Esporte

Copa das Confederações: Brasil enfrenta a Itália para confirmar liderança e alegrar o povo

A Seleção Brasileira entrará em campo com uma dupla missão às 16 horas (de Brasília) deste sábado, ainda que o técnico Luiz Felipe Scolari queira distanciar a onda de manifestações pelo País de sua equipe. Uma vitória sobre a Itália na Arena Fonte Nova garantirá a primeira colocação do grupo A da Copa das Confederações, com 100% de aproveitamento, e ajudará a alegrar parte da população revoltada. Essa é a opinião de muitos dos seus comandados.

“O País está atravessando um momento complicado, e a Seleção pode, sim, ser uma pequena válvula de escape para tudo o que está acontecendo”, bradou o goleiro Júlio César, um dos líderes do elenco. Ele foi um dos jogadores que mais se motivaram com o gesto patriótico do público brasileiro no Castelão, que continuou a cantar o Hino Nacional com bastante disposição mesmo após a música parar de soar dos alto-falantes antes da vitória por 2 a 0 sobre o México.

Felipão também se animou bastante com o gesto patriótico da rodada passada – pediu até que a torcida volte a se manifestar dessa forma contra a Itália –, porém não quer se intrometer em questões políticas. “Tenho que cuidar da minha Seleção. Vou fazer o que sou contratado para fazer. Outras áreas cabem a outras pessoas. Não sou eu quem vai dizer como o governo deve proceder, pois também não quero que me venham falar para escalar A ou B. Cada um na sua”, ordenou. Pouco antes, o baiano Daniel Alves também tinha fugido do tema, apesar de Felipão garantir que todos do elenco têm liberdade para opinar.

Como prova da palavra do comandante, Júlio César não foi o único líder da Seleção Brasileira que mostrou apoio às reivindicações de parte da sociedade brasileira. Outras referências da equipe, como o atacante Neymar e o zagueiro David Luiz, também se manifestaram favoráveis a protestos pacíficos. Do lado de fora da Fonte Nova, no entanto, é possível que as cenas de violência entre policiais e populares dos jogos anteriores se repitam.

Teoricamente, a Seleção tem totais condições de fazer a sua parte para ajudar a acalmar os ânimos. A equipe realmente está em evolução, como gosta de frisar Felipão, e passou a enfim contar com o poder de decisão de Neymar. Autor de dois gols no torneio (tal qual o reserva Jô), o astro do Barcelona conduziu o seu time aos 6 pontos no grupo A. A Itália chegou à mesma marca, mas teve muito mais dificuldades para passar pelo eliminado Japão (4 a 3) na rodada passada. “Podemos empatar para confirmar a liderança, mas jogaremos para vencer”, avisou Felipão.

Como as duas seleções já estão classificadas para as semifinais, Felipão cogitou a possibilidade (remota) de substituir os pendurados Thiago Silva e Daniel Alves pelo zagueiro Dante e pelo lateral direito improvisado Jean. O certo é que o volante Paulinho, com entorse no tornozelo esquerdo, abriu espaço para Hernanes estar em campo contra os italianos. “Jogo no futebol italiano há três anos e conheço os jogadores deles. Isso pode ser uma vantagem”, avisou o atleta da Lazio.

Pela Itália, cuja direção definiu como “invenção total” a possibilidade de deixar a Copa das Confederações por causa dos protestos violentos no Brasil, o técnico Cesare Prandelli tem mais desfalques com que lidar. O atacante El Shaarawy sofreu uma lesão no pé esquerdo, o veterano Andrea Pirlo está com uma contratura na panturrilha direita e o seu companheiro de meio-campo Daniele De Rossi precisará cumprir suspensão automática.

Apesar dos problemas, a tetracampeão mundial Itália desperta muito respeito entre os jogadores brasileiros. Principalmente porque conta com o irreverente Mario Balotelli, amigo de Neymar e ex-companheiro de Jô, em seu ataque para chamar a atenção. “Ele é um grande jogador, que vem mostrando as suas qualidades pela seleção e pelos times que defendeu. Merece o nosso cuidado especial. Estamos falando de um atacante que pode não criar tantas ocasiões, mas que aproveita as que tem”, definiu o local Daniel Alves.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA X BRASIL

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 22 de junho de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Adbukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochakarov (Quirguistão)

ITÁLIA: Buffon; Abate (Maggio), Bonucci (Barzagli), Chiellini e De Sciglio; Aquilani, Montolivo, Marchisio, Candreva e Diamanti; Balotelli
Técnico: Cesare Prandelli

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk, Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Da Gazeta Esportiva

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número do telefone de Lula vaza em live de Janones

Imagem: Reprodução

O deputado federal André Janones (Rede-MG) acabou expondo o número de telefone do presidente Lula (PT) durante uma transmissão ao vivo neste sábado (24). O parlamentar conversava com o petista por telefone enquanto o presidente se deslocava do Rio de Janeiro para São Paulo, onde participaria dos últimos atos de campanha antes do segundo turno.

Ao mostrar o celular para a câmera, Janones deixou o contato de Lula visível. Ao perceber o deslize, reagiu com surpresa e preocupação: “Não é possível que mostrei lá o número do Lula. Não é possível, gente”, disse, aos risos. “O pessoal vai ficar puto comigo”, acrescentou.

Antes da ligação, o deputado havia afirmado que mostraria o contato sem revelar os dígitos, por acreditar que o nome salvo na agenda seria suficiente para evitar o vazamento. Após a transmissão, usuários das redes sociais e de grupos de WhatsApp passaram a compartilhar imagens do contato, salvo com o DDD 61, de Brasília, e uma foto de Lula fazendo sinal de positivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do TSE Nunes Marques diz que sistemas eleitorais estão “prontos, autênticos e blindados contra qualquer ingerência indevida”

Foto: Leobark Rodrigues/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou neste sábado (24) que os sistemas eleitorais estão “prontos, autênticos e blindados contra qualquer ingerência indevida” para o segundo turno das eleições de 2026. A declaração foi feita durante a cerimônia de verificação da integridade e autenticidade dos programas instalados no Tribunal, em Brasília.

A checagem confirmou, por meio de assinaturas digitais e resumos criptográficos, que os arquivos em operação correspondem aos sistemas oficiais inspecionados, assinados e lacrados. “Nenhuma linha de programa” foi alterada, omitida ou acrescentada, declarou o ministro.

Segundo Nunes Marques, o procedimento encerra um processo de transparência iniciado em outubro de 2025, quando os códigos-fonte foram disponibilizados para fiscalização por partidos e entidades. O presidente do TSE destacou que a participação dessas instituições fortalece a confiança no processo eleitoral.

“Quando as instituições da República se unem para auditar, conferir e atestar a autenticidade dos sistemas, é a própria confiança pública que se fortalece, esvaziando narrativas desinformadoras e consolidando a estabilidade das nossas instituições republicanas”, afirmou.

O ministro também assegurou aos eleitores que, ao pressionar a tecla “CONFIRMA”, o voto será registrado, preservado e totalizado “com total integridade e transparência”. Os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em 4 de setembro, com a participação de representantes do TSE, da OAB-DF, do Ministério Público Federal e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro lota Praça da Liberdade e participa de motociata em Belo Horizonte (MG)

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) lotou a Praça da Libertade em Belo Horizonte-MG e participou neste sábado (24) de uma motociata ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e de aliados políticos, entre eles os governadores eleitos Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

O grupo saiu da Praça do Papa em direção à Praça da Liberdade. Durante o percurso, não houve discursos, pois, segundo Nikolas, as regras eleitorais não permitiam pronunciamentos no último dia de campanha. O deputado comandou o ato com músicas, incluindo “Tchau, Tchau PT”.

Antes da motociata, Flávio gravou um vídeo com Cleitinho, com quem ainda não havia dividido um palanque. Na ocasião, afirmou que não ameaçaria o governador eleito nem os mineiros, em referência a críticas dirigidas a Lula (PT). Também participaram do ato o ex-governador Romeu Zema (Novo) e Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Apoiadores de Flávio Bolsonaro rezam Pai Nosso e pedem ‘livrai-nos do PT’, em Belo Horizonte

Imagens: Luiza Muzzi/UOL

Milhares de pessoas reunidas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, rezaram juntas um Pai-Nosso encerrado com a frase “livrai-nos do PT, amém”, puxada pelo locutor do evento. Na sequência, os apoiadores de Flávio gritaram “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.

Na Praça do Papa, motociclistas vestidos com a camisa do Brasil aguardavam a chegada do senador Flávio Bolsonaro (PL) para iniciar um percurso pelas avenidas Afonso Pena e Brasil até a Praça da Liberdade. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também era esperado no ato, chamado de “Bloco do 22”.

Com informaçõe de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsa sobe com perspectiva de vitória de Flávio e dólar fecha abaixo de R$ 5 antes do 2º turno

Foto: Cris Faga/NurPhoto/Getty Images

O mercado financeiro encerrou a sexta-feira (23), último pregão antes do segundo turno presidencial, com alta na Bolsa e queda do dólar. Investidores acompanharam a prévia da inflação, a valorização do petróleo e as pesquisas eleitorais divulgadas às vésperas da votação.

O Ibovespa avançou 0,47%, aos 205.082 pontos, mas acumulou queda de 0,17% na semana. Entre as principais ações, Vale, Petrobras e bancos fecharam em alta. O dólar à vista caiu 0,90% e encerrou o dia cotado a R$ 4,993, abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde 12 de outubro. Na semana, a moeda americana acumulou desvalorização de 1,57%. As expectativas sobre o resultado da eleição e os rumos da política econômica também influenciaram as negociações.

Segundo Rodrigo Moliterno, da Veedha Investimentos, a pesquisa do instituto Veritá, que apontou Flávio Bolsonaro (PL) com 51,3% dos votos válidos e Lula (PT) com 48,7%, pode ter contribuído para a recuperação da Bolsa durante a tarde. O levantamento ouviu 15 mil pessoas e informou margem de erro de um ponto percentual e foi registrada no TSE sob o protocolo BR-06070/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Willer Tomaz desmonta fake news e nega que Flávio Bolsonaro fosse ‘usuário master’ de conta bancária de sua empresa

O advogado Willer Tomaz afirmou neste sábado (24) que Flávio Bolsonaro (PL) nunca teve acesso como “usuário master” a uma conta bancária de sua empresa no Santander. Tomaz mostrou uma carta emitida pelo banco na sexta-feira (23) confirma que apenas o próprio advogado ocupava essa função desde a abertura da conta, em maio de 2025.

Tomaz contestou reportagens que apontaram uma possível ligação financeira entre ele e o senador, negou qualquer sociedade com o candidato à Presidência e afirmou que a relação entre os dois é de amizade.

Tomaz também criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou medidas contra ele, incluindo a quebra dos sigilos bancário e fiscal, o cancelamento de passaportes e o bloqueio de bens até o limite de R$ 6 bilhões.

O advogado contestou o valor e acusou os responsáveis pela investigação de usar o caso politicamente, sem apresentar, na publicação, provas dessa alegação. O limite fixado para o bloqueio não significa que esse montante tenha sido efetivamente encontrado ou bloqueado.

As suspeitas surgiram após a divulgação de informações atribuídas a documentos da Polícia Federal, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro. Segundo reportagens sobre o caso, e-mails entre uma funcionária de Tomaz e o Santander mencionavam a desvinculação de contas associadas ao perfil master, incluindo uma identificada com o nome de Flávio. Os investigadores levantaram a hipótese de possível acesso operacional ou participação econômica, o que é negado pelos dois.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE NA GLOBO: Renan Santos diz que Flávio teve desempenho “muito forte” e que Lula ficou “perdido” e foi “derrotado”

O ex-candidato à Presidência Renan Santos, do partido Missão, avaliou que Flávio Bolsonaro (PL) teve um desempenho “muito forte” no primeiro bloco do debate presidencial, enquanto Lula (PT) foi “bem derrotado”. Renan disputou o primeiro turno das eleições e recebeu cerca de 2,6 milhões de votos.

“Não é que amassou, porque não teve lacrada. O Flávio quis parecer presidenciável e conseguiu”, afirmou Renan. Segundo ele, o senador apresentou uma atuação técnica, com dados de diferentes regiões do país, como se espera de um candidato à Presidência.

Renan também criticou o desempenho de Lula, afirmando que o presidente poderia ter confrontado o adversário, mas demonstrou dificuldade no primeiro bloco e ficou “perdido”. Em sua análise, o petista saiu derrotado desse trecho do debate.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CNT/MDA: Flávio Bolsonaro tem 50,7% dos votos válidos; Lula, 49,3%

Fotos: Agência Senado/Agência Brasil

Pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado (24) aponta que o senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) tem 50,7% das intenções de voto para o segundo turno da eleição. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 49,3%.

O cenário considera somente os votos válidos, descartando brancos e nulos.

A CNT/MDA entrevistou 2.032 eleitores em todo o país entre os dias 21 e 23 de outubro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-02136/2026.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Transporte público de Natal será gratuito neste domingo (25), dia do segundo turno das eleições

Foto: Demis Roussos/STTU

Os eleitores de Natal poderão utilizar gratuitamente os ônibus neste domingo (25), dia do segundo turno das eleições. A medida é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), para facilitar o deslocamento até os locais de votação.

A gratuidade busca garantir mais facilidade de acesso às urnas e permitir que os eleitores se desloquem pela cidade sem pagar passagem durante o dia de votação.

A orientação é consultar os horários e itinerários das linhas com antecedência, especialmente nos trajetos que exigem integração ou envolvem distâncias maiores, para evitar atrasos.

Para conferir linhas, horários e itinerários CLIQUE AQUI

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP Eleitoral diz que não cabe à Justiça decidir sobre sigilos de Lula e Flávio Bolsonaro

Foto: Agência Senado e Palácio do Planalto

O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu, na sexta-feira (23), o encerramento do processo que trata da divulgação dos sigilos de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), sem analisar o conteúdo do pedido. Para o órgão, a Justiça Eleitoral não precisa intervir no caso, pois o assunto não é de sua competência específica.

O parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa contraria o pedido da campanha de Lula, que solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atuação como mediador na abertura dos dados. Na quinta-feira (22), o ministro André Mendonça já havia afirmado que os candidatos podem divulgar espontaneamente as informações, sem necessidade de autorização judicial.

A disputa começou no debate da Band, no domingo (18), quando Lula propôs abrir seus sigilos dos últimos oito anos, desde que Flávio fizesse o mesmo. O senador aceitou discutir a proposta sob outras condições. Representantes das duas campanhas entregaram as procurações necessárias ao TSE, mas os dados ainda não foram divulgados publicamente e não há previsão oficial para a publicação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *