Ceará vai pagar salário mínimo a universitários

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou uma lei nesta quarta-feira, 16, em que regulamenta o pagamento de um salário mínimo (R$ 937) para universitários vindos da rede pública de ensino. Eles receberam o valor durante os seis meses iniciais do curso ou meio salário ao longo do primeiro ano.

Para terem direito ao benefício, os alunos precisam ter cursado o ensino médio na rede pública, além de serem membros do programa Bolsa Família e terem recebido uma nota média igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira etapa, a legislação vai custear mil alunos já matriculados em universidades públicas.

O anúncio do programa, batizado de Avance – Bolsa Universitário, foi feito por Santana durante transmissão ao vivo na página oficial do governo do Ceará pelo Facebook. “Esta é uma importante conquista para a educação do nosso Estado. Estou muito feliz com este momento. Quero dizer a todos os alunos do Ceará que não desistam do sonho do curso superior”, disse o governador.

Outras leis

Santana ainda sancionou a lei que implementa no Ceará a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema de educação e formação a distância, com a criação e manutenção de polos presenciais. Na mesma transmissão, respondeu a questionamentos de internautas e foi cobrado quanto à nomeação de novos professores para a Universidade Regional do Cariri (Urca). “Vamos fazer. Já nomeei professores para duas instituições, agora vou nomear os da Urca. Mesmo neste momento de crise econômica que o Brasil vive, de seca no Ceará, temos compromisso com a educação.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Assis Alves disse:

    Mais uma bolsa, compra votos…
    Só serve para fazerem politicagem barata, ou seja nem sempre a pessoa que vai receber precisa de fato, pois com certeza para conseguir se inserir no programa vai ter que possible um alto QI"quem indicou"…

  2. ClodoaldoDF disse:

    A prioridade do estado deve ser no seu papel constitucional de ensino médio, ou se quiser investir em educação , invista na base. Infelizmente por questão eleitoreira, para buscar voto em alunos eleitores, ficam trabalhando ensino superior, um baita populismo atrás de voto, com baixa eficácia do retorno do investimento!

  3. Ceará Mundão disse:

    Sem qualquer retorno ou contrapartida é assistencialismo barato e não resolve nada. É preciso educar nossos jovens, valorizar o mérito e o esforço. Essa bolsa poderia até valer por mais tempo desde que fosse condicionada à real necessidade e a algum tipo de ação do beneficiário.

  4. gregório disse:

    Parabéns, este é o prêmio que os alunos que almejar e desejar pra não virar desocupados…

  5. Degrasse Tyson disse:

    Parabéns, precisamos de tais ações e com mais frequência.

  6. Leitor disse:

    Posso estar totalmente errado, mais vejo isso como mais uma forma de retirar dinheiro público e não ser fiscalizado. Qual o propósito em fazer isso ? De onde virar o recurso? Se reclama tanto que UF's não tem dinheiro para pagar os servicos.

  7. Rogério Azevedo disse:

    Desculpe discordar, mas isso é assistencialismo sem garantia de retorno. Atitude populista irresponsável. Dar esse recurso não garante nada ao aluno, apenas vicia em receber sem ter que corresponder.
    Será muito mais rico e proveitoso se esse mesmo aluno tiver garantido duas refeições por dia e um alojamento para dormir, tomar banho e estudar. Tendo essa garantia até o final do curso se conseguir manter aprovação em todas as matérias, sem reposição, com notas boas, acima de 6 (seis).
    Assim estaria o Governo do Ceará ensinando a pescar e não dando o peixe.
    O que esse aluno que foi viciado em receber sem ter que dar nada em troco vai ser quando sair da faculdade? Ninguém dá emprego a quem só quer receber salário sem produzir, salvo, a militância petista encostada em cargos públicos e sindicatos.

    • IB disse:

      A historia mostra que essas medidas "populistas" dão retorno a longo prazo, não só no Brasil mas em qualquer país de primeiro mundo que adota isso. O que não funciona é essa baboseira neoliberal que só aumenta a pobreza e a concentração de riqueza nas mãos de pouca gente e não promovem desenvolvimento algum pra sociedade.

    • Rick disse:

      Leia sobre as idéias de Mlton Friedman antes de falar sobre 'neoliberalismo'.

  8. lucio disse:

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

COMENTE AQUI