Economia

CNC revisa projeção de crescimento do PIB de 2019 de 1% para 1,2%; taxa é a maior para um terceiro trimestre desde 2012

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a projeção de crescimento para este ano do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de 1% para 1,2%.

De acordo com as Contas Nacionais, divulgadas hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, mostrando evolução de 1,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a CNC a taxa observada é a maior para um terceiro trimestre desde 2012 (1,5%) e a mais elevada para qualquer período de três meses desde o primeiro trimestre de 2018 (0,7%).

“A gente revisou a projeção por conta de um resultado ligeiramente acima do esperado. O PIB não está bombando. Longe disso”, disse à Agência Brasil o economista da CNC, Fabio Bentes. Ele destacou que o crescimento do PIB per capita, isto é, por indivíduo, está muito baixo. “Crescer 1,2%, como a gente está esperando, significa distribuir pela população a taxa de crescimento muito próxima de zero”. Segundo Bentes, o resultado do terceiro trimestre surpreendeu os economistas da CNC.

Outro motivo que contribuiu para a revisão do PIB de 2019 é a grande possibilidade de que, no último trimestre, a economia cresça mais, “basicamente porque o consumo das famílias está se dando em um ritmo acima do crescimento da própria economia, ou seja, do consumo do governo, do setor externo”. A confiança para isso é dada pelos dados positivos relativos ao quarto trimestre do ano que já começam a sair, afirmou Bentes.

Fatores de impulso

Os economistas da CNC percebem nesse cenário que se abre três fatores claros que podem impulsionar a economia neste final de ano para um ritmo mais forte. O primeiro deles é a inflação baixa medida pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA), que é a menor dos últimos 21 anos, da ordem de 2,5%. “É uma inflação que em um primeiro momento corrói pouco e mais lentamente o poder de compra da população e abre espaço para quedas mais audaciosas na taxa de juros”.

O segundo fator envolve as condições de crédito. A CNC já detectou aumento na demanda por crédito, menos por conta da redução de juros de balcão e mais pela ampliação dos prazos. “Com prazos mais longos, as famílias conseguem encaixar mais facilmente uma prestação com financiamento no orçamento”.

O terceiro ponto é a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o consumo. Os resultados apurados na Black Friday, por exemplo, mostram que os dados de consumo estão favoráveis e devem empurrar o consumo das famílias para cima no último trimestre. Para 2020, a expectativa é de que a taxa de juros básica (Selic) caia a 4,5% ao longo do ano. “Isso abre espaço para que o cenário positivo do ponto de vista do consumo perdure pelo menos até metade do ano”.

PIB de 2020

Por isso, a CNC espera expansão do PIB para 2020 de 2,2%. O economista da CNC admitiu que não é um crescimento espetacular. “É um crescimento abaixo da média mundial ainda, mas é um resultado melhor do que nos últimos três anos, já considerando 2019”, porque a economia cresceu 1,3% nos anos de 2017 e 2018 e agora deve evoluir 1,2% este ano. As expectativas do mercado para o PIB do próximo ano são de crescimento entre 2% e 2,5%.

Como a perspectiva para 2020 não prevê novas liberações de recursos, Bentes disse que o que contrabalanceia um pouco isso é a expectativa de que os juros caiam mais. “Só que não basta a Selic cair. É preciso estimular concorrência no mercado bancário”. O economista da CNC analisou que a Caixa Econômica Federal está trilhando esse caminho e puxando alguns bancos privados. A limitação dos juros do cheque especial a 8,5% ao mês, embora seja uma taxa muito elevada, pelo menos coloca algum teto nisso. “Que se estabeleça um teto mesmo porque a grande maioria da população não sabe o que significa uma taxa de 8,5% ao mês”.

Mercado de trabalho

Outro desafio não só para 2020, mas para a próxima década, é destravar o mercado de trabalho, sinalizou Bentes. “Mesmo com o crescimento que a gente teve até agora, a taxa de desemprego ainda está muito alta”. Isso vai depender de uma agenda de resgate da produtividade do trabalhador. “Não pode cortar gastos com educação”, asseverou Fabio Bentes. Caso esses problemas não sejam atacados, o economista acentuou que “a gente cresce 2,5% no ano e no outro cria um excesso de demanda na economia, aumenta a inflação e aí corta o ciclo de novo”. Por isso, enfatizou ser importante atacar os problemas estruturais de um mercado de trabalho mais produtivo, aumentar a concorrência bancária. “Acho que esses dois fatores terão efeito mais perene no ritmo de crescimento do PIB, nos próximos anos.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de caldo de carne, salada com frango defumado e bolinho de feijão verde recheado com coalho

CALDO DE CARNE
Ingredientes:
1k de músculo cortado em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de chá de chimichurri
1 colher de sopa de colorau
1 cebola picada
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo
Cheiro verde a gosto
1L de água
2 colheres de sopa de nata fresca
300ml de leite de gado
2 batatas cozidas
1 cenoura cozida

Modo de preparo:
Tempere a carne com o alho e a cebola e reserve.
Coloque o óleo na panela de pressão bem quente.
Em seguida coloque a carne para refogar.
Acrescente o chimichurri, o sal, a pimenta do reino, o colorau e refogue bem.
Quando a carne estiver dourada coloque a água fervendo, misture bem.
Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos após pegar pressão.
Desligue o fogo, tire a pressão.
Bata o leite com as batatas e a cenoura no liquidificador e coloque na panela de pressão, misture bem até incorporar tudo.
Desligue o fogo, acrescente a natal e misture.
Acrescente o cheiro verde e sirva em seguida com cuscuz, pão assado ou só o caldo.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 25 min

SALADA COM FRANGO DEFUMADO

Ingredientes:
300g de frango defumado desfiado
1 maçã verde em cubos
200ml de creme de leite
100ml de maionese
300g de acelga em tiras
100g de repolho branco em tiras
100g de repolho roxo em tiras
150g de presunto em cubos
150g de queijo mussarela em cubos
½ xícara de uva passas
3 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de salsinha picada
Suco de 1 limão
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Descasque a maçã, corte em cubos, coloque num recipiente com água e o suco do limão. Reserve.
Em uma tigela coloque o frango, a acelga, os repolhos, o presunto, o queijo, as passas e misture bem.
Escorra a água da maçã e coloque na tigela, misture.
Acrescente o creme de leite, a maionese, o azeite, sal e pimenta do reino e misture bem.
Prove para corrigir o sal, se necessário.
Acrescente a salsinha e cebolinha, misture e leve à geladeira por 20 minutos.
Sirva gelada.

Tempo de preparo: 15 min

DICA RÁPIDA

BOLINHO DE FEIJÃO VERDE RECHEADO COM COALHO

Ingredientes:

1/2L de creme feijão verde/maduro(nata, requeijão, creme de leite, cebola, alho, queijo coalho e cheiro verde)
250g de farinha de mandioca
¼ maço de cheiro verde picado
2 colheres de sopa de manteiga
100ml de creme de leite
150g de queijo coalho em cubos
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Em uma panela quente coloque a manteiga, a cebola e refogue até ficar transparente.
Acrescente o creme de feijão e misture bem até incorporar tudo.
Coloque o cheiro verde e misture bem.
Macere o feijão verde com um macerador ou no processador.
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos até dar a liga desejada, até desgrudar da panela e ficar bem homogênea.
Reserve e deixe esfriar.
Faça uma bolinha da massa e abra na mão para poder modelar, acrescente o pedaço de queijo coalho e faça os bolinhos.
Esquente o óleo.
Passe os bolinhos na farinha de mandioca e frite.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Baleias jubarte são vistas na Praia de Malembá e na altura da Praia do Meio

Imagem: reprodução

Um grupo de baleias jubarte foi visto neste sábado (16) no litoral do Rio Grande do Norte. O registro foi feito na Praia de Malembá, em Senador Georgino Avelino, onde oito animais — uma fêmea e sete machos — nadavam a cerca de 16 quilômetros da costa.

Também neste sábado, pescadores registraram uma baleia em alto mar na altura da Praia do Meio, em Natal. Segundo pesquisadores, provavelmente era uma fêmea acompanhada de um filhote.

O coordenador do Projeto de Monitoramento da Megafauna Marinha (Prommarn), Lídio Nascimento, explicou que, nesta época do ano, as jubartes procuram as praias do litoral brasileiro para reprodução e acasalamento. O período varia entre junho e novembro, quando elas retornam ao continente da Antártida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após proibição, açaí, tucupi e maniçoba são liberados para venda nas áreas oficiais da COP 30, em Belém

Fotos: Pedro Guerreiro/Agência Pará

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) retirou a proibição para a venda nas áreas oficiais da COP 30 de três produtos da culinária paraense: açaí, tucupi e maniçoba.

A decisão está registrada em documento assinado pelo secretário da Comissão de Avaliação da OEI, Luiz José da Silva.

Segundo o Ministério do Turismo, a atualização do edital de seleção de operadores de restaurantes e quiosques que vão atuar durante a COP garante espaço para os sabores tradicionais do Pará na Conferência do Clima na Amazônia.

Anteriormente, o tucupi (caldo típico feito a partir da mandioca), a maniçoba (preparada com a maniva, folha da mandioca) e todos os tipos de açaí estavam vetados por serem classificados como alimentos com alto risco de contaminação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ESCÂNDALO: Brisa usa dinheiro público para promover a festa Bolsonaro na Cadeia

O blog do BG recebeu a informação e confirmou que a vereadora Brisa, do PT, usou dinheiro público para bancar um ato político disfarçado de festa contra adversários. A esquerda não tem limites e a hipocrisia, mais uma vez, ainda surpreende.

A vereadora Brisa Bracchi destinou verba pública que tem direito como parlamentar através emenda impositiva a um evento político-partidário.

Realizado no dia 09 de agosto o “Rolé Vermelho – Bolsonaro na Cadeia” contou com apresentação de artistas locais financiados com dinheiro meu, seu e de todo natalense que paga imposto.

A festa bancada com recursos públicos foi amplamente divulgada nas redes sociais de Brisa e da deputada Isolda.

É dinheiro público sendo usado pra financiar evento com objetivo de atacar adversário político.

A conduta, extremamente questionável, pode ter repercussões jurídicas.

Opinião dos leitores

  1. OS MARGINAIS DA QUADRILHA TOMARAM CONTA DAS INTITUIÇOES, ESSES DEMÔNIOS UM DIA PAGARÃO PELOS DANOS CAUSADOS A SOCIEDADE BRASILEIRA,ESSES IMUNDOS CAÍRÃO,

  2. Sobre a festa, se for ilegal que devolva o dinheiro, mas sobre o tema vou complementar. bolsonaro só não, tda a FACÇÃO CRIMINOSA, familiares, polítocos, empresários, militares e agentes públicos da facção bolsonarista irá pra cadeia! PQ BANDIDO BOM É BANDIDO PRESO! QUEM APOIA ESSE BANDIDO SE TORNA UM CRIMINOSO EM POTENCIAL É QUESTÃO DE TEMPO. EXEMPLO? TEMOS VÁRIOS O ÚLTIMO PÚBLICO FOI VALENTÃO QUE MATOU O GARI. MAS ELES ANDAM POR AÍ, GRITANDO, XINGANDO, CUSPINDO E DIFAMANDO, UMA BOMBA RELÓGIO A PONTO DE EXPLODIR LITERALMENTE COMO FEZ UM NA PRAÇA EM FRENTE AO STF. BOLSONARO NO XADREZ JÁ!

  3. Deve ter sido, uma noite no cabaré, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, isso é o que faz os representante do povo, com o dinheiro publico, essa ptzada, so tem ideia de jegue mesmo, seria melhor essa vereadores, ter comprado, de sacolão e doado, para as familias carentes do bairro dela,

  4. O PT vive falando de corrupção, ignorancia, pobreza e fome, mas governa essa corrupção, pobreza e fome há muito mais de 20 anos com muita hipocrisia. Mas a culpa é dos outros. Fala que os demais provocam o ódio, mas provoca por meio do ódio todos os dias, descaradamente, e tem levado o país a uma ameaça de guerra com os EUA. O seu dono de partido e sua esposa sociologa acarreta provocações a maior maquina de guerra do mundo, acabando com a diplomacia e transformando o país num motivo de piada com uma inversão de valores que pode levar ao caos. Dinheiro dos nossos impostos bancando festas para promover o ódio, em busca de um projeto de ditadura ao tentar eliminar à força a concorrência, mas falam de democracia. É para isso que tira dinheiro do povo por meio de impostos abusivos? Será que vamos precisar de uma queda da Bastille?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macron e outros líderes europeus vão acompanhar Zelenski na reunião com Trump

Foto: Reprodução/Reuters

Emmanuel Macron, presidente da França; Friedrich Merz, chanceler da Alemanha; Mark Rutte, secretário-geral da OTAN; e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, vão acompanhar o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, em seu encontro com o presidente Donald Trump, nesta segunda-feira, 18, na Casa Branca.

A decisão parece ser um esforço para evitar a repetição do encontro tenso que Zelenski enfrentou quando se reuniu com Trump no Salão Oval em fevereiro.

A presença dos líderes europeus ao lado de Zelenski, demonstrando o apoio da Europa à Ucrânia, pode ajudar a aliviar preocupações em Kiev e em outras capitais europeias de que o presidente ucraniano corra o risco de ser pressionado a aceitar um acordo de paz que Trump afirma querer intermediar com a Rússia.

Von der Leyen, chefe do braço executivo da União Europeia, publicou no X que “a pedido do presidente Zelenski, participarei da reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã”.

A viagem conjunta destacou a determinação dos líderes europeus em garantir que a Europa tenha voz na tentativa de Trump de promover a paz, após a cúpula realizada na sexta-feira entre o presidente dos EUA e o líder russo Vladimir Putin — da qual Zelenski não foi convidado a participar.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maior parte das medidas de socorro do tarifaço anunciadas pelo governo Lula ainda não entrou em vigor

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A equipe econômica divulgou nesta quarta-feira (13) — duas semanas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar o tarifaço elevando a alíquota de importação para 50% a quase dois mil produtos brasileiros — um pacote para atenuar o seu impacto para as empresas exportadoras.

Entretanto, apesar de a medida provisória (MP) do pacote já ter sido publicada, a maior parte das medidas ainda não está em vigor, pois depende de votação pelo Congresso Nacional ou de regulamentação e adequação de sistemas bancários para sair do papel.

Esse é o caso, por exemplo, da principal ação anunciada pelo governo: uma linha de crédito de R$ 30 bilhões destinada a incrementar as vendas externas.

“Estamos falando de uma primeira leva de medidas e não excluímos a eventual necessidade de editar outras em relação a outros temas. A gente segue trabalhando, vai seguir trabalhando com os Estados Unidos em decorrência da situação”, disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, nesta semana.

Levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que pouco mais da metade das exportações brasileiras aos Estados Unidos têm tarifa de 50% para entrar no país.

Neste sábado (16), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou que o Congresso Nacional precisa dar uma resposta rápida na análise do pacote de ajuda aos exportadores afetados pelo tarifaço.

Entenda a situação de cada medida anunciada

  • Linha de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores: depende da aprovação de normas regulamentadoras, em especial pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e da adequação operacional das instituições financeiras, que, segundo o governo, “vêm trabalhando em conjunto com o governo para viabilizar a oferta das linhas o mais rápido possível”.

Segundo o Ministério da Fazenda, a medida ainda não está em vigor. Os atos normativos estão previstos para a próxima semana, assim como a reunião do Conselho Monetário Nacional, diz o governo.

  • Seguro à exportação: governo anunciou instrumentos para proteger o exportador contra riscos como inadimplência ou cancelamento de contratos, permitindo que bancos e seguradoras utilizem essa garantia em mais tipos de operações.

Com esse objetivo, realizará aportes em fundos garantidores por fora das metas fiscais. Para ter validade, a medida ainda precisa que os aportes previstos para os fundos garantidores sejam feitos, e que atos normativos sejam publicados.

  • A Receita Federal foi autorizada a fazer diferimento (adiamento) de cobrança de impostos para as empresas mais afetadas pelo tarifaço.

Essa prática já havia sido adotada anteriormente durante a pandemia da Covid-19. A ideia é que sejam postergados para novembro e dezembro impostos que deveriam ser pagos em setembro e outubro.

➡Segundo o governo, essa medida também não foi regulamentada até o momento. Portanto, ainda não está valendo. “Ato do Ministério da Fazenda nos próximos dias irá definir condições e critérios”, informou a pasta.

  • Isenção de insumos para exportações: o governo anunciou a prorrogação, por um ano, do prazo para que as empresas consigam exportar mercadorias que tiveram insumos beneficiados pelo chamado “drawback”.

O mecanismo foi criado para incentivar as exportações e permite a suspensão ou isenção de tributos na importação de insumos utilizados para fabricar produtos que serão exportados em seguida.

➡Segundo o Ministério da Fazenda, essa medida está em vigor desde a publicação da medida provisória, nesta semana, desde que atendidos seus critérios operacionais.

  • Compras públicas: Foi anunciado que a União, estados e municípios poderão fazer compras públicas para seus programas de alimentação (para merenda escolar, hospitais etc.).

➡A medida, que vale apenas para produtos afetados pelas sobretaxas dos EUA, está em vigor e já começou a ser implementada quando o governo anunciou compras públicas de R$ 2,4 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Opinião dos leitores

  1. Medidas para inglês ver. Papel aceita tudo, inclusive promessa de crédito sem ter o dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT escala Janja como “missionária” do partido para atrair votos

Foto: Reprodução / Twitter @LulaOficial

A primeira-dama Janja da Silva virou “missionária” oficial do PT para atrair simpatia e votos do eleitorado evangélico. No papel, a missão é simples: percorrer o país, visitar templos, participar de cultos, soltar frases de efeito sobre fé e compromisso social… e sair com umas fotos para a imprensa. Essa é a aposta petista para estancar a rejeição dos evangélicos a Lula, que, conforme pesquisas, varia de 55% até 70%, e só tem crescido.

Na prática, o terreno acaba se comprovando muito mais espinhoso. Afinal, não é fácil converter quem já percebeu que a verdadeira Bíblia dos esquerdistas é a cartilha ideológica do PT. Não foi o próprio Lula que declarou nesta semana que precisa ser “cada vez mais esquerdista, cada vez mais socialista”?

No caso da primeira-dama, fica claro que ela entrou com o pé esquerdo em sua “missão impossível”. Enquanto posa como irmã solidária ao lado de comunidades carentes, Janja desfila bolsas de couro de bezerro de R$ 21 mil, sandálias Hermès de até R$ 8 mil e vestidos de seda de R$ 6 mil. É o evangelho segundo Prada, Chanel e companhia.

Eleitor evangélico percebe discurso esquisito

Essa tentativa de conquistar as famílias cristãs não é nova: Lula já acenou para esse público com a criação do Dia Nacional da Música Gospel e outras medidas simbólicas. Até agora, nada quebrou a desconfiança, pelo contrário. Cada passo nessa direção só aumenta a distância.

Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

  1. Nós Cristãos renovados, temos a Bíblia como nossa única regra de fé e prática.
    Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador portanto são temas inegociável….

  2. Uma macumbeira pra pedir voto a evangélico, se tivesse uma igreja os fiéis fosse uma manada de jumento talvez ela conseguisse arrumar uns.

  3. Sou evangélica. Somos um povo que conhece a bíblia. Ninguém consegue nos enganar. Estamos atentos.

  4. Pelo amor de Deus que ingenuidade, uma mulher com a Janja que ninguém sabem nem a procedência dela, conseguir votos ela vai é espantar o poucos votos que Lula e o PT tem, tem gente que não pede esmola porque não tem um saco.

  5. Purulenta, nociva e tóxica para o homem de bem, lixo de esgoto, só para aloprados da seita satânica e diabólica do pt e seus criminosos ,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI para apurar fraudes ao INSS é instalada nesta semana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) criada para investigar fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será instalada nesta semana.

A primeira sessão, ainda sem data marcada, confirmará o nome do senador Omar Aziz (PSD-AM) na presidência e do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) na relatoria.

A criação de colegiado parlamentar para investigar o esquema bilionário de descontos a aposentadorias e pensões foi encampada pela oposição no Congresso Nacional.

Ainda que a criação da CPMI tenha sido formalizada em junho, estava pendente a nomeação dos membros e instalação. A espera chega ao fim nesta semana.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que há um compromisso entre ele e o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para que a CPMI seja instalada esta semana “impreterivelmente”.

“Ele [Hugo Motta] me pediu que possamos fazer a instalação da CPMI na próxima semana impreterivelmente”, afirmou Alcolumbre.

“Há um compromisso desta presidência e do presidente Hugo Motta de que na semana que vem nós faremos a instalação da CPI mista do INSS”, completou.

A nomeação de relator pelo presidente Hugo Motta, da Câmara dos Deputados, cumpriu etapa essencial à instalação. O escolhido foi Ricardo Ayres (Republicanos-PB), nome que atende à expectativa da escolha de um relator com habilidade para lidar com a esquerda e com a direita.

Ayres se comprometeu a conduzir um trabalho técnico, imparcial e transparente.

“Nosso compromisso é apurar com rigor todas as denúncias de irregularidades que possam ter prejudicado aposentados e pensionistas, garantindo que os culpados respondam pelo que fizeram e que os direitos de cada beneficiário sejam preservados”, escreveu nas redes sociais após a nomeação.

A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes.

Os líderes partidários, entretanto, ainda fecham a lista com os escalados para compor o colegiado. As indicações devem respeitar o princípio da proporcionalidade partidária, ou seja, os maiores blocos e partidos têm direito a mais vagas.

Pelo PL (Partido Liberal), devem entrar os nomes Coronel Fernanda (PL-MT) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO) diante do trabalho nas assinaturas para a criação de CPIs. Pelo PT (Partido dos Trabalhadores), o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já foi anunciado.

O esquema de descontos ilegais na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas foi revelado em abril após operação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).

No total, as entidades teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões.

CNN

Opinião dos leitores

  1. kkkkkkkkkkkkkk, olha quem o presidente do senado, escolheu pra ser o presidente da CPMI do roubo do INSS, ORMAR AZIZ, lembra dele, na cpmi da covid, hei, kkk , pega fogoooo o cabaré, não vai dá em nadaaaaa

  2. E obrigação de apurar e punir os culpados mesmo sabendo que pode terminar em pizza, ou seja, impunes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entenda a proibição de diversos alimentos na COP30

Foto: Reprodução

Símbolos da culinária amazônica, o açaí, o tucupi e a maniçoba foram vetados dos cardápios oficiais da COP30, conferência climática da ONU que ocorrerá em Belém, em novembro.

A exclusão está prevista no edital da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), responsável pela contratação dos serviços de alimentação durante o evento. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A justificativa é sanitária. O documento cita que o açaí pode apresentar risco de contaminação pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, caso não seja pasteurizado. A restrição, porém, vale para todos os tipos de açaí, mesmo os processados.

No caso do tucupi e da maniçoba, o edital aponta a possibilidade de presença de toxinas naturais, como o ácido cianídrico, quando a preparação não segue padrões rigorosos.

Tradicional na região Norte, a maniçoba demanda até sete dias de cozimento das folhas da mandioca-brava para ser consumida com segurança. O tucupi, por sua vez, exige fermentação e longa fervura.

Segurança alimentar

A OEI, que firmou acordo com o governo federal para a operação do evento, estendeu a lista de proibições a outros alimentos com risco de contaminação, como:

ostras cruas e carnes malpassadas, por risco de bactérias e vírus;
maionese caseira, sucos in natura, molhos não industrializados e
doces com ovos ou cremes fora de refrigeração, entre outros.

Também estão vetados produtos artesanais sem rotulagem, leite cru, gelo não industrializado e qualquer preparo feito com antecedência e mantido fora de refrigeração adequada.

“A lista de alimentos apresentada deve ser rigorosamente seguida na elaboração dos cardápios. O descumprimento dessa exigência poderá resultar na solicitação de substituição de itens”, alerta o edital.

Exigência de ingredientes locais

As regras se aplicam a 87 estabelecimentos gastronômicos que funcionarão durante a COP30 — sendo 50 na Blue Zone (acesso restrito a delegações oficiais) e 37 na Green Zone (área aberta ao público).

Apesar das restrições, o documento exige que até 30% dos ingredientes utilizados sejam locais ou sazonais e que se priorizem alimentos orgânicos e sustentáveis, como forma de promover a saúde dos consumidores e reduzir impactos ambientais.

O edital também exige a oferta de opções veganas, vegetarianas, sem glúten e sem lactose, além de refeições a preços acessíveis. As cozinhas foram divididas por eixos temáticos, incluindo VIP Internacional, Brasileira Regional, Italiana, Vegana/Vegetariana e Pan-Americana.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT pagou R$ 1,2 milhão a produtora do “hino neutro” de Boulos em 2025

Foto: Reprodução

Responsável pelo hino nacional em gênero neutro que atrapalhou a campanha de Guilherme Boulos (PSol) à Prefeitura de São Paulo em 2024, a Zion Produções agora trabalha para o PT.

A produtora, que foi desligada da campanha de Boulos após o incidente em agosto de 2024, já recebeu em 2025, até agora, mais de R$ 1,2 milhão em pagamentos do PT, segundo dados do TSE.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, o PT fez quatro pagamentos a Zion Produções — três em fevereiro e um em março deste ano — com a justificativa de “eventos promocionais” do partido.

Nas eleições municipais de 2024, a produtora recebeu R$ 450 mil por trabalhos prestados para a campanha de Boulos. O deputado do PSol acabou a disputa em segundo lugar.

A Zion ganhou notoriedade nacional após uma cantora contratada pela produtora alterar o hino nacional durante um evento da campanha de Boulos no bairro do Campo Limpo, em São Paulo.

Ao invés de “dos filhos deste solo és mãe gentil”, a artista cantou “des files deste solo és mãe gentil”, o que provocou forte repercussão entre opositores e até aliados de Boulos.

Proximidade com Lula

A Zion Produções já havia trabalhado na campanha de Lula em 2022, organizando eventos da disputa presidencial. Um deles foi a “super-live” com artistas que apoiavam o petista.

A live foi organizada pela primeira-dama Janja. Pelo evento, a empresa recebeu R$ 450 mil da campanha de Lula, de acordo com dados da prestação de contas do petista à Justiça Eleitoral.

A produtora também organizou o “Festival do Futuro”, realizado no dia da posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023, em Brasília, que contou com a apresentação de diversos artistas.

Já durante o governo, a produtora foi responsável pelo “Festival Pororoca”, no Central Park, em Nova York, durante a Assembleia-Geral da ONU, e por um jantar temático de Lula e Janja em Dubai, durante a COP28.

Metrópoles – Igor Gadelha

Opinião dos leitores

  1. O PT, ou nós os pagadores de impostos??
    Essas porcarias todas recebem fundos bilionários do nosso dinheiro destinados a partidos políticos.
    Uma Vergonha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *