Covid-19: Rio Grande do Norte tem quase todos os leitos ocupados, destaca Estadão

Foto: ILUSTRATIVA

O sistema público de saúde do Rio Grande do Norte para atendimento a pacientes com covid-19 está a beira do colapso, com ocupação dos leitos gerais públicos de UTI perto de 100% nas regiões mais populosas. A Secretaria de Estado da Saúde Pública corre contra o tempo para abrir novos leitos, mas esbarra na falta de respiradores e mão de obra especializada. “Estamos em uma situação extremamente crítica”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia.

Nessa terça-feira, a aposentada Paula Viana de Morais, de 97 anos, teve dificuldades em encontrar um leito. Ela começou a apresentar sintomas da covid-19 no início desta semana. A neta Maria Raíssa de Moraes acionou o Samu. “A ambulância chegou a minha casa por volta das 11 horas e ficou esperando mais de duas horas pela indicação de alguma vaga na rede pública.”

Ao ser internada, Paula foi colocada em uma sala com outras seis pessoas com sintomas de covid-19. “Só tem um médico e muitos pacientes por todos os lados”, lamentou Maria Raíssa.

Estadão

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Direita-honesta disse:

    O objetivo ANUNCIADO para esse tal isolamento era dar uma margem de tempo para adequar a rede de saúde para o combate à epidemia. Já se vão quase 80 dias e o que fez o governo estadual a esse respeito? O governo federal está mandando recursos, a sociedade civil está colaborando e o que está fazendo o governo Fátima do PT, além de mandar ficar em casa e acabar de quebrar o já falido RN?

    • PITANGA disse:

      A sociedade está colaborando??? Com o isolamento abaixo de 40%??? Em que planeta vc vive???

    • Carlão disse:

      Sociedade civil colaborando? Você ao menos bota o lixo para fora? Você tem alguma fixação com o PT, que não consegue passar 1 dia sem falar?

  2. guga disse:

    Tem que decretar lockdown rigoroso. É urgente!

  3. JK disse:

    Se não autorizarem o LOCKDOWN, vai acontecer um NOCAUTE IRREVERSÍVEL na população.

  4. Nildo disse:

    Vai piorar a situação, o estado e prefeitura não estão nem ai quero onde vão colocar tanto dinheiro que o governo federal tem enviado, o tal do Cipriano Maia só falar dizer para não sair de casa kkkkk , dizer q vai conseguir abrir mais leitos nem abri a boca. Na hora q ele está falando desligo logo a TV.

    • Edilson disse:

      A prefeitura abriu 100 leitos no hotel e a capacidade do mesmo é de 330 apartamentos, agora só uma pergunta. Pq o estado não abriu os 230 leitos restante e natal teria o maior hospital para o covid-19 do norte-nordeste?

COMENTE AQUI