Chico Buarque, Bresser-Pereira, Juca Kfouri, Gregorio Duvivier, Casagrande e personalidades apresentam à Câmara pedido de impeachment de Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR

Um novo pedido de impeachment que acusa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de praticar crimes de responsabilidade será encaminhado nesta terça (14) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O documento de 133 páginas conta com o apoio de nomes como o cantor Chico Buarque, o ex-jogador Walter Casagrande, o economista Bresser-Pereira e o padre Júlio Lancellotti.

Numa extensa lista de supostos crimes de responsabilidade praticados pelo presidente, o pedido de impeachment cita ataques contra a imprensa, direcionamento ideológico de recursos no audiovisual, más condutas na área ambiental e atuação falha do governo durante a epidemia da Covid-19.

“As políticas de saúde foram severamente afetadas pela atuação criminosa de Jair Bolsonaro. Além da desarticulação do Sistema Único de Saúde (SUS), que já vinha sendo posta em prática no primeiro ano de gestão, a pandemia da Covid-19 escancarou o desprezo do atual governo pela proteção à saúde da população”, diz o texto.

O documento conta com a adesão das entidades Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento Negro Unificado (MNU), União Nacional dos Estudantes (UNE), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), ISA — Instituto Socioambiental, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

A iniciativa solicita a suspensão das funções presidenciais de Bolsonaro e que ele seja submetido ao julgamento de impeachment, a fim de que seja destituído do cargo e perca o direito de exercer funções públicas.

Veja, abaixo, a lista de signatários do pedido de impeachment:

Chico Buarque de Hollanda

Deborah Duprat

Mauro Menezes

Kenarik Boujikian Felippe

Eduardo Alvares Moreira

Caroline Proner

Padre Júlio Renato Lancellotti

Fernando Gomes de Morais

Iago Montalvão Oliveira Campos

Laís Bodanzky

Lucélia Santos – Maria Lucélia dos Santos

Herson Capra Freire

Dira Paes – Ecleidira Maria Fonseca Paes

Gregorio Byington Duvivier

Marlui Nobrega Miranda

Susana Mara da Silva Lira

Olivia Byington

Carlos Henrique Latuff de Souza

Paula Villela Barreto Borges

Walter Casagrande Junior

Marta de Souza Sobral

Vera Helena Bonetti Mossa

Juca Kfouri – José Carlos Amaral Kfouri

Milton Rodrigues Leite

Maria Clara Salgado Solberg

Ana do Amaral Mesquita

Marcelo Giatti Tieppo

Vitor Mauricio Ruiz Guedes

Marcos Antonio de Oliveira Teixeira

Franklin Siqueira

Carlos Orletti

Ludimilla Santana Teixeira

Patrícia Pontes Zaidan

Gisele Figueiredo Silva

Luciana Boiteux

Rita Maria de Miranda Sipahi

Dora Aparecida Martins

Lenora Canini Avila

Maria das Dores do Rosário Almeida Durica Almeida

Zuleica Campagna

Janete Maria Góes Capiberibe

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. César Augusto de Oliveira Paiva disse:

    A burguesia está enlouquecendo com o crescimento do presidente Jair Bolsonaro que amplia a cada dia sua vantagem sobre todos os seus opositores que se juntarem todos ainda leva uma surra de fazer vergonha, acabou a mamata da Rede Globo Lixo de televisão, acabou a mamata dos artistas parasitas e bosais com o fim da lei ruanê que financiava toda merda , acabou o dinheiro fácil da corrupção aí a choradeira e geral , o mi mi mi é grande vão trabalhar bando de vagabundos e anti pratiotas , seus fundamentos só atrasam o país. Mito até fim de 2.026

  2. Chicó disse:

    Só um aviso: o choro é livre !!! Em 2022 vai dar Bolsonaro de novo. Ele foi o melhor governador que o RN já teve !

  3. Wilson disse:

    Assina o pedido a nata da "Esquerda Caviar", aquela gente fina que quer socialismo e miséria para o povão, enquanto eles desfrutam as coisas boas do capitalismo, tomando vinhos de dez mil reais a garrafa em seus apartamentos luxuosos em Paris e Nova York.

  4. Cris disse:

    Tá faltando dinheiro para comprar os bagulhos, as viagens, os shows no exterior como fez Gilberto Gil enquanto ministro no governo de Lula, viajando com dinheiro público e ganhando por shows no exterior.

  5. Francisco disse:

    Gente boa é Weintraub, Damares, Carluxo, Queiroz, Onix Lorenzoni, Heleno, Brilhante Ustra, Ricardo Salles, Panzuello, Roberto Jefferson, Valdemar Costa, Kassab, Dudu Bananinha, Flávio Laranjinha, Pinochet, Guedes, Magno Malta, Ernesto Araújo, Olavo de Carvalho e vocês, não é mesmo?

  6. Eleição disse:

    Só a nata…

  7. César Augusto de Oliveira paiva disse:

    Só carniça, quem são essas figuras polêmicas de passado sombrio sem nenhuma credibilidade, aguenta aí mundiça burguesa bosal e incrédula , vocês não tem moral para pedir o impedimento de um presidente eleito democraticamente com mais de 57 milhões de votos, esses desocupados é anti -patriotas deveriam era serem processados por crimes de injúria e difamação, qual o crime? Seus pilantras.

  8. Fabio disse:

    2022 Mito de novo.

  9. Francisco Lima disse:

    Pior vai ser quando acabar as tetas do ECAD.

  10. LEO disse:

    Mamãe Eu Kero MAMAR………Essa Patota GOSTA !!!!!…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Charles disse:

    Fecharam as torneiras, acabou a boquinha aí bateu o desespero, vão trabalhar seus sanguessugas. Kkkkk

  12. Cidadão disse:

    Muitos aí tem certeza que são DEUSES e quem pensa diferente está automaticamente condenado ao inferno. Não tem como levar a sério. Quanto mais se posicionam contra o presidente, mais cresce o apoio a ele entre o povão.

  13. Fernandes disse:

    Achei graça nos comentários. O pessoal defendendo Jair e criticando quem assinou a lista dizendo que a mamada acabou. Lebrem que o atual presidente passou 28 mamando e recebendo verbas imorais como auxílio moradia para não aprovar nenhum projeto. Colocou a família toda na política e um dos filhos acusado de rachadinha. Vergonha alheia!

    • Delano disse:

      Se você condenar pelos mesmos motivos o luladrão e os filhos também, te acho bastante coerente, era bom destacar que os filhos do nove dedos tornaram-se bilionários na mesma época que o pai era presidente, e mais grave a maioria das verbas que eles receberam, foram de empresas beneficiadas financeiramente pelo governo do papi, sejam através de medidas provisórias, empréstimos vantajosos ou ganho de licitação de obras grandiosas. Aí é até bom comparar os valores suspeitos.

  14. Lucianobrito disse:

    O leite seco, vão trabalhar cambada.

    • Patriota disse:

      O correto é "o leite secou". Te aconselho um cursinho de alfabetização básica do Paulo Freire para nos poupar de tentar decifrar o que escreve.

  15. Carlos disse:

    Tão sérios, homens tão cultos, mas nunca reconheceram em Lula, o homem que comandou a maior quadrilha que atacou pra cofres públicos, do Brasil.

  16. Icaro disse:

    Parei em Gregório Duvivier.

  17. Lopes disse:

    Qto mais vcs fazem isso,mas gente apoia o cara. Ainda não acordaram: caiu o muro de Berlim, A China é capitalista….e aqui, A esquerda ainda não se achou.

  18. Marcos disse:

    Acabou o "Leitinho"…. Acabou o "Amor".
    Essa turma do "Dinheirinho na mão, calcinha no chão" está desesperada…. Trabalhar não quer, não é???

  19. Ivan disse:

    Pessoas extremamente sérias, isentas e sem nenhum interesse na demanda…sqn…kkkkkkkkkkkkkkkkkk…patetas!!!! A mamata acabou pohaaa!!!!!!!!

  20. Mitológico disse:

    Com esses opositores, o MITO ganha em 2022 no primeiro turno! KKKKKKK

  21. Muda Brasil disse:

    Se lembrem da célebre declaração do ídolo desses "artistas", na qual ele disse: "construir hospitais no lugar de estádios para as olimpíadas é um retrocesso" .

  22. José disse:

    Só menino bom que pensa no povo aí!

    • Patriota disse:

      Gente boa é Weintraub, Damares, Carluxo, Queiroz, Onix Lorenzoni, Heleno, Brilhante Ustra, Ricardo Salles, Panzuello, Roberto Jefferson, Valdemar Costa, Kassab, Dudu Bananinha, Flávio Laranjinha, Pinochet, Guedes, Magno Malta, Ernesto Araújo, Olavo de Carvalho e você 🐮

  23. fafanco disse:

    É uma piada, principalmente, os artistas, porque perderam "as tetas". Walter Casagrande como comentararísta esportivo é péssimo, imagine como ativista político, outro viciado precisando de tratamento.

  24. Severino disse:

    Boicotem-os em suas respectivas áreas.

    • Patriota disse:

      Puxa, Severino. Ao menos dá umas sugestões aí de quem poderia substituir essas pessoas. Não vale o Olavo de Carvalho.

  25. Kemps disse:

    O estado democrático de direito,
    é bom por isso.
    Junta uma patota de uma dúzia de comilões do dinheiro público, sem VOTOS pra pedir o afastamento de quem foi ELEITO com 57.000 milhões de votos.
    É de mijar de rir…
    Vão procurar o que fazerem meia dúzia de desocupados.
    Vão enfiar pêido num cordão, daqui a dois anos tem eleição de novo, vão juntar forças pra tirar no voto e não ficarem com cachorradas magotes de faz nada.
    Se ocupem em alguma coisa, vai no banco de sangue fazer uma caridade, sirvam pra alguma coisa em quanto estão vivos.
    Param de fuleiragem!!
    BOZO DE NOVO EM 2022.
    quando vejo essas presepadas, aí é que tenho certeza que estamos no caminho certo.
    PT ladrão, esqueçam!!
    Nunca mais.

    • Ricardo disse:

      Eles já sabem que no voto não tiram. Daí o bombardeio via mídia, STF e congresso.

    • Vitor disse:

      Dilma teve 54 milhoes de votos e tiraram.
      Qual o problema de tirar um com apenas 2 milhoes de votos a mais?
      Fez merda, tem que tirar mesmo!
      Alem do mais os bolsonaristas representam hoje apenas 1/3 da populacao. A mesma proporcao atual dos petistas.

    • Antonio disse:

      Vítor está mal de contas. Deve ter estudado na época em que o PT estava no poder. Nem matemática aprendeu. 57 – 54 = 3. Na conta dele o resultado é 2. Bolsonaro 2022. Não tem pra ninguém. Essa lista de "perÇonalidades" (nesse caso, com Ç mesmo) é resível, principalmente os artistas que deixaram de mamar na Lei Rounet. Pena que tem artistas talentosos, mas como cidadãos, tem uma ideologia exacrável.

    • Antônio disse:

      *execrável

    • George disse:

      A diferença é que, Dilma fez merda e ainda o povo queria ela fora.

      Hoje o pessoal que quer Bolsonaro fora no máximo bate panela na janela ou faz abaixo assinado. Aí fica difícil né?

  26. Flauberto Wagner disse:

    Só para não ser chato, acredito 57 milhões é maior meia dúzia de pseudas personalidades que se dizem altruístas e que são importante no cenário nacional.
    Acabou a mamata e pronto!

  27. Belim disse:

    Acabou a teta kk

  28. Zoroastro disse:

    Só figura! Kkk Cada vez que sei do padrão das pessoas que detestam Bolsonaro, vejo que meu voto nele, valeu muito a pena.

  29. Acorda Brasil disse:

    Artista pensa que é importante… Kkkk acho lindo essa autoestima. Na verdade, meu barbeiro é mais importante que todos juntos, e olhe que sou careca.

    • John Doe disse:

      Melhor comentário da semana!!!! kkk

    • Aluísio Valença disse:

      Quem precisa de arte, né!? É só fazer arminha com a mão e ser feliz🐮🐮🐮🐮

    • Papa Jerry Moon disse:

      Nem precisava dizer. Pelo seu comentário nota-se que você não tem nada na cabeça.

COMENTE AQUI