Carnatal será na Prudente de Morais

Tribuna do Norte

A 21ª edição do Carnatal sofrerá alterações devido às obras da Arena das Dunas. O tradicional “corredor da folia” não será montado em torno do Machadão e Machadinho e o percurso passa a ter 3 quilômetros – 800 metros a menos que nas edições anteriores. O número de camarotes também será reduzido de 260 para 110 e não há confirmação com relação à montagem das arquibancadas. A micareta está confirmada para ocorrer de 1 a 4 de dezembro e, de acordo com os organizadores, não haverá mudança com relação ao número de blocos e atrações musicais.

Segundo Irancy Azevedo, coordenadora geral do Carnatal, as mudanças estavam sendo planejadas desde o início do ano. Nem todos os detalhes foram acertados. Existem dúvidas com relação às arquibancadas e dispersão dos trios elétricos, prevista para acontecer pela avenida Lima e Silva. “Todas as mudanças foram pensadas e analisadas pelos diretores da Destaque e tiveram a autorização dos órgãos públicos e da OAS [empresa que está construindo a nova praça esportiva]. Ainda vamos estudar onde montar as arquibancadas mas é certo que, com essa nova configuração, o evento fica ainda mais popular”, diz. “Já sabíamos: não poderíamos usar a área em torno do Machadão. Até pedimos a permissão para guardar os trios naquele espaço, mas não aceitaram a proposta”, diz Irancy.

A coordenadora explica que o novo “corredor da folia” será montado na avenida Prudente de Morais, ao lado do kartódromo, terá apenas um lado e não será fechado ao público. “A diferença é que agora os trios passam 3 vezes pelos camarotes. Quando descerem pela Prudente, eles seguem no sentido da Mor Gouveia e fazem um retorno quase em frente aos camarotes passando novamente na frente destes”, diz.

Pelo menos seis blocos estão confirmados para 21ª edição da festa que é considerada o maior evento popular do Rio Grande do Norte. A cantora Ivete Sangalo e as bandas Asa de Águia e Chiclete com Banana também estão confirmadas. A previsão para o início das vendas de abadás e camarotes é o início do próximo mês.

A Destaque Promoções, empresa que organiza o evento, estudou a possibilidade de levar o evento para a casa de shows Vila Folia, em Parnamirim, transformando a festa em um evento “in door”, porém, a ideia foi descartada. “Todos os organizadores querem que a festa permaneça como é: na rua, com o calor humano do folião pipoca”, diz Irancy.

Memória

A primeira edição do Carnatal aconteceu no ano de 1991 e foi realizada no Centro da cidade. O percurso, em volta da Praça Cívica, era pequeno e havia apenas 12 camarotes e nenhuma arquibancada. Com o passar dos anos, a festa evoluiu e passou a contar com atrações musicais conhecidas do público.

Em 1994, o evento passa a ser realizado no largo do Machadão. Naquele ano, foram montados 525 camarotes e cerca de 50 mil pessoas acompanharam o desfile de 14 blocos.

Na edição do ano passado, o Carnatal comemorou 20 anos de existência e, segundo os organizadores, quase 1 milhão de pessoas frequentaram os 4 dias de festa.  Com a escolha de Natal como cidade sub-sede da Copa 2014, o Carnatal sofrerá mudanças neste ano. As mudanças ocorrem principalmente com relação ao “corredor da folia” [veja mapa]. O evento ocorrerá de 1 a 4 de dezembro.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Robertopaiva disse:

    Acho que o local ideal seria no Alecrim, dando a volta no relógio da praça Gentil Ferreira e passando pelo camelódromo!

  2. Suuuuuu ' disse:

    AAiiii meu Deus, vãao acabar com o nosso carnataal 🙁  Era pra teer corredor da foliia !  que Triiiiiste a melhor festa do ano, acaboou asssim ' Pq ? 🙁

  3. joao lucas peres disse:

    era pra serno mesmo lugar… vai perder muiitos fulioes…joao lucas…

  4. Marcos disse:

    Quero só ver essa presepada…

  5. Merciatorres5 disse:

    é não vai ser tão mal assim

  6. Emanuel Freire de Melo disse:

    Que tal se o carnatal fosse realizado na via costeira.

  7. Isabella disse:

    Acredito que nos próximos anos (depois da derrubada do machadão) isso irá se revolver, com base na planta do Arena das Dunas postada aqui no blog, pois quase toda a área do machadão estará livre para o corredor.

  8. J. Torres disse:

    "As mudanças ocorrem principalmente com relação ao “corredor da folia” [veja mapa]…"

    Cade o mapa??

  9. @isakati disse:

    Nãããõoooo

  10. Alexandre Santos disse:

    Posso falar: pelo que eu li vai ficar uma m****!
    A Destaque não quer sair daquele trecho do Machadão, e com certeza a partir da edição deste ano vai ser o fim do carnatal naquele trecho. Aleluia!

COMENTE AQUI