Congresso está participando de 'farsa', diz FHC sobre repasse de 'gabarito'; tucano ainda cutuca Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cobrou nesta terça-feira (5) explicações da Petrobras e do Congresso Nacional sobre denúncia de que representantes da empresa petroleira receberam com antecedência as perguntas que lhe seriam feitas em CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

Na avaliação do tucano, se for comprovado que houve o repasse antecipado do “gabarito”, o Senado Federal participou de uma “farsa”, que é, segundo ele, “inaceitável”.

“A Petrobras tem de dar explicações e também o Congresso Nacional. Realmente o Congresso Nacional tem de se explicar. Se isso for assim, ele está participando de uma farsa, o que é inaceitável”, criticou.

Para o tucano, quem se beneficia com o aparelhamento da Petrobras são os partidos aliados ao governo federal. “Não sei se o aparelhamento é a favor do governo federal, é a favor dos partidos”, disse.

A revista “Veja” revelou no final de semana que a presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente da petroleira Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da empresa Nestor Cerveró receberam antecipadamente as perguntas que responderiam na CPI do Senado Federal.

A publicação também divulgou vídeo que flagra uma conversa entre José Eduardo Barrocas, chefe do escritório da Petrobras em Brasília, e Bruno Ferreira, advogado da empresa. Na conversa, os dois dão detalhes do acerto para antecipar as perguntas.

LULA

O ex-presidente participou nesta terça-feira (5) do GreenBuilding Brasil 2014, uma conferência internacional de Meio Ambiente, promovida na capital paulista. Na saída do evento, ele foi perguntado sobre a sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem trocou críticas públicas na semana passada.

O tucano disse que não considera o petista um “inimigo político”, mas considerou que o seu antecessor no Palácio do Planalto tem uma visão diferente sobre ele.

“Eu nunca considerei como inimigo político. Esse negócio de inimigo quem gosta é o Lula, o ‘nós e eles’. Nós somos todos brasileiros. Eu acho que ele é um concorrente e espero que ele veja as coisas assim. E não fique com essa ideia de ‘nós e eles'”, disse.

Na avaliação do tucano, o petista teve mais sorte que a presidente Dilma Rousseff ao ter governado em um período com um cenário econômico mais favorável que o atual. De acordo com ele, o seu antecessor também é mais “hábil” com o Congresso Nacional que a atual presidente e “tem uma certa tendência” de se aliar com setores com os quais a petista não se aliaria.

“O Lula teve mais sorte, pegou a economia crescendo. Ela pegou a economia baixando. O Lula é mais hábil com o Congresso Nacional. Agora, o Lula tem uma certa tendência de se aliar com setores que eu acho que a Dilma preferiria não se aliar”, disse, sem especificar os setores a que se referiu.

O tucano defendeu que PT e PSDB deveriam atuar juntos para solucionar questões importantes para o país. Na avaliação dele, no entanto, não é essa a visão dos petistas. “Há certas questões que o povo precisa de todo mundo, que não dá para ficar fazendo picuinhas”, criticou.

Em tom de brincadeira, apesar das recentes divergências com o seu antecessor, o tucano disse que convidaria o petista para assistir ao jogo do Corinthians. “Eu sou corintiano, chamaria”, disse. Os dois ex-presidentes torcem pelo time paulista.

Folha Press

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Josias Potiguar disse:

    O que eu não entendo é porque o governo PT não acabou com a reeleição? Se a questão era compra de votos, o mensalão de José Dirceu e Cia mostrou que o PT sabe fazê-lo muito bem. Fica a pergunta.

  2. Rafael Vale disse:

    O homem que comprou o congresso e o senado para aprovar a emenda da reeleição fala em "farsa" é no mínimo hilário.

    LEIAM A REPORTAGEM E O COMENTÁRIO DO PRÓPRIO FHC, vou reproduzir um trecho para quem tem preguiça de ler.
    "Dez anos depois, em sabatina na FOLHA, FHC não negou que tenha ocorrido compra de votos…"

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/08/1334864-livro-contra-fhc-revela-fonte-que-provou-compra-de-votos-pela-emenda-da-reeleicao.shtml

  3. Luciano disse:

    Por que em vez de ficar falando besteira o príncipe das privatarias nao se candidata a presidente ou quem sabe a vice do Aébrio? Gostaria de ver o q aconteceria!

COMENTE AQUI