Diversos

Ciência explica o prazer na desgraça alheia

O atleta mais bem pago do mundo começou a trilhar sua derrocada ao bater em um Cadillac SUV, um hidrante e uma árvore, em 2009. Relatórios iniciais do acidente de Tiger Woods, um dos maiores golfistas de todos os tempos, informavam que sua esposa havia quebrado a janela do veículo com um taco de golfe para resgatá-lo, mas quando a notícia de que o casal estava brigando devido à infidelidade de Woods se espalhou, a janela quebrada tornou-se uma metáfora para sua reputação destruída.

À medida que o escândalo se desenrolava, a celebridade esportiva que tinha construído um império sobre sua imagem de homem de família íntegro foi revelado como um glutão do sexo extraconjugal, e autor de textos de mau gosto para amantes e acompanhantes pagas. Do dia para a noite, Woods havia se tornado alvo de comparações com o ridículo, para não falar de um site e uma conta no Twitter com o único propósito de propagar piadas sobre ele.

Outro nome para a inveja

Os alemães têm um termo excelente para o prazer perverso em acontecimentos como estes: schadenfreude (em tradução livre para o português, “a alegria do mal”). A satisfação derivada do infortúnio dos outros é o principal foco de estudo de Richard H. Smith, professor de psicologia da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. Desde 2000, o professor publicou cinco livros sobre o assunto, que falam sobre comparações sociais, inveja e a schadenfreude num contexto político e de identificação social.

A emoção pode parecer perversa, mas possui uma função adaptativa e foi tema do novo livro de Smith, “The joy of pain: Schadenfreude and the dark side of human nature” (“O prazer da dor: schadenfreude e o lado negro da natureza humana”). A narrativa tem como base as comparações sociais que nos permitem avaliar nossos talentos e determinar nossa posição na sociedade. Elas são tão instintivas que na vida selvagem também se manifestam. Estudos mostram que macacos e cães medem suas qualidades por seus pares.

Assim, quando nos deparamos com alguém que é mais amado ou apreciado do que nós, o nosso instinto é rebaixá-lo ao nosso nível. Se este desejo ilícito é cumprido por acaso, a schadenfreude aparece.

O sucesso de Woods no campo de golfe e, aparentemente, na vida — linda esposa, família e reputação perfeitas — “forneceu um contraste agudo para a maioria das pessoas, mesmo que elas não se interessassem pelo esporte”, escreve Smith, no livro. Embora algumas pessoas tenham sido inspiradas por ele, talvez a maioria tenha se sentido diminuída pelo seu sucesso. A sua queda o trouxe para mais perto, e, assim, permitiu que outras pessoas se sentissem melhor.

“Nós assistimos televisão para adquirir conhecimentos preciosos sobre a condição humana?”, pergunta Smith. E ele mesmo responde: “Por favor, nós assistimos para ver aquelas cenas constrangedoras que nos fazem sentir um pouquinho melhor sobre nossas vidas insignificantes”.

Esse é o combustível das revistas de fofoca. Em uma análise de dez semanas da revista americana “The National Enquirer“, Smith e Katie Boucher, psicóloga da Universidade de Indiana, também nos Estados Unidos, descobriram que a popularidade de uma celebridade era maior quando havia um artigo tratando de alguma desgraça em sua vida.

Vingança é outra coisa

O prazer aumenta quando a schadenfreude parece merecida. Uma pesquisa feita por Benoît Monin, um psicólogo social de Stanford, mostra que a mera presença de um vegetariano pode fazer onívoros se sentirem moralmente inferiores. “Os vegetarianos não precisam dizer uma palavra, a sua própria existência, do ponto de vista de um comedor de carne, é uma irritante moral”, afirma Smith. Desta maneira, descobrir hipocrisia na pessoa considerada de mente elevada faz com que o contentamento seja ainda maior.

Por definições tradicionais, schadenfreude é uma emoção passiva entre os espectadores que não desempenham funções nas desgraças alheias. Quando o sentimento inclui a vingança, o termo foge da sua especificidade. É a falta de participação por parte do testemunho que faz o reconhecimento da schadenfreude possível: seu alvo secreto caiu e você não teve nada a ver com isso.

A parte mais polêmica do livro é um capítulo destinado a analisar o que levou ao surgimento do nazismo na Alemanha. Segundo Smith, a schadenfreude foi um dos maiores motivadores para o antissemitismo, que teria surgido como uma tática para rebaixar o objeto de comparação e afirmar a superioridade ariana. No entanto, o Holocausto foge completamente da expressão, pois perde o caráter passivo.

Apesar da conotação negativa do termo, Smith afirma que schadenfreude “não precisa ser demonizada”. Segundo o autor, é melhor abraçar a oportunidade de saciar nossos lados obscuros do que negar a sua existência. Enquanto permanece passivo, “a alegria do mal” pode melhorar a nossa autoestima e servir como um lembrete de que até mesmo as pessoas mais invejáveis são falíveis — assim como nós.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Diane Keaton, atriz vencedora do Oscar, aos 79 anos

Foto: reprodução

Diane Keaton, atriz norte-americana que ganhou um Oscar e conquistou corações com sua atuação cativante como a namorada excêntrica e insegura de Woody Allen na comédia romântica de 1977 “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, morreu aos 79 anos. A informação foi publicada neste sábado (11) pela revista “People”, citando um porta-voz da família. 

Keaton, que apareceu em mais de 60 filmes, incluindo a trilogia “O Poderoso Chefão”, “O Clube das Primeiras Esposas” e oito filmes com Allen, se destacou em Hollywood com um estilo pessoal que favorecia looks andróginos, suéteres de gola alta e seus chapéus de marca registrada.

Ela deixa dois filhos adotivos: Dexter e Duke. A atriz nunca se casou e sempre destacou sua escolha pela independência em vez de ter relacionamentos tradicionais.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bombeiros do RN encontram corpo de marinheiro que estava desaparecido desde quinta-feira (8)

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) localizou, na tarde deste sábado (11), o corpo do marinheiro que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (08). O achado ocorreu por volta das 15h, nas gamboas do mangue próximas à praia da Redinha, zona Norte de Natal.

As equipes de busca e salvamento do CBMRN vinham atuando de forma intensa desde o registro do desaparecimento, empregando mergulhadores, embarcações e drones para ampliar o alcance das operações. As buscas foram concentradas nas áreas de correnteza e manguezais, onde as condições de visibilidade e de navegação são mais difíceis.

Após a localização, o corpo foi entregue ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsável pelos procedimentos legais e de identificação.

O CBMRN reforça que atua continuamente em ocorrências de busca e salvamento aquático em todo o estado, orientando a população sobre os riscos em áreas de banho e navegação e reforçando a importância do cumprimento das medidas de segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro ofereceu riquezas da Venezuela aos EUA para evitar conflito

Foto: Jonathan Ernst e Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Oficiais venezuelanos ofereceram aos Estados Unidos participação majoritária no petróleo e em outros recursos minerais do país em troca do fim das sanções e da retomada das relações diplomáticas. As negociações, conduzidas por representantes de Nicolás Maduro e da administração Donald Trump, duraram meses, mas não avançaram após Washington rejeitar as concessões.

O acordo previa abrir projetos de petróleo e ouro a empresas americanas, priorizar contratos com companhias dos EUA e reduzir parcerias com China, Rússia e Irã. A recusa dos EUA manteve o impasse, enquanto o governo Trump intensificava a pressão militar e política sobre Caracas.

Nos bastidores, Maduro buscou atrair investimentos de empresas como Chevron e Shell, tentando mostrar que a Venezuela continua “aberta para negócios”. A Chevron voltou a operar no país com autorização do Tesouro americano, e a Shell deve iniciar a produção de gás em 2026.

A líder opositora María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, defende que nenhum investimento será seguro sem democracia e Estado de Direito. Ela propôs um plano econômico que promete US$ 1,7 trilhão em investimentos se houver transição política.

A Venezuela, que já produziu 3 milhões de barris de petróleo por dia, hoje produz cerca de 1 milhão. Especialistas afirmam que a recuperação depende de estabilidade política e abertura internacional real.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula encontrará papa Leão XIV na segunda-feira (13), diz Vaticano

Foto: Divulgação/Vatican Media e Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV na segunda-feira (13), segundo informou um comunicado do Vaticano.

O petista acumula no currículo encontro com os três últimos papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Lula embarca ainda na tarde deste sábado (11) para Roma, capital da Itália, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação, evento promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

De acordo com o Itamaraty, o mandatário brasileiro irá participar da cerimônia de abertura e, na sequência, da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O chefe do Executivo estará também na inauguração do espaço onde funcionarão os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil, ainda na segunda-feira (13).

A Aliança foi estabelecida como uma proposta da Presidência brasileira do G20 para apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza e, ao mesmo tempo, reduzindo as desigualdades.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PEC prevê eleição para escolha de ministro e mandato de 16 anos no STF

Foto: divulgação/Supremo Tribunal Federal-STF

Tramitam no Congresso propostas para mudar os critérios de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), todas com um ponto em comum: o fim da vitaliciedade e a criação de mandatos.

Uma das novas propostas, do deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS), prevê eleição direta para o cargo e mandato de 16 anos, considerado longo por especialistas.

Pela PEC, os ministros seriam eleitos pelas categorias de origem — Advocacia, Magistratura e Ministério Público. Para concorrer, o candidato precisaria ter pelo menos 55 anos, doutorado em Direito, 15 anos de experiência e reputação ilibada.

Atualmente, a escolha de ministros é feita pelo presidente da República, com aprovação do Senado — um modelo frequentemente criticado por favorecer indicações político-partidárias.

As informações são da Coluna de Cláudio Humberto no Diário do Poder.

Opinião dos leitores

  1. O judiciário não precisa de SupremoTribunalFederal, funciona do mesmo jeito só com o Superior Tribunal de justiça.

  2. Essa lei já era pra existir a tempo. Só assim acaba com essa politicagem no judiciário brasileiro. Viva essa pec.

  3. Ministros do Supremo Tribunal Federal deveria ter um mandato igual o do Procurador Geral da República, ou seja, mandato de dois anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM que fazia romaria até a cidade de Aparecida (SP) é morto com tiro no peito em assalto na Via Dutra

Imagem: reprodução/Rede Globo

O policial militar Luiz Guilherme Crispim de Oliveira, do 23º BPM de Lorena, foi morto a tiros durante um assalto na madrugada deste sábado (11), enquanto participava de uma romaria na Via Dutra rumo ao Santuário de Aparecida. O crime ocorreu no km 55, em Lorena (SP).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o PM caminhava com um colete refletivo da corporação quando foi atingido no peito por um disparo. O criminoso roubou sua mochila, celular e cerca de R$ 800. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital de Lorena.

Outros dois romeiros também foram feridos, um no pé e outro de raspão nas costas. Ambos estão fora de perigo.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte) e tentativa de latrocínio. A Polícia Civil realiza buscas para identificar e prender os autores.

A PRF estima que 40 mil romeiros passem pela Dutra até domingo (12), rumo a Aparecida.

Projeto de passarela na Dutra

A concessionária RioSP apresentou à ANTT um projeto para construir um “passarelão” de 134 km entre Arujá e Aparecida, com início previsto para 2026. A obra, financiada pela concessionária, está em fase de análise na agência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Setor empresarial prevê geração de 8 mil empregos com operação do Terminal Pesqueiro de Natal

Foto: Sandro Menezes

Após mais de uma década parado, o Terminal Pesqueiro de Natal deve voltar a funcionar, com previsão de gerar cerca de 3 mil empregos diretos e 5 mil indiretos. O equipamento, desativado desde 2010, foi leiloado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) há um mês, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo.

A empresa Turc Operações Marítimas arrematou o espaço e será responsável pela administração e modernização pelos próximos 20 anos. A operação deve começar em novembro.

Na sexta-feira (10), uma reunião entre Prefeitura de Natal, empresários e instituições parceiras discutiu os próximos passos para a reativação do terminal, localizado às margens do Rio Potengi, na Ribeira.

O presidente da Turc, Daniel Penteado, destacou o potencial do espaço para fortalecer a pesca industrial e artesanal, a aquicultura e a logística portuária. Já o secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, classificou o encontro como “ponto de partida para uma nova fase do terminal e da região”.

Com 13,5 mil m² de área total e 4,8 mil m² construídos, o terminal teve as obras iniciadas em 2009 e interrompidas no ano seguinte por impasses judiciais. Agora, a reativação promete impulsionar o setor pesqueiro e a economia local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Sargento da PM é baleado em confronto com criminosos no bairro Nova Cidade

Um Sargento da Polícia Militar do RN foi baleado no braço esquerdo durante um confronto com criminosos na noite de sexta-feira (10), no bairro Nova Cidade, Zona Oeste de Natal. Imagens do Via Certa Natal mostraram o momento em que o agente foi socorrido.

O tiroteio aconteceu por volta das 23h50, na Travessa Cabugi, quando equipes da Força Tática do 9º Batalhão investigavam uma denúncia sobre indivíduos armados na região. Durante a ação a pé, os policiais foram surpreendidos por disparos e reagiram.

Segundo a PM, o Sargento foi socorrido ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel foi e foi liberado pela equipe médica após ser medicado, encontrando-se bem.

Os criminosos fugiram após o confronto. A Polícia Militar informou que diligências continuam para localizar os responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Segundo caso suspeito de intoxicação por metanol no RN é descartado

Foto: reprodução/TV Globo

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) descartou o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. A notificação havia sido feita nesta sexta-feira (10), no Hospital dos Pescadores, em Natal.

O Ministério da Saúde chegou a registrar o caso como suspeito, mas a Sesap confirmou neste sábado (11) que o diagnóstico foi descartado. Não foram divulgadas informações sobre o paciente.

Até o momento, o país contabiliza 246 notificações de possível intoxicação por metanol — 29 confirmadas, 217 em investigação e 249 descartadas. Os casos confirmados ocorreram em São Paulo (25), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).

O metanol é uma substância altamente tóxica, usada como solvente e às vezes presente em bebidas alcoólicas adulteradas.

Os principais sintomas são dor abdominal, visão embaçada, náusea e confusão mental, que surgem entre 12 e 24 horas após a ingestão. A intoxicação grave pode causar cegueira ou morte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Idoso se arrisca, reage a uma tentativa de assalto e bandido foge na Zona Sul de Natal

Imagem: reprodução/TV Tropical

Um idoso se colocou em uma situação de risco e reagiu a uma tentativa de assalto no bairro Neópolis, zona Sul de Natal. Após um confronto, o bandido deixou a arma cair e fugiu correndo.

A ação foi registrada por uma câmera de monitoramento na manhã de sexta-feira (10). O indivíduo armado caminhava pela rua e percebeu o portão de uma casa aberto. Ele então saca uma arma calibre .12 de fabricação artesanal e anuncia o assalto. De acordo com a vítima, o homem pediu para que a chave da moto fosse entregue.

Em seguida, a vítima reage. Durante o embate, o criminoso chega a agredir o idoso com a arma, mas acaba deixando o equipamento cair, além da própria bolsa.

Desarmado, o bandido resolve fugir. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu a arma utilizada na tentativa de assalto. A mochila também foi apreendida. Até o momento, ele não foi preso.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *