08h30 – Entrevista à Associação Comercial
14h30 – Entrevista Programa Ponto de Vista/ Sim TV
AGENDA FERNANDO MINEIRO
16h – Caminhada em Brasília Teimosa e Praia do Meio
AGENDA ROGÉRIO MARINHO
8h – Visita a pólo industrial
9h – Grava programa eleitoral
16h – Caminhada em Santarém
19h – Reunião no Vale Dourado
21h – Lançamento de candidatura a vereador
AGENDA CARLOS EDUARDO
9h – Gravação para horário eleitoral
16h30 – Caminhada nos conjuntos Soledade 1 e 2, e no Santarém
19h – Reunião com moradores do Quilômetro Seis
20h30 – Reunião com moradores da comunidade do Leningrado
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) parabenizou o seu enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL), pela escolha de Jair Bolsonaro (PL) para que ele dispute o Palácio do Planalto em 2026, pedindo que Deus lhe dê força e sabedoria durante o pleito.
“Que Deus te abençoe, Flávio Bolsonaro, nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão dele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação”, disse Michelle nas redes sociais.
Diante da repercussão da notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi apontado como o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar a Presidência da República em 2026, o senador Rogério Marinho divulgou a seguinte nota:
NOTA OFICIAL
O Presidente Jair Bolsonaro nos orienta que o candidato à Presidência da República será o Senador Flávio Bolsonaro.
Estaremos juntos na construção de um projeto que represente os valores do povo brasileiro que ama nossa bandeira, sintetizados no respeito à família, na liberdade religiosa, no livre mercado e na liberdade de expressão.
Ministros deo governoLula reagiram à notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido como o candidato do pai, Jair Bolsonaro, ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.
Em geral, ministros ouvidos pela coluna avaliaram que a escolha de Flávio torna a reeleição de Lula mais fácil do que seria caso o candidato fosse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Sob reserva, um influente ministro do PT avaliou à coluna que a opção por Flávio favorece Lula, na medida em que dividirá a centro-direita na eleição — o Centrão preferia Tarcísio como candidato.
“Acaba de vez a ilusão de quem acreditava ser possível construir um bolsonarismo light ou uma segunda via dentro do campo da direita”, disse esse ministro petista.
À coluna, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), avaliou que a escolha por Flávio era “esperada”, apesar da frustração do mercado financeiro, que preferia o governador de São Paulo.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), por sua vez, ressaltou a reação negativa do mercado financeiro à notícia da escolha de Flávio Bolsonaro como presidenciável.
“O dólar baixou, o real desvalorizou. A bolsa saiu. Isso por si só ja diz muita coisa”, disse o petista.
Bolsonaro está certíssimo. O que esses putos do centrão fazem por Bolsonaro? Só querem seus votos. É melhor perder com Flávio do que ganhar com candidato do sistema.
A Rede Acolhe inaugura, no próximo dia 08 de dezembro, às 18h, sua nova unidade em Natal/RN. Situado na Rua Manoel Machado, nº 683 em Petrópolis, o novo espaço foi cuidadosamente projetado para oferecer ambientes amplos, acolhedores e estruturados para acompanhar, com qualidade e sensibilidade, famílias que buscam atendimento especializado voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Reconhecida como Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista, a Rede Acolhe apresenta a unidade de Natal como mais um passo na expansão de sua atuação no Nordeste. O projeto reforça o compromisso de proporcionar cuidado multidisciplinar alinhado às melhores práticas terapêuticas e a uma experiência acolhedora desde a chegada das famílias.
Além da inauguração, a Rede Acolhe destaca seu credenciamento ao plano Viver Saúde, parceria já consolidada que amplia as possibilidades de acesso ao atendimento. Para o beneficiário Viver Saúde, o credenciamento oferece a segurança de contar com uma instituição especializada, que reúne estrutura adequada, equipe multidisciplinar qualificada e um modelo de cuidado reconhecido pela excelência.
“Reafirmar nossa parceria com a Rede Acolhe significa fortalecer um elo importante com as famílias. É a garantia de que o beneficiário encontra aqui um serviço especializado, responsável e comprometido com o desenvolvimento de cada criança e adolescente”, afirma Eva Rodrigues, CEO do Viver Saúde
A imprensa é convidada a participar da inauguração, conhecer o novo espaço e registrar este marco na ampliação da oferta de serviços voltados ao TEA em Natal.
Serviço – Inauguração da unidade Rede Acolhe Natal
Data: 08/12
Horário: 18h
Endereço: Rua Manoel Machado, nº 683 – Petrópolis, Natal/RN
Em um novo decreto assinado pelo papa Leão XIV, o Vaticano divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento, reconhecendo que o sexo não se limita apenas à procriação, mas contribui para “enriquecer e fortalecer” a “união exclusiva do matrimônio”.
A questão está intimamente ligada à finalidade unitiva da sexualidade, que não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva e o sentimento de pertencimento mútuo.
O documento assinado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé cita o Código de Direito Canônico e diz que uma visão integral da caridade conjugal é aquela que “não nega sua fecundidade”, ainda que deva “naturalmente permanecer aberta à comunicação de vida”.
O texto também prevê o conceito de consentimento livre” e “pertencimento mútuo”, assegurando a mesma dignidade e direitos ao casal.
“Um cônjuge é suficiente”
No decreto publicano em italiano, o Vaticano orientou 1,4 bilhão de católicos do mundo a buscarem o casamento com uma única pessoa para a vida toda e a não manterem relações sexuais múltiplas, estabelecendo que o casamento é um vínculo perpétuo e “exclusivo”.
Criticando a prática da poligamia na África, inclusive entre membros da Igreja, o decreto reiterou a crença de que o casamento é um compromisso para toda a vida entre um homem e uma mulher.
“Sobre a unidade do matrimônio – o matrimônio entendido, isto é, como uma união única e exclusiva entre um homem e uma mulher – encontra-se, ao contrário, um desenvolvimento de reflexão menos extenso do que sobre o tema da indissolubilidade, tanto no Magistério quanto nos manuais dedicados ao assunto”, diz o documento.
“Embora cada união conjugal seja uma realidade única, encarnada dentro das limitações humanas, todo matrimônio autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e abrangente que não pode ser compartilhada com outros”, enfatizou a Santa Sé.
A Fifa sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2026 na tarde desta sexta-feira (5), em evento realizado no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.
O Brasil está no grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
A Copa do Mundo de 2026 tem estreia marcada para o dia 11 de junho e acontecerá no Estádio Azteca, na cidade do México.
Veja os grupos da Copa:
Grupo A:
México
África do Sul
Coreia do Sul
Repescagem Europa D (Dinamarca, Macedônia do Norte, Tchéquia ou Irlanda)
Grupo B:
Canadá
Repescagem Europa A (País de Gales, Itália, Bósnia ou Irlanda do Norte)
Catar
Suíça
Grupo C:
Brasil
Marrocos
Haiti
Escócia
Grupo D:
Estados Unidos
Paraguai
Austrália
Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E:
Alemanha
Curaçao
Costa do Marfim
Equador
Grupo F:
Holanda
Japão
Repescagem da Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
Tunísia
Grupo G:
Bélgica
Egito
Irã
Nova Zelândia
Grupo H:
Espanha
Cabo Verde
Arábia Saudita
Uruguai
Grupo I:
França
Senegal
Repescagem Mundial 2 (Iraque, Bolívia ou Suriname)
Noruega
Grupo J:
Argentina
Argélia
Áustria
Jordânia
Grupo K:
Portugal
Repescagem Mundial (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
Uzbequistão
Colômbia
Grupo L:
Inglaterra
Croácia
Panamá
Gana
Formato da Copa do Mundo:
Ao todo, todos os países foram divididos em 12 grupos (A até L) de quatro times cada um. Eles se enfrentarão dentro da chave, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata. Além disso, oito dos 12 terceiro lugares também seguirão adiante no Mundial.
O Brasil conheceu nesta sexta-feira (5) os três adversários da primeira fase da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira, cabeça de chave do grupo C, vai estrear contra Marrocos, quarto colocado na Copa do Mundo de 2022. O Brasil já enfrentou Marrocos em copas, foi em 1998, na ocasião venceu por 3 a 0 com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.
A Escócia que também está no grupo do Brasil é outro velho conhecido em Copas. O último duelo também foi em 1998, vencido pela Seleção Brasileira por 2 a 1.
Completa o grupo a seleção do Haiti, que em 2026 fará apenas sua segunda participação em Copas do Mundo. A primeira foi em 1974, na Alemanha.
Jogos do Brasil
1ª rodada: 13/06 – Brasil x Marrocos (Boston ou Nova Jersey)
2ª rodada: 19/06 – Brasil x Haiti (Boston ou Filadélfia)
3ª rodada: 24/06 – Brasil x Escócia (Atlanta ou Miami)
O senado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou que foi escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.
Confira a íntegra do comunicado:
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.
Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo.
Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.
O nosso país vive dias difíceis, em que muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro. Ninguém aguenta mais!
Mas eu creio em um Deus que não abandona nossa nação. Eu creio que Ele levanta pessoas e inicia novos tempos quando o povo clama por justiça. Eu creio que nenhum cativeiro é maior do que o poder de Deus para libertar.
Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão. E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada.”
O principal índice da B3, o Ibovespa, afundou nesta sexta (5) ao recuar cerca de 2%, caindo dos 165 mil pontos alcançados no início do dia para aproximadamente 161 mil, após disparo da especulação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende lançar o filho, o senador Flávio Bolsonaro, como candidato à Presidência em 2026.
A movimentação repercutiu rapidamente no mercado, elevando o câmbio — o dólar avançou mais de 2% — e provocando forte alta nos juros futuros (DIs).
Segundo analistas ouvidos, a notícia foi mal recebida pelo mercado, que havia apostado em uma candidatura mais moderada como alternativa ao pleito de 2026.
A definição de Flávio como pré-candidato reacende incertezas políticas e econômicas, ampliando a aversão ao risco com reflexos imediatos na bolsa, no câmbio e nas taxas de juros domésticas.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fez um gesto de aproximação com o governo Lula e elogiou o presidente nesta sexta-feira (5), em meio ao clima tenso provocado pela indicação de Jorge Messias ao STF e pelas críticas do presidente às emendas parlamentares.
Durante a inauguração do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá — obra considerada sua principal entrega política — Alcolumbre agradeceu publicamente o apoio do governo federal. Ele pediu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que levasse seus agradecimentos a Lula, destacando a “sensibilidade” do presidente para concluir o projeto, que permitirá que pacientes com câncer sejam tratados no próprio estado.
A presença de Padilha no evento foi lida como um gesto político do Planalto após dias de atritos. Nos bastidores, aliados dizem que Alcolumbre fez uma “fala de justiça”, reconhecendo que a obra só saiu do papel graças ao investimento federal.
O movimento acontece após o senador criticar duramente o governo e o Supremo no plenário, afirmar que tem recebido “agressões de outros Poderes” e demonstrar contrariedade com a indicação de Messias ao STF — seu preferido era Rodrigo Pacheco.
A relação azedou ainda mais após decisão de Gilmar Mendes que restringiu pedidos de impeachment contra ministros do STF, o que irritou o Senado. A medida será julgada pelo plenário virtual a partir de 12 de dezembro. Alcolumbre já fala em retomar a PEC que limita decisões monocráticas e o projeto que atualiza a lei do impeachment.
Nos próximos dias, governo e Senado devem costurar uma reunião entre Lula e Alcolumbre para tentar reduzir o desgaste político.
Comente aqui