Diversos

Petrobras divulga no site do Conpet informações sobre o consumo de combustível de automóveis; confira seu modelo

Trinta e seis marcas de automóveis aderiram voluntariamente este ano ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo, e do Gás Natural (Conpet), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME) e realizado pela Petrobras.

A nova lista, que tem 496 modelos autorizados a utilizar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia em 2014, contempla informações sobre o consumo de combustível, o nível de emissões de CO2 (um dos gases responsáveis pelo efeito estufa) e de gases poluentes regulados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama.

A consulta sobre o consumo dos automóveis está disponível no site do Conpet (www.conpet.gov.br/consultacarros) e pode ser feita por categoria de veículo, marca, modelo ou motor. Também permite ordenar pelo menor consumo e comparar todos os modelos pelas suas classificações que vão desde “A”, para mais eficiente, até “E”, para menos eficiente, tanto na sua categoria como entre todos os modelos participantes.  Os 113 modelos de 14 marcas que obtiveram as melhores classificações são contemplados adicionalmente com o Selo Conpet de Eficiência Energética concedido pela Petrobras.

Também está disponível a classificação quanto à redução da emissão de gases poluentes em relação aos limites do Proconve, indicando com uma estrela os carros que emitem mais e até três estrelas para os que emitem menos. O site traz ainda novas funcionalidades para o consumidor: ao clicar no nome do modelo serão exibidas informações sobre consumo, emissões e classificações comparativas e um clique na marca permite o acesso à sua página eletrônica.

As informações sobre o consumo dos veículos com etanol e gasolina na cidade e na estrada são declaradas ao Inmetro pelas empresas participantes, após testarem seus modelos em laboratórios semelhantes ao laboratório de ensaios veiculares do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), utilizado para desenvolvimento dos combustíveis e que dá suporte técnico ao PBEV.

Também apoiam o PBEV o laboratório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) e representantes das marcas associadas à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).

Economia

Poderão ser visualizadas no site as dicas do Conpet para economizar combustível. Fatores como a falta de manutenção, pneus descalibrados, direção agressiva com acelerações e frenagens bruscas, trânsito congestionado, velocidade elevada, combustível inapropriado, condições adversas da via ou excesso de peso influenciam a eficiência dos veículos, podendo aumentar em mais de 20% o consumo de combustível declarado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresa de Lulinha na Espanha opera como “fantasma” e defesa tenta justificar inatividade

                                                                 Foto: Juca Varella / Estadão

A defesa de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, tenta blindar o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após revelações sobre seus negócios na Espanha. O advogado Guilherme Suguimori Santos admitiu nesta quinta-feira (13) ao Poder360 que a empresa Synapta SL, embora mantida com registro ativo em Madri, nunca entrou em operação e funciona de forma puramente formal para o Fisco espanhol, servindo apenas como endereço para o recebimento de correspondências.

A manifestação ocorre um dia após vir à tona que Lulinha não utiliza presencialmente nenhuma instalação na capital espanhola. Para tentar justificar a existência da consultoria sem qualquer atividade real, a defesa alegou que a criação de empresas para “eventual possibilidade de atuação futura” é uma prática corriqueira e que a estrutura segue regular perante os órgãos competentes.

Documentos apontam ainda que Lulinha trocou recentemente o endereço formal da offshore. A sede no papel, que ficava na rua Agustín de Foxá, passou a figurar a partir de abril no 9º andar de um edifício no Paseo de la Castellana, uma das áreas mais valorizadas da capital espanhola.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Consult/TN: Styvenson lidera disputa ao Senado; Zenaide Maia consolida 2ª posição


Reprodução / Turismo Rio Grande do Norte

O senador Styvenson Valentim (Podemos) lidera com a corrida pelas duas vagas do Rio Grande do Norte ao Senado Federal, apontam os dados do Instituto Consult/TRIBUNA DO NORTE. Na somatória do primeiro e segundo votos, o parlamentar atinge 23,41% das intenções, mantendo vantagem sobre a senadora Zenaide Maia (PSD), que se consolida na segunda colocação com 12,18%.

Na sequência da soma dos dois votos, aparecem Coronel Hélio (PL), com 9,09%; Rafael Motta (PDT), com 7,00%; e Samanda de Lula (PT), com 5,32%. Sandro Pimentel (PSOL) registra 0,94% e Tércio Tinoco (União Brasil), 0,65%. Os demais postulantes ficaram abaixo de 0,5%, enquanto a soma de indecisos (25,06%) e nulos/brancos (15,53%) chega a 40,59%.

Cenário de Primeiro Voto

Na escolha principal do eleitor, Styvenson amplia a vantagem e Zenaide mantém o segundo lugar isolado:

  • Styvenson Valentim (Podemos): 37,53%

  • Zenaide Maia (PSD): 14,12%

  • Samanda de Lula (PT): 7,24%

  • Rafael Motta (PDT): 6,18%

  • Coronel Hélio (PL): 4,47%

  • Sandro Pimentel (PSOL) / Tércio Tinoco (União Brasil): 0,65% cada

  • Indecisos e Nulos/Brancos: 28,47% (17,53% e 10,94%, respectivamente)

Cenário de Segundo Voto

A disputa pela segunda opção do eleitorado é liderada por Coronel Hélio (PL), com 13,71%, seguido por Zenaide Maia (10,24%), Styvenson Valentim (9,29%), Rafael Motta (7,82%) e Samanda de Lula (3,41%). O destaque dessa opção é o elevado índice de indefinição: 52,71% dos entrevistados ainda não escolheram um segundo nome (32,59% indecisos e 20,12% brancos/nulos).

A pesquisa ouviu 1.700 eleitores em 64 municípios potiguares entre 8 e 10 de agosto. Registrada no TSE/TRE sob os códigos BR-09418/2026 e RN-08509/2026, a sondagem tem margem de erro máxima de 2,37 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Consult/TN: Álvaro Dias cresce e empata tecnicamente com Allyson Bezerra


Fotos: Júnior Santos

A primeira pesquisa do Instituto Consult/TRIBUNA DO NORTE realizada após as convenções partidárias aponta um cenário de empate técnico na liderança pela corrida ao Governo do Rio Grande do Norte. Embora o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União Brasil) apareça numericamente à frente com 30,18% das intenções de voto, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) encurtou a distância e surge na segunda posição com 27,65% — uma diferença de apenas 2,53 pontos percentuais, dentro da margem de erro do levantamento (2,37%).

A aproximação de Álvaro Dias se consolidou na comparação com os dados coletados no início de julho, antes das definições das chapas majoritárias:

  • Allyson Bezerra (União Brasil): recuou 4,41 pontos percentuais, caindo de 34,59% para 30,18%.

  • Álvaro Dias (PL): apresentou maior estabilidade com uma leve oscilação para baixo (-1,35%), passando de 29,00% para 27,65%, o que permitiu encostar no líder.

  • Cadu de Lula (PT): candidato situacionista apoiado pela governadora Fátima Bezerra, foi o único entre os principais nomes a registrar crescimento, subindo de 11,24% para 13,06%.

Outros seis postulantes ao Governo do Estado somam, juntos, menos de 1,0% das intenções de voto no cenário estimulado. Além disso, o número de eleitores indecisos subiu para 17,18% (era 14,94%), enquanto 10,65% declararam voto branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de agosto com 1.700 entrevistados em 64 municípios potiguares, registrada no TSE/TRE sob os números BR-09418/2026 e RN-08509/2026. A margem de erro máxima é de 2,37 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Consult/TN: Flávio Bolsonaro cresce e encurta distância para Lula na disputa presidencial no RN

Foto: Beto Barata / Partido Liberal

A vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) encolheu nos números do Rio Grande do Norte para a corrida presidencial, aponta novo levantamento do Instituto Consult/TRIBUNA DO NORTE. A diferença entre os dois líderes, que era de 12,12 pontos percentuais na primeira semana de julho, caiu para 10,65 pontos nos dados coletados entre os dias 8 e 10 deste mês.

A aproximação do parlamentar do PL é impulsionada por um ritmo de crescimento superior ao do atual chefe do Executivo:

  • Flávio Bolsonaro (PL): subiu 2,17 pontos percentuais em um mês, avançando de 29,59% para 31,76%.

  • Lula (PT): registrou oscilação de 0,70 ponto percentual no mesmo período, passando de 41,71% para 42,41%.

Com a consolidação da polarização entre PT e PL no cenário estimulado de primeiro turno, os demais pré-candidatos aparecem isolados na disputa:

  • Ronaldo Caiado (PSD): 2,35%

  • Renan Santos (Missão): 1,65%

  • Romeu Zema (Novo): 1,29%

O período de realização da pesquisa em sua etapa de campo ocorreu entre os dias 08 e 10 de agosto, com registro no TSE/TRE – BR-09418/2026 RN-08509/2026.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Herança de Michael Jackson: juiz barra ação de irmãos por abuso sexual

Foto: Getty

A disputa entre os irmãos Cascio e os herdeiros de Michael Jackson terá de ser discutida longe dos tribunais.

Um juiz federal da Califórnia determinou, na quarta-feira (12/8), que o processo movido por Edward, Dominic, Marie-Nicole e Aldo seja encaminhado para arbitragem privada.

A arbitragem é uma alternativa à Justiça tradicional para solucionar conflitos de forma privada. Nesse modelo, as partes escolhem um árbitro, que atua como responsável por analisar o caso e tomar uma decisão. No Brasil, o procedimento é regulamentado pela Lei de Arbitragem, e a decisão tomada pelo árbitro possui força semelhante à de uma sentença judicial.

Os quatro irmãos afirmam que sofreram abusos sexuais durante a infância e acusam Michael Jackson de estupro e molestamento ao longo de mais de uma década.

As denúncias fazem parte de uma ação apresentada contra o espólio do cantor, na qual eles também alegam tráfico sexual infantil.

A decisão judicial levou em consideração um acordo firmado entre os envolvidos em 2019. Segundo o magistrado, o documento estabelece que eventuais conflitos deveriam ser solucionados por arbitragem. Por esse motivo, o juiz entendeu que o caso não deveria prosseguir em uma corte pública.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TARIFAÇO: Governo Lula abre processo de reciprocidade contra EUA

Foto: Pedro França

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (13) que deu início ao processo de reciprocidade contra os Estados Unidos e que notificará o governo do presidente Donald Trump.

Em 22 de julho, os EUA aplicaram uma tarifa de 25% contra certos produtos brasileiros, oriunda de uma investigação do órgão que vinha se desenvolvendo desde que Trump anunciou o primeiro tarifaço de 50% contra o Brasil, em julho de 2025.

No começo de junho deste ano, o USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) propôs a imposição da alíquota no âmbito da Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana – ferramenta de política comercial que permite aos EUA investigarem e retaliarem outras nações contra práticas comerciais consideradas injustas.

Mesmo após uma série de audiências públicas em que a sociedade civil se expressou contra o tarifaço, o USTR determinou que  políticas do governo brasileiro sobre comércio digital, tarifas preferenciais, combate à corrupção, processamento de patentes e pirataria, etanol e desmatamento ilegal geram insegurança jurídica e competição desleal aos players dos EUA.

Com informações da CNN

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

PESQUISA AGORA/SEI: Cristiane Dantas está entre as seis mais citadas para deputada estadual no RN

Foto: ALRN/ Divulgação

A deputada estadual Cristiane Dantas aparece na 6ª colocação entre os nomes mais citados para deputado estadual no Rio Grande do Norte, com 1,1% das intenções de voto, segundo pesquisa AgoraSei divulgada com exclusividade pelo Jornal das 6, da 96 FM. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 5 de agosto, ouvindo 1.500 eleitores em 68 municípios do Estado, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob os números RN-06855/2026 e BR-08951/2026.

Durante o Jornal das 6, a bancada destacou a força eleitoral e a atuação da parlamentar. “Cristiane Dantas é muito forte. É uma parlamentar que se mostrou excepcional, com protagonismo diário. Eu acompanho de perto o trabalho dela e digo que ela está super bem. A votação de Cris é acima de 45 mil votos”, afirmou a bancada do programa.

A 6ª colocação é também um reflexo do trabalho de Cristiane na Assembleia Legislativa, onde tem atuação constante em pautas como defesa das mulheres, saúde e assistência social, além da presença nos debates e na defesa dos municípios potiguares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Flávio propõe cinco novos presídios federais e redução da maioridade penal

Foto: Reprodução/CNN

O candidato do PL (Partido Liberal) à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, propôs no plano de governo protocolado junto à Justiça Eleitoral construir cinco unidades federais de segurança máxima, reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal e punição para adolescentes a partir dos 14 anos que cometerem crimes considerados graves.

As propostas fazem parte do eixo de segurança pública do programa “Para o Brasil vencer o atraso – Diretrizes do Plano de Governo 2027-2030”. Batizado de “Brasil sem Medo”, o capítulo reúne medidas de endurecimento da legislação penal e de combate ao crime organizado. O documento afirma que a segurança será uma das prioridades de uma eventual gestão de Flávio.

Na área prisional, o plano prevê a construção de cinco novos presídios federais de segurança máxima, que se somariam às cinco unidades já existentes. Segundo o documento, as dez penitenciárias formariam o chamado “Complexo Federal de Segurança Máxima”, que receberia o nome de “TREVA”.

A proposta diz que as novas unidades seriam inspiradas no modelo adotado por El Salvador e destinadas a chefes de organizações criminosas e presos considerados de alta periculosidade. A intenção declarada é isolar as lideranças para impedir que continuem comandando facções de dentro das prisões.

O programa prevê que esses detentos fiquem sem acesso a celulares e sem visitas íntimas, além de estabelecer visitas monitoradas. Flávio também promete firmar parcerias com governos estaduais para criar 500 mil novas vagas no sistema prisional em quatro anos, com a meta de zerar o déficit carcerário do país.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Saiba quem são os candidatos mais ricos na disputa à Presidência

Fotos: Ricardo Stuckert/PR, Geraldo Magela/Agência Senado, Agência Cora/Divulgação, ALMG/Divulgação e Reprodução/YouTube

Uma das etapas obrigatórias para que uma candidatura possa ir às ruas é o registro dela na Justiça Eleitoral. O candidato precisa mostrar que está com o CPF e as contas em dia — e dizer qual é o tamanho do seu patrimônio. Até o final da tarde desta quinta-feira, 13, seis candidatos a presidente já registraram suas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há mais sete nomes que ainda devem ser registrados.

Entre os que já registraram seus patrimônios ao TSE, Romeu Zema (Novo) até agora é quem mais tem dinheiro em conta. Ele declarou ser dono de 178 milhões de reais, majoritariamente compostos de participações societárias. Ele também disse ser dono de uma casa de pouco mais de 700 mil reais. Depois dele, o segundo lugar é de Veterinário Wilson Grassi (Democrata), que declarou um patrimônio de 50 milhões de reais em imóveis financiados, sem dar mais detalhes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou possuir 4,7 milhões, principalmente em casas e terrenos em São Bernardo do Campo, seu berço político, além de fundos de investimento e aplicações. Flávio Bolsonaro ainda não registrou a sua candidatura — ele ia fazer isso nesta quinta, 13, mas foi filiado à revelia ao Missão, sigla criada pelo MBL. O ministro Nunes Marques, presidente do TSE, concedeu uma liminar determinando o retorno imediato do senador ao PL, para que ele possa registrar a sua candidatura.

A última declaração de Flávio à Justiça Eleitoral é de 2018, quando ele disputou a vaga ao Senado que ocupa até agora. Na época, ele declarou possuir 1,7 milhão de reais, distribuídos entre um carro, um apartamento e participações societárias na Bolsotini Chocolates e Café LTDA, a polêmica franquia da Kopenhagen sobre a qual pairava a suspeita de que era usada para lavar dinheiro.

É possível que o segundo lugar dos candidatos mais ricos seja ocupado por algum dos candidatos que ainda não registrou a candidatura. Ronaldo Caiado (PSD) disse em 2022, quando disputou o governo de Goiás, ser dono de 24 milhões de reais, patrimônio construído por fazendas, glebas de terra, cabeças de gado e um apartamento. Além dele e de Flávio, Augusto Cury (Avante), Cabo Daciolo (Mobiliza), Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) também não registraram suas candidaturas.

Veja a lista dos bens declarados pelos candidatos

  • Hertz Dias (PSTU): não possui bens
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): declarou ter um patrimônio de R$ 4.775.650,64, composto por terrenos, uma casa em construção, 50% de um apartamento, fundos de investimento e aplicações
  • Renan Santos (Missão): declarou R$ 795.089,00 distribuídos em quotas societárias e dinheiro em conta
  • Samara Martins da Silva Feitosa (UP): declarou R$ 33.000,00, soma de um automóvel e dinheiro em uma conta poupança
  • Veterinário Wilson Grassi (Democrata): declarou ser dono de um patrimônio de R$ 50.000.000,00 em imóveis financiados, sem especificar detalhes
  • Romeu Zema (Novo): declarou ter um patrimônio de R$ 178.707.610,09, composto de participações societárias, fundos de investimento e uma casa de R$ 704 mil

 

Com informações de Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro registra candidatura à Presidência após TSE restabelecer filiação ao PL

Pedido foi protocolado na noite desta quinta-feira (13), horas depois de Nunes Marques determinar a correção do vínculo partidário e liberar o sistema para o registro. Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro (PL) registrou, na noite desta quinta-feira (13), sua candidatura à Presidência da República. O pedido foi enviado à Justiça Eleitoral às 19h43, tendo o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça Neto como candidato a vice-presidente.

O registro ocorreu horas depois do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, determinar o restabelecimento imediato da filiação de Flávio ao Partido Liberal e liberar o Sistema Candex para o processamento da candidatura.

Pela manhã, a equipe de Flávio havia sido impedida de concluir o procedimento depois de identificar que o Sistema de Filiação Partidária (FILIA) apontava o senador como desfiliado do PL e vinculado de forma fraudulenta ao Partido Missão.

A situação levou a defesa a acionar o TSE. Ao analisar o pedido, Nunes Marques reconheceu a urgência do caso e determinou que a filiação de Flávio ao PL fosse restabelecida desde a data originária, com a exclusão do vínculo falso atribuído ao Missão.

O episódio da filiação que tentou prejudicar o registro de Flávio também será investigado. Nunes Marques determinou a preservação dos registros de acesso ao Sistema FILIA e a expedição de ofício à Polícia Federal para instauração de inquérito destinado a identificar a autoria da alteração.

O próprio TSE atesta que não houve invasão ou hackeamento do sistema. Segundo o tribunal, a filiação ao Missão foi realizada por meio do uso indevido da ferramenta por alguém que possuía credenciais no Missão para efetivar filiações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *