Jornalismo

CASO RHANNA. Primo Rico e Primo Pobre

Brandão Filho e Paulo Gracindo

A cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil. 70% dos casos são dentro de casa; 40% com lesões graves.

Quando você terminar de ler esse post, uma criança terá sido vítima de pedofilia no Brasil.

A cada um dia e meio, mata-se um gay no Brasil apenas porque é gay.

São números que surpreendem, mas não estarrecem. A sociedade não só aprendeu a conviver com as estatísticas como as aceita como realidade imutável que não deve ser combatida.

Esse blog já noticiou atrocidades diversas: de pai que abusou sexualmente da filha a bandido que estuprou idosa de 82 anos; de filho que matou pai (e vice versa) a criança de dois anos atropelada por dois carros seguidos, sem ninguém parar para socorrer.

Nenhum assunto, contudo, foi tão discutido e gerou tanta indignação – inclusive com recorde de acessos aqui no BG – quanto o caso Rhanna Diógenes, estudante de 19 anos que foi brutalmente agredida na boate Pepper’s Hall por um inconseqüente.

Agora me respondam: o que faz o caso da garota diferente dos demais? Rhanna foi agredida num local de bacana, feito para bacanas e por bacanas frequentado. Ponto.

O interesse em torno da agressão à garota foi gerado tão somente por ter acontecido no coração da Zona Sul, onde se supõe que o dinheiro serviria para blindar seus tutores contra a arrogância e violência, ideia que se mostrou errada.

Casos como esses acontecem todos os dias e ninguém toma providência, mulheres são mal tratadas, humilhadas, agredidas e ate assassinadas por companheiros, marido e ex-namorados sem às vezes nem se ver na imprensa.

Esta semana mesmo, por exemplo. Duas jovens foram estupradas na Zona Norte e a noticia não atingiu 500 acessos no BG, mas como o caso de Rhana foi com pessoas de poder econômico maior aí a grita é grande.

Será que toda essa exposição deste caso, que inclusive já saiu nos maiores portais de notícias do Brasil, e domingo vai sair no Fantástico, vai levar alguém a fazer uma reflexão que temos que agir como pessoas civilizadas e normais?

Será que esse caso tivesse acontecido na Shock Casa Show teria dado esse repercussão?

Será que os pit boys marombados acham que ações como essas são a saída para quem leva fora?

Será que a menina que foi importunada tem que ir tomar satisfação porque o cara foi grosseiro e descortês em vez de chamar a segurança ou ate mesmo a policia para falar o que aconteceu?

Será que precisaremos ver esse filme novamente?

Ficam esses questionamentos para reflexão.

Em tempo: O Blog não conhece a vítima, o acusado e nem teve contato com ambos. Estou narrando o que acho e como vejo a situação.

Opinião dos leitores

  1. Wilson, acho que a questão ainda é mais complexa que isso. Envolve sim a questão das imagens, sim, com certeza. E a velha questão do primo pobre e primo rico também tem a ver com isso. Mas eu ainda deixaria para o debate ainda um terceiro ponto, após ler uns comentários de terceiros, os quais transcrevo abaixo entre aspas.

    Sendo realista. Verdade seja dita.

    O mundo hoje é da mulheres. Aliás, mais do que isso. É só delas. A honra do homem não existe mais.

    Eu acabei de ler um comentário ate engraçado onde o sujeito disse: "Homem só serve mesmo para pagar contas. Se uma mulher empurrasse um homem e ele quebrasse o braço, estariam fazendo esse drama todo ? Dúvido muito que se fosse uma mulher que quebrasse o braço de um homem, iriam homens de pistola atrás da mulher ."

    Uma menina veio e respondeu: "E dai ?? Homem só serve pra pagar as contas e nos defender mesmo rs"  

    Vi um outro la que comentou: "olhe, cheguei para minha noiva, e na brincadeira, perguntei a ela se um dia houvesse a separação e se ela ganhasse 30 milhoes na loteria, se ela topava dividir 15 milhoes para cada um e depois disso cada um ia viver sua vida; ela respondeu que nao dividia nada e que a partir daquele momento ele ia ter de comer ali na mao dela".

    O mesmo sujeito me disse que falou para a noiva dele que ele toparia dividir meio-a-meio o premio da loteria e cada um seguiria seu rumo.

    OBS: ah! Antes que me acusem, não estou defendendo o rapaz! Não acho que ele procedeu de maneira correta!

  2. Não dá pra acreditar no que eu acabo de ler!  

    Caso Rhanna Diógenes. Muita gente anda falando e gritando aos quatro cantos que o fato só teve essa repercussão toda porque a menina é de boa família e o local, uma boate bem frequentada, como dita em um blog, um local de bacanas. Dizem que se Rhanna Diógenes fosse pobre ou que se a agressão tivesse acontecido em um local mal frequentado, isso não teria chegado a tal ponto. “Casos como esse acontecem todos os dias e nada acontece”. Mulheres são espancadas e mal tradas e ninguém se preocupa com a dor e a causa dessas mulheres. É verdade, é desse jeito mesmo. Mas quer saber? Ainda bem que isso aconteceu em um “lugar feito para bacanas” porque sendo dessa forma, o caso teve a repercussão que mereceu e o covarde agressor terá de responder pelo que fez. Isso poderia acontecer com qualquer uma de vocês, meninas, qualquer uma mesmo. E aí? Vocês não gostariam que o caso fosse mostrado? Será que se fosse o braço de alguma de vocês, vocês ficariam expondo suas opiniões em redes sociais dessa mesma forma que estão fazendo? Acho que não. Todos nós merecemos um olhar mais carinhoso das autoridades, sendo pobres ou “Bacanas”. Isso também é preconceito, sabia? Óbvio que a violência contra a mulher deveria ser combatida em todas as classes sociais, e vocês deveriam ficar felizes, pois se isso não tivesse tomado essa proporção, qualquer uma de vocês poderia ser a próxima vitima.

  3. O interesse em torno da agressão à garota foi gerado tão somente por ter acontecido no coração da Zona Sul…

    Sua análise é simplista. O interesse maior decorreu em virtude das imagens. Fazendo um exercício de reflexão-suposição: se o outro caso citado, o do estupro, tivesse imagens? Agora uma reflexão-fato: a repercussão que ocorre quando há brigas de estudantes de escolas públicas COM IMAGENS?

    Vê-se que a IMAGEM é o norteador do interesse, não o local.

  4. A diferença entre o caso Rhanna e os demais narrados no post  acima não é o dinheiro  e sim a coragem de se expor e divulgar na midia a violência sofrida. Isto não depende da classe social, porque a internet é disponível a todos.  A Prefeitura de São Paulo disponibiliza computadores com acesso a internet para a população carente… ou seja, qualquer vitima de abuso ou violência pode sim divulgar a todo o pais o crime do qual foi vítima. Entretanto, muitas pessoas não tem essa coragem. O que a difere dos demais não é o dinheiro e sim a coragem de se expor e tentar, com isso, servir de exemplo.

  5. Eu li varios comentarios, tem muitos que é uma falta de discernimento absurdo, tem gente querendo ver o resto do video (porque aquele só interessa a vitima), pelo amor de Deus o video mostra puramente o que aconteceu, a abordagem abrupta, e a reação da garota, tem gente que ta dizendo que era pra ela ter chamado um segurança (ninguem chama um segurança por esta sendo importunada atravez de uma cantada) chamar o segurança seria apos a agressão, e como a menina com o braço quebrado em dois lugares iria chamar alguem? E ainda tem gente dizendo que era pra ela ter ficado em casa kkkk (porque só assim, não sofreria a agressão) kk MAS RESPEITO TODOS (e o jeito.kk)
    Mas sobre o texto do BG, sabemos de milhares de agressões sofridas contra as mulheres, mas o que me deixou estarrecido foi a forma babaca da agressão, causada por um "lixo" de classe média, que foi mau educado e disciplinado pelos pais. E a vitima valendo de suas condições financeiras esta fazendo o certo, causando um estardalhaço na vida dele, e mostrando pra todos dessa "classe" que não é assim que a banda toca, por isso se for pra ser mostrando na CNN que mostre, porque a voz de RHANA é a voz de muitas mulhres, e se uma pode denunciar e mostrar na midia porque tem dinheiro, ela faz por si, e indiretamente pra toda classe feminina. Por isso discordo do blog.

  6. O que mais impactou, e consequentemente levou a grande repercussão, foi o vídeo mostrado. Caso não tivesse registro do ocorrido seria "apenas" mais um caso de agressão contra mulher e o assunto ia parar nas estatísticas frias. Como dizem… "Uma imagem vale mais que mil palavras (números). E tenho a certeza que se qualquer mulher que fosse agredida tivesse o registro que ocorreu a repercussão seria a mesma.

    Abraço BG e parabéns pelo trabalho.

  7. O público fútil que assiste o Big Brother Brasil é o mesmo público que tá levando esse caso besta ao extremo kkkkk vao levar ao Fantastico agora é? ô coisa chata! Agora essa cidade só vai respirar isso? Já tá começando a ficar chato esse repeteco desse caso que todo mundo ja sabe. Esse caso dessa menina "rapaz quebra braço de garota na boate" é uma grande mer…! Assim como o BBB é outra grande mer…! Mas existe uma diferença: no caso do BBB realmente é o povão que participa, vibra e também decide. Já no caso besta dessa moça (igual a tantos outros no Brasil, por isso que eu digo que é besta), quem vai decidir nem sou eu, nem voce, nem o povão e nem a sociedade brasileira, por mais que se agitem as bandeiras. Por isso também que eu digo que esse bafáfá todo é uma futilidade muito grande. Meu povo, caso voces não saibam, nós temos uma legislação penal e temos uma pessoa que vai julgar. Essa pessoa é um Juiz de Direito, o qual, se honrar mesmo a profissão, não vai se deixar levar pela emoção e nem pela pressao da sociedade, e vai decidir conforme mandam os Códigos, o povão achando ruim ou bom pouco deve importar. Porque na hora em que um Juiz decidir pela emoção (que é o que a maioria de voces, publico expectador, está fazendo, sem conhecimento nenhum de leis), aí o Brasil deixa de ser democracia (Estado Democrático de DIREITO) e vira uma ditadura onde o ditador é a sociedade. Vc vai lá abre o Codigo Penal e vê lesao corporal grave – reclusao de 1 a 5 anos. Vê lá no Codigo quais as condições que dizem se a pena vai ser de 1 ou de 2 ou de 3 anos. Enfim, no caso dessa moça, o Codigo lista somente duas dessas seis condições, então a pena obviamente será de 2 anos. Vai ter direito a substituir por cesta básica e etc? Não vai, porque o Codigo é claro que quando há violencia, nao pode haver essa substituição. E então ele vai ficar preso no regime fechado? Claro que nao, o Codigo é bastante claro que regime inicial fechado só quando a pena for de 8 anos p/ cima. Por isso que voces vêem tanto marginal solto no Brasil. É por isso. Então como vai ser a sentença judicial? anotem aí e parem com esse agito que já tá enchendo o saco. 2 anos de reclusao iniciando no regime aberto (fica 2 anos sem poder sair de noite para lugar nenhum, nem bar, nem boate, nem carnatal etc e tal). Se Natal tiver alguma prisao-albergue (gostaria de saber ate se tem) é lá onde ele vai cumprir a pena, podendo sair de lá toda vez que for p/ faculdade ou trabalhar e tendo a obrigação de lá se recolher de noite. Aí fica esse bafáfá todo aí de voces, eu hein. Que coisa mais chata. E digo mais: se recorrerem da sentença, o Tribunal de Justiça do RN até hoje nunca mandou ninguem p/ cadeia (leia-se: regime fechado) por conta de lesao corporal grave. Mas o tribunal nao tá decidindo errado nao, tá somente seguindo o que manda a legislação penal brasileira, a qual por sinal foi votada pelos deputados e senadores que nós elegemos. Então ninguem pode achar ruim um julgamento desses. Agora essa perda de tempo de ainda levar esse caso ao fantástico, vou te contar viu, é muita gente besta que vai assistir, é por isso que somos uma nação subdesenvolvida, onde a emoção (torcida) domina a razão (as leis)!

    1. O BRASIL TEM LEIS DEMAIS, TANTAS QUE UMAS TIRAM O EFEITO DAS OUTRAS, ENTÃO, O PROBLEMA NÃO É LEI, E SIM O NÃO CUMPRIMENTO DELAS, E A NÃO EXISTÊNCIA DE LUGARES ONDE ESSAS PENALIDADES SEJAM CUMPRIDAS.

      SABEMOS QUE MORAMOS NO PAÍS DA PIADA PRONTA E TUDO ACABA EM PIZZA, OU CHOPP, COMO QUEIRAM.

      O QUE É PRECISO É EXISTIR UMA POLÍTICA DE TOLERÂNCIA ZERO, ONDE  AS PESSOAS SAIBAM ONDE E COMO PODEM SER PUNIDAS, E QUE DE FATO SEJAM.   ONDE POLÍTICOS, QUE NÓS ESCOLHEMOS, SÓ POSSAM SER POSTOS À PROVA NUM PLEBISCITO SE ELES TIVEREM PREPARO,  CONDUTA ILIBADA E ANTECEDENTES CRIMINAIS AVALIADOS, ISSO TB PRA JUÍZES, ADVOGADOS, MÉDICOS, POLICIAIS, ETC.. POIS SE NÃO FOR ASIM, FICA TUDO COMO MER.. N´ÁGUA.

    2. Qual a relação entre um caso de agressão e o BBB? Morri de rir agora!

  8. Sinceramente, discordo plenamente da opiniao do Blog.
    Claro que o fator socio economico dos envolvidos contou, e muito, para a repercussao do caso, mas, como alguns abaixo comentaram, inclusive o Prof. Joao Maria Fraga, acho que essa é uma forma de divulgacao e combate a esses atos que na maioria das vezes continuam impunes!
    Acho corretíssimo e apoio totalmente a coragem e a atitude de Rhanna, ela é uma das poucas que têm a coragem de falar e pedir por justica, nesse país!

    1. Discordo desta opinião acima. Coragem de se falar e pedir por justiça muita gente tem. E nesse caso de Rhanna contou sim o poder e padrão social.

  9. Eu concordo com a opinião do Blog!!

    Alguém aqui por um acaso lembra do caso da estudante Maria Luiza, de apenas 15 anos de idade, morta brutalmente em 2009? Seu corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição em um lixão próximo a Cidade da Esperança… e com vestígios de que a mesma foi assassinada com requintes de crueldade?

    Alguém lembra??? Houve ao menos um terço desta repercussão?

    E o assassino??? Cadê? 

    Infelizmente, a família da Maria Luiza não tem a mesma influência política que a família da vítima em questão.

    Eu realmente fico espantada com a repercussão que este caso está tomando!!

    Sou mulher também!!! Logicamente sou conta violência a mulher!! Mas tb sou contra àquelas que a provocam!! 

    Não é pelo fato da gente ser mulher, que nos dá o direito de provocar alguma discussão e achar que nada irá nos acontecer!!

    O mundo é feito de pessoas estranhas. No final das contas, a condenação do rapaz não apagará as cicatrizes desta moça…. tudo isto poderia ter sido evitado!! 

    Estes dois jovens vão arcar com as consequências de suas atitudes…. por algo tão bobo….

  10. "Será que a menina que foi importunada tem que ir tomar satisfação porque o cara foi grosseiro e descortês em vez de chamar a segurança ou ate mesmo a policia para falar o que aconteceu?"

    Rhanna, nunca foi tomar satisfação com ninguém. Você viu mesmo o vídeo? Rômulo ficou segurando o braço dela o tempo todo e quando ela tentou sair de perto dele, ele quebrou o braço dela.

    Então eu penso:

    Será que, segundo seu ponto de vista, não seria melhor ela ter ficado em casa e ter evitado ser agredida gratuitamente?

    Fala sério, né?! ¬¬

    E graças a Deus que pelo menos ela, de todos os casos que você relatou, teve a atenção da mídia e a indignação da sociedade. Porque não é uma menina da Zona Sul que foi agredida, mas uma mulher que estava vivendo sua vida que foi abordada e agredida gratuitamente. Ela tem a oportunidade de representar as vozes de todas as mulheres que até agora não foram ouvidas.

    Questionamento sobre Zona Norte e Zona Sul é tão fora de contexto que beira o ridículo. Ultrapassado demais…

    Todos os dias vemos nos jornais crimes cometidos na periferia das cidades e pasme! Essas notícias têm repercussão.

    Não a violência. Não a tentativa de propagar a ignorância!

    Sim, é revoltante saber que pessoas ainda questionam a gravidade do caso. Sim, é revoltante ouvir pessoas julgar seo caso  merece toda a atenção da mídia. E o mais revoltante é saber que mesmo depois de tudo ter sido mostrado no vídeo, as pessoas ainda questionam se foi agressão ou se foi culpa dela.

    1. Bem, eu assisti um pedacinho do vídeo… apenas a parte que interessa a vítima… 

      Pq não mostramos o vídeo completo????

    2. Essa observação jamais diminui a atitude do agressor. Mas fica a pergunta: Onde está o resto do vídeo?

    3. Deus me livre estar defendendo o agressor. Mas concordo com o Blog quando ele questiona: "Porque Rhanna não saiu pra chamar um segurança?". No vídeo dá pra ver que ela joga algo (bebida?) e bota a mão na camisa dele. Pra que isso? Vira as costas. Você faria isso com um desconhecido em uma favela? Não né? Então pra que fazer isso na boate? O sentimento de perigo é menor?

      Toda vez que acontece um caso assim em famílias de poder e padrão social elevado, todo mundo diz que é "a oportunidade de representar as vozes de todas as mulheres". Sinceramente, nunca vi isso funcionar. De cima pra baixo não funciona. As coisas funcionam de baixo pra cima. Só o caso dela está sendo resolvido, outros milhares continuam parados na justiça.

  11. Discordo…acho que a questão foi o vídeo:  é fato que uma imagem impressiona muito mais do que os numeros frios com os quais, infelizmente, ja estamos habituados a conviver. A moça está de parabéns por levantar a questão, e tendo ou não agindo certo ao discutir com o rapaz, não "merecia" o que aconteceu não. Era homem, era maior que ela, logo, foi covarde e tem que pagar.

    1. Ana, no texto fala exatamente isso. Nada justifica. O que colocamos em questão é que se fosse com Maria lá das quintas ninguém estava nem falando. Obrigado por comentar

  12. O fator sócio-econômico que está contido neste caso, sem dúvidas vai levar o assunto até a lua, se for possível. Mas o que dizer desses jovens, que teoricamente, tiveram e têm mais condições, oportunidades, bom estudo e boa criação? Eu digo, fúteis, banais, pueris.
    Brasileiro não tem memória, nem escrúpulos, logo mais tá tudo esquecido, tudinho mesmo. Assim como o lalau, o mensalão, os desvios de verbas da saúde e das merendas,  e tantos outro fatos que nos chocam e comovem por um tempo, depois viram lenda.
    Questão de tolerância zero é o que precisa a população brasileira, pois ambientes, companhias e horários promíscuos só existirão se quisermos fazer parte disso, não sejamos coniventes com o inconsciente coletivo.
    Hoje não se vê mais os jovens pedir abênção aos mais velhos, não se tem mais o ensino de EDUCAÇÃO, MORAL E CÍVICA, o Ensino Religioso também deixado de lado, sequer o Hino Nacional é cantado nas Escolas, exceto em jogos da Seleção.

  13. Respeito sua opinião, mas acho totalmente equivocada. Essa repercussão todinha está sendo feita pela própria vitima, e corretíssima. Infelizmente, a maioria se cala diante de agressões contra a mulher, por isso muitas vezes a justiça não é feita. Admiro totalmente a força que a garota tem. Felizmente, pela grande publicidade que tem feito a Rhanna, muitas pessoas se sensilibirazam diante da sua situação, e assim ajudam a divulgar a situação que esse MONSTRO causou. Portanto, isso poderia ter acontecido em qualquer local, não tem nada com classe social ou tipo de ambiente. O que vale é a ATITUDE , como disse, que por muitas vezes as pessoas se calam.

  14. Caro amigo , de fato a notícia teve maior abrangencia provavelmente pelas condição socio economica dos envolvidos , entretanto a questão não reside na orígem desses jovens mas sim na oportunidade de levantar o debate sobre a violencia contra a mulher que tem raízes históricas apesar do 8 de março/ de 1975 ano internacional da mulher pela onu /da pilula anticoncepcional /direito ao voto e lei maria da penha… Independente das circunstancias do fato eis uma oportunidade impar de fazer um debate interessante e punir exemplarmente o agressor assim como nos outros casos citados pelo amigo. Professor João maria Fraga ex professor da vítima e leitor assíduo do seu blog.

  15. Simplesmente o fato de ter sido divulgado um vídeo sobre o assunto, ajudou a da todo esse ''bafafa'' que se deu… não precisa mas nem de julgamento, o agressor ja ta condenado pela população… isso tudo pq uma imagem vale mais do que mil palavras…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Allyson acusa RN de “calote” por dívida de R$ 10,8 milhões e Cadu devolve com dívida de R$ 50 milhões

Imagens: Reprodução/Instagram

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, não poupou críticas nesta segunda-feira (8). Ele denunciou que o Governo do Estado deixou de repassar R$ 10,8 milhões nas últimas duas semanas, incluindo valores de Fundeb, ICMS, IPVA e multas de trânsito. Para Allyson, a falta de pagamento é um “calote” e lembrou: “é do município, não é favor”.

Segundo a prefeitura, os valores atrasados são: ICMS – R$ 3,75 milhões; Fundeb – R$ 2,24 milhões; IPVA – R$ 1,19 milhão; e multas (Renainf) – R$ 3,65 milhões. O atraso compromete salários de professores, manutenção de serviços e despesas básicas da administração, deixando a cidade no sufoco.

Do outro lado, o secretário estadual da Fazenda e pré-candidato ao Governo, Cadu Xavier, rebateu a acusação. Ele garantiu que todos os municípios vão receber os repasses de ICMS e Fundeb até quarta-feira (10), incluindo os atrasados, mas não perdoou: lembrou que a Prefeitura de Mossoró deve mais de R$ 50 milhões à Caern e cobrou responsabilidade fiscal.

Em tom irônico, Cadu completou: “Prefeito, economiza mais um pouquinho de papel e combustível para ver se consegue botar a conta d’água em dia”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Dino aciona PF contra uso suspeito de emendas Pix: 72 milhões sob investigação

Foto: Divulgação

O ministro do STF Flávio Dino ordenou, nesta segunda-feira (8), que a Polícia Federal investigue um quadro generalizado de irregularidades em emendas Pix em 19 municípios e no estado de Santa Catarina. A decisão vem após auditoria da CGU apontar falhas graves, falta de transparência e indícios de crimes na execução de R$ 72,3 milhões em recursos federais.

O relatório da Controladoria-Geral da União revelou que nenhum dos 20 entes federados analisados cumpriu as exigências legais. Entre os problemas estão superfaturamento, pagamento por serviços não realizados e descumprimento dos planos de trabalho. Dino alertou que a situação demonstra uma “grave afronta às decisões do STF” e um padrão de ilegalidades no uso de bilhões do Orçamento da União.

Além da investigação da PF, o ministro determinou que a CGU apresente, em até 30 dias, planos de auditoria para emendas parlamentares de todo o país referentes a 2026. A AGU, por sua vez, terá 60 dias para entregar o primeiro relatório sobre indícios de irregularidades. Dino citou ainda que processos em andamento envolvem órgãos como Codevasf, DNOCs, secretarias estaduais e municipais, empresas e ONGs.

O ministro também reforçou regras de transparência para emendas de bancada e de comissão usadas na saúde. Agora, só será permitido o pagamento de pessoal mediante divulgação mensal de valores e servidores remunerados, em contas específicas e rastreáveis. A medida segue após o Congresso autorizar, em novembro, que essas emendas financiem despesas de pessoal — um passo que deixou o TCU de cabelo em pé.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Tarcísio fecha com Bolsonaro e promete apoio total a Flávio: “Lealdade é inegociável”

Foto: Paulo Guereta/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deixou claro nesta segunda-feira (8) que segue firme ao lado de Jair Bolsonaro e que vai apoiar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida presidencial de 2026. Depois de ser cogitado como possível substituto do ex-presidente, Tarcísio afirmou que a decisão de Bolsonaro é “respeitada” e que sua lealdade ao líder da direita “não se negocia”.

Segundo o governador, ele e Flávio conversaram na última sexta-feira, quando o senador confirmou a pré-candidatura. Tarcísio afirmou que o filho mais velho de Bolsonaro poderá contar com seu suporte e lembrou que a oposição reúne outros nomes fortes, como Romeu Zema e Ronaldo Caiado, reforçando o bloco que pretende derrotar o PT nas urnas.

Tarcísio disse que Flávio assume uma “grande responsabilidade”: discutir o futuro do país e enfrentar problemas como desigualdade, crise fiscal e a perda de liderança nacional. Para ele, será preciso construir um projeto consistente e, principalmente, “afastar o que está aí, que não deu certo”, em referência direta ao governo Lula.

Assista:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio crava na CNN: “Meu plano econômico é retomar a gestão Bolsonaro” e começa a montar time com ex-ministros

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) já acelerou os preparativos da pré-campanha presidencial e começou a recrutar ex-ministros e ex-secretários do governo Jair Bolsonaro, com foco total na economia. A CNN apurou que Paulo Guedes, o “posto Ipiranga” da gestão passada, tem sido consultado com frequência — sinal claro de que o projeto é retomar a agenda econômica bolsonarista a partir de 2027.

Em entrevista ao canal, Flávio foi direto: pretende dar continuidade ao que funcionou na economia entre 2019 e 2022. Ele destacou que conversa apenas com quem “iniciou o caminho do Brasil para a prosperidade”, numa referência às mudanças feitas no período Bolsonaro, como a reforma da Previdência, a autonomia do Banco Central e o superministério da Economia comandado por Guedes.

O pré-candidato lembra que, apesar da pandemia, o governo Bolsonaro criou o auxílio emergencial — que chegou a R$ 600 para os mais vulneráveis — e liberou recursos para sustentar empregos e empresas.

O período também registrou inflação alta, com o IPCA chegando a 10%, em um cenário global pressionado, mas que hoje é usado como munição política pelos adversários.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Brasil lava as mãos sobre Maduro e Amorim compara possível ação dos EUA a “novo Vietnã”

Foto: Reprodução

O governo Lula decidiu ficar de fora da pressão internacional contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o assessor especial Celso Amorim afirmou que o Brasil não vai pedir, nem sugerir, que Maduro deixe o poder. Segundo ele, qualquer renúncia teria de partir “exclusivamente” do próprio venezuelano — posição que reforça o alinhamento histórico do PT aos regimes autoritários da região.

Amorim ainda criticou a possibilidade de intervenção dos Estados Unidos, dizendo que isso poderia transformar a América do Sul em uma “zona de guerra” e gerar um conflito comparável ao Vietnã. A fala ignora o colapso humanitário causado pelo chavismo, que já jogou milhões de venezuelanos em fuga pelo continente, inclusive rumo ao Brasil.

Questionado sobre um eventual asilo para Maduro, Amorim não descartou a possibilidade de que o ditador possa escolher o Brasil como rota de fuga, embora tenha dito que não queria “incentivar” especulações. Ele citou que o asilo político é uma “instituição latino-americana”, usada por figuras de “direita e esquerda”. Outros possíveis destinos seriam Rússia, Turquia e Catar — todos regimes alinhados a autocratas mundo afora.

Enquanto isso, Lula mantém distância pública do aliado. O petista, que em 2023 chamou a ditadura venezuelana de “narrativa”, agora evita até mencionar Maduro. Analistas apontam que receber o ditador no Brasil, a menos de um ano das eleições municipais, seria um desastre político para o governo, reforçando o desgaste de Lula com a opinião pública e alimentando o discurso da oposição de que o PT apoia regimes autoritários.

Opinião dos leitores

  1. Eleição fraudada na Venezuela.
    Isso não está golpe?
    Esperar que o ditador saia por conta própria?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

União Brasil expulsa ministro de Lula: Sabino cai por “infidelidade” e diz que segue de cabeça erguida

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O União Brasil bateu o martelo nesta segunda-feira (8) e expulsou o ministro do Turismo, Celso Sabino, por infidelidade partidária. A cúpula da sigla não engoliu o fato de Sabino, deputado federal licenciado, ter ignorado a ordem do partido para deixar o governo Lula em setembro — e decidiu arrancá-lo de vez dos seus quadros.

A expulsão já tinha aval do Conselho de Ética do partido. Desde outubro, Sabino estava praticamente fora do jogo: afastado das decisões internas e destituído do comando do diretório regional do União Brasil no Pará. A sanção agora apenas oficializa o rompimento.

Sabino ainda não comentou a decisão desta segunda. Em entrevista no mês passado, porém, garantiu estar “de consciência tranquila”, dizendo que não cometeu erro algum ao contrariar a orientação para romper com o governo petista. “Não devo nada para ninguém e sigo de cabeça erguida”, afirmou à época.

A queda do ministro aprofunda o desgaste entre o União Brasil e o Palácio do Planalto, revelando mais um capítulo da instabilidade da base de apoio de Lula — que já sofre para segurar aliados e entregar votos no Congresso.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

HAPVIDA solta nota e diz que denuncia da família de paciente sobre alimentação e assistência não procede

Foto: Reprodução

O Hapvida soltou nota nesta segunda-feira (8) negando as denúncias feitas pela família de uma idosa de 88 anos internada em uma das unidades do plano em Natal. Parentes procuraram o Blog do BG no domingo (7) relatando alimentação servida no chão, falta de soro por mais de 12 horas, ausência de analgésicos mesmo com dor, sangramento sem revisão médica por 48 horas e refeições inadequadas para a intolerância à lactose da paciente.

Imagem enviada por familiares da idosa de 88 anos. | Foto: Cedida

A empresa afirma que “não reconhece” nenhuma das situações denunciadas e garante que o hospital possui áreas adequadas para alimentação, além de assistência contínua, equipe de enfermagem presente e visitas médicas regulares.

Segundo a nota, não houve falha no atendimento e o quadro descrito pela família “não procede”.

O Hapvida diz ainda que está em contato com os familiares para “acolher, escutar e prestar esclarecimentos”, reforçando o discurso de compromisso com segurança, respeito e cuidado aos usuários.

A família, por sua vez, segue cobrando providências imediatas da direção e dos órgãos de fiscalização diante do que classifica como “condições indignas e insalubres”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Alerj peita Moraes e aprova soltura de Bacellar, preso por vazar operação da PF

Foto: Alerj

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) decidiu, nesta segunda-feira (8), derrubar a prisão do próprio presidente da Casa, Rodrigo Bacellar. Mesmo sob ordem do ministro Alexandre de Moraes, a maioria dos deputados votou pela revogação da detenção, em votação aberta e com quórum mínimo garantido. O placar terminou em 42 a 21, com duas abstenções. Agora, a caneta final é do Supremo Tribunal STF.

A decisão confirmou o que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia aprovado mais cedo, por 4 a 3, e será enviada ao Diário Oficial antes de seguir para o STF. Bacellar foi preso preventivamente pela Polícia Federal na semana passada, acusado de vazar informações sigilosas para ajudar o ex-deputado TH Joias, também preso.

A sessão foi tensa. Um bate-boca interrompeu os trabalhos por mais de 20 minutos, depois que a deputada Dani Monteiro chamou o dia de “triste para o Parlamento”, desrespeitando o acordo que limitava os discursos. Parlamentares reagiram na hora, e o PSOL acusou a “tropa do Bacellar” de tentar calar a oposição.

Bacellar é suspeito de avisar TH Joias sobre operações da Justiça. Segundo as investigações, o ex-deputado atuava em parceria com o crime organizado no Complexo do Alemão, negociando drogas, fuzis e até armas antidrones. Um dos deputados, Rafael Picciani, se absteve da votação por conflito de interesse, já que também é citado em apurações do STF.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flexibilização de uso de armas abriu caminho para desvio de pistolas, diz estudo

Foto: Polícia Federal

Um estudo do Instituto Sou da Paz afirmou que a liberação da pistola 9 mm em 2019 — durante o governo Bolsonaro — aumentou a presença desse calibre nas mãos do crime, especialmente no Sudeste. Segundo o relatório, as apreensões desse tipo de arma mais que dobraram entre 2018 e 2023, saltando de 2.995 para 6.568 unidades. O levantamento reúne dados de SP, RJ, MG e ES.

No período analisado, a 9 mm deixou de ser um calibre raro e virou o segundo mais apreendido do país, representando quase 19% das armas industriais retiradas das ruas. O Sou da Paz associa o avanço ao aumento de compras por CACs, permitido em 2019. O instituto fala em dois tipos de desvio: o “de boa-fé”, quando a arma legal é roubada, e o “de má-fé”, quando alguém compra para entregar ao crime — ambas situações facilitadas por regras frouxas e pouca fiscalização.

O relatório também cita medidas adotadas pelo governo Lula, como o recadastramento nacional de armas e a volta da restrição da 9 mm às forças de segurança. Desde 2023, a fiscalização dos CACs passou do Exército para a Polícia Federal. Mesmo assim, apenas seis estados contam com delegacias especializadas no combate ao tráfico de armas, um gargalo que continua abrindo espaço para o mercado ilegal.

O estudo ainda aponta um dado preocupante: as apreensões de armamento pesado — fuzis, metralhadoras e submetralhadoras — cresceram 55,8% no Sudeste. O Rio de Janeiro segue isolado na liderança, com 3.076 fuzis tomados do crime, mais que o dobro das apreensões registradas nos outros três estados somados.

Opinião dos leitores

  1. O Instituto Sou da Paz recebeu R$ 12,8 milhões em 2022. Desse valor, dois terços vieram de fora do Brasil. Em valores absolutos, a receita quase dobrou em uma década: em 2012, o valor fora de R$ 6,8 milhões.

    Dentre os financiadores do Sou da Paz estão o Itaú, a Gol, e o governo do Estado de São Paulo — além da onipresente Open Society, da Fundação Ford e da Fundação OAK, todas com sede no exterior. A diretora-executiva do Sou da Paz, a advogada e socióloga Carolina Ricardo, foi Consultora do Banco Mundial e do Banco Internacional de Desenvolvimento. 👺São pagos pra acompanhar as pautas da esquerda. 💩💩💩

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CAIÇARA DO RIO DO VENTO: Gestão Ceiça Lisboa entrega maior recuperação viária da história da Serra da Gameleira e Pião

Foto: Divulgação

A gestão da prefeita Ceiça Lisboa está promovendo um marco histórico na mobilidade rural de Caiçara do Rio do Vento: pela primeira vez, os acessos das estradas vicinais da Serra da Gameleira e da comunidade do Pião estão sendo totalmente recuperados. Ao todo, 17 km de vias foram revitalizados, garantindo mais segurança, visibilidade e qualidade de vida para a população.

Com um investimento superior a R$ 700 mil, a obra representa a maior intervenção já realizada nessas localidades, beneficiando agricultores, famílias, estudantes e todos que dependem diariamente desse trajeto para se conectar à sede do município.

Foto: Divulgação

A ação facilita o escoamento da produção rural, melhora o transporte escolar e reforça o desenvolvimento das comunidades da serra, que aguardavam há décadas por melhorias estruturais.

“É a sensação de um sonho se realizando. Esta obra vai trazer mais qualidade de vida e segurança para todos que trafegam por aqui. A última obra realizada nessa serra foi ainda na década de 80, quando meu pai, Etevaldo Lisboa, era prefeito e fez o calçamento da serra. Hoje, estamos podendo alargar todo aquele acesso, garantindo um caminho mais seguro e estruturado para nosso povo.” Destacou a prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *