Diversos

Correntes marítimas que atuam na costa do Nordeste brasileiro devem continuar trazendo o óleo para o litoral potiguar, informa Emparn

FOTO: PEI FON/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO

As correntes marítimas que atuam na costa do Nordeste brasileiro devem continuar trazendo o óleo para o litoral potiguar. Foi o que indicou a análise realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nessa terça-feira (29).

Segundo o estudo, a bifurcação da corrente oceânica Equatorial Sul está “bem mais ao sul da sua posição normal e mais próxima da costa nordestina”.

Desta forma, a observação indica que o ramo norte da corrente atinge toda a costa leste, o litoral nordeste e a Costa Branca Potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Município decreta luto de três dias por mortes de irmãos de prefeita em ação policial

Foto: Reprodução

A Prefeitura de João Dias decretou luto oficial por três dias pela morte de dois irmãos da prefeita Damária Jácome, que ocorreu na terça-feira (19). Os dois foram mortos após trocarem tiros com a Polícia Civil durante operação que tinha como alvos três irmãos da prefeita, em Vitória da Conquista (BA). O outro suspeito foi preso.

Procurados pela Polícia e recebendo a tiros a equipe da Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (Deicor), morreram Francisco Deusamor Jacome de Oliveira e Leidjan Jacome de Oliveira, irmãos da prefeita. Romeu Jácome, outro irmão, foi preso.

Através das redes sociais, a Prefeitura de João Dias lamentou as mortes. “A Prefeitura de João Dias manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Deusamor Jácome e Leidjan Jácome. Deusamor e Ledjan são irmãos da Prefeita Damária Jácome e filhos do Presidente da Câmara Municipal Laete Jácome. Neste momento de dor, a Administração Municipal, se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela grande perda”, disse a postagem.

O grupo, incluindo a prefeita de João Dias e o pai deles, o vereador e presidente da Câmara de João Dias, Laete Jácome, é investigado por possível envolvimento com facção criminosa, receptação de armas e fogos e outros crimes. Outro irmão da prefeita, Samuel Jácome, foi preso em Aracaju (SE) em julho deste ano.

Com informações de Tribuna do Norte

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/munica-pio-decreta-luto-de-tra-s-dias-por-mortes-de-irma-os-de-prefeita-em-aa-a-o-policial/523470

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Vaticano lança aplicativo “Clique para Rezar 2.0” para aproximar fiéis de Deus

Foto: Reuters

O Vaticano lançou nessa terça-feira (19) seu mais recente aplicativo “Clique para Rezar”, oferecendo um planejador personalizado como uma das novas funções que espera que sejam uma “experiência de oração” digital aprimorada em um mundo de ritmo veloz.

Em sua mini versão de lançamento no estilo do Vale do Silício, sete autoridades da Igreja, inclusive um cardeal, participaram de uma coletiva de imprensa para divulgar o “Clique para Rezar 2.0”, a primeira grande atualização do aplicativo desde que este foi lançado em 2016.

Repórteres assistiram um vídeo marcante e elaborado que ilustrou as novas funções do aplicativo, como um planejador personalizado que deixa os usuários configurarem seus momentos de oração de cada dia e receber lembretes para colocar o resto do mundo de lado.

“Orar não é uma perda de tempo, como pensamos às vezes. A oração é como a semente na escuridão da terra, que mostrará seu fruto na hora certa”, disse o padre Frederic Fornos.

O aplicativo, disponível em seis idiomas ocidentais e em chinês, dá aos usuários intenções específicas pelas quais podem orar juntamente com o papa Francisco, como a paz em um lugar particular do mundo.

Ele também oferece a “Escola de Oração”, com apoio àqueles que têm dificuldade para começar e uma opção para formar grupos de oração em todo o mundo.

O Vaticano amplia sua presença nas redes sociais no pontificado de Francisco, e autoridades disseram que mais de 50 milhões de pessoas afirmaram ter visto os tuites papais de sábado sobre questões de justiça social.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem que estava brechando mulher casada em banheiro é esfaqueado pelo marido dela no RN

Foto: Reprodução

Um homem de 34 anos foi preso por após praticar um crime de tentativa de homicídio com uso de uma arma branca, no caso, uma faca, na cidade de Assú, no interior do Rio Grande do Norte.

As primeiras informações revelam que o ato criminoso aconteceu após o homem identificar que a esposa dele estava sendo “brechada” por um indivíduo.

Segundo a Polícia Militar, a mulher estava em um banheiro público.

Ao observar a cena, o homem esfaqueou o indivíduo, que foi socorrido para o hospital do município.

Após ser preso por policias militares, o acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Assú, onde foi autuado pelo delegado Paulo Pereira Junior, por infração ao artigo 121, caput, c/c artigo 14, inciso II do Código Penal Brasileiro.

O indivíduo pernoitou na delegacia, antes de ser encaminhado para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, onde se encontra preso à disposição da Justiça.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro confirma Auxílio Brasil de R$ 400 e diz que “ninguém vai furar o teto”

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou nesta quarta-feira (20) em evento que o Auxílio Brasil – substituto do Bolsa Família – terá pagamentos mensais de R$ 400, mas ressaltou que o programa não vai furar o teto de gastos, que limita os gastos da União à inflação do ano anterior.

“Temos a responsabilidade de fazer com esses recursos do próprio orçamento da União. Ninguém vai furar teto. Ninguém vai fazer nenhuma estripulia no orçamento, mas seria extremamente injusto deixar cerca de 17 milhões de pessoas com valor do Bolsa Família”, disse em Russas (CE), durante evento do projeto Jornada das Águas, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional para a proteção de recursos hídricos.

O governo havia marcado evento nesta terça-feira para anunciar o novo programa, que deve abranger 17 milhões de pessoas, mas cancelou a divulgação em meio à reação negativa do mercado ao aumento das parcelas.

Apesar de ser consenso entre economistas que a população precisa de mais benefícios, a leitura é que a forma errática e pouco clara com o governo vem introduzindo a discussão afasta investidores, que temem pela credibilidade fiscal brasileira.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Só o Lula para ajudar o país. Mesmo quando não está no governo faz isso. O Lula é a solução para a nação, está provado, se consegue com que o incompetente aumente o valor, imagina ele comandando o país. Ou alguém tem dúvida que o desqualificado só está fazendo isso por causa do Lula?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-general diz que Venezuela mandou dinheiro para Lula

Foto: FAUSTO TORREALBA / REUTERS

O ex-chefe do Serviço Secreto da Venezuela, general Hugo Armando Carvajal, conhecido como Pollo Carvajal, enviou uma carta de sete páginas ao juiz espanhol Manuel García-Castellón em que relata detalhes de um esquema de financiamento de partidos de esquerda na América Latina e na Europa pelos governos de Hugo Chávez e de Nicolás Maduro. Entre os beneficiados estaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações foram divulgadas pelo site espanhol Okdiario nesta semana.

“O governo venezuelano financia ilegalmente movimentos políticos de esquerda no mundo há pelo menos 15 anos, incluindo o financiamento da criação do partido político espanhol Podemos”, diz Carvajal. “Enquanto eu era diretor de Inteligência Militar e Contrainteligência da Venezuela, recebi muitos relatórios que mostravam que esse financiamento internacional estava acontecendo.”

Carvajal cita como exemplos “concretos” de beneficiados pelo esquema de financiamento: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Néstor Kirchner, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; Fernando Lugo, no Paraguai; Ollanta Humala, no Peru; Zelaya, em Honduras; Gustavo Petro, na Colômbia; Movimento Cinco Estrelas, na Itália; e o partido Podemos, na Espanha.

No documento endereçado à Justiça espanhola, ele relata em detalhes como era o envio de dinheiro à Espanha durante a criação do partido de esquerda Podemos. Segundo Carvajal, os valores foram transportados para a Europa por meio de malas diplomáticas, um sistema oficial de correspondência entre governos e o corpo diplomático no exterior e que não permite violação.

Ele conta que o dinheiro era levado por um homem de confiança do governo venezuelano da embaixada de Cuba, em Caracas, para o Ministério das Relações Exteriores, onde era recebido por Williams Amaro, secretário de Maduro.

Amaro seria o responsável por enviar as quantias à embaixada do país na Espanha por meio das malas diplomáticas. Já em território espanhol, o dinheiro era recebido por Ramón Gordils, vice-ministro de Cooperação Econômica da Venezuela e presidente do Bancoex de Comércio Exterior, e entregue a Juan Carlos Monedero, um dos fundadores do Podemos.

Carvajal relata na carta que a última vez que soube desse tipo de operação foi em 7 julho de 2017, quando Ramón Gordils retornou a Caracas em um voo da Iberia.

Ele afirma ter como provar a existência do esquema de financiamento de partidos de esquerda pelo governo da Venezuela. “Tenho informantes que testemunharam diferentes estágios dessa rede. Pedi aos meus advogados que os contatassem enquanto eu estava na prisão para perguntar se eles estariam dispostos a atestar meu testemunho, e alguns responderam sim sobre concordar em testemunhar perante um juiz.”

R7

Opinião dos leitores

  1. Nunca foi novidade, ou vcs acham que as obras em outros países tinham outra finalidade.
    Só acredita neste indivíduo, quem é muito tolo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

50 mil doses de vacina contra a Covid-19 são distribuídas para os municípios, informa Sesap

Foto: Reprodução / Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou 50.906 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios na manhã desta quarta-feira (20).

O lote é dividido entre imunizantes da Pfizer, com 44.256 doses para D1 de adolescentes entre 12 e 17 anos e D3 para trabalhadores da saúde, e da Astrazeneca/Fiocruz, que são 6.650 unidades voltadas à segunda dose da população em geral.

A distribuição das vacinas tem ainda uma série de orientações retiradas a partir de acertos na Câmara Técnica de Vacinas entre a Sesap e a representação dos municípios. Entre elas, está a preferência para vacinação da população acima dos 18 anos com a Coronavac, diante do elevado número de doses de disponíveis.

Outra orientação diz respeito à antecipação da dose de reforço para idosos e profissionais da saúde de seis para cinco meses da última dose nos municípios que estejam na iminência de perder doses da Pfizer. O prazo de validade após o descongelamento do imunizante em específico é de 31 dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é executado com tiro na cabeça a luz do dia em Mossoró

Um homem foi executado quando estava parado em um semáforo nesta quarta-feira (20), em Mossoró.

O crime aconteceu a luz do dia, por volta das 7h, e é possível ver no vídeo registrado por câmeras de segurança que o criminoso estava esperando em uma calçada, quando se aproxima da vítima e atira na cabeça. Outras pessoas estavam ao lado, presenciando toda a ação.

Ainda não se sabe o que motivou o assassinato.

Opinião dos leitores

  1. Mais sera que estava esperando a vítima mesmo?
    Como o assassino sabia que o semáforo ia esta no vermelho pra vítima parar e ele execulta lo??
    E se o farol estivesse no verde??
    Só a polícia na investigação.
    É muito mistérioso esse caso.
    Que coisa.
    Tá faltando Deus no coração do povo.
    Chega da arrepios um negócio desse.

  2. Estamos vivendo o CAOS! A (des)Governadora entregou o nosso estado aos bandidos e facções.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra nenhum óbito por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 107

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (20). São 371.278 casos totalizados. Na terça-feira (19) eram contabilizados 371.045, ou seja, 233 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 107 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.368 no total. Com registro de nenhum óbito ocorrido nas últimas 24h. Na terça (19) eram 7.368 mortes. Óbitos em investigação são 179.554.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 179.554 e descartados são 748.311. Em acompanhamento, são 103.426.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 35,3%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 35,3%, registrada no final da manhã desta quarta-feira (20). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 115.

Até o momento desta publicação são 121 leitos críticos (UTI) disponíveis e 66 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 87 disponíveis e 49 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 34,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 40,9% e a Região Seridó tem 25%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 121 leitos críticos e 87 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h50 desta quarta-feira (20).

Neste período, havia 03 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 121 leitos críticos e outros 87, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *