Judiciário

Bolsonaro ‘não está à altura do altíssimo cargo que exerce’ se enviou vídeo sobre ato, diz Celso de Mello

Foto: Jorge William/Agência O Globo/07-11-2019

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira que a divulgação, pelo presidente Jair Bolsonaro, de um vídeo convocando para manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), “se realmente confirmada”, demonstra “uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce”.

Em nota, Celso de Mello afirmou que Bolsonaro “desconhece o valor da ordem constitucional” e “ignora o sentido fundamental da separação de poderes”. A divulgação do vídeo, segundo o ministro, “traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático”.

Celso de Mello anda afirmou que o presidente da República, “qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo” e ressaltou que desrespeitar a Constituição significa “incidir em crime de responsabilidade”.

Na terça-feira, Bolsonaro compartilhou por WhatsApp um vídeo convocando para os atos. Amigo do presidente, o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) confirmou ao GLOBO ter recebido o vídeo de Bolsonaro. Na manhã desta quarta, sem fazer referência direta ao episódo, o presidente disse que as mensagens trocadas com amigos pelo celular são “de cunho pessoal”.

Outro ministro do STF, Gilmar Mendes afirmou, em texto publicado em sua conta no Twitter, que “a harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito”. De acordo com Gilmar, que não fez referência a Bolsonaro, “nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las”.

A mobilização ganhou força na semana passada, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, ter atacado parlamentares, acusando-os de fazer “chantagem”. Na ocasião, Heleno falava sobre a pressão do Congresso para derrubar os vetos do presidente ao orçamento impositivo e controlar parte dos recursos de 2020. O ministro ainda orientou o presidente a “convocar o povo às ruas”.

Embora não haja referência ao Congresso ou ao STF no vídeo, a peça deixa explícita a chamada para os atos que têm sido convocados também como protesto contra as duas instituições.

São exibidas imagens de protestos em Brasília na época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Com o Hino Nacional ao fundo, um narrador pergunta logo no início: “Por que esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso Brasil?”. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que não vai se manifestar.

A narração segue com imagens da posse de Bolsonaro, do momento da facada, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG), e de suas passagens pelo hospital. “Basta”, diz o narrador em outro trecho. “O Brasil só pode contar com você. O que você pode fazer pelo Brasil? O poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil.”

Confira a nota de Celso de Mello na íntegra:

“Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!! O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da constituição e das leis da República!”

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. O PR nao esta a altura?
    Mas e esses ministros escolhidos a dedo para livrarem os corruptos da cadeia?
    Mas e esses deputados e senadores que ja estao se perpetuando no CN so se locupletando, pq possuem eleitores de cabresto?
    O PR pode nao ser o homem intelectual como o FHC, bom de papo como Lula, mas foi eleito para tentar tirar esse pais do buraco, mas muitos politicos nao querem, ate mesmo os que o apoiaram, porque sonharam com o loteamento de cargos, pratica muito comum nessa politica brasileira.
    O povo nao quer ditadura, quer que as instituicoes trabalhem em beneficio do povo e nao para meia duzia de pelegos que so sabem viver as custas do governo como sanguessugas.
    Parte do povo nao sabe nem o que eh STF e nem Congresso Nacional, mas sabe receber o saco de cimento ou a carrada de areia em epoca de eleicao, porque, para parte desses eleitores, a promessa de campanha ja foi devidamente cumprida com a "doacao".
    Pobre Brasil, que por mais que se tenha esperanca de desenvolvimento, jamais sera uma Nacao!
    No momento esta sendo um conglomerado de pessoas que pagam impostos, mas sem expectativa de nada, pois as pessoas que comandam as instituicoes que ai estao nao representam os anseios do povo.

  2. Onde estava a esquerda caviar, quando o condenado Lula disse que, o STF era conposto por covardes, já se esqueceram, e que na camara haviam 300 picaretas, e aí o que dizer, ou não sabem?

  3. Até mesmo o canalha condenado de 9 dedos já se referiu a deputados federais como os "300 picaretas". Será que não lembram disso? E não lembro de críticas a essa fala. Ao contrário. Por que agora o espanto? Como o povo brasileiro reagiria a uma hipotética bomba H sobre esse Congresso? Fico imaginando a enorme festa. Há exceções, é claro, mas a maioria desse Congresso é composta de canalhas que se aproveitam da democracia para se locupletar. Essa é a percepção geral do nosso povo.

    1. Lá vem o ? defender o presidente que mais fala ? na república de ? ? ?

      O indivíduo jura perante a constituição e a rasga logo em seguida sendo aplaudido por viúvas e órfãos da ditadura.

      Na falta de assunto lembram do petê, falam asneiras e defendem o Bozo.

  4. A opinião desse ministro senil e doente, que já estaria afastado do STF se não fosse a PEC da bengala, nunca é a favor do povo brasileiro. Apenas mais um ministro a favor do status que ora vigente. O POVO elegeu Bolsonaro exatamente para MUDAR o país mas o presidente está refém desses canalhas do Congresso, protegidos pelo Supremo. Isso tem de mudar.

  5. Todo o povo brasileiro tem uma PÉSSIMA impressão sobre o Congresso e, mais recentemente, sobre a Suprema Corte. Suas mordomias e privilégios sem fim, as negociatas no Congresso e as constantes decisões do STF contra o Brasil, deteriora suas imagens entre o nosso povo. Enquanto isso, o presidente eleito para MUDAR o país, não consegue cumprir sua missão, refém desses dois Poderes. Isso tem que mudar. O POVO é o detentor do poder.

  6. Kkkkkkk e vc tá pilantra de toga????
    E o Lula tá??$$$
    E o Rodrigo Maia??$$
    E seu compar$a$, incluindo o Gilmar, o que me diz??
    Ómi, vai cagar e limpar com os dedos gaga.

  7. "Há momentos na vida de um país que exigem a imediata tomada de posição dos responsáveis pela institucionalidade para evitar o pior".
    Não há meio termo quando a maior autoridade de um Estado de Direito com regime Democrático fundamentado numa Constituição Federal que consagra essa vontade em Lei Maior. Ou se é pela Democracia ou pela Ditadura.
    E aí tem algo interessante. Vejo muita gente aqui criticando as Ditaduras dos outros e aqui querendo implantar uma Ditadura. E outros que criticam a Democracia e vivem elogiando a Democracia nos Estados Unidos.
    De maneira que chegou a hora. Ou somos pela Ditadura ou pela Democracia.

    1. Somos, pela limpeza desses canalhas.
      No momento essa tal democracia, so serve pra da abrigo a essa camada de safados.
      É ou não é??

  8. Estão com medo do povo é, porque.

    Quando o sapo barbudo chamou o STF de acovardado ficou todo mundo caladinho, não deram um piu.
    Vamos protestar contra essa cambada de deputados e senadores.

  9. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

    I – a soberania;

    II – a cidadania;

    III – a dignidade da pessoa humana;

    IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V – o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  10. Concordo com o Nosso Presidente.
    Nos bastidores, "eles" trabalham, com esse jeito imundo de fazer política no Brasil.

    1. Mais o MITO o MESSIAS passou DÉCADAS em Brasília e conhece tudo ou pelo menos a pra conhecê, ele já sabe que existe uma Constituição da decada de 80 entre outros poderes.

      Ele tá querendo e passar por cima de TUDO e de TODOS.

  11. Tava aqui lendo essa matéria e causa espanto, foge a lógica, sai da normalidade ver um ministro do STF dar uma opinião SEM SABER SE A MATÉRIA QUE ELE FALA É VERDADEIRA.
    Se não estiver enganado, ele está mais preocupado sair para o combate a pessoa do Bolsonaro antes de verificar se a situação é real, cuidado básico que um ministro do STF deveria ter, ou seja, antes de tudo, está baseado em fatos e não no que chegam a ele falando. Lamentável a postura do ministro.

    1. Este mequetrefe e seus pares.o sapo canalha,Marco Aurélio toffoli e outros vão ser os primeiros a dançar

    1. Esse tutorial já existe escrito e documentado com o mensalão, petrolão e a lava jato que registraram o que existe de pior nesse país, não tem nível mais baixo. Sua memória é bem seletiva, precisa viver no mundo real, deixe a fantasia para os corruptos

    2. Vicente, é verdade! Concordo que esse histórico é deprimente TAMBÉM. Mas isso não tira o (des) mérito do presidente ser ridículo e se fazer desnecessário.

  12. Mico, mico,mico. pense num mico sem futuro. A única coisa boa dele foi q nos livrou da petezada. Mas não tem a mínima condição de exercer o cargo de presidente. É totalmente tutelado pelos militares. A única coisa que faz para demonstrar poder é demitir mequetrefe de 2, 3 escalão e dizer q jornalista quer levar ferro kkkk

  13. Agora que Vossa Excelência descobriu isso. Sei não viu.
    Faz tempo que sabemos que esse louco, que essa figura está queimando "as caravelas", "nossas reservas" para depois destruir tudo e não ter mais saída pra nossa geração nem pra geração futura. A hora da reação é agora.

    1. Bom mesmo era no tempo do PT em que o nosso país era brutalmente saqueado pelos "cumpanhero" e por seus comparsas do Congresso, exatamente os mesmos que chantageia o presidente eleito pelo povo para MUDAR o país. Vc é apenas mais um defensor de bandidos, inconformado com a perda de alguma "boquinha".

  14. Lula e Dilma estavam ministro? O senhor nunca viu nada de errado nos governos do PT?
    Onde o senhor estava quando o país foi dilapidado em todas suas instituições com desvio e distribuição de recursos públicos como foi provado pelos incontáveis escândalos?
    Qual a razão do senhor ficar surdo, mudo e indiferente durante os 13 anos de governo da esquerda onde o Brasil entrou na rota do desmantê-lo, da corrupção, da imoralidade, contra a família e contra a religião? Agora por 01 vídeo o senhor chega rapidamente a essa conclusão e corre aos meios de comunicação para anunciar? Em que mundo o senhor estava e só agora chegou ao Brasil?

  15. Conclamar o povo pra governar, porquê CANALHAS do congresso e do STF não deixam é não está a altura? Em verdade, esses cafajeste dos poderes legislativo e do judiciário são os que acham acima de todos, logo a companhia do povo não lhes interessa, porquê irá feder, e atrapalhar a sensação de deuses. Nunca na vida ví uma declaração mais estapafúrdia e estúpida que essa. O povo tem que ser ouvido, democracia é do povo para o povo. Esse país não é privativo de ninguém!

  16. Esse Srº devia se enfiar num pijama, curtir sua aposentadoria e deixar de atrapalhar o Brasil. FODA-SE, dia 15 eu vou.

    1. Vc deve estar se referindo ao Bozo. Aposentado desde os 33 anos, às nossas custas…

    2. Sérgio e André são duas viúvas dos bolsas esmolas daí a revolta !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Oposição pressiona Lira a pautar PEC das drogas, e aliados de Lula já temem derrota

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A oposição ao governo Lula (PT) pressiona o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar celeridade à tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas.

A PEC das Drogas foi aprovada pelo Senado na terça-feira (16) por ampla maioria, em reação ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que pode descriminalizar a maconha para uso pessoal.

Agora, a bancada de deputados bolsonaristas e parte do centrão aguarda um andamento célere da PEC e aposta na aprovação da matéria.

Deputados do PT e do PSOL, por sua vez, demonstram pessimismo em conversas reservadas. A avaliação é que, fora os parlamentares de partidos de esquerda, siglas de centro que integram a base aliada podem fortalecer o apoio à proposta.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Walfredo Gurgel enfrenta problemas no abastecimento de alimentos

Foto: Adriano Abreu

O Hospital Walfredo Gurgel suspendeu parcialmente o fornecimento de refeições a servidores e acompanhantes de pacientes internados nesta quarta (17). A medida foi tomada após redução do abastecimento de mantimentos do hospital, provocada por atrasos nos pagamentos dos fornecedores do hospital. Servidores e acompanhantes não receberam, de forma integral, a alimentação do café da manhã e do almoço. Já no jantar foi possível retomar o fornecimento. A normalização completa é prevista para acontecer nesta quinta-feira (18).

A suspensão foi iniciada após recomendação da Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital Walfredo Gurgel, encaminhada aos funcionários no início da terça-feira (16). Apesar de prejudicial para o funcionalismo público, a suspensão já era uma das medidas previstas pelos funcionários, que há semanas veem o abastecimento de medicamentos e materiais diminuírem dia após dia.

Ainda na terça-feira (16), a Secretaria de Saúde Pública do RN informou em nota que já estava em ação para que acontecesse a normalização da situação e que ela aconteceria em dois dias. A previsão do Walfredo é que novos mantimentos cheguem nesta quinta.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Comitê da Câmara dos EUA divulga relatório que acusa Moraes de censura

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) divulgou, nesta quarta-feira (17/4), um relatório que aponta supostas decisões contra a liberdade de expressão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo a rede social X, antigo Twitter, no Brasil.

A comissão tem maioria de parlamentares do Partido Republicano, oposição ao governo do presidente dos EUA, Joe Biden. O documento tem como título “O at4que à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”.

O relatório acusa os governos do Brasil e dos Estados Unidos de buscar silenciar críticos nas redes sociais. O texto é divulgado após uma série de críticas do bilionário Elon Musk, dono do X, contra as decisões de Moraes que determinam a suspensão de contas que divulgarem informações falsas, em especial contra o processo eleitoral brasileiro.

Na esfera brasileira, o comitê cita como opositores do governo afetados pelas medidas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alan Rick (União Brasil-AC), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e a filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil.

“Moraes censura demandas. Para esse fim, compreender as am3aças representadas pelos anti-liberdade de movimento governos fora do país, o Comitê emitiu um intimação para X Corp. para documentos e registros relacionados aos esforços recentes pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil para obrigar X censurar meios de comunicação social no país”, destaca trecho do documento.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

MST faz novas invasões e a Faern acusa ato político

Foto: Reprodução

Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram mais duas propriedades privadas nesta semana no Rio Grande do Norte. A última delas, na noite de terça-feira (16), em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Diante dos novos casos, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) lamentou a situação de insegurança no estado e classificou as ações do MST como “de caráter político-ideológico, e não de luta por terra”.

“Lamentamos que episódios dessa natureza aconteçam no Rio Grande do Norte, pois não falta terra para fazer assentamentos. O governo brasileiro, a União, tem muitas terras disponíveis para fazer assentamentos. Então não é uma invasão por procura de terra, é uma invasão de caráter político”, afirmou o presidente da Faern, José Vieira.

A última invasão ocorreu no terreno da Companhia Açucareira do Vale do Ceará-Mirim, na terça-feira. De acordo com o MST, cerca de 300 famílias ocupam a área. A invasão foi divulgada nas redes sociais do movimento e faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como “Abril Vermelho”.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Moraes e citam 150 perfis removidos no X

Foto: Leah Millis/Reuters

Uma comissão do Congresso dos EUA publicou na noite desta quarta-feira (17) uma série de decisões sigilosas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sobre a suspensão ou remoção de perfis nas redes sociais.

As decisões foram obtidas a partir de intimação parlamentar feita à rede social X (antigo Twitter), de propriedade do bilionário Elon Musk. Quando defendeu o impeachment de Moraes, o empresário prometeu que publicaria em breve ordens de Moraes que, segundo ele, “violam as leis brasileiras”.

A maioria das decisões de Moraes reproduzidas no documento manda a plataforma derrubar contas na rede social sem estar acompanhada de uma fundamentação, apenas com a indicação dos perfis que precisam ser retirados do ar.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Precisamos de mais livros e menos armas”, diz Lula na Colômbia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o mundo “precisa de mais livros e menos armas”, nesta 4ª feira (17.abr.2024) na abertura da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, capital da Colômbia. Afirmou ainda que a bienal do Livro de São Paulo homenageará o país vizinho em setembro. O Brasil foi o homenageado do evento colombiano.

“Ler é ser livre, mesmo quando fisicamente tentam nos isolar e prender, pois a luta por um país mais justo, uma vida digna e uma América Latina unida persiste apesar daqueles que buscam obstar o progresso da nossa região. Precisamos de mais livros e menos armas. Mais conhecimento, educação, ciência e inovação”, disse.

Lula afirmou ainda que a Cultura tem sido um dos principais pontos de seu 3º governo e disse que Brasil e Colômbia fecharam um acordo de cooperação na área.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que temor de corrupção faz países ricos evitarem enviar recursos para governos de países pobres

O presidente Lula disse nesta quarta-feira (17) que temor de corrupção faz países ricos evitarem enviar recursos para governos de países pobres. “Dão dinheiro para uma ONG deles”, completou.

“Foi assim no Haiti. 15 anos atrás, o único país que deu dinheiro vivo para o Haiti foi o Brasil, que deu US$ 40 milhões. Ninguém deu”, afirmou o presidente.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Desvio na BR-304 não ficará pronto dentro de prazo dito por ministro, admite Dnit; confira rotas alternativas

Foto: Roberta Trindade/TV Tropical

O desvio que está sendo construído na BR-304, no trecho onde a ponte foi destruída em Lajes, não ficará pronto dentro do prazo. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (Dnit-RN) admitiu a dificuldade em concluir o serviço nos 15 dias anunciados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Em nota, o departamento afirmou que “em virtude da forte incidência de chuvas na região, o cronograma pode ser revisto. O DNIT ressalta que está demandando todos os esforços para que a construção do desvio seja concluída até o final deste mês”. Nessa terça-feira (16), o trecho voltou a ficar completamente alagado.

A ponte caiu no dia 31 de março, Domingo de Páscoa, após as fortes chuvas que caíram na região. Na ocasião, cerca de 100 veículos e algumas pessoas ficaram ilhadas em trechos da BR-304. No dia 03 de abril, o ministro decretou emergência para agilizar a construção do desvio e da nova ponte no trecho.

“Em 15 dias estaremos com o desvio pronto. E vou ao Rio Grande do Norte junto com a governadora para inaugurá-lo. Nos próximos 15 dias, quero me preparar aqui para já anunciar o cronograma da construção emergencial da ponte, para que possamos restabelecer a BR-304 o mais rápido possível, de uma vez por todas, para o povo potiguar”, disse o ministro na oportunidade.

Confira as rotas alternativas

Sentido Natal – Mossoró: 

Rota 1:  BR 226, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN 233 até Açu, acessando A BR 304, em direção a Mossoró.
Rota 2:  BR 406 até Macau, seguindo pela RN118, acessando a BR 304 (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Mossoró – Natal: 

Rota 3: Saindo pela BR 304 e acessando a RN 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau- pegar BR 406, em direção a Natal.
Rota 4: BR 304, acessar RN 118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR 226
Rota 5: Sair pela BR 110 e pegar a BR 226 até Natal
Rota 6: Acesso ao município de Santana do Matos está ocorrendo através da BR 226, via Jucurutu. Trecho da RN 041, entre a cidade de Santana do Matos e a BR 304 está interditado desde a noite de ontem, quando a cheia de um rio danificou a cabeceira de uma ponte e abriu uma cratera da via estadual.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Laudo do IML não conclui se idoso chegou morto ao banco no Rio de Janeiro

Foto: reprodução

Um laudo de necrópsia realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) não conseguiu concluir se o idoso Paulo Roberto Braga morreu antes ou depois de chegar ao banco, onde foi levado em uma cadeira de rodas para sacar um empréstimo por Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, parente do idoso. O caso aconteceu na tarde da última terça-feira (16) em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

O perito do Instituto Médico Legal (IML) responsável pelo laudo diz que o óbito pode ter ocorrido entre 11h30 e 14h30, mas que não tem elementos seguros para dizer, do ponto de vista técnico e científico, que a vítima morreu no trajeto para a agência.

A morte, ainda segundo o laudo necroscópico, pode ter sido causada por broncoaspiração de conteúdo estomacal e falência cardíaca, compatível com a de um homem previamente doente.

Os peritos aguardam ainda resultados de exames toxicológicos para determinar se houve algum fator externo envolvido na morte, como alguma droga ingerida por Paulo, indicando um homicídio.

O caso

Os vídeos viralizaram nas redes sociais e mostram a mulher carregando o suposto tio em uma cadeira de rodas, tentando fazer ele assinar um documento para concretizar o saque de um empréstimo no valor de R$ 17 mil.

Nas imagens, é possível notar que os funcionários da agência bancária, ao desconfiarem do estado de saúde do homem, passaram a filmar a cena.

No vídeo, a mulher simula uma conversa com o tio e tenta, sem sucesso, fazer o parente segurar a caneta. “Se o senhor não assinar, não tem como, eu não posso assinar pelo senhor.”

Segundo o delegado responsável pelo caso, Fábio Luiz da Silva Souza, foi constatado que quando chegou na agência bancária para fazer o empréstimo, o homem já estava morto há algum tempo.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UFRN vai discutir calendário acadêmico somente após fim da greve

Foto: Igor Jácome/G1

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou, em publicação no seu site nesta quarta-feira (17), que mudanças no calendário acadêmico só vão ocorrer após o fim da greve. Ainda segundo a Instituição, os Colegiados Superiores decidirão sobre o tema.

O comunicado de deflagração de greve foi recebido pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, também nesta quarta-feira. A categoria decidiu pela suspensão por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22)

A decisão veio após um plebiscito, onde 1.820 dos 2.396 docentes aptos a votar participaram. A consulta registrou 62,52% de votos favoráveis e 34,06% de votos contrários à deflagração da greve, com 3,40% de abstenções. O resultado foi formalizado em ata pela comissão responsável pelo plebiscito, na terça-feira (16).

Daniel Diniz contou que, no dia 12 de abril, em audiência com a Presidência da República, as instituições de ensino reforçaram a necessidade urgente de recomposição do orçamento, de reestruturação da carreira dos servidores técnico-administrativos e docentes, bem como de investimentos na assistência estudantil.

Além da recomposição do orçamento das Ifes, o Adurn-Sindicato tem como reivindicação o reajuste salarial linear para os servidores públicos federais de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025, e 7,06% em 2026, totalizando 22,8%, e a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *