Diversos

Correios: Governo decide privatizar 100% da estatal em um único leilão

Foto: Agência O Globo

O governo já definiu o modelo de privatização dos Correios. A proposta que o Ministério da Economia quer ver aprovada pela Câmara dos Deputados já na semana que vem prevê que a União se desfaça de 100% do capital da empresa.

A informação foi dada ao GLOBO pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.

O modelo difere dos planos para a Eletrobras e do que foi feito recentemente na BR Distribuidora, ex-subsidiária da Petrobras, baseados em operações no mercado de capitais.

A venda dos Correios também deve gerar mudanças na regulação do setor postal, que passaria a se tornar uma atribuição da Anatel com outro nome.

Entenda como vai funcionar o plano traçado pelo governo para privatizar os Correios  e o  caminho no Congresso para sua aprovação, lendo aqui a reportagem exclusiva do GLOBO.

O Globo

 

 

Opinião dos leitores

  1. Tem que vender é a Petrobras já!!!!!!!
    Tem que tirar essas buchas do espinhaços dos brasileiros.
    Ou até mesmo dá pro capital estrangeiro.
    O governo so deve exigir uma coisa.
    Uma cota de combustíveis vitalícias pra poder vender gasolina e diesel barato pros brasileiros.
    O resto venda em dólar pra quem quiser comprar ao redor do mundo.
    Venda esses carai urgente.

    1. Não!!
      É o grupo do lulinha limpador de bunda de elefante que vai comprar.
      Rsrsrsrs
      Babaca!!

  2. E segue o desmonte do Brasil por uma direita “liberal” que aos poucos vai vendendo tudo e tornando o Brasil cada vez mais privado.

  3. Vergonha alheia dos servidores dos correios que votaram em Bolsonaro! Irão se arrepender pelo resto de suas vidas pela burrice de votar em um Burro. kkkkkk

  4. Quem levou os correios a falência?
    Quem zerou o fundo de pensões dos correios?
    Quem elevou os custos da estatal a níveis insuportáveis? O plano de saúde, por exemplo, dava direito até os avós dos funcionários.
    Quem inviabilizou financeiramente a estatal?
    Todas essas respostas pode ser resumida em: Os governos do PT
    Era uma estatal rentável e confiável até 2003 quando iniciou sua decadência, chegando a ser deficitária, mesmo tendo o monopólio em todo território nacional em sua atividade.
    O correios resume bem a forma da esquerda governar, um desastre total. A lá Venezuela, eca…

  5. Quem planta ventos, colhe o quê?
    Lembro o pessoal dos CORREIOS fazendo manifestações de FORA DILMA!
    Pensavam que ela era o problema e não viram que estavam sendo manipulados para depois receberem seu pagamento em dobro: PRIVATIZAÇÃO!
    Mais uma entrega de Patrimônios Públicos para a iniciativa privada que vai abocanhar mais essa fatia de mercado e melhorar só para os 20% mais ricos e moradores das grandes cidades. Os pequenos e pobres voltaram para as suas senzalas, e os trabalhadores voltam pro tronco pra aprenderem que o que é bom para os elefantes não é bom para as formigas.
    É só lembrar quem puxava as manifestações naquele tempo e até hoje e ver os seus carrões desfilando nas ruas, para ver quem realmente está se dando bem com tudo isso enquanto a maioria perde direitos e oportunidades de melhorar de vida com destruição da políticas públicas voltadas para eles. Adeus!!!

    1. Sua visão de mundo expõe um dos aspectos mais tristes e sujos na cultura brasileira: corporativismo. Quer dizer que é melhor seguir nas mãos de partidos, perder fundos de pensão, entregar um serviço caro e ruim? “Patrimônio público”. Kkkkkkkk

  6. E como vão ficar os partidos sem o Postalis? Principalmente o PT que arrombou os fundos dos pobres carteiros (e pretroleiros, pra citar os roubos na casa dos bilhões).

  7. É assim vamos conspirando de mais um problema, de mais uma fonte de corrupção e desperdícios. Para desespero dos sindicalistas e políticos de oposição, que vão perdendo suas “boquinhas”. Dá-lhe, Bozo.

    1. Se a privatização dos correios for igual ao da eletrobras que criará outra estatal,a mamata continuará a mesma! Vc acredita mesmo que no governo do MINTOmaníaco das rachadinhas não tem corrupção? Melhor diminuir a ração de capim cloroquinado pra raciocinar melhor…

    2. Suas “boquinhas” estão secando, “cumpanheros”. Procurem trabalho de verdade. Ainda há tempo prá virar gente de bem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Torcedores transformam Rota do Sol em praça de guerra após vitória do ABC contra o Laguna

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Via Certa (@viacertanatalrn)

Vídeo: Via Certa Natal

O que era para ser apenas a estreia do Campeonato Potiguar terminou em cenas de extrema violência na Rota do Sol, nas imediações do Frasqueirão, após a vitória do ABC por 2 a 0 sobre o Laguna. Torcedores entraram em confronto e protagonizaram uma verdadeira selvageria, com espancamentos, pessoas sendo atingidas por capacetadas e até motocicletas passando por cima de torcedores durante a confusão.

Segundo relatos de testemunhas e funcionários de um posto de combustíveis próximo ao estádio, o clima foi de terror. Uma pessoa ficou gravemente ferida e precisou ser socorrida por populares, sendo levada em estado delicado para o Hospital Alfredo Gurgel. Os trabalhadores do local afirmaram que não conseguiram intervir diante da truculência e da violência extrema do grupo envolvido.

A confusão não foi um fato isolado. Ainda nas primeiras horas do dia, antes mesmo da partida, já havia registro de brigas entre torcidas, inclusive com uso de artefatos explosivos na Zona Norte de Natal, na região do Igapó. As imagens que circulam são consideradas fortes e algumas precisaram ser borradas devido ao nível de agressividade.

Dentro de campo, o ABC venceu por 2 a 0 e encerrou um longo jejum sem vitórias no Frasqueirão — a última havia sido em março de 2025, curiosamente contra o próprio Laguna. Fora dele, porém, o que se viu foram cenas lamentáveis de violência que não tem qualquer relação com esporte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Wagner Moura ataca Bolsonaro no Globo de Ouro e diz que extrema direita é “eco da ditadura”

Vídeo: Reprodução/X

Recém-consagrado com o Globo de Ouro, Wagner Moura fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro ao comentar a importância de o cinema brasileiro continuar abordando o período da ditadura militar. Em entrevista após a premiação, o ator afirmou que o autoritarismo ainda é uma ferida aberta no país e associou diretamente o bolsonarismo aos resquícios do regime militar.

“A ditadura ainda é uma cicatriz aberta na vida brasileira. Isso aconteceu há apenas 50 anos”, disse Moura. Segundo ele, o Brasil viveu recentemente uma prova de que esse passado não ficou para trás. “De 2018 a 2022, tivemos um presidente de extrema-direita, fascista, que é uma manifestação de ecos da ditadura”, declarou.

Para o ator, a permanência desses valores no cenário político mostra que o tema segue atual e necessário. “A ditadura ainda está muito presente no cotidiano brasileiro. Então temos que continuar fazendo filmes sobre isso”, afirmou, defendendo o papel do cinema como instrumento de memória, denúncia e resistência democrática.

A fala de Wagner Moura ocorre no momento de maior projeção internacional de sua carreira e do cinema nacional, após a vitória histórica no Globo de Ouro. O posicionamento político explícito reforça o tom crítico do ator, conhecido por não evitar embates públicos e por associar sua trajetória artística à defesa da democracia e ao combate ao autoritarismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro tem crises de vômito e azia na prisão, diz Carlos

Foto: Reprodução

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (11) que o ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma piora no estado de saúde dentro da prisão, com crises de vômito, azia constante e dificuldade para se alimentar e dormir. Segundo ele, um médico precisou ser acionado para avaliar o quadro. Bolsonaro está preso desde o fim de novembro e cumpre pena de 27 anos e 3 meses após condenação por tentativa de golpe de Estado.

De acordo com Carlos, crises persistentes de soluço evoluíram para um quadro mais grave, que estaria provocando vômitos frequentes. A defesa do ex-presidente protocolou mais um pedido de prisão domiciliar humanitária no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não havia sido analisado até o momento da publicação. O ex-vereador também citou “grave abalo psicológico”, agravado pelo isolamento em cela solitária.

Carlos Bolsonaro divulgou uma imagem que, segundo ele, mostra o pai durante episódios de vômito e atribuiu os problemas de saúde a sequelas da facada sofrida por Jair Bolsonaro em 2018, durante a campanha presidencial. Na última sexta-feira (9), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o marido apresenta perda de equilíbrio ao se levantar, em razão dos medicamentos que vem utilizando.

O ex-presidente sofreu uma queda na cela no dia 6 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes negou, inicialmente, o pedido da defesa para realização imediata de exames fora da prisão. A ida ao hospital foi autorizada no dia seguinte, quando os médicos diagnosticaram traumatismo craniano leve, sem lesões cerebrais, e apontaram possível interação medicamentosa como causa da desorientação. Bolsonaro retornou à prisão no mesmo dia.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump publica imagem se autodenominando “presidente interino da Venezuela” nas redes sociais

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (11) em sua conta na rede social Truth Social uma imagem manipulada que o apresenta como “presidente interino da Venezuela” desde janeiro de 2026, numa referência explícita ao contexto político e militar envolvendo o país vizinho. A montagem, que imita o formato de uma ficha biográfica do tipo que aparece na Wikipedia, gerou ampla repercussão nas redes e na imprensa internacional.

A publicação ocorre em meio a uma crise diplomática e militar entre Washington e Caracas desencadeada após uma operação militar norte-americana na madrugada de 3 de janeiro, que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. O episódio elevou a tensão na região e colocou a liderança política venezuelana sob intensa disputa e incerteza.

Embora Trump tenha tratado a imagem como uma forma de reforçar sua influência na política venezuelana após a captura de Maduro, Delcy Rodríguez havia sido mencionada como presidente interina pela própria administração americana em declarações recentes, o que contextualiza a publicação no quadro geopolítico atual. O conteúdo compartilhado não reflete qualquer reconhecimento oficial de mudança de liderança pela comunidade internacional nem pela Venezuela.

Em discurso na última sexta-feira (9), Trump afirmou que vê o governo interino venezuelano como um aliado estratégico dos Estados Unidos e sinalizou interesse em intensificar relações, inclusive se reunindo com representantes venezuelanos em breve. Ele também destacou que não quer a presença de potências como Rússia ou China na região, reforçando a postura de maior intervenção política dos EUA nos países vizinhos.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Wagner Moura ganha Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama

Foto: Penske Media via Getty Images

O ator Wagner Moura conquistou, na noite deste domingo (11), o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama, por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A vitória é inédita para o Brasil na categoria e consolida o nome do pernambucano como um dos grandes protagonistas do cinema internacional.

Além do prêmio individual de Moura, o longa brasileiro também venceu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, marcando um ano histórico para o país na premiação. Apesar de perder o troféu de Melhor Filme de Drama para Hamnet, o Brasil encerrou a noite com três indicações e duas vitórias, um recorde para o cinema nacional no Globo de Ouro.

Na disputa, Wagner Moura superou nomes de peso de Hollywood, como Oscar Isaac, Michael B. Jordan, Dwayne Johnson e Jeremy Allen White. Com isso, ele se torna o primeiro brasileiro a vencer na categoria, repetindo o feito histórico alcançado no ano passado por Fernanda Torres, premiada como Melhor Atriz em Drama.

Em O Agente Secreto, Moura interpreta um professor de tecnologia que foge da repressão da ditadura militar em São Paulo e tenta recomeçar a vida no Recife, em 1977 — uma tentativa frustrada, marcada por tensão e perigo. A cerimônia do Globo de Ouro 2026 aconteceu no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, e é considerada um dos principais termômetros para o Oscar.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Escândalo em formatura de Medicina: jovem aparece com traje nazista em festa universitária no RN

Foto: Reprodução

Um episódio chocante marcou a formatura de uma turma de Medicina da Facene, em Mossoró (RN), neste domingo (11). Um jovem compareceu ao evento usando uma fantasia de militar nazista, o que gerou revolta e indignação após imagens circularem nas redes sociais.

Diante da repercussão, a presidente da comissão de formatura, Tamira, afirmou que a turma não teve conhecimento do ocorrido durante a festa. Segundo ela, caso a situação tivesse sido percebida no momento, o jovem e seus responsáveis teriam sido retirados do local com acionamento da polícia, já que a apologia ao nazismo e a saudação associada ao regime configuram crime no Brasil.

Em nota, Tamira reforçou que os formandos não compactuam com ideologias extremistas e classificou o episódio como vergonhoso. Ela destacou que a celebração representava o encerramento de anos de esforço, estudo e dedicação, e que o grupo ficou “estarrecido” ao tomar conhecimento do fato apenas após a divulgação das imagens.

Foto: Reprodução

Ainda segundo relatos, o mesmo jovem possui outras fotos nas redes sociais usando vestimentas e símbolos ligados ao nazismo, algumas delas com comentários de apoio de outros internautas, o que amplia a gravidade do caso e deve acender o alerta para possíveis medidas legais e institucionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Velório da atriz Titina Medeiros começa no Teatro Alberto Maranhão neste domingo (11); sepultamento em Acari na segunda (12)

Foto: reprodução

O velório da atriz Titina Medeiros terá início ainda na noite deste domingo (11) e seguirá ao longo da segunda-feira (12). A artista potiguar morreu neste domingo, aos 48 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas.

A despedida começa a partir das 23h deste domingo (11), no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, onde o corpo permanece até as 9h da manhã de segunda-feira (12).

Em seguida, as homenagens continuam em Acari, na Casa de Cultura Popular Palácio Tomaz de Araújo.

O sepultamento está marcado para as 17h de segunda-feira (12), também em Acari.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vazamento expõe dados pessoais de 17,5 milhões de usuários do Instagram

Imagem: Shutterstock

Pesquisadores da Malwarebytes Labs alertaram que dados pessoais de 17,5 milhões de usuários do Instagram estão sendo compartilhados em fóruns de cibercriminosos.

Apesar da repercussão recente, o vazamento teria ocorrido em 2024 e foi recirculado agora, atingindo principalmente contas que não trocaram a senha desde então.

Entre as informações expostas estão nomes de usuário, nomes completos, e-mails, telefones, endereços parciais e outros dados de contato.

Usuários relataram tentativas de invasão e o recebimento de e-mails falsos usados em golpes para acessar contas.

Segundo os especialistas, os dados teriam sido obtidos por meio de uma API comprometida no ano passado e agora foram divulgados gratuitamente em fóruns clandestinos.

A Meta, dona do Instagram, não comentou o caso. Especialistas recomendam trocar a senha e ativar a autenticação em dois fatores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CALOTE: Dívida da Venezuela com o Brasil subiu mais de 300 milhões de dólares no governo Lula


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A dívida da Venezuela com o Brasil encerrou 2025 em US$ 1,856 bilhão (aproximadamente R$ 10 bilhões), incluindo juros de mora, segundo dados oficiais.

O montante cresceu cerca de US$ 312 milhões apenas durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando passou de US$ 1,54 bilhão para o valor atual.

O débito está ligado a empréstimos concedidos pelo BNDES para financiar obras de infraestrutura na Venezuela, como a expansão do metrô de Caracas, a construção da Siderúrgica Nacional e do Estaleiro Astialba, executadas por grandes empreiteiras brasileiras.

Apesar de iniciativas do governo brasileiro para retomar negociações — como a abertura de uma mesa de diálogo em 2023 após visita de Nicolás Maduro a Brasília — a Venezuela não respondeu às propostas de conciliação, segundo documentos do Ministério da Fazenda.

O BNDES desembolsava os recursos em reais às empresas brasileiras, enquanto a Venezuela deveria pagar em dólar ao banco. Em caso de inadimplência, as garantias eram acionadas pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), transferindo o saldo devedor à União.

Até o momento, não há previsão de quando o país vizinho quitará o débito, que continua atualizado conforme os encargos contratuais e sob esforços administrativos e diplomáticos para cobrança.

Opinião dos leitores

  1. Oara que o povo do Brasil quer dinheiro, todo mundo vive de bolso cheio, viajando de jatinho, comendo filé, camarão, caviar, lagosta, esse dinheiro aí já estava combinado não voltar, tem gente do PT precisando, um tal de Pedro Henrique, Gustavo Mafra, um certo catador de b…. de rinoceronte, não se desperem , todos honestissimos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher que não pede dinheiro contribui para a pobreza do homem, diz estudo que afirma que mulher deve pedir dinheiro ao marido para motivá-lo a trabalhar mais

Imagem: Reprodução TFG Sudie

Uma pesquisa recente gerou debate nas redes sociais ao afirmar que mulheres que não pedem dinheiro aos seus parceiros acabam, indiretamente, contribuindo para a estagnação financeira do homem.

Segundo o estudo, o ato de a mulher solicitar apoio financeiro funcionaria como um estímulo psicológico, motivando o marido a buscar mais crescimento profissional e melhores ganhos.

A conclusão provocou opiniões divididas, com internautas questionando os papéis tradicionais no relacionamento e outros defendendo que a parceria financeira pode influenciar diretamente na ambição e produtividade do casal.

Via Alfinetei

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *