Diversos

Coronavírus: ratos ficam ‘agressivos’ por falta de comida nos EUA

(Foto: Getty Images)

O fechamento de restaurantes e outros estabelecimentos ligados ao setor de alimentação, como parte das medidas adotadas para conter a propagação do novo coronavírus, alterou completamente a rotina e o comportamento de uma parcela específica dos moradores das cidades americanas: os ratos.

Segundo um alerta lançado na semana passada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, agência de pesquisa em saúde pública ligada ao Departamento de Saúde (CDC), os roedores, em busca de comida, poderão apresentar “comportamento incomum ou agressivo”.

De acordo com o CDC, o fechamento dos restaurantes levou à diminuição no volume de alimentos disponível para a população de ratos, especialmente em zonas comerciais.

“Roedores dependem da comida e das sobras desses estabelecimentos”, diz o comunicado publicado no site da agência.

Famintos, eles estão buscando novas fontes de comida, o que tem provocado, segundo o CDC, um aumento na sua atividade.

“Programas de saúde ambiental e controle de roedores devem observar um aumento nas requisições de serviços relacionados a roedores e relatos de comportamento incomum ou agressivo”, alerta a agência.

Segundo Robert Corrigan, um dos principais especialistas em roedores dos Estados Unidos, o comportamento agressivo não é em relação a humanos, e sim a outros ratos ou até mesmo a propriedades, em busca de frestas para que possam entrar e encontrar comida.

“Não (significa que irão) atacar ou morder pessoas”, diz Corrigan à BBC News Brasil.

Canibalismo

Enquanto para ratos que vivem em zonas residenciais não houve grandes mudanças durante a pandemia de COVID-19 (a doença causada pelo novo coronavírus), as populações de roedores em áreas comerciais ou turísticas têm sofrido com as restrições.

Em grandes cidades, como Nova York, essas colônias de ratos costumam encontrar abundância de alimentos nas lixeiras próximas a restaurantes, bares e hotéis, principalmente à noite, após o fechamento dos estabelecimentos, quando o lixo da cozinha é levado para a rua.

Mas, como desde meados de março, a maioria desses estabelecimentos fechou completamente ou passou a operar somente em sistema de tele-entrega ou retirada no local, essa fonte de comida desapareceu.

Desesperados, os roedores estão atacando outros ratos, até mesmo dentro de suas próprias colônias.

“Um rato faminto vai ficar muito agressivo com outros ratos”, salienta Corrigan, que atua como consultor especializado no controle de roedores para empresas e departamentos de saúde ao redor dos Estados Unidos e em outros países.

Corrigan diz que, em áreas onde os ratos costumavam encontrar alimentos facilmente e agora a comida desapareceu, especialistas têm observado evidências desses ataques e de canibalismo, que são comuns em situações extremas de fome, como a atual.

“Eles estão atacando uns aos outros, matando e comendo uns aos outros. E, se há filhotes nos ninhos, vão matá-los e comê-los”, afirma.

Relatos em diferentes cidades

Mudanças no comportamento da população de ratos vêm sendo documentadas em várias cidades americanas desde o início da pandemia, quando as regras de distanciamento social deixaram as ruas vazias.

Geralmente com hábitos noturnos e com movimentação restrita à área próxima a suas tocas, os roedores agora estão mais ousados, se aventurando em distâncias mais longas, explorando novas regiões, mesmo durante o dia.

No final de março, depois que os turistas já haviam ido embora de Nova Orleans e os moradores estavam em quarentena, as redes sociais e a imprensa americana mostraram imagens de dezenas de ratos circulando livremente pela Bourbon Street, principal rua da zona turística da cidade.

Na época, a prefeita, LaToya Cantrell, declarou que o fechamento dos restaurantes estava “levando nossos roedores à loucura”.

Em Chicago, a imprensa local relatou no mês passado que as centenas de milhares de ratos que vivem na cidade estavam se aventurando mais longe e durante o dia em busca de comida, em um comportamento atípico.

Na capital americana, Washington, a prefeitura recebeu mais de 800 ligações ligadas a problemas com roedores nos últimos 30 dias.

Recomendações

Com essas mudanças de comportamento, especialistas alertam que é possível que algumas áreas residenciais que antes não registravam a presença de roedores passem a enfrentar o problema.

Apesar de não haver indicação de que possam transmitir a covid-19, ratos podem transmitir dezenas de outras doenças aos seres humanos, por meio do contato destes com fezes, urina e saliva dos roedores e, de forma indireta, por pulgas ou carrapatos que tiveram contatos com ratos.

O CDC diz que os moradores e proprietários comerciais devem adotar medidas para “eliminar condições que possam atrair e sustentar a presença de roedores”, como vedar o acesso às casas, remover entulho e vegetação pesada, manter o lixo em recipientes fechados e retirar dos pátios a ração para animais de estimação e pássaros.

Corrigan ressalta que, quando há ratos em uma área, é sinal de que há comida. “Geralmente é porque estamos depositando o lixo de maneira incorreta”, afirma.

Ele diz que sua receita para evitar a presença de ratos é simples. Primeiro, é preciso assegurar que nenhum rato ou qualquer outro animal conseguirá ter acesso ao lixo. Em segundo lugar, procurar e vedar frestas embaixo das portas.

A escassez de comida também deve facilitar a captura de roedores, atraídos pelas iscas, e algumas cidades, como Nova Orleans, anunciaram que estão aumentando o número de armadilhas.

Mas Corrigan afirma que, apesar das dificuldades atuais, a população de ratos nas cidades afetadas deve se recuperar rapidamente assim que restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos voltarem a funcionar.

“Eles são muito resilientes”, afirma.

BBC Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. Já aqui no Brasil, os ratos políticos, e principalmente as ratazanas Petralhas, estão fazendo a festa, com o dinheiro destinado ao combate do covid19.

    1. Gente, pra que essa agressividade? Onde está a civilidade? Sempre vai existir esquerda, direita, centro, extremistas, mas não podemos esquecer que somos seres humanos e, como tal, temos que ter ações e reações humanas. Chega de tanto ódio!!! Vamos dá um basta nisso e seguir com opiniões, críticas e sugestões com civilidade, não com negacionismo. Olhemos um ao outro. Queremos o bem para o nosso país. Cada um com sua opinião, mas com sincero respeito. Basta de agressões e violência. Sigamos em paz e acima de tudo com fé, que as coisas irão mudar para melhor se nos unirmos. Caso contrário será catastrófico para todos. Chega!

    2. Pq so visam o pt sao tds . De a az so mudam as siglas e os numeros. Todos tem a mesma missao iludir os cidadãos e surrupiar os cofres do brasil.

  2. Sempre assisto o blog de BG. Querem calar o povo de dar opiniões. No Brasil é um país democrático? Se for é para uns e outros não? Caso me critiquem não é . Caso me elogiam é. É assim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Vorcaro nega celular à PF para proteger ‘relações pessoais’

Imagens: Reprodução/Poder360

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, se recusou a entregar a senha de seu celular à Polícia Federal durante depoimento no STF, em 30 de dezembro de 2025. O argumento da defesa foi que o aparelho continha informações pessoais que não deveriam ser expostas, mesmo sob garantia de sigilo absoluto.

O advogado de Vorcaro, Roberto Podval, disse que o banco não era o foco da preocupação, mas sim relações pessoais do cliente. Ele afirmou que a abertura do celular poderia envolver “pessoas em relações absolutamente pessoais e particulares”, sem ligação com o banco. O depoimento está registrado em vídeo, e Podval não detalhou quais dados poderiam causar constrangimento.

O tema voltou à tona durante acareação com Paulo Henrique Costa, ex-diretor do BRB. A defesa reclamou que perguntas da PF vazaram à imprensa antes do depoimento e pediu que o caso fosse apurado em inquérito separado. O embate reforçou o receio de que dados pessoais do banqueiro fossem expostos.

A operação Compliance Zero, autorizada em 14 de janeiro pelo ministro Dias Toffoli, já apreendeu celulares de Vorcaro, que estão sendo analisados por peritos federais. Até o momento, a PF não divulgou se conseguiu descriptografar o aparelho negado pelo banqueiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Câmara Municipal vira ringue e vereadores partem para a pancadaria por eleição adiada

Imagens: Reprodução/Metropoles

Uma reunião na Câmara Municipal de Santa Luzia (MG) terminou em pancadaria nesta quinta-feira (29). A confusão começou após o cancelamento da antecipação da eleição para a presidência da Casa, prevista para o biênio 2027-2028. A Guarda Municipal precisou intervir para conter o tumulto.

O presidente da Câmara, Glayson Johnny, havia adiado a votação na quarta-feira (26), enviando um ofício aos vereadores. Mesmo assim, parlamentares compareceram para escolher o novo presidente, gerando bate-boca e confronto físico entre o vereador Ivo Melo e o secretário-geral da Casa.

Glayson justificou a decisão dizendo que o adiamento garante segurança jurídica, citando entendimento do STF, que permite a eleição apenas a partir de outubro, mais próximo do início do mandato.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Vorcaro e ex-presidente do BRB se enfrentam no STF por R$ 12 bilhões em carteiras suspeitas

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, divergiram sobre a origem de carteiras de crédito durante acareação no STF, realizada em 30 de dezembro de 2025. Os vídeos dos depoimentos foram liberados pelo ministro Dias Toffoli nesta quinta-feira (29).

Vorcaro disse que o Master começou a vender “carteiras originadas por terceiros”, sem saber detalhes da Tirreno, empresa envolvida no caso. Segundo ele, os créditos vinham de originadores que já atuavam com o Master, mas não eram originados diretamente pelo banco.

Costa, por sua vez, afirmou que entendia que as carteiras eram do Master, vendidas a terceiros e recompradas pelo banco. Segundo o ex-presidente, o BRB manteve as compras até abril de 2025, quando notou “padrão documental diferente” e só então passou a questionar os originadores, descobrindo em maio que os créditos vinham da Tirreno.

Segundo as investigações, o BRB pagou R$ 12 bilhões ao Master por supostas carteiras de crédito falsas da Tirreno, empresa que seria de fachada. A divergência entre Vorcaro e Costa marca o principal ponto da acareação liberada pelo STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Lula retorna ao bloco cirúrgico para catarata no olho esquerdo nesta sexta (30)

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30), em Brasília. Os exames pré-operatórios foram concluídos nesta quinta-feira (29), segundo informou a Presidência, e ele manteve a rotina de trabalho na Granja do Torto durante o dia.

Não é a primeira vez que Lula passa por um procedimento desse tipo: em 2020, ele operou o olho direito. Desde que retornou à Presidência, em 2023, o presidente já realizou pelo menos quatro procedimentos médicos, incluindo cirurgia no quadril com blefaroplastia e intervenções de emergência após hemorragia interna no cérebro.

A catarata é um processo natural do envelhecimento que deixa o cristalino — a lente natural do olho — opaco, prejudicando a visão, como se se enxergasse através de vidro embaçado. A cirurgia substitui a lente natural por uma artificial transparente, é considerada segura e dura poucos minutos.

Lula chegou nesta quinta de madrugada do Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Toffoli expõe depoimentos do BRB, Master e Banco Central

Foto: Carlos Moura/STF

O ministro do STF, Dias Toffoli derrubou o sigilo dos depoimentos e da acareação do chamado caso Master, realizadas em 30 de dezembro do ano passado. A decisão autoriza que os vídeos fiquem públicos, mas mantém o restante da investigação em sigilo até a Procuradoria-Geral da República se manifestar.

Foram ouvidos na ocasião o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro; e o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. A acareação confrontou versões sobre detalhes da investigação envolvendo operações do banco.

O despacho de Toffoli foi assinado na noite desta quarta-feira (28). Com a liberação, os vídeos dos depoimentos podem ser analisados por jornalistas e investigadores, mas o caso ainda mantém pontos sensíveis sob sigilo, garantindo que a PGR tenha tempo de avaliar o que pode ou não ser divulgado oficialmente.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UNIFACEX anuncia novo coordenador e fortalece inovação no curso de Direito

Foto: Divulgação

O Centro Universitário Facex (UNIFACEX), em Natal, dá um passo importante no fortalecimento do seu projeto acadêmico ao anunciar o advogado e professor Sebastião Leite como novo coordenador do curso de Direito. A chegada do novo gestor marca uma fase de renovação, com foco na excelência acadêmica, na aproximação com a sociedade e na formação prática dos futuros profissionais.

Reconhecido pela qualidade do seu ensino, o curso de Direito da UNIFACEX possui conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) — patamar considerado de excelência — e se destaca pelo alto índice de aprovação no Exame da OAB, resultado que reflete o compromisso da instituição com a formação sólida e responsável dos seus alunos.

À frente da coordenação, Sebastião Leite assume a missão de ampliar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, por meio de convênios estratégicos com o Poder Judiciário, o Ministério Público e Procuradorias,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Prefeito é solto mesmo sob acusação de liderar grupo armado em Ielmo Marinho

Imagens: Instagram/Fernando de Ielmo Marinho

O prefeito de Ielmo Marinho, Fernando Batista Damasceno, deixou a prisão nesta quarta-feira (29) após audiência de custódia. A Justiça decidiu que ele não precisa usar tornozeleira eletrônica nem se afastar do cargo, permitindo que siga normalmente à frente da prefeitura.

Mesmo em liberdade, o gestor terá que cumprir medidas cautelares. Entre elas estão comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades, ficar em casa durante a noite e informar qualquer mudança de endereço às autoridades. Ele também não pode ocultar, destruir ou mexer em bens, documentos ou valores ligados à investigação.

Fernando Batista havia sido preso em flagrante durante uma investigação da Polícia Civil. Segundo o órgão, ele é apontado como líder de um grupo supostamente estruturado para intimidar adversários políticos e praticar outros ilícitos, com apoio de núcleo armado e influência político-administrativa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia barra mala com R$ 1,7 milhão a caminho de Brasília

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira (29) cerca de R$ 1,7 milhão em espécie em um veículo parado na BR-050, em Cristalina (GO). A abordagem inicial foi realizada pelo Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar de Goiás, e dois homens estavam no carro, segundo informações do Metrópoles.

Os ocupantes não conseguiram comprovar nem explicar a origem do dinheiro. Levantamentos preliminares indicam que eles não têm condições econômicas compatíveis com a quantia, levantando suspeita de que poderiam estar atuando como “laranjas”.

Diante da repercussão interestadual dos fatos e da suspeita de origem ilícita do dinheiro, a ocorrência foi apresentada à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

As investigações seguem para identificar a origem e o destino do dinheiro, sem descartar a possibilidade de uso para pagamento de vantagens indevidas.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carregador portátil explode em voo da Latam e passageiros entram em pânico no ar

Foto: Divulgação

Um carregador portátil de celular pegou fogo durante um voo da Latam e assustou passageiros na tarde desta quinta-feira (29). A aeronave, que saiu de Congonhas com destino a Brasília, precisou realizar um pouso monitorado no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo a Rede Voa, responsável pelo aeroporto, a tripulação controlou a situação ainda no ar e não chegou a decretar emergência. Bombeiros e equipes de socorro foram deslocados para acompanhar o pouso, mas ninguém se feriu.

O susto, no entanto, provocou mal-estar em três passageiros, que receberam atendimento na pista. Nenhum precisou ser hospitalizado. Após o incidente, o Centro de Controle Operacional da Rede Voa organizou a troca de aeronave, e os passageiros seguiram viagem normalmente para Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ataque de tubarão em Olinda mata adolescente e acende alerta

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atacado por um tubarão na tarde desta quinta-feira (29), na praia Del Chifre, em Olinda, no litoral de Pernambuco. Deivson Rocha Dantas estava no mar com amigos quando foi mordido e acabou não resistindo, mesmo após tentativa de socorro.

Segundo relatos de testemunhas, o garoto brincava na água quando sofreu a mordida. Banhistas retiraram o adolescente do mar e o levaram em um carro particular até o Hospital do Tricentenário, mas ele morreu antes de chegar à unidade.

O médico Levy Dalton, que atendeu a ocorrência, informou que a vítima perdeu muito sangue devido à gravidade do ferimento. De acordo com ele, a lesão atingiu uma região com artérias importantes no membro inferior, o que agravou rapidamente o quadro e levou à morte.

Avisos ignorados

A praia Del Chifre possui placas alertando sobre o risco de ataques de tubarão, conforme informou o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). A área, localizada entre Olinda e Recife, já havia registrado outro ataque em 2023 e integra um histórico que soma 82 casos no litoral pernambucano nos últimos 34 anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *