nesse país, não tem nível mais baixo. Sua memória é bem seletiva, precisa viver no mundo real, deixe a fantasia para os corruptos

    • Vicente, é verdade! Concordo que esse histórico é deprimente TAMBÉM. Mas isso não tira o (des) mérito do presidente ser ridículo e se fazer desnecessário.

  18. Luca disse:

    Mico, mico,mico. pense num mico sem futuro. A única coisa boa dele foi q nos livrou da petezada. Mas não tem a mínima condição de exercer o cargo de presidente. É totalmente tutelado pelos militares. A única coisa que faz para demonstrar poder é demitir mequetrefe de 2, 3 escalão e dizer q jornalista quer levar ferro kkkk

  19. Verdade disse:

    Agora que Vossa Excelência descobriu isso. Sei não viu.
    Faz tempo que sabemos que esse louco, que essa figura está queimando "as caravelas", "nossas reservas" para depois destruir tudo e não ter mais saída pra nossa geração nem pra geração futura. A hora da reação é agora.

    • Ceará-Mundão disse:

      Bom mesmo era no tempo do PT em que o nosso país era brutalmente saqueado pelos "cumpanhero" e por seus comparsas do Congresso, exatamente os mesmos que chantageia o presidente eleito pelo povo para MUDAR o país. Vc é apenas mais um defensor de bandidos, inconformado com a perda de alguma "boquinha".

  20. Sérgio de Carvalho disse:

    Lula e Dilma estavam ministro? O senhor nunca viu nada de errado nos governos do PT?
    Onde o senhor estava quando o país foi dilapidado em todas suas instituições com desvio e distribuição de recursos públicos como foi provado pelos incontáveis escândalos?
    Qual a razão do senhor ficar surdo, mudo e indiferente durante os 13 anos de governo da esquerda onde o Brasil entrou na rota do desmantê-lo, da corrupção, da imoralidade, contra a família e contra a religião? Agora por 01 vídeo o senhor chega rapidamente a essa conclusão e corre aos meios de comunicação para anunciar? Em que mundo o senhor estava e só agora chegou ao Brasil?

  21. Sílvio disse:

    Conclamar o povo pra governar, porquê CANALHAS do congresso e do STF não deixam é não está a altura? Em verdade, esses cafajeste dos poderes legislativo e do judiciário são os que acham acima de todos, logo a companhia do povo não lhes interessa, porquê irá feder, e atrapalhar a sensação de deuses. Nunca na vida ví uma declaração mais estapafúrdia e estúpida que essa. O povo tem que ser ouvido, democracia é do povo para o povo. Esse país não é privativo de ninguém!

  22. Ricardo Carvalho disse:

    Esse Srº devia se enfiar num pijama, curtir sua aposentadoria e deixar de atrapalhar o Brasil. FODA-SE, dia 15 eu vou.

COMENTE AQUI