Esporte

TRANSMISSÃO DO SBT: Com rivalidade intensa, Fla-Flu encerra na noite desta quarta Carioca marcado por polêmicas

Foto: © Lucas Mercon/Fluminense F.C./Direitos Reservados

Não há como falar em Fla-Flu sem lembrar de Mário Filho e Nelson Rodrigues. Os dois irmãos, que ainda pequenos se mudaram para o Rio de Janeiro, eternizaram o clássico entre rubro-negros e tricolores em linhas diferentes das quatro que circundam o gramado. Crônicas de exaltação ao match, que teria começado “40 minutos antes do nada”, dão todo um charme ao embate, que, se em alguns momentos ficou em segundo plano entre os grandes duelos do futebol carioca, não perdeu sua essência após mais de 100 anos de disputa e rivalidade.

Rivalidade que está em alta como pouco se viu nos últimos anos. Menos pelas arquibancadas, que, aliás, estarão vazias mais uma vez por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), e mais pelos bastidores, com troca de farpas que se intensificaram nos últimos 10 dias. Nesta quarta-feira (15), a partir das 21h (horário de Brasília), o jogo que decide o campeão carioca de 2020, no Maracanã, põe um ponto final nessa discussão. Ao menos até o reencontro entre os times no Campeonato Brasileiro.

Será o terceiro embate entre Flamengo e Fluminense em uma semana. Em campo, na última quarta-feira (8), empate por 1 a 1 no tempo normal, gols de Gilberto (Flu) e Pedro (Fla), com posterior decisão nos pênaltis, com goleiro Muriel brilhando e dando ao time das Laranjeiras o título da Taça Rio, o segundo turno do Estadual. Fora dele, o clima nada amistoso entre as diretorias desde a determinação de volta do campeonato (Rubro-Negro a favor, Tricolor contra) se intensificou na esfera dos direitos de transmissão da partida.

Para entender: o Grupo Globo era detentor dos direitos de 11 dos 12 participantes do Carioca, a exceção do Flamengo. Alegando quebra de contrato pelo fato de o clube da Gávea ter transmitido a partida contra o Boavista, pela fase de grupos da Taça Rio, o conglomerado rescindiu o contrato do Estadual. O Rubro-Negro se baseou na Medida Provisória 984, que dá à equipe mandante o direito de exibição do jogo.

Para a final da Taça Rio, o mando de campo foi definido em sorteio na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), com vitória do Fluminense, que, portanto, poderia exibir a partida em seu canal no YouTube, a FluTV. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), então, foi acionado e também liberou o canal do Flamengo (FlaTV) para transmitir o duelo, o que gerou troca de notas públicas entre os clubes, algumas em tom irônico. A exclusividade ao Tricolor só foi garantida, minutos antes de a bola rolar, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O título da Taça Rio colocou, outra vez, Fluminense e Flamengo frente a frente, desta vez para decidir o título carioca, pois o Rubro-Negro fora campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do estadual. Desta vez sem polêmica sobre direitos de transmissão, a partida teve vitória flamenguista por 2 a 1, com gols de Pedro e Michael para o time da Gávea e de Evanilson para o das Laranjeiras.

A transmissão de domingo (12), pela FluTV, chegou a 3,3 milhões de espectadores, pouco menos que os 3,6 milhões de quatro dias antes, um recorde no YouTube.

Para o duelo desta quarta, o Flamengo negociou os direitos de exibição com o SBT, que transmitirá a partida em rede nacional em TV aberta. No duelo decisivo, o time do português Jorge Jesus tem a vantagem do empate para levar o título pela 36ª vez. O Fluminense precisa vencer por dois gols de diferença, pelo menos, para levar o 32º caneco estadual no tempo normal. Se a vitória tricolor for por um gol, a decisão será nos pênaltis. O clube comandado por Odair Hellmann não conquista o Carioca desde 2012.

No Flamengo, o principal desfalque é o atacante Gabriel, expulso nos acréscimos do jogo de domingo, quando deixava o gramado para ser substituído. O lateral-direito Rafinha, com uma torção no tornozelo esquerdo sofrida no clássico, é dúvida. Se ele não jogar, o provável substituto será Matheuzinho, promovido da equipe sub-20, já que o reserva imediato, João Lucas, recupera-se da covid-19. Já a novidade será a volta do atacante Bruno Henrique, poupado no primeiro jogo da final por causa de dores na panturrilha esquerda.

Jorge Jesus, portanto, deve mandar o Flamengo a campo com: Diego Alves; Rafinha (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; William Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro.

Pelo lado do Fluminense, o zagueiro Nino pode retornar ao time após ficar fora da partida anterior devido a um entorse no joelho esquerdo. Digão atuou no lugar. Os atacantes Wellington Silva, diagnosticado com o novo coronavírus, e Fred, que passou por uma cirurgia no olho esquerdo, desfalcam o Tricolor nesta quarta. O camisa 9 só deve retornar ao time no Campeonato Brasileiro.

Se mantiver a base da equipe que encarou o Flamengo nos últimos jogos, Odair Hellmann deve escalar o Flu com: Muriel; Gilberto, Matheus Ferraz, Digão (Nino) e Egídio; Dodi, Hudson e Yago; Nenê, Marcos Paulo e Evanilson.

Transmissão da Rádio Nacional

E você pode acompanhar a final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta a partir das 20h45 (horário de Brasília). A locução será de Felipe Rangel, os comentários de Waldir Luiz, a reportagem de Mauricio Costa e o plantão e produção de Luiz Ferreira.

Sintonize a Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 1130 kHz AM ou acesse radios.ebc.com.br a partir das 20h45 e fique por dentro das emoções de mais um Show de Bola Nacional.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

5ª noite do São João de Natal reúne Matheus e Kauan, Xand Avião e Léo Foguete

5ª noite do São João de Natal reúne Matheus e Kauan, Xand Avião e Léo Foguete

O São João de Natal encerra neste domingo (14) o segundo fim de semana de programação na Arena das Dunas. A noite terá apresentações de Daniel Donato, Matheus e Kauan, Xand Avião e Léo Foguete.

A abertura da programação ficará por conta de Daniel Donato, levando ao palco um repertório voltado ao forró. Em seguida, a dupla Matheus e Kauan sobe ao palco com sucessos do sertanejo. Xand Avião será a terceira atração da noite, antecedendo o show de Léo Foguete, responsável por encerrar a programação deste domingo.

A estrutura do evento conta com praça de alimentação, Espaço PcD, monitoramento por câmeras e atuação integrada das forças de segurança.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO DE NATAL

19 de junho

* Israel Fernandes
* Raynel Guedes
* Bruno e Marrone
* Nattan

20 de junho

* Grafith
* Seu Desejo
* Jotavê
* Kadu Martins

21 de junho

* Messias Paraguai
* Simone Mendes
* Leonardo
* Giullian Monte

Polo Nélio Dias

26 de junho

* Roberto do Acordeon
* Michele Andrade
* Matheus Fernandes
* Cláudio Ney e Juliana

27 de junho

* Nathan Vinícius
* Alinne Reis
* Samira Show
* Raça Negra

28 de junho

* Chico Forrozeiro
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro
* Toca do Vale

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Patrocínios de empresas estatais crescem 52,5%, e total de contratos chega a R$ 1,6 bilhão sob gestão Lula

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, o então ministro André Fufuca, Lula e representantes do esporte paralímpico durante anúncio de patrocínio em São Paulo – Foto: Ricardo Stuckert/Divulgaçao Presidência

Sob influência do governo Lula (PT), as principais empresas estatais federais firmaram R$ 1,6 bilhão em novos contratos de patrocínio em 2025, um aumento de R$ 539,6 milhões (52,5%) em relação a 2024, já considerando a inflação.

A Caixa Econômica Federal liderou os investimentos, com R$ 652,1 milhões em contratos. Em seguida aparecem a Petrobras (R$ 527,7 milhões), o Banco do Brasil (R$ 289,2 milhões) e o BNDES (R$ 99,3 milhões). O maior crescimento proporcional foi do BNDES, que multiplicou por 15 o valor dos patrocínios em comparação com 2024.

Grande parte dos recursos foi destinada ao esporte.

Entre os principais contratos estão:

• R$ 160 milhões da Caixa para o Comitê Paralímpico Brasileiro;
• R$ 90 milhões para a Confederação Brasileira de Atletismo;
• R$ 80 milhões para a Confederação Brasileira de Ginástica;
• R$ 60 milhões do BNDES para a Confederação Brasileira de Judô.

As empresas afirmam que os contratos seguem critérios técnicos e estratégicos. Também destacam que muitos acordos são plurianuais, ou seja, os valores são registrados no momento da assinatura, mas os pagamentos são feitos ao longo de vários anos.

O governo federal informou que as decisões sobre patrocínios são de responsabilidade das próprias estatais, enquanto a Secom atua apenas na análise institucional e normativa dos contratos.

Com informações de Folhapress

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça decreta prisão preventiva para os três homens envolvidos em morte de jovem durante salto de rope jump em SP

Foto: reprodução

A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva de três homens envolvidos na morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jump em Limeira (SP). A decisão foi tomada em audiência de custódia realizada neste domingo (14).

A jovem morreu após ser lançada de uma ponte de aproximadamente 40 metros sem estar presa à corda de segurança. Imagens registraram o momento do salto e a reação das pessoas ao perceberem a falha.

Segundo a Polícia Civil, os responsáveis pelo salto deixaram de realizar as verificações de segurança necessárias e assumiram o risco de provocar a morte da vítima. Por isso, foram autuados por homicídio com dolo eventual.

Maria Eduarda sofreu múltiplos traumas e morreu no local, apesar das tentativas de reanimação feitas por testemunhas e equipes de resgate.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias e Babá recebem apoios do Prefeito, vice e nove vereadores de Georgino Avelino

A passagem do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, e seu vice Babá Pereira por Senador Georgino Avelino neste sábado (13) foi marcada não apenas pela participação nas festividades de Santo Antônio, padroeiro do município, mas também por uma importante demonstração de força política na região Agreste.

Ao lado do prefeito Antônio Freire e do vice-prefeito Jorge Motta, Álvaro e Babá receberam o apoio público da gestão municipal e da bancada de vereadores que compõe a base política local.

Participaram do ato os vereadores Odélio Inácio, Juscelino Régis, João Eduardo, Roseli Costa (Lika), presidente da Câmara Municipal, Diego do Peixe, Yago Santana, Valdemar Cirilo, Severina Bezerra e José Cosme, consolidando uma das mais expressivas manifestações de apoio político já registradas no município nesta pré-campanha.

Para aliados de Álvaro, a adesão do prefeito, do vice-prefeito e dos nove vereadores reforça o crescimento de sua pré-candidatura no interior do estado e amplia sua capilaridade política na região Agreste, onde o ex-prefeito de Natal vem intensificando agendas e articulações.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Globo tem menor audiência de sua história em jogo da Seleção Brasileira na Copa, enquanto CazéTV bate recorde no YouTube

Imagem: divulgação

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 registrou cenários opostos na televisão e no streaming. Enquanto a Globo teve a menor audiência de sua história em transmissões de jogos do Brasil em Copas do Mundo, com média prévia de 30,74 pontos na Grande São Paulo, a CazéTV bateu o recorde mundial de audiência simultânea no YouTube, alcançando pico de 12,3 milhões de espectadores.

O empate em 1 a 1 entre Brasil e Marrocos, disputado no sábado (13), marcou a pior audiência da Globo em partidas da Seleção em Mundiais desde o início das medições. O índice ficou abaixo do recorde negativo anterior, registrado na disputa de terceiro lugar da Copa de 2014, quando o Brasil perdeu para a Holanda e marcou 31,5 pontos.

Apesar disso, a emissora liderou com folga a audiência da TV aberta, concentrando cerca de 49% dos televisores ligados durante a partida. O SBT, que também transmitiu o confronto, registrou média prévia de 8,07 pontos e pico de 10,64 pontos, seu melhor desempenho na competição até agora.

CazéTV quebra recorde

Já no ambiente digital, a CazéTV alcançou um marco histórico. A transmissão da partida registrou pico de 12,3 milhões de espectadores simultâneos no segundo tempo, tornando-se a live mais assistida da história do YouTube. O canal passou a ocupar seis posições entre as dez maiores transmissões ao vivo já registradas na plataforma.

A audiência cresceu rapidamente ao longo da cobertura. Uma hora antes da partida, a transmissão reunia cerca de 947 mil espectadores. No início do jogo, o número saltou para 9,48 milhões e ultrapassou 12 milhões antes do intervalo, atingindo o recorde próximo ao apito final.

Além da Globo, o jogo também foi transmitido pelo SBT, SporTV, NSports e GeTV. O próximo compromisso da Seleção Brasileira será contra o Haiti, na próxima sexta-feira (19), às 21h30, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja como ficou local atingido por queda de helicópteros no RJ


Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro mostram os estragos causados pela queda dos helicópteros e pela explosão de uma das aeronaves no pátio de veículos.

Dois helicópteros colidiram e caíram na manhã deste domingo (14/6) no Recreio dos Bandeirantes, zona sudoeste do Rio de Janeiro. Seis pessoas morreram no acidente, que provocou incêndio e destruição em um pátio de veículos de uma concessionária da BYD, local da queda das aeronaves.

De acordo com os bombeiros, cinco vítimas estavam a bordo do helicóptero que explodiu. A sexta vítima era o piloto da outra aeronave envolvida no acidente. As identidades dos mortos ainda não foram divulgadas e a Polícia Civil revelou que, em uma primeira análise, os seis mortos eram homens.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a apuração inicial do caso.

Segundo a FAB, os trabalhos nesta fase incluem a coleta de dados, a preservação de vestígios e a verificação preliminar dos danos causados às aeronaves. O objetivo é reunir elementos que auxiliem na investigação sobre as circunstâncias da colisão.

Ainda conforme a FAB, os helicópteros envolvidos no acidente possuem as matrículas PP-MAC e PR-DJJ. As duas aeronaves estão com situação regular.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carla Dickson amplia apoios em Coronel Ezequiel e fortalece projeto de reeleição no Trairi

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) recebeu neste sábado (13) importantes manifestações de apoio político no município de Coronel Ezequiel, fortalecendo ainda mais seu projeto de reeleição para a Câmara Federal.

Declararam apoio à parlamentar a primeira-dama Ana Jaciane, o vice-prefeito Rolinha e os vereadores Tereza Raquel e Irmão Benedito, em um gesto que reforça a confiança das lideranças locais no trabalho desenvolvido por Carla em favor dos municípios do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, a deputada agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da união de forças em prol do desenvolvimento da região do Trairi. Carla também reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando para levar investimentos, ações e melhorias para Coronel Ezequiel e para todo o estado.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Nosso mandato tem sido construído ouvindo as pessoas, dialogando com as lideranças e buscando soluções para as necessidades da população. Seguiremos firmes, trabalhando por Coronel Ezequiel e por todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.

A adesão da primeira-dama Ana Jaciane, do vice-prefeito Rolinha e dos vereadores Tereza Raquel e Irmão Benedito representa mais um importante reforço político à pré-candidatura de Carla Dickson, que vem ampliando sua base de apoio em diversas regiões do estado por meio de uma atuação marcada pela presença constante nos municípios e pela destinação de recursos e investimentos para as cidades potiguares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embarcação que seguia para Fernando de Noronha naufraga; seis tripulantes foram resgatados no litoral do RN

Tripulantes resgatados

Uma embarcação que seguia da Paraíba para Fernando de Noronha afundou na madrugada deste domingo (14) a cerca de 74 quilômetros da costa de Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Os seis tripulantes foram resgatados com vida e passam bem, segundo a Marinha do Brasil.

De acordo com a Marinha, a embarcação Thor Noronha apresentou avaria no eixo propulsor e acionou um sinal de emergência via satélite. Após o alerta, o serviço de busca e salvamento marítimo iniciou uma operação para localizar o barco.

A Thor Noronha havia deixado o Porto de Cabedelo (PB) na manhã de sábado (13) com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Uma embarcação de apoio foi enviada ao local, mas não encontrou o barco na última posição informada.

Navio mercante de bandeira holandesa que resgatou náufragos

Posteriormente, a Marinha confirmou o naufrágio por meio de embarcações mercantes que navegavam na região. Os seis ocupantes foram encontrados em uma balsa salva-vidas e resgatados pelo navio mercante DOLFIJNGRACHT, de bandeira holandesa.

Os náufragos serão desembarcados em Natal ainda neste domingo (14). As causas e circunstâncias do naufrágio serão investigadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha, com prazo estimado de 90 dias para conclusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF mantém suspensão do concurso da Polícia Militar-RN e impede realização de provas neste domingo (14)

Foto: Raiane Miranda

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) que havia autorizado a continuidade do concurso da Polícia Militar. Com isso, seguem suspensas as provas objetivas previstas para este domingo (14).

A medida atende a recurso apresentado pela Defensoria Pública do Estado, que questiona alterações feitas no edital após o encerramento das inscrições. Entre os pontos contestados estão a retirada das cotas para indígenas e quilombolas, a redução da reserva de vagas para candidatos pretos e pardos e a exclusão de pessoas com deficiência.

Na decisão, Fachin afirmou que a continuidade do certame sem a correção das regras pode gerar insegurança jurídica e causar prejuízos à administração pública e aos candidatos, diante da possibilidade de futura anulação do concurso.

O ministro também determinou a notificação imediata do Estado, da Polícia Militar e da banca organizadora para cumprimento da decisão. A liminar ainda será analisada pelo plenário do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias participa da procissão de Santo Antônio e acompanha celebrações do padroeiro em Senador Georgino Avelino

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na tarde deste sábado das celebrações em homenagem a Santo Antônio Achado, padroeiro do município de Senador Georgino Avelino. Ao lado da comunidade local, Álvaro acompanhou a tradicional procissão e participou da missa que integra a programação religiosa da festa.

Recebido pelo prefeito Antônio Freire e pelo vice-prefeito Jorge Motta, o pré-candidato se uniu aos fiéis na caminhada de fé que teve início no Mirante de Santo Antônio Achado e seguiu até a Igreja Matriz, reunindo moradores, famílias e visitantes em um dos momentos mais importantes do calendário religioso do município.

Também participaram da celebração a deputada estadual Cristiane Dantas, o empresário e ex-deputado estadual Fábio Dantas e o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, além dos vereadores Odélio Inácio, Juscelino Régis, João Eduardo, Roseli Costa (Lika), presidente da Câmara Municipal, Diego do Peixe, Yago Santana, Valdemar Cirilo, Severina Bezerra e José Cosme.

Após a procissão, Álvaro participou da missa, acompanhando de perto um momento de fé, reflexão e união entre os moradores da cidade.

A Festa de Santo Antônio Achado é uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais de Senador Georgino Avelino, reunindo anualmente a população em torno da devoção ao padroeiro e fortalecendo os laços de identidade, fé e pertencimento da comunidade.

A participação de Álvaro Dias nas celebrações reforça sua agenda de visitas aos municípios potiguares e sua valorização das tradições religiosas e culturais que fazem parte da história e da identidade do povo do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *