
Fotos: Reprodução/Coopmed-RN
Diante da diversidade de informações conflitantes que circulam nos mais diversos meios em virtude da pandemia que assola nossa sociedade, a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN) divulgou um estudo estatístico sobre o comportamento analítico do COVID-19 – em termos de aplicação matemática.
“O objetivo desse trabalho é analisar de forma simples e compreensível, o comportamento dinâmico da doença, informando os seus cooperados e a opinião pública, o que realmente acontece com a evolução em relação aos números disponíveis e as projeções que podem ser feitas, facilitando a adoção de medidas e dinamizando investimentos”, diz a Coopmed-RN.
Estudo disponível no fim deste post mostra, detalhadamente, o avanço da doença no estado e emite alerta para a classe médica, especialmente, nos meses de maio, junho e julho.
Clique aqui e faça o download completa do estudo para que todos possam compreender melhor a dinâmica da contaminação e a demonstração numérica efetiva.
O estudo não mostrou a evolução de um importante indicador utilizado no resto do mundo: os casos ativos (são os casos confirmados, menos os recuperados, menos os óbitos). No RN, a SESAP atualizou a quantidade de recuperados apenas 3 vezes em mais de 30 dias. Isto prejudica o cálculo deste indicador. De toda forma, com os dados disponíveis, devemos estar perto do pico, ou quem sabe até tê-lo ultrapassado. Pena não conseguir colar figuras aqui…
Bem observado . Mas acho que o pico ainda não foi atingido e como a população está relaxando deve ser notado na segunda semana de maio .
O objetivo do estudo é fazer uma análise simples e possivel de ser compreendido por um profissional da área de saúde. Usamos apenas conceitos mais intuitivos, deixando de fora ferramentas mais complexas como equações diferenciais e as funções de Lyapunov para validar o estudo.
Ou se monta uma infra estrutura para bater de frente o vírus, ou ficaremos empurrando este pico para o próximo ano.
O pico mudou de novo ?
Quanto maior o isolamento, a tendência é também do pico ser adiado. Não é difícil compreender, basta se esforçar.
Um dia ele chega mas aí será tarde muita gente já morreu por outros fatores