Analise interessante do jornalista Alex Viana, no blog Visor Político. Reproduzo aqui:
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), se mostra atento ao jogo político administrativo. Até então “desligado” das questões de Segurança Pública (não se conhece nenhum pronunciamento dele a respeito), por ser uma atribuição do Estado, e não do Município – é o que ele alega – agora o prefeito se vê forçado a mexer no setor. Para tanto, reativou o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Natal, organismo ligado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social que tem o objetivo de integrar as instituições da área de segurança em todas as esferas de governo nas questões envolvendo a capital potiguar. A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu hoje na sequência da solenidade e foi presidida pelo próprio prefeito Carlos Eduardo.
Engana-se, contudo, quem pensar que a preocupação súbita de Carlos Eduardo com a Segurança Pública surgiu em decorrência dos índices alarmantes de criminalidade que encharcam as estatísticas oficias de violência na capital. Lamentavelmente, a preocupação maior é outra: política. Tido como principal adversário de Robinson Faria (PSD) nas eleições de 2018, quando o prefeito, se reeleito no ano que vem, poderá disputar o governo, Carlos Eduardo resolve se interessar por segurança dias depois do governador lançar seu principal programa na área, o Ronda Cidadã, no quintal do prefeito, o bairro de Mãe Luíza. É óbvio, portanto, o interesse do prefeito ao reativar o gabinete: não deixar que eventuais avanços na qualidade da Segurança Pública em Natal venham a ser creditados ao adversário político.
Como cidadão, devemos aplaudir a atitude do prefeito. Afinal, no tocante à Segurança Pública, quanto mais ações existirem, venham de onde for, melhor. O que se lamenta é que o motivo não seja tão altaneiro em nome do bem comum.
Foto: Reuters/Adriano Machado
Se o prefeito quer melhorar a segurança pública, da capital, deve investir na Guarda Municipal, em Guarulhos – SP , houve concurso e reaparelhamento das bases, por incr´vel que pareça , no ano passado os Latrocínios caíram , para apenas 10 , no ano todo. Existe a PEC 51 , parada no congresso , que deveria ter atenção de todos os prefeitos que se preocupam com a questão de segurança.
Na verdade está ativação do GGIM vem à atender um solicitação da Senasp. Uma vez que tal orgão Federal investiu muito na Guarda Municipal do Natal. Onde foi enviado recursos na gestão da Ex-prefeita Micarla de Souza na ordem de 3,2 milhões de reais. Esse recurso garantiu a compra de 5 L200, 10 fiestas, 3 vans e entre materias de escritorio.
Dentre outros investimento do Governo Federal está o Programa Crack é Possivel Vencer. Onde a Guarda recebeu um micro ônibus equipado com sistema de monitoramento, 2 fiestas, 2 motos, armas de condutividade eletrica e um grande sistema de monitoramento a ser implatado no bairro de Felipe Camarão, com mais de 30 câmeras.
Fato mais intrigante de tudo isso é que o PREFEITO não insveste recursos municipais na própria Guarda ou em seus servidores. Atualmente a categoria está em GREVE desde o dia 11 de maio, buscando o tão sonhado PLANO DE CARREIRA E VENCIMENTO. Pois se um guarda hj vier a se aposenta ou morre pederá 70% do seu vencimentos.
Enquanto o prefeito não enviar o plano de carreira da guarda municipal pra câmara municipal para votação e aprovação,vai ser sempre difícil a segurança pública na cidade de Natal.
Tem que haver uma distribuição de tarefas para que município e estado não gastem tempo, recursos e esforços executando a mesma atividade.
A Guarda Municipal deve fazer o patrulhamento preventivo nas praças públicas, escolas, hospitais e postos de saúde do município (ou pelo menos ficar no seu entorno) e o estado, através da Polícia Militar, deve realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
Sr. Pref. Carlos Eduardo, já que está tão preocupado com a segurança das pessoas de Natal e quer ser governador, então faça uma ação simples mas que com certeza lhe trará muitos benefícios políticos, ou seja, VOTOS…se o Sr. se candidatar a Governador: Se reúna com o Dir. da Barreira do Inferno, Coronel Maurício Lima de Alcântara e com o Prefeito de Parnamirim e providenciem a poda e limpeza das árvores e matos que estão tomando conta daquela estrada (entre o acostamento e a cerca da aeronáutica). Pois melhorará demais a segurança da população que ali passa de carro, de ônibus, pedala e pratica exercícios como corrida e caminhada…Pois como o Gov. Robinson não providencia a limpeza já que lá é uma rodovia estadual, assim o Sr. ganhará os votos das pessoas que ali transitam, dos moradores das praias e veranistas do litoral sul. Está muito perigoso , principalmente à noite! Já ocorreram assaltos a ciclistas e há risco grande de estupros! Faça alguma coisa! Nós cidadãos de bem que pagamos impostos lhe agradecem!
Isso é que podemos chamar de uma boa assessoria.
Como é que um jornalista escreve um artigo, fazendo um julgamento desses? Será que ouviu o prefeito? O Governador ele nem precisa ouvir .. Já é o porta voz dos sonhos. Muita decepção com as colocações desse Alex Viana. Quer dizer agora que Carlos Eduardo só vai agir o rebater Robinson? Espero que vc publique . Não precisa ouvi-lo . Ele achou desnecessário quando escreveu sobre CE.