Central de Transplantes registra a quarta doação de órgãos em 2014

A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou na noite de ontem (16) a quarta doação de órgãos do ano de 2014. A doação, de múltiplos órgãos, vai beneficiar três receptores residentes no Estado.

A captação aconteceu na manhã de hoje (17) e os transplantes devem ocorrer nas próximas horas. Rins e fígado já estão a caminho dos hospitais onde serão transplantados, e o coração será enviado ao Banco de Válvulas Cardíacas, localizado em Curitiba, no Paraná, onde as válvulas serão retiradas e transplantadas.

“Mesmo estando muito abalados com a perda do ente querido os familiares aceitaram fazer a doação, um ato solidário que vai salvar vidas”, explica a Coordenadora da Central de Transplantes do RN, Artenise Revoredo. Das quatro doações de órgãos sólidos registradas este ano, duas foram doações de múltiplos órgãos.

Em 2013 foram realizados, no Rio Grande do Norte, 52 transplantes de rins, 174 de córneas, 78 transplantes de medula óssea e três transplantes de fígado. Para o ano de 2014 a Central de Transplantes espera aumentar o número de doações através do investimento na educação continuada, direcionada aos profissionais das unidades hospitalares e à população em geral, como também intensificar o trabalho com os profissionais que abrem os protocolos de morte encefálica e realizam o diagnóstico que resulta na notificação do óbito e possibilita a entrevista familiar que visa a doação.