Cidades

Carlos Eduardo assina ordem de serviço para obras de mobilidade; saiba como ficará

6167 6168O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, assinou no fim da tarde dessa terça-feira (10), em solenidade no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a ordem de serviço do conjunto de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo. Serão construídos no entorno do estádio Arena das Dunas cinco túneis e seis viadutos, um deles estaiado. As obras, correspondentes ao Lote 02, estão orçadas em R$ 222 milhões e ficarão a cargo do consórcio formado pelas empresas Queiroz Galvão/Ferreira Guedes. O prazo para a entrega das obras é o final de maio de 2014.

Serão feitas intervenções nos cruzamentos da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais (onde serão construídos um viaduto e um túnel), avenida Mor Gouveia com Prudente de Morais (construção de um túnel e um viaduto) e Prudente de Morais com Jerônimo Câmara (construção de um túnel e um viaduto). Será erguido ainda um viaduto estaiado no cruzamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva, que também receberá um túnel. Outro viaduto e outro túnel serão construídos no cruzamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão e, finalmente, um viaduto vai ligar a marginal da BR-101 com a pista expressa da rodovia.

Em seu pronunciamento, Carlos Eduardo fez um relato sobre a situação encontrada por ele ao assumir a administração da cidade no começo deste ano. Ele revelou que foi a Brasília conversar sobre as obras de mobilidade da matriz de responsabilidade do Município e os órgãos do Governo Federal foram taxativos ao afirmar que Natal perderia todos os investimentos previstos para a área, por não ter iniciado nenhuma das obras previstas. O prefeito pediu um voto de confiança, mostrando que a nova gestão tinha compromisso e responsabilidade e que faria de tudo para garantir esses recursos. Os apelos foram ouvidos e as obras, mantidas. Com a sinalização positiva do Governo Federal, a equipe da Prefeitura correu contra o tempo para elaborar os projetos e executá-los, já que as outras cidades-sede do Mundial tiveram 53 meses para iniciar suas obras e a capital potiguar só teria 18 meses a partir do início da atual gestão.

Carlos Eduardo destacou que essa é a maior obra de mobilidade urbana da história da cidade, pois vai acabar com seis gargalos históricos do trânsito, permitindo uma maior fluidez para os veículos de transporte de massa e carros particulares. O chefe do Executivo municipal também disse que essa ordem de serviço demorou a sair, pois os túneis do projeto inicial só permitiriam a passagem de apenas um carro, erro detectado e reparado pelos técnicos do Município. “Nesse projeto apresentado os túneis permitem a passagem de um caminhão e um carro grande sem prejuízo das calçadas”, relatou.

Essa foi a terceira das quatro obras de mobilidade urbana da matriz de responsabilidade da Prefeitura do Natal que recebeu a ordem de serviço. A construção do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas, obra que vai solucionar o problema de 33 pontos de alagamento na Zona Oeste, já foi iniciada. A ordem da obra que prevê a padronização de 55 quilômetros de calçadas, construção de 300 abrigos de passageiros de ônibus e plantio de 6.000 árvores, também já foi assinada, e a empresa responsável pelos serviços está instalando o canteiro de obras para iniciar os trabalhos.

A única obra que ainda aguarda a ordem de serviço é a que prevê a construção do primeiro binário da cidade, na avenida Capitão Mor Gouveia, além da urbanização da avenida Felizardo Moura, com a instalação de piso intertravado, que é mais resistente à ação diária do tráfego de veículos leves e pesados. Segundo o prefeito Carlos Eduardo, essa ordem de serviço deverá ser expedida em 10 dias.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já está elaborando todo o plano de trânsito e transporte da região da Arena das Dunas para o período de execução das obras. As mudanças devem ser divulgadas na próxima quinta-feira (12). O prefeito Carlos Eduardo pediu a compreensão dos natalenses durante a execução dos serviços: “Teremos transtornos, sim, mas os benefícios serão muito maiores”.

Opinião dos leitores

  1. Será que dava para incluir neste pacote de construção de tantos túneis e viadutos em tempo recorde (uhuuu!!) a reforma do viaduto do Baldo, que é so uma reforma e está há 1 ano parada?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “DERAM UMA RASTEIRA NELE”: Vereador Fúlvio Saulo afirma que Kelps Lima não deverá votar em Allyson Bezerra para o Governo do Estado

Vídeo: Reprodução

O vereador de Natal Fúlvio Saulo (Solidariedade), em entrevista nesta semana ao programa “Contraponto”, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas na 96 FM, afirmou que o ex-deputado estadual Kelps Lima (União Brasil) não deverá votar em Allyson Bezerra (União Brasil) para o Governo do Estado.

“Eu acredito que Kelps vai ficar neutro, não vai tomar posicionamento político, o voto dele só ele vai saber, mas eu não acredito que ele vote em Allyson”, declarou o vereador, que na semana passada anunciou o rompimento com o pré-candidato do União Brasil e o apoio a Álvaro Dias (PL).

Após falar em uma eventual “neutralidade” de Kelps, Fúlvio disse acreditar que ele deverá romper com Allyson Bezerra pela “decepção” com o ex-prefeito de Mossoró. “Foi um sentimento de traição de verdade. Eu acredito que se Allyson quisesse ele teria feito Kelps deputado federal, ele ter um deputado federal que realmente seria amigo dele. Allyson participou da reunião em Brasília e da decisão de darem a rasteira, tirarem o alicerce de Kelps”, afirmou.

Kelps Lima anunciou a retirada da pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil alegando “quebra de compromissos” políticos assumidos com ele pelos deputados federais Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP), que envolveriam a transferência de bases eleitorais para viabilizar sua campanha à Câmara dos Deputados. O próprio Allyson Bezerra teria lhe assegurado que os acordos seriam cumpridos, o que terminou não acontecendo e culminando com sua saída das eleições de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ESQUECERAM DE FÁTIMA: Samanda imita Cadu e vai aparecer na urna como “Samanda de Lula”

Foto: Reprodução

A pré-candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, imitou o pré-candidato petista a governador Cadu Xavier e vai aparecer na urna como “Samanda de Lula”. A decisão foi tomada em reunião virtual na quarta-feira (29) da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB.

Cadu já vinha se apresentando desde o início da pré-campanha como “Cadu de Lula”, mas Samanda estava apostando no slogan “Samanda é Fátima e Fátima é Samanda”. Os dois, no entanto, começaram a tentar se descolar da governadora, que tem a gestão reprovada por quase 60% da população do RN, segundo a pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG.

Cadu deu entrevista nesta semana dizendo que Fátima é sua “líder”, mas que é “diferente dela” e que, se for eleito, não fará um governo “simplesmente de continuidade”, mas sim com “ideias próprias”. Já Samanda, que apostava na ligação com a governadora para tentar decolar nas pesquisas, agora decidiu que é melhor se associar a Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NO MUNDO DA LUA: Fátima nega realidade e diz que RN “voltou a planejar, investir e entregar resultados”

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) deu uma entrevista ao “Diário do RN”, nesta sexta-feira (31), falando dos supostos “avanços” da sua gestão nas áreas da educação, infraestrutura rodoviária, segurança hídrica e segurança pública. Ela disse que o Rio Grande do Norte “voltou a planejar, investir e entregar resultados”

A entrevista comprova que Fátima vive no mundo da lua, ignorando inclusive que sua administração é reprovada por quase 60% da população do RN, que não vê esses avanços citados pela governadora do PT.

A realidade do RN, diferentemente daquela pintada pela governadora, é de caos financeiro, com um rombo bilionário das contas estaduais, fornecedores sem receber e serviços públicos funcionando precariamente. A educação amarga os piores índices do país, na segurança temos as facões criminosas ampliando cada vez mais seu domínio nos territórios de todas as regiões e na saúde temos uma verdadeira tragédia, como comprovam os corredores lotados do Walfredo Gurgel em Natal e do Tarcísio Maia em Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Após fuga de 11 detentos, Sindppen-RN denuncia retrocesso no sistema prisional do estado

O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN) manifestou preocupação com a fuga de 11 presos da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), registrada nesta sexta-feira (31). Segundo a entidade, entre os foragidos há detentos apontados como lideranças de organização criminosa.

Em nota, a presidente do sindicato, Vilma Batista, afirmou que o episódio é reflexo da falta de investimentos em segurança e da ausência de uma gestão voltada para procedimentos técnicos dentro das unidades prisionais. Ela também criticou o que classificou como enfraquecimento das medidas de segurança adotadas pelos policiais penais.

O Sindppen-RN afirma que o sistema enfrenta problemas como déficit de efetivo, câmeras inoperantes, guaritas desativadas e coletes balísticos vencidos. De acordo com a entidade, a fuga ocorreu em uma área sem monitoramento adequado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Executiva Nacional do Solidariedade nega encerramento de atividades políticas no RN e diz que partido será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz

 

Foto: Reprodução

A Executiva Nacional do Solidariedade emitiu nota oficial negando que o partido tenha encerrado suas atividade políticas no Rio Grande do Norte e informando que o diretório potiguar da legenda será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz.

O anúncio contraria o comunicado feito ontem pelo ex-presidente estadual do partido, Janiel Hercílio, que havia afirmado em nota que a legenda estava “encerrando momentaneamente sua atividades políticas no Rio Grande do Norte” e transferindo à Direção Nacional todas as decisões político-eleitorais para 2026.

De acordo com a Executiva Nacional, o partido “inicia uma nova etapa de fortalecimento de sua atuação no Estado, com uma reorganização política voltada à construção de um projeto ainda mais sólido para as eleições de 2026”. A nota reafirma ainda que a Federação Renovação Solidária, compota pelo Solidariedade e pelo PRD, seguirá na coligação do pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Após investigação, Lula defende silêncio de Lulinha: “não precisa comentar mentiras”

Imagens: Reprodução/Poder360

O presidente Lula (PT) afirmou que o filho Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, não precisa se manifestar sobre acusações e suspeitas envolvendo seu nome. Segundo Lula, o filho atualmente mora na Espanha e responderá caso seja alvo de investigações.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (30), durante entrevista ao podcast “Inteligência Ltda.”.

Questionado se seria importante Lulinha falar sobre o assunto, Lula respondeu que não, alegando que comentar “mentiras” não ajudaria o filho.

Segundo o presidente, Lulinha afirma diariamente que é inocente e, caso seja investigado, deverá ser tratado como qualquer outra pessoa.

“Se meu filho for acusado de qualquer coisa, ele será tratado como o filho de qualquer pessoa”, declarou.

Inquérito 

A fala ocorreu no mesmo dia em que o ministro André Mendonça, do STF, autorizou a abertura de um inquérito para investigar suspeitas de tráfico de influência e corrupção envolvendo Fábio Luís Lula da Silva. A investigação será conduzida pela Polícia Federal.

O inquérito apura se Lulinha teria atuado para facilitar contatos do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, com integrantes do Ministério da Saúde.

A PF investiga possíveis relações envolvendo negócios na área de cannabis medicinal. A defesa de Lulinha informou que não tinha conhecimento do pedido feito pela Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VEJA QUEM SÃO: Seap divulga nomes dos 11 presos que seguem foragidos da Rogério Madruga, na Grande Natal

Foto: Reprodução

Onze presos seguem foragidos após uma fuga registrada nesta sexta-feira (31) na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo a Seap-RN, 13 detentos conseguiram escapar da cela por volta das 5h30. Dois foram recapturados ainda dentro da unidade.

A direção do presídio e equipes da Polícia Militar realizam buscas para localizar os demais fugitivos. A Seap informou que as circunstâncias da fuga ainda estão sendo investigadas.

A secretaria divulgou a lista dos presos que continuam sendo procurados:

Cleidson Martins Dantas. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Thiago da Silva Maia Braga. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Diogo da Luz Silva. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Isaac Donato Rodrigues. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Kaio do Nascimento Gomes. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Tiago Nogueira da Silva. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Petrúcio Railande dos Santos. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Jackson Matheus Martins Simões. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Jonatas Ferreira Isis Dorea da Silva. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Eliandson Luciano de Lima. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Julianderson Francisco Nogueira. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PF aponta que Vorcaro citou Rui Costa, Wagner e Silveira como favoráveis ao negócio do Master com BRB

Foto: Reprodução

Um relatório da Polícia Federal aponta que Daniel Vorcaro, do Banco Master, teria citado três integrantes do governo Lula como favoráveis à venda da instituição financeira para o Banco de Brasília (BRB).

Segundo o documento, ao ser questionado por um jornalista sobre quais nomes do governo apoiavam a operação, Vorcaro teria mencionado o então ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Rui Costa. Foto: Reprodução

A conversa, segundo a PF, ocorreu em 19 de agosto de 2025 e faz parte da investigação que apura possíveis relações envolvendo o Banco Master e aliados políticos.

Jaques Wagner. Foto: Reprodução

De acordo com o relatório entregue ao ministro André Mendonça, do STF, os investigadores avaliam que Vorcaro enxergava Jaques Wagner como um aliado político em uma operação de caráter regulatório, que dependia de análises técnicas do Banco Central.

Alexandre Silveira. Foto: Reprodução

A PF afirma ainda que o apoio de Wagner à negociação do Banco Master com o BRB, somado a cobranças feitas pelo enteado do senador, Eduardo Sodré Martins, por pagamentos pendentes, reforçaria a suspeita de que haveria uma relação entre articulações políticas e repasses financeiros investigados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula reclama do Palácio da Alvorada e diz que morar no local é “desumano”

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (30) que morar no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, é “desumano” e disse que o local não seria “aconchegante”, durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., realizada dentro do próprio palácio.

Foto: Reprodução

Segundo Lula, apesar do imóvel ter oito quartos, a distância entre os ambientes dificulta a rotina. Ele afirmou que a cozinha fica longe dos quartos e brincou sobre o tempo para receber alimentos e bebidas.

Foto: Reprodução

“Se você tiver que pedir café, o café chega frio; se você pedir uma cerveja, aí ela chega quente”, disse o presidente.

Foto: Reprodução

Lula também comentou que o tamanho do espaço torna a circulação cansativa. A fala ocorreu durante uma conversa sobre sua rotina e a estrutura da residência oficial da Presidência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

URGENTE: 11 detentos seguem foragidos após fuga da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga; forças de segurança fazem buscas

Foto: Reprodução

Onze presos seguem foragidos após uma fuga registrada na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, na madrugada desta sexta-feira (31). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-RN).

Segundo a secretaria, 13 detentos conseguiram deixar a cela por volta das 5h30. Dois deles foram recapturados ainda dentro da unidade prisional, enquanto 11 permanecem foragidos.

A direção da penitenciária e equipes da Polícia Militar realizam buscas para localizar os fugitivos e trabalham na identificação dos presos que escaparam.

A Seap informou que a ocorrência ainda está sendo apurada e que as circunstâncias da fuga seguem sob investigação. Novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão do levantamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *