Bombeiros usam técnica de rapel e capturam abelhas em edifício em Natal

FOTO: SESED/ASSECOM

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu um chamado e capturou um exame de abelhas em um edifício habitacional, no bairro Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal, na manhã dessa segunda-feira (02).

Foi por volta das 09:20h que o Serviço de Defesa Ambiental (SIDAM) chegou no local da ocorrência para fazer a captura. No entanto, as abelhas estavam em um local de difícil acesso, na parte externa do prédio, entre a laje e o forro de madeira.

Para auxiliar na ocorrência, os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram acionados e usaram a técnica de rapel (técnica praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de edificações e bastante usada em ocorrências de resgate). A operação durou cerca de três horas.

Para esse tipo de atendimento, o Corpo de Bombeiros possui uma equipe exclusiva do Serviço de Defesa Ambiental (SIDAM). Apenas no primeiro mês do ano, a corporação realizou 181 atendimentos envolvendo abelhas.

Para evitar problemas, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:

– Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;

– Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos;

– Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;

– Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias;

– Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas;

– Pessoas alérgicas a picada de insetos deve evitar caminhadas em áreas de mata;

– Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;

– Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente;

– Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.